quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fotos - Vida Iluminada Entre Amigos

Vejam, abaixo, imagens do evento IV Vida Iluminada Entre Amigos, que ocorreu na última quarta-feira, 23, no Teatro Vitória. O vereador professor José Farid Zaine (PDT) é um dos membros da comissão organizadora do evento. Para saber mais sobre o projeto clique aqui.




Adriana Mastrello, do Centro Educacional João Fisher Sobrinho - Área Visual, Ronald Gonçales, da comissão organizadora do evento, Vera Turazzi, presidente da Associação Mulher Unimed-Limeira, José Farid Zaine, vereador, Eduardo Leite, maestro do Coral Vida Iluminada e Alexandre Mazzer, maestro do Coral Adevirp, de Ribeirão Preto.



Adriana, Farid e Eduardo.




Zé Paulo, Chapéu da Máfia e Farid.



Coral Vida Iluminada se apresentando.



Coral Vida Iluminada se apresentando.



Coreografia de abertura do evento "Vida Iluminada Entre Amigos".


Leia, na íntegra, o teor da "Moção de Aplauso" apresentada por Farid ao evento "Vida Iluminada Entre Amigos". A Moção foi aprovada por todos os vereadores.
MOÇÃO DE APLAUSO: _____ / 09
(De autoria do Vereador José Farid Zaine - PDT)

Ao coral Vida Iluminada pelo evento “Vida Iluminada Entre Amigos”.

CONSIDERANDO que no dia 23 de setembro, no Teatro Vitória, ocorreu a 4ª edição do evento “Vida Iluminada Entre Amigos”;

CONSIDERANDO que o evento tem como principais objetivos divulgar o coral Vida Iluminada, formado por deficientes visuais, e chamar a atenção da sociedade para as dificuldades encontradas pelos deficientes visuais no dia-a-dia;

CONSIDERANDO que o coral Vida Iluminada é formado por usuários do Centro Educacional João Fisher Sobrinho – Área Visual – do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom);

CONSIDERANDO que numa parceria com o Colégio Portinari, paralelamente ao evento ocorreu a exposição “Pintura a Quatro Mãos”, com telas pintadas por 10 duplas formadas por alunos do Portinari e usuários do João Fisher;

CONSIDERANDO que a Associação Mulher Unimed-Limeira (Amul), capitaneada pela dinâmica presidenta, Vera Turazzi, é grande incentivadora desse projeto;

CONSIDERANDO que, além de diversas apresentações do coral Vida Iluminada, o evento trouxe a beleza de outros corais de Limeira e região, e um show especial da sensacional banda Chapéu da Máfia que, além de emprestar o dom artístico ao evento, arrebatando o público, também colabora com toda a estrutura de som das apresentações;

CONSIDERANDO que a ideia do “Vida Iluminada Entre Amigos” nasceu em 2006, trazendo a “Sala dos Sentidos” – uma sala escura e cheia de obstáculos, em que os convidados eram guiados por deficientes visuais, com vendas nos olhos;

CONSIDERANDO que a primeira dama do município, senhora Constância Félix, e o prefeito de Limeira, senhor Silvio Félix, têm grande carinho e apreço pelo coral Vida Iluminada, dando seu apoio total ao evento;

CONSIDERANDO que o maestro do coral Vida Iluminada, senhor Eduardo Leite, é um grande batalhador, destacando-se por sua atuação na área cultural, sendo responsável pelo aprimoramento técnico do coral;

CONSIDERANDO que, em 2009, participaram do evento os corais Univozes, Thulany, Portinari, Mãos que Encantam, Adevirp, da Amu de Ribeirão Preto e o coral da Amu Baixa Mogiana, de Mogi-Mirim;

CONSIDERANDO que o evento contou com uma coreografia inicial com alunas da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), assinada pelo professor de dança, senhor Alex Contin;

A Câmara Municipal de Limeira, de acordo com suas normas regimentais, propõe “Moção de Aplauso” aos integrantes do coral Vida Iluminada, e aos participantes do projeto “Vida Iluminada Entre Amigos”, como reconhecimento do Poder Legislativo pelo trabalho dedicado e de extrema qualidade desenvolvido nessas apresentações, e que seja dado conhecimento do teor da presente Moção às diretoras do Colégio Portinari, senhoras Marli Aparecida Billato de Oliveira e Margareth Cristina Cheque Soffiatti Ruberto, para que chegue aos estudantes do Colégio Portinari - participantes da exposição “Pintura a Quatro Mãos”; coordenadora do Centro Educacional João Fisher Sobrinho – Área Visual – senhora Adriana Casimiro Mastrelo; presidente da Associação Mulher Unimed-Limeira (Amul), senhora Vera Lúcia Turazzi, líder da banda Chapéu da Máfia, senhor José Paulo Peliçari, para que chegue aos demais integrantes da banda e técnicos, secretário municipal da Cultura, senhor Adalberto Pedro Mansur, maestro do coral Vida Iluminada, senhor Eduardo Leite, para que chegue aos integrantes do coral bem como aos participantes da edição de 2009 do evento, primeira dama de Limeira e presidente do Fundo Social de Solidariedade, senhora Constância Félix e a sua Excelência o senhor prefeito Silvio Félix da Silva.

Plenário Vereador Vitório Bortolan, aos vinte e quatro dias do mês de setembro de dois mil e nove.

José Farid Zaine
Vereador

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reunião discute Conferência Municipal da Cultura

Uma reunião nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, discutirá a realização da Conferência Municipal da Cultura, em Limeira. A reunião é aberta a todas as pessoas que atuam na área e se interessam pela discussão sobre a cultura no município, no Estado e no País. Propostas sobre a realização da conferência serão discutidas.

A reunião será realizada no Palacete Levy, às 19h30. A intenção da Secretaria Municipal da Cultura é realizar a conferência ainda no mês de outubro, para que Limeira discuta ações na área e eleja representantes para a conferência estadual, programada para dezembro, na cidade de São Paulo. Já a conferência nacional está marcada para março de 2010, em Brasília.

“O Ministério da Cultura pretende que as cidades participem dessa discussão, e daí realizarmos nossa conferência”, afirmou o secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur. Para realizar a etapa municipal, a secretaria já conversou com a Câmara Municipal, por meio do vereador José Farid Zaine, com o presidente da Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte), Marcos Roberto de Lima, e com o diretor do Departamento de Cultura Afro-Descendente e Integração Étnica (Decadie), Galdino Clemente.

“Nessa reunião de quinta, pretendemos ouvir as lideranças para sabermos como tirar melhor proveito da conferência. Para isso, precisamos das ideias e do apoio de todos na realização de um debate desse porte”, disse Mansur.

O secretário explicou que Limeira tem participado das discussões sobre o sistema nacional de cultura. O diretor de Artes e Biblioteca, Juraci Rodrigues Soares Requena, esteve na reunião preparatória estadual, realizada em São Paulo em setembro. Também acompanhou a etapa municipal de Piracicaba. “O ministério pretende discutir a cultura a partir dos aspectos da diversidade, cidadania e desenvolvimento”, explicou Juraci.


Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451-0502
culturalimeira@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vereadores visitam área do Arena Eventos

Nesta sexta-feira (dia 25) a Comissão de Assuntos Relevantes para tratar das questões do entretenimento em Limeira visitou a área onde será instalado o Arena Eventos – um novo espaço para festas e shows.

Paulo Onishi, um dos diretores do grupo “Toa-Toa”, mostrou toda a área de 170 mil metros quadrados onde será instalada a casa de eventos. “Serão 10 mil metros quadrados de construção, com camarotes, banheiros, área de alimentação, estacionamento, pista de arrancada, entre outros espaços para festas, casamento, shows”.

Os vereadores Silvio Brito (PDT) – Presidente, José Farid Zaine (PDT), Nilce Segalla (PTB) e Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR) aprovaram o espaço. “A área é muito bonita, com toda a infraestrutura pronta o local será mais uma opção de lazer e entretenimento para Limeira e região”.




Carla Pizani
Assessora de Imprensa

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festival de Teatro e FestiAFRO têm apresentações confirmadas em 2009

Saíram publicados hoje, 25 de setembro, no Jornal Oficial do Município de Limeira, dois decretos assinados pelo prefeito Silvio Félix, confirmando a realização da 5ª edição do Festival Nacional de Teatro e também da 4ª edição do FestiAFRO – Festival Nacional de MPB com temas relativos à cultura afro-brasileira.

O vereador professor José Farid Zaine (PDT) criou ambos os projetos, enquanto ocupava o cargo de secretário da Cultura (2005-2008). Entusiasmo, o vereador afirma que a confirmação desses eventos na agenda cultural do município garante que a cidade seja projetada no cenário nacional das produções artísticas. “São duas ótimas notícias que agitam a cultura de Limeira e colaboram com a produção dos artistas limeirenses”, afirma Zaine.

Indicação
Com a suspensão das atividades culturais no mês de agosto, adotada como medida preventiva à Gripe A (H1N1), gripe suína, o Festival de Teatro foi cancelado, já que a previsão era que nesse mês ele ocorresse. No início de setembro, Farid protocolou uma indicação solicitando que o Festival acontecesse, mesmo com alguma diminuição de sua estrutura, em outubro. A proposta foi encaminhada a Félix e também ao secretário da Cultura, Adalberto Mansur.

O Festival de Teatro está confirmado de 5 a 11 de outubro, no Teatro Vitória, com apresentações dos espetáculos adultos, além de três apresentações na categoria “Teatro de Rua”. Já o “FestiAFRO” ocorre nos dias 20,21 e 22 de novembro, no Vitória. Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Veja a indicação completa de Farid solicitando a realização do Festival de Teatro:

INDICAÇÃO 803/09.
(Autoria do Vereador José Farid Zaine - PDT)



Indico, nos termos regimentais, que seja oficiado ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, para que solicite ao setor competente da municipalidade o que segue:

Estudar a realização do V Festival Nacional de Teatro para o mês de Outubro de 2009 e, em caso de dificuldade financeira, sugiro que o Festival seja realizado com alguma diminuição de sua estrutura, por exemplo, permanecendo apenas a mostra competitiva de espetáculos adultos.


Plenário Vereador Vitório Bortolan, ao primeiro dia do mês de setembro de dois mil e nove.


José Farid Zaine
Vereador


JUSTIFICATIVA

O Festival Nacional de Teatro vem se consolidando como importante espaço para as artes cênicas de Limeira e de todo o Brasil, e não pode deixar de acontecer.

Entendemos e aplaudimos as medidas de prevenção contra a epidemia da nova gripe, e também os esforços da administração municipal para minimizar os efeitos da crise econômica. Assim, sugerimos que o V Festival Nacional de Teatro, para não ficar fora da programação cultural de 2009 seja realizado mesmo com diminuição de sua dimensão. Acreditamos que o exemplo da administração municipal de Limeira no tocante às artes cênicas foi aplaudido pela cidade e por todos os integrantes dessa maravilhosa categoria em todo o País, desde sua criação em 2005.

Plenário Vereador Vitório Bortolan, ao primeiro dia do mês de setembro de dois mil e nove.


José Farid Zaine
Vereador

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Audiência Pública: Plano Plurianual do Município para o quadriênio 2010 a 2013

Os integrantes da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, formada pelos vereadores José Farid Zaine (PDT) – Presidente, Raul Nilsen Filho (PMDB) – Vice-Presidente e Mário Botion (PR) (Secretário), participaram na manhã desta quinta-feira (dia 24) da Audiência Pública sobre o Projeto de Lei nº. 293/09, de autoria do Prefeito, que estabelece o Plano Plurianual do Município para o Quadriênio de 2010 a 2013 e define as metas e prioridades da Administração Pública Municipal para o Exercício de 2010.

Farid fez a leitura do projeto e prestou esclarecimentos aos presentes sobre o seu trâmite. Foram ouvidos nesta audiência o Diretor de Planejamento Orçamentário da Prefeitura, André Ricardo Basso; o representante do Secretário Municipal da Educação, Dirceu José de Freitas; representante da Secretaria Municipal da Saúde, Rodolfo Davi Campos; representante do Ceprosom, Mário de Jesus.

Também estavam presentes representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Celso José Gonçalves (Secretário de Obras), João Batista Bozzi (Secretário de Administração e Fazenda), José Chaves (Planejamento Orçamentário), Ederaldo Castigioni, Luis Antonio Fasor, Lucas Vinicius Figueiredo, Rita de Cássia Bonfim, Israel Neves (SAAE), Armando Geraldo Cecato (SAAE) e Rommel Campos (Professor).

O representante da Secretaria da Educação mencionou que o FUNDEB será utilizado na porcentagem de 100% no ano de 2010. “As reformas, ampliações, criações de escolas municipais durante o ano de 2010 estão previstas”, ressaltou Dirceu.

Na Secretaria da Saúde, segundo Rodolfo Campos, haverá mudanças acentuadas devido ao repasse encaminhado por meio de blocos, com uma única conta, ao contrario do que ocorreu nos anos anteriores, facilitando a organização local. “São cinco programas, atenção básica com por exemplo construção e reforma das Unidades de Saúde; um segundo bloco voltado para atendimento, com instalação do SAMU, apoio a Hospitais de Ensino; terceiro programa voltado para assistência farmacêutica, com aquisição, distribuição e gerenciamento de medicamentos; vigilância saúde, prevenção a surtos e epidemias e gestão de sistema de saúde com a construção por exemplo de um Centro de Atendimento a Mulher”, pontuou Rodolfo.

Para 2010, segundo Rodolfo, o orçamento prevê um orçamento na ordem de R$ 105.435 milhões (cento e cinco milhões, quatrocentos e trinta e cinco mil reais), para 2011 serão cerca de R$ 106 milhões, para 2012 serão em média R$ 108 milhões e para 2013 serão R$ 110.910 milhões (cento e dez milhões, novecentos e dez mil reais).

No Ceprosom, segundo Mário de Jesus, o orçamento previsto é de R$ 3 milhões que serão distribuídos ao longo de 2010 em nove programas de assistência social do município voltados para o idoso, mulher, deficiente, crianças e adolescentes entre outros.

O único cidadão presente na Audiência Pública que não tinha vínculo com o Executivo ou Legislativo, professor Rommel Siqueira Campos Cantalice, sugeriu aos presentes que coloquem em prática ações para conter a situação dos animais abandonados no município. “Que seja feito convênio com a iniciativa privada para a castração dos animais”, sugeriu Rommel. Na oportunidade o professor citou também a possibilidade de Limeira ter uma Escola Técnica Municipal para capacitar os jovens, principalmente para o primeiro emprego. “Os cursos técnicos são uma chance a mais para os jovens por isso seria interessante o município fazer este investimento”, falou Rommel.


AGENDA

Dia 29 de Setembro (terça-feira)

10h

Plenário Vereador Vitório Bortolan

Audiência Pública onde representantes do Poder Executivo Municipal vão falar sobre o cumprimento das metas fiscais fixadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, exercício de 2009, segundo quadrimestre.


Júnia Mariano
Assessora de Imprensa

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Coral Vida Iluminada é aplaudido em pé pelo público do Teatro Vitória

Na noite de quarta-feira, 24 de setembro, no Teatro Vitória, ocorreu a 4ª edição do “Vida Iluminada Entre Amigos”, evento criado em 2006 para divulgar o coral formado por deficientes visuais do Centro Educacional "João Fischer Sobrinho", Vida Iluminada. A realização é da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Associação Mulher Unimed-Limeira (Amul) e Colégio Portinari. O apoio é da banda Chapéu da Máfia, Fundo Social de Solidariedade e Câmara de Vereadores.

Participaram do evento os corais Thulany, Univozes, Portinari, Mãos que Encantam, Adevirp, da Amu de Ribeirão Preto – também com integrantes com deficiência visual - e o coral da Amu Baixa Mogiana, de Mogi Mirim. A banda Chapéu da Máfia marcou presença e agitou o público do Vitória.

Estiveram presentes o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, que representou o prefeito Sílvio Félix, os vereadores José Farid Zaine, Mário Botion e Paulo Hadich, além de representantes das entidades envolvidas.

O coral Vida Iluminada é regido pelo maestro Eduardo Leite e, atualmente, conta com 17 integrantes. Um dos momentos mais emocionantes aconteceu quando os corais Vida Iluminada, Adevirp e Baixa Mogiana se juntaram e interpretaram a canção “É Preciso Saber Viver”.

Integração
Diferente dos anos anteriores, a edição de 2009 trouxe uma integração maior entre os corais participantes. Todos eles se apresentaram duas vezes, sendo que na segunda canção ocorria uma junção entre os convidados e o Vida Iluminada. “É uma forma de poder sintonizar o nosso coral com os participantes desse evento”, explica Leite.

Outra novidade também foi o cenário, composto pelos próprios integrantes do Vida Iluminada, que foram levados até o palco por dançarinas da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), sob uma misteriosa luz vermelha. A coreografia inicial foi preparada pelo professor da Escola, Alex Contin.

No hall do teatro, mais inovação: estudantes do ensino médio do Colégio Portinari se juntaram aos usuários do "João Fischer" e elaboraram, a quatro mãos, uma exposição que traz releituras das obras do artista Cândido Portinari. No total, são 10 obras que estão à venda no valor de R$ 580,00. Toda a renda obtida com os quadros será revertida ao "João Fischer". Mais informações podem ser obtidas no telefone (19) 3442-9436.


Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br

Trabalhador da Saúde

Acompanhe abaixo, algumas fotos da solenidade em comemoração ao "Dia do Trabalhador da Saúde", ocorrida na última sexta-feira, 18 de setembro, na Câmara Municipal de Limeira. A indicação da homenagem do vereador professor José Farid Zaine (PDT) foi o Dr. Reinaldo Bella.


Farid, Bella e o presidente da Câmara de Limeira, Eliseu Daniel dos Santos (PDT).


Vereadores e homenageados do "Dia do Trabalhador da Saúde".

Créditos Imagem - Fernando Quesada.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Repercussão

Na página 3, do Jornal de Limeira, edição de hoje, 23 de setembro, há destaque para o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

PROJETO PREVÊ ÁLCOOL EM GEL

O vereador José Farid Zaine (PDT) apresentou na sessão do dia 16 um projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais que servem refeição para pronto consumo instalar álcool em gel em suas dependências para assepsia e proteção à saúde dos consumidores.

Em sua justificativa, Farid cita que a medida é altamente higiênica e que precisa entrar nos hábitos da população. Além disso, de acordo com o vereador, apesar da diminuição das incidências da Inluenza A (H1N1), a gripe suína, é importante continuar mobilizando as pessoas para que a pandemia se afaste.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Coral “Vida Iluminada” do João Fischer se apresentará amanhã no Teatro Vitória

Deficientes visuais do Centro Educacional “João Fischer” Sobrinho e alunos do Colégio Portinari apresentaram, na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, o resultado do trabalho artístico desenvolvido no projeto “Pintura Quatro Mãos”.

As pinturas foram criadas no dia 2 de setembro por 10 duplas, cada uma composta por um aluno do Colégio Portinari e um deficiente visual do “João Fisher” que elaboraram dez releituras de obras consagradas do pintor brasileiro Candido Portinari. As tintas usadas receberam essências diversas, para que os deficientes pudessem identificar as cores pela fragrância que elas emitiam. O aroma de morango, por exemplo, sinalizava que a cor era vermelha.

Gisele Caprara, de 21 anos, aluna do “João Fischer” nunca tinha pintado e relatou ter descoberto o amor à pintura nessa experiência. Gisele formou dupla com a aluna do Colégio Portinari Mariana Francescato, de 15 anos, que ficou surpresa com o resultado da obra. “Não achei que o quadro ficaria tão bonito assim e, além disso, foi uma experiência muito boa trabalhar com a Gisele”.

Juntamente com os quadros estão expostas várias fotos, produzidas pela fotógrafa Inez Miranda, que reproduz o passo-a-passo do trabalho realizado pelas duplas na elaboração das obras.

Uma das parceiras desse projeto, a diretora do Colégio Portinari, Marli Bilato, ressaltou sua satisfação em participar dessa ação. “Abrimos as portas e o coração para esse projeto porque acreditamos que a cada dia o ser humano pode ser melhor e é essa lição que queremos passar para os nossos alunos”, enfatizou a diretora.

A coordenadora da área visual do “João Fischer", Adriana Casemiro Mastrelo, disse que as 10 obras estarão à venda. Cada quadro custará R$ 580,00 e todo o recurso será administrado pela Amul e revertido aos projetos do “João Fischer”. As pinturas serão vendidas pelo Colégio Portinari e pela Amul.

A exposição pode ser visitada até 25 de setembro, no Teatro Vitória, das 8h às 17h. A abertura da exposição contou com a participação do secretário da Cultura, Adalberto Mansur; do vereador, José Farid Zaine; da superintendente do Ceprosom, Vanderléia Serrano Diogo; da presidente da Amul, Vera Turazzi; e do maestro do coral Vila Iluminada, Eduardo Leite.

Coral Vida Iluminada se apresentará amanhã
As dez obras expostas abriram a quarta edição do evento “Vida Iluminada Entre Amigos”, criado para divulgar o coral Vida Iluminada, formado por deficientes visuais do Centro Educacional “João Fischer” Sobrinho – Área Visual, coordenado pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 19h30, acontecerá o show musical “Vida Iluminada Entre Amigos” que promete trazer uma noite de gala ao teatro Vitória, com apresentações de diversos corais e da Banda Chapéu da Máfia. Entre os convidados estão os corais Adevirp, da Amu de Ribeirão Preto, Amu Baixa Mogiana, de Mogi-Mirim e Mãos que Encantam, do “João Fischer”.

Cada coral terá duas apresentações, uma individual e outra com o Vida Iluminada. Para a edição de 2009, uma das novidades é a coreografia que será apresentada logo no início do show musical. Os dançarinos conduzirão os integrantes do Vida Iluminada ao palco e, aos poucos, irão compor o cenário do evento. A dança é assinada pelo professor da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), Alex Contin.

Os convites para esse evento são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória, nesta quarta-feira, 23 de setembro, a partir das 13h.

São realizadores do “Vida Iluminada Entre Amigos” a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), o Colégio Portinari e a Associação Mulher Unimed Limeira (Amul). Os apoiadores são o Fundo Social de Solidariedade, a Banda Chapéu da Máfia e a Câmara Municipal de Limeira.



Créditos Imagem - Mariele Parronchi Texto: Sandra Alves
Assessoria de Imprensa e Comunicação (Mtb 45.566)
Fundo Social de Solidariedade e Ceprosom
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3495-4440 / 3444-4244
sandra.alves@ceprosom.com.br
www.limeira.sp.gov.br

Enquete revela que teatro deve lotar se Festival ocorrer em outubro

Enquete encerrada hoje, 22 de setembro, perguntava aos internautas: “Ocorrendo o Festival de Teatro em Outubro, você pretende assistir aos espetáculos concorrentes?”. A alternativa “sim” recebeu 100% dos votos.

A ideia da enquete partiu após a indicação do vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicitar à Prefeitura um estudo sobre a possibilidade do Festival Nacional de Teatro ocorrer em outubro, mesmo com estrutura menor, já que em agosto – mês do Festival – todos os eventos culturais foram cancelados por conta da gripe Influeza A(H1N1), conhecida popularmente como a gripe suína. Farid criou o Festival em 2005, quando ocupou o cargo de secretário da cultura.

Sobre a enquete, lembramos que o resultado não tem caráter científico, sendo apenas uma pesquisa de opinião pública.

Álcool em Gel
Farid protocolou, na semana passada, um projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais, que trabalham com refeição de pronto consumo, a disponibilizar álcool em gel para a assepsia a proteção aos consumidores limeirenses. Diante dessa ideia, o blog do Farid pergunta: “Mesmo com a diminuição de registros da gripe suína você acha importante manter os hábitos que adotamos nesse período, como o uso do álcool em gel?”. Os interessados em participar podem escolher “sim” ou “não”.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Repercussão 2

Na sessão “Cidades”, do Jornal de Limeira (edição 19 de setembro), a matéria “População deve manter cuidados, alerta secretário”, comenta sobre a redução da gripe Suína em Limeira. A reportagem traz citações e registros do secretário municipal da Saúde, Gerson Hansen Martins, e destaque para um projeto de lei apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT):

ÁLCOOL EM GEL
Um projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais que servem refeição para pronto consumo a instalar álcool em gel em suas dependências, para assepsia e proteção à saúde dos consumidores, foi apresentado pelo vereador Farid Zaine (PDT) na Câmara Municipal.
Farid justifica no projeto que, apesar da diminuição das incidências da gripe suína, é importante continuar se mobilizando para que a pandemia se afaste definitivamente.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 1

Na coluna “Vai & Vem”, assinada pela jornalista Nani Camargo, do Jornal de Limeira (edição 19 de setembro), há destaque para o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

E AÍ?
O vereador Farid Zaine (PDT) cobrou a prefeitura a quantas anda o tal estudo para que o Jornal Oficial do Município possa ser disponibilizado na Internet. Em janeiro, ele fez um requerimento sobre a possibilidade da medida ocorrer e foi respondido que estudos estavam sendo feitos. Como já se passaram vários meses, ele cobrou de novo.

LOJAS
O Shopping Pátio Limeira recebeu moção de aplausos no Legislativo por sua nova expansão. A iniciativa partiu de Farid Zaine.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Comissão de Assuntos Relevantes discute o entretenimento

A Comissão de Assuntos Relevantes para tratar das questões do entretenimento em Limeira se reuniu nesta sexta-feira (dia 18) com o empresário Paulo Onish, um dos diretores do grupo "Toa-Toa" - complexo de lazer em Porto Seguro- BA, sobre o Arena Eventos, um novo local para festas e show que será construído na rodovia na Limeira/Artur Nogueira num prazo de cinco anos.

A Comissão é formada pelos vereadores Silvio Brito - Presidente (PDT), Carlinhos Silva (PDT), José Farid Zaine (PDT), Nilce Segalla (PTB) e Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR).

“Nosso objetivo é oferecer para Limeira um novo espaço para a realização de festas e shows. Ao todo, serão 10 mil metros quadrados de construção em uma área total de 170 mil metros quadrados com capacidade para 60 mil pessoas”, destacou Paulo.

Paulo também disse que conversou com promotores de eventos da cidade. “Não queremos tirar o espaço de ninguém, vamos fazer parcerias”.

Os vereadores foram convidados para conhecer o terreno onde o projeto será implantado. “A cidade precisa de mais espaços para a realização de eventos, é preciso investir no entretenimento, trazer mais opções de lazer para os jovens”, disseram.



Foto: Adilson Silveira
Carla Pizani
Depto. Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal aprova os projetos de lei dos festivais “Canta Limeira” e “FestiAFRO”

Vereador Farid Zaine (PDT) é autor dos projetos de lei que pretendem incluir os festivais nacionais de música popular brasileira “Canta Limeira” e “FestiAFRO” no calendário de eventos do município – parlamentares aprovaram a ideia

Limeira, 18 de Setembro: Na última sessão, 16 de setembro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou dois projetos de lei, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT), que incluem no calendário de eventos da cidade os festivais nacionais de música popular brasileira “Canta Limeira” e “FestiAFRO”. Os projetos seguem para serem sancionados pelo prefeito Sílvio Félix para, então, tornarem-se leis.

A última edição do “Canta Limeira” aconteceu em 2008. O “FestiAFRO” ocorreu três vezes, nos anos de 2005 a 2007.

Farid é criador dos festivais. Para ele, a permanência desses eventos no calendário municipal é “importante para que seja oferecida à população cultura popular de grande nível e de fácil acesso”.

Secretário da Cultura, Adalberto Mansur, acredita que ambos os festivais mostram a efervescência da produção cultural na área da música.

“No caso do FestiAFRO, a integração étnica, um desejo da sociedade, é exercitada por meio das composições. No Canta Limeira, as composições de várias temáticas ganham força pela qualidade dos trabalhos apresentados”, explica Mansur.

Representatividade
Farid lembra da representatividade nacional que os festivais têm em todo país: “A premiação oferecida não era extraordinária, como em algumas outras cidades e, mesmo assim, conseguíamos reunir os maiores nomes da música popular brasileira aqui. Isso mostra a tradição dos festivais realizados em Limeira e muito aguardados no circuito de todo o Brasil, elogiados sempre pela organização, estrutura e transparência”, afirma.

Em 2008, o “Canta Limeira” registrou 478 inscrições, de 15 estados, entre eles Roraima, Goiás, Bahia e Maranhão. São Paulo e Rio de Janeiro foram as capitais que mais disputaram vagas no festival tendo, respectivamente, 233 e 122 músicas enviadas. Só de Limeira foram registradas 66 inscrições. O evento, em todos os anos de realização, sempre contou com a parceria do Centro do Professorado Paulista (CPP).

Foram oferecidos R$11.400,00 em premiações. Cada participante residente fora de Limeira recebia ajuda de custo de acordo com a distância de suas cidades.

“Os festivais de música são a resistência da música popular brasileira que nem sempre, infelizmente, tem o espaço que merece”, defende Zaine.




O cantor Beto Santos é conhecido em Limeira por inovar na música e usar a sua luva como parte integrante da sua apresentação.



Apresentação de grupo musical no FestiAFRO.





Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Parabéns

O Senador (PDT/DF) Cristovam Buarque envia os cumprimentos ao vereador professor José Farid Zaine (PDT):

“Vereador José Farid Zaine
Parabéns pelo seu aniversário, hoje 19/09”

O Deputado Estadual Otoniel Lima também cumprimenta Farid:

“Caro vereador José Farid Zaine
Desejo que os anseios e esperanças aflorados por ocasião do seu aniversário tornem-se uma esplendorosa realidade em todas as áreas de sua vida. Receba os meus sinceros cumprimentos e votos de saúde, sucesso e plena realização. Felicidades”

Leitora desse blog, Bellinha, também manifesta felicitações ao vereador:

“Vereador Farid
Por diversas vezes, quando nos encontramos, fiz questão de lhe parabenizar pelo excelente trabalho que sempre realiza em prol da cultura de Limeira. Isso é representatividade. Isso é trabalhar para a comunidade. Nesse seu aniversário, desejo muita saúde, muita paz e muita tranquilidade, para que possa continuar sua jornada. Um grande abraço, com o meu respeito e admiração”.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Projeto prevê álcool em gel nos estabelecimentos comerciais com refeição de pronto consumo

Proposta de parlamentar visa oferecer mais higiene à população limeirense

Limeira, 17 de Setembro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na última sessão, 16 de setembro, projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais que servem refeição para pronto consumo instalar álcool em gel em suas dependências, para assepsia e proteção à saúde dos consumidores. A propositura foi encaminhada às comissões da Câmara para a devida tramitação.

Em sua justificativa, Farid cita que apesar da diminuição das incidências da Gripe Influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, “é importante continuar se mobilizando para que essa triste pandemia se afaste definitivamente de nossas vidas”.

“Além disso, essa é uma medida altamente higiênica e que precisa entrar nos hábitos da população”, completa o vereador.

O professor apresentou indicação pedindo para que a Prefeitura realize limpeza no Coreto da Praça Toledo Barros, onde ocorrem as apresentações das corporações musicais Henrique Marques e Arthur Giambelli.

O telefone do gabinete do vereador Farid é (19) 3404 7550.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Trabalho do Farid

Acompanhe os documentos apresentados pelo Farid até o momento na Câmara Municipal de Limeira:

75 Indicações.
19 Projetos de Lei.
2 Projetos de Resolução.
17 Moções.
25 Requerimentos.
1 Decreto Legislativo.

Mais informações podem ser obtidas no telefone de seu gabinete: (19) 3404 7550

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Parabéns

A colunista social, Denise Ragazzo, da Gazeta de Limeira, envia os cumprimentos ao vereador professor José Farid Zaine (PDT) pelo seu aniversário, que ocorre nesse sábado, 19 de setembro, na sua coluna semanal “Circulando”, dentro do “Jornal da Mulher”:

" (...) No dia 19 de setembro é a vez do vereador José Farid Zaine. Feliz Idade Nova! "

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 3

No Jornal de Limeira, edição do dia 13 de setembro (página 11), foi publicada uma matéria que destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Com o título “Em Limeira, hino é obrigatório em escolas”, o Jornal de Limeira escreve sobre a lei municipal, de autoria do Farid, que está em vigor há 16 anos.

A reportagem traz ainda citações da agente de desenvolvimento educacional, Ana Emília da Silva Oliveira, do presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Limeira, Antonio Francisco dos Santos e do Farid.

A notícia também oferece dados sobre o projeto do deputado estadual Donisete Braga (PT), que visa obrigar as escolas de todo o Estado a executar semanalmente o Hino Nacional. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Veja a reportagem completa clicando aqui.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Na Gazeta de Limeira, edição do dia 14 de setembro (página 6), foi escrita uma matéria que destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Com o título “Lei obriga realização anual de Festival de Teatro”, a Gazeta destaca o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, de autoria do Farid, que inclui no calendário de eventos do município o Festival Nacional de Teatro, a ser realizado anualmente no mês de agosto.

A reportagem enfatiza também a indicação do vereador para que, em 2009, o referido festival seja realizado em outubro.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 1

Pinheiro Alves, em sua coluna semanal, da Gazeta de Limeira, edição do dia 13 de setembro (página 2), destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

RETALHOS DA POLÍTICA
O caso da cantora Vanusa cantando o Hino Nacional na Assembleia Legislativa de forma a causar vexame, inspirou os deputados a propor lei que obriga as escolas estaduais a iniciar aulas cantando o hino do País. Só tem um detalhe: em Limeira, no ano de 1993, o vereador Farid Zaine foi o autor da lei semelhante, ou seja, as escolas municipais são obrigadas a iniciar suas aulas com os alunos cantando o hino. Se a lei é cumprida ou não, é outra história.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Buraco próximo da escola Pozzi recebe reparos após indicação de vereador

Limeira, 16 de Setembro: No final de agosto uma indicação protocolada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicitava reparos no buraco localizado próximo à sarjeta na esquina da Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi, no Jardim Pizza, entre as ruas Melvin Jones e Estudante Mário Roland. A Prefeitura realizou o serviço de “tapa-buraco” e o problema foi resolvido.

De acordo com Farid, o buraco apresentava riscos, pois se localizava logo após a sarjeta, impedindo a população que andava pela calçada de visualizá-lo: “E então fizemos um documento para que a Prefeitura verificasse a área. O serviço já foi realizado”, completa.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Moção de Apoio

O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou Moção de Apoio ao Serviço Social do Comércio (SESC) pela notícia de que Limeira poderá ter uma de suas disputadas unidades, no dia 3 de agosto.

Na data de hoje, 11 de setembro, Rogério Delmondi, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio), enviou um ofício de agradecimento pela Moção apresentada.

Ao
Prof. José Farid Zaine
Vereador Câmara Municipal de Limeira

A Diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Limeira, sente-se honrada e agradecida com a Moção de Apoio recebida da Câmara Municipal de Limeira, graças a propositura de V. Exª. e acolhida por todos os Nobres Vereadores desta Casa, pelo empenho da Diretoria do Sicomércio em reivindicar junto à Federação do Comércio do Estado de São Paulo, para Limeira, uma unidade do SESC – Serviço Social do Comércio.

Na realidade, acalentamos este sonho de longa data e mesmo o que nos antecederam a frente do Sicomércio, já carregavam esta bandeira pela conquista de uma unidade SESC, para o município de Limeira. O momento nos parece promissor, primeiro fomos acolhidos com muita simpatia por S. Exª. Sr. Prefeito Municipal, Silvio Félix da Silva, disponibilizando toda estrutura da Prefeitura, em busca de um terreno da municipalidade, que esteja compatível com os interesses da Fecomércio, a ser oferecido para as instalações do SESC, em nossa cidade.

Em seguida recebemos essa grata surpresa de iniciativa de Vª. Exª. com a anuência dos Nobres Vereadores desta Casa, apresentando a Moção de Apoio à vinda do SESC para Limeira, sinais concretos de respaldos às nossas pretensões quando a matéria for submetida à aprovação do Legislativo Municipal.

Antecipando nossos agradecimentos, nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento sobre o processo em andamento junto ao SESC.

Cordialmente,

Rogério Delmondi.

Na pauta

Limeira, 11 de Setembro: A próxima sessão da Câmara Municipal de Limeira, que se realizará no dia 16 de setembro, às 18h, promete marcar mais pontos para a classe artística de Limeira. Depois do projeto de lei aprovado pelo Legislativo, que institui o Festival Nacional de Teatro no calendário de eventos do município (saiba mais aqui), agora o vereador professor José Farid Zaine (PDT) quer que os festivais de música popular brasileira, ambos nacionais, “Canta Limeira” e “festiAFRO” também se tornem leis. É de Farid também a proposta aprovada do Festival de Teatro.

O projeto do “Canta Limeira” é o de número 284/09 e o do “FestiAFRO” é o 283/09. Se aprovados, esses eventos, que inserem Limeira no panorama nacional das produções culturais, transformam-se em leis.

De acordo com as proposituras, o “Canta Limeira” deverá ocorrer anualmente no mês de abril e o “FestiAFRO” em novembro.

Farid, que é criador de ambos os projetos, aguarda, ansioso, a apreciação deles pelo Poder Legislativo.

“Os artistas limeirenses podem contar, através do Canta Limeira e festiAFRO, com valiosos espaços para divulgarem seus trabalhos, pela visibilidade proporcionada pelos festivais, indispensáveis ao desenvolvimento da carreira na esfera da MPB”, argumenta o vereador.

Mais informações no telefone do gabinete do Farid, (19) 3404 7550.
"Canta Limeira 2006" marcou pela originalidade entre os participantes. Na foto, grupo limeirense "Cirandeiros" parte para a plateia, que se rende ao encanto da música popular brasileira. Créditos - Divulgação.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Homenagem: Troféu Talento Jovem

Os vereadores de Limeira aprovaram nesta terça-feira (dia 8) o Projeto de Decreto Legislativo nº. 15/09, de autoria do vereador José Farid Zaine (PDT), que concede o “Troféu Talento Jovem” nos termos da resolução 213/03, alterada pela Resolução 317/07 e dá outras providências.



O objetivo deste Projeto, segundo o autor da propositura, é atender as disposições da Resolução reconhecendo jovens estudantes do ensino fundamental e ou médio que contribuíram com o seu talento ao crescimento cultural e educacional do município de Limeira.



“É importante valorizar esses estudantes que se empenham todos os dias na defesa dos interesses culturais de suas escolas, com dedicação, carinho e brilhantismo”, destacou Farid.



A data para entrega da homenagem ainda não foi definida.





Homenageados



Murilo Saldanha da Silva

Airine Beliti Pisseli

Anna Carolina Bernardo Ramos

Mariana Chagas de Camargo

Israel Bento

Jéssica Caroline dos Santos

Filipe Soffiatti Ruberto

Lucas Tasca Lima

Eduardo de Souza Marins Freire

Jusley Regina Vila Real

Luany Cristina de Araújo

Gabriel Granzotto

Murilo Gelly Guarnieri

Alyson Akira Miyamoto


Júnia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

Repercussão

O jornalista Alex Contin, no caderno Variedades, do Jornal de Limeira, edição de hoje, 10 de setembro, traz uma matéria com o título “Festival de Teatro pode ocorrer em outubro”. Na reportagem, Contin escreve sobre a possibilidade que existe de o Festival de Teatro acontecer em outubro, tendo como base uma indicação feita pelo vereador José Farid Zaine (PDT). O jornalista traz ainda citações da Assessoria de Comunicações da Prefeitura de Limeira, do diretor de Cultura, Carlos Jerônimo Vieira e do diretor do espetáculo “Púrpura”, representante de Limeira no Festival, Jonatas Noguel.

Veja a matéria completa clicando aqui.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Festival Nacional de Teatro entra no calendário de eventos de Limeira

Projeto de lei que inclui evento de repercussão nacional é aprovado por todos os vereadores e deve ocorrer anualmente no mês de agosto

Limeira, 9 de setembro: A Câmara Municipal de Limeira aprovou na última sessão, 8 de setembro, proposta de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que transforma o Festival Nacional de Teatro em lei. De acordo com o teor do projeto, o evento deve ocorrer anualmente, no mês de agosto. O projeto segue agora para ser sancionado pelo Prefeito Silvio Félix.

Criado em 2005, quando Farid retornou à Secretaria Municipal da Cultura, o Festival é uma das maiores vitrines das artes cênicas do país. Em 2008, último ano em que o evento foi realizado em Limeira, a Cultura registrou recordes de inscrições: foram 114 grupos interessados. Além do sucesso de inscrições, Limeira recebeu 22 espetáculos em 13 dias, entre eles 5 convidados, 14 concorrentes nas categorias “adulto” e “teatro de rua” e 3 trabalhos infantis. Em 2007 foram 102 inscrições.

“O Festival consolidou o seu espaço no palco do Teatro Vitória e nas Praças de Limeira, e sua permanência no calendário de eventos permitirá o seu crescimento e, em breve, sua internacionalização”, afirma Zaine.

Para o pedetista, o Festival de Teatro tem como principal objetivo a democratização da arte e da cultura, com espetáculos que são apresentados também na periferia de Limeira: “É também função do Poder Legislativo produzir leis que permitam dar espaço aos talentosos artistas de Limeira, para que o público continue participando ativamente dos eventos culturais desenvolvidos pelo município”, completa.

Estrutura menor
Farid deu entrada a uma indicação para que, em 2009, o Festival de Teatro seja realizado no mês de outubro e, em caso de dificuldade financeira, o evento ocorra com estrutura menor. Para saber a opinião dos internautas é possível, no blog do vereador, votar na enquete: “Ocorrendo o Festival de Teatro em Outubro, você pretende assistir aos espetáculos concorrentes?”. Os interessados podem escolher entre “Sim” e “Não”. O endereço eletrônico é: http://www.gabfaridzaine.blogspot.com/.



Créditos Imagem - Divulgação.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

A jornalista Nani Camargo, na coluna Vai & Vem, do Jornal de Limeira, edição de hoje, 9 de setembro, traz uma citação ao trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

TEATRO
Devido ao cancelamento em agosto de eventos culturais em Limeira – em virtude da nova gripe -, a 5ª edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira corre o risco de ficar fora da agenda do município em 2009. A informação é da assessoria do vereador Farid Zaine (PDT). Para evitar que isso aconteça, Farid protocolou uma indicação na Câmara para que a prefeitura estude a realização do festival em outubro e, em caso de dificuldade financeira, o evento seja realizado com alguma diminuição de sua estrutura. O que o vereador não quer é que o festival vá para o espaço.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 1

O “Jornal Cidade”, na página 5, variedades, apresenta uma reportagem sobre o trabalho legislativo do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Com o título “Farid indica que o Festival de Teatro seja realizado em outubro”, a matéria traz proposta do Farid para que o Festival Nacional de Teatro em Limeira seja realizado em outubro, mesmo com estrutura menor.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Assembleia quer obrigar escolas a executar o Hino Nacional - em Limeira, norma existe desde 1993

Composição de Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva, Hino Nacional é obrigatório semanalmente dentro das escolas municipais há mais de 15 anos

Limeira, 8 de setembro: A Assembleia Legislativa de São Paulo pretende obrigar, por lei, as escolas do Estado a executar, semanalmente, o Hino Nacional Brasileiro. A proposta é do deputado estadual Donisete Braga (PT). Em Limeira, através da lei municipal nº. 2674, de autoria do vereador professor José Farid Zaine, de 1993, o Hino Nacional e o Hino de Limeira são cantados em todas as escolas municipais, por todos os alunos, pelo menos uma vez por semana. A lei foi sancionada pelo Prefeito da época, Jurandyr da Paixão de Campos Freire. No ano de 1993 Farid estava em seu primeiro mandato.

O debate sobre o Hino Nacional está intenso depois que a cantora Vanusa o interpretou trocando alguns versos. O vídeo vazou pela internet e tem sido um dos mais acessados nos últimos dias.

“O nosso Hino é um dos mais bonitos do mundo. Reúne força, poesia e dados históricos. É importante que ele esteja na memória dos nossos jovens”, afirma Farid.

Para a vice-diretora do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Flora de Castro Rodrigues, Lúcia Helena Ribeiro Cardoso, a ideia da obrigatoriedade dos hinos serem executados nas escolas municipais de Limeira é ótima. “Já se tornou um hábito, quando ocorre algum imprevisto os estudantes começam a reclamar”, declara.

A lei municipal 2674 pode ser acessada através do link: http://www.camaralimeira.sp.gov.br/camver/leimun/1993/02674.pdf.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Edson e Hudson são homenageados pela Câmara Municipal de Limeira

A dupla Edson e Hudson recebeu no último domingo (dia 6) o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e Medalha Mérito Cívico XV de Setembro – Ordem Tatuiby.



Os músicos receberam a honraria durante o show na 25ª Festa do Peão de Limeira. “Com esta homenagem a Câmara Municipal de Limeira parabeniza a dupla Edson e Hudson pela trajetória de sucesso na música country/ sertaneja”, destacou Eliseu Daniel (PDT), autor da propositura.



Após os aplausos Edson e Hudson agradeceram a surpresa. “Este é mais um momento especial na nossa carreira. Estamos muito felizes pela homenagem e pelo reconhecimento dos vereadores e de toda a população de Limeira”.


Os vereadores Nilce Segalla (PTB), Antônio César Cortez (PV), José Farid Zaine, Silvio Brito (ambos do PDT) e o prefeito de Limeira, Silvio Félix também estiveram presentes na festa.





Carla Pizani

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Limeira

Enquete aponta descontentamento dos internautas com receitas médicas

Enquete finalizada hoje, 8 de setembro, no blog do vereador professor José Farid Zaine (PDT), aponta que os internautas estão descontentes com as receitas ou prescrições médicas escritas de forma ilegível.

A questão era: “Você se incomoda com as receitas ou prescrições médicas que são escritas de forma ilegível?”. 100% dos internautas escolheram a opção “Sim”.

Lembramos que a enquete não tem caráter científico, sendo o resultado apenas uma pesquisa de opinião pública.

Há duas semanas, Farid protocolou um projeto de lei que obrigava a elaboração de receitas ou prescrições médicas digitadas e ou datilografas aos médicos e dentistas do município. O projeto foi arquivado por apresentar elementos inconstitucionais. O vereador estuda uma nova forma de trazer o tema para debate.

Vote a vontade
Nova enquete realizada pelo blog do vereador Farid quer saber: “O Festival Nacional de Teatro deve ser realizado em Limeira, mesmo com estrutura menor?”. As alternativas são: “Sim” e “Não”. A questão está em sintonia com a indicação protocolada pelo vereador na semana passada que solicita à Prefeitura realizar o Festival em outubro. Antes de dar a sua opinião, saiba mais sobre o documento de autoria do Farid clicando aqui.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Pinheiro Alves, responsável pela coluna semanal “Câmara... Ação”, da Gazeta de Limeira, do último domingo, 6 de setembro, escreve sobre o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

“FARID E O DIA DO ARTISTA

Vereador Farid Zaine, artista, poeta, professor e compositor, ocupou a Tribuna da Câmara para falar sobre o “Dia do Artista”, transcorrido há dias. Elza Tank, também poeta, ouvia Farid com tanta atenção, que seus olhos marejaram... Depois, abraçando o poeta, Elza disse: “Quero cumprimentar o grande artista Farid Zaine pelo Dia do Artista. Um artista que deu lições nessa cidade...”. Adivinhem se Elza chorou ao abraçar Farid... Alias, os dois choraram..."

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 1

A jornalista Claudia Trento da Gazeta de Limeira destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT) na edição do último domingo, 6 de setembro, página 6. Com o título “Farid protocola indicação para que Festival de Teatro seja em outubro”, Trento escreve sobre a propositura que o vereador apresentou solicitando à Prefeitura que realize o Festival de Teatro, mesmo com estrutura menor, no mês de outubro. A matéria traz ainda citação do secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur.

Assessoria Parlamentar Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Projetos do Farid estão na pauta de discussão da Câmara Municipal

Limeira, 4 de setembro: Na próxima sessão, que ocorre na terça-feira, 8 de setembro, a partir das 18h, na Câmara Municipal de Limeira, dois projetos apresentados pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) estarão na discussão dos parlamentares. São eles o que inclui no calendário de eventos do município o Festival Nacional de Teatro e o que concede o “Troféu Talento Jovem” aos estudantes do ensino médio e ou fundamental que se destacam em suas escolas na área cultural. Ambos os projetos já receberam os pareceres favoráveis das comissões permanentes da Câmara.

O projeto 285/09, do Festival Nacional de Teatro, pretende transformar o evento em lei, que deverá ser realizada anualmente no mês de agosto. “Com a confirmação desse evento no calendário oficial do município, fica transparente o desejo de que sejam cumpridas a Constituição Federal e a Lei Orgânica, no que concerne dar à população o acesso à cultura e às artes”, justifica Zaine. A votação da propositura é aguardada com grandes expectativas pelos artistas, já que beneficiará essa classe.

Já o projeto de decreto legislativo 15/09, concede o Troféu Talento Jovem aos estudantes que tiveram atuação na área cultural em suas escolas. No total, são 14 alunos (as) que receberão a homenagem do Poder Legislativo.

Outras informações: (19) 3404 7550.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Vereador indica que o Festival de Teatro seja realizado em outubro

Evento considerado a “menina dos olhos” de parlamentar pode ocorrer ainda nesse ano, mesmo com estrutura menor

Limeira, 4 de setembro: Depois de terem sido suspensos os eventos culturais previstos para o mês de agosto, como medida preventiva à Gripe Influenza A (H1N1), a 5ª edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira corre o risco de ficar fora da agenda do município em 2009. Pensando nisso, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) protocolou uma indicação na Câmara Municipal para que a Prefeitura estude a realização do Festival em outubro e, em caso de dificuldade financeira, o evento seja realizado com alguma diminuição de sua estrutura. A proposta foi encaminhada para os trâmites legais.

Farid – que criou o Festival em 2005 – sugeriu ainda que o Executivo realize apenas a mostra competitiva de espetáculos adultos e garantiu já ter se reunido com o prefeito Sílvio Felix e o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, para que o evento possa ocorrer. “Todos se esforçam para que seja realizado o Festival”, afirma Zaine.

De acordo com o vereador, o Festival vem se consolidando como importante espaço para as artes cênicas de Limeira e de todo o Brasil: “Não pode deixar de acontecer”, enfatiza.

“Acreditamos que o exemplo da administração municipal de Limeira no tocante às artes cênicas foi aplaudido pela cidade e por todos os integrantes dessa maravilhosa categoria em todo o País”, argumenta o professor.

Farid aguarda também a tramitação de três projetos que pretendem incluir no calendário de eventos do município os festivais de música “Canta Limeira” e “festiAFRO” e o Festival Nacional de Teatro. Os projetos já receberam pareceres favoráveis para irem à pauta de votação dos vereadores.

Mais informações podem ser obtidas no telefone: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Repercussão

Na edição de hoje, 3 de setembro, do Jornal de Limeira, na coluna Vai & Vem (página 2), é citado o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

VISITAS
E falando em informativo online, a assessoria do vereador Farid Zaine (PDT) enviou dados sobre o projeto do parlamentar chamado “Operação Bairro”. Farid está realizando visitas em várias comunidades e ouvindo as principais necessidades de cada local. O último bairro visitado por Farid foi o Santa Lúcia e os moradores reivindicam melhorias em praças e maior fiscalização da velocidade na Avenida Assis Brasil.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Vereadores participam de reunião sobre Greve da Guarda Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) e os vereadores Carlinhos Silva, José Farid Zaine, Silvio Brito (ambos do PDT), Antônio César Cortez (PV), Antônio Braz do Nascimento, Mário Botion, Miguel Lombardi (ambos do PR), Nilce Segalla (PTB), Paulo Hadich (PSB) e Ronei Martins (PT) se reuniram nesta quarta-feira (dia 02) com o prefeito Silvio Félix (PDT) para conversar sobre a situação da Guarda Municipal de Limeira.

“Solicitamos esta reunião porque é preciso dialogar, entrar num consenso. Estamos empenhados em colaborar com a negociação, os agentes precisam voltar ao trabalho”, destacaram os vereadores.

Também participaram do encontro os secretários municipais João Batista Bozzi (Administração e Fazenda), Siddhartha Carneiro Leão (Segurança Pública), a presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), Eunice Lopes, e um agente da GM.

A pauta de reivindicações da Guarda Municipal foi discutida durante a reunião. (veja lista)

“A categoria deseja a estabilidade financeira e melhorias no trabalho, por isso a implantação do “Estatuto da Guarda Municipal” é importante”, explicou Eunice.

De acordo com Félix o Estatuto está sendo analisado pelo departamento jurídico. “O desconto das horas extras não será feito".

Reivindicações:

1 – Incorporação de hora-extra no salário base;

2 – Revisão da proposta de “Estatuto da Guarda Municipal” e “Regimento Interno”, com maior participação dos trabalhadores do setor;

3 – Escala de horário de 2 dias de trabalho por 2 dias de folga;

4 – Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo;

5 – Porte de armas 24 horas para todos os habilitados;

6 – Votação para escolha das chefias;

7 – Bolsa de Formação;

8 – Contar as horas de depoimento no Fórum como horas trabalhadas;

9 – Retorno da carteirinha municipal de ônibus, que garante transporte gratuito;

10 – Tirar “risco de vida”, retornar “periculosidade”;

11 – Seguro de vida;

12 – Retirar os guardas municipais sem porte de armas dos locais de risco.
Carla Pizani Depto.
Assessoria de Imprensa imp_presidencia@camaralimeira.sp.gov.br 19 3404.7529Rua Pedro Zaccaria, 70 Fone/Fax: 19 3404.7500 CEP: 13484.350 LIMEIRASP

Vila Santa Lúcia na rota da “Operação Bairro”

Praças e radar são temas que mais envolvem moradores ouvidos pelo projeto que descentraliza atendimento de parlamentar

Limeira, 2 de setembro: Na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro, a “Operação Bairro” percorreu a região da Vila Santa Lúcia. O projeto desloca o atendimento do gabinete do vereador professor José Farid Zaine (PDT) para outras regiões de Limeira. A ideia é ouvir as solicitações da população para que elas sejam transformadas em indicações, requerimentos ou projetos de lei.

A região da Vila Santa Lúcia é a terceira a receber a operação, que já passou pelas redondezas do Jardim Novo Horizonte e Vista Alegre.

Na Vila Santa Lúcia, os moradores consultados pela “Operação Bairro”, solicitam melhorias na Praça Doutor Messias Teixeira de Camargo, localizada na Rua Lopes Trovão, e questionam a possibilidade de construção de um banheiro, mesmo que seja de pequena estrutura, para atender a demanda dos taxistas que usam a Praça no dia-a-dia.

Outros munícipes também sugeriram a instalação de um radar na Avenida Assis Brasil, próximo à Escola Nestor Lino, na Vila Camargo, para inibir que condutores abusem da velocidade, já que o local possui intenso movimento de crianças. A “Operação Bairro” apontou também que a Praça Pedro Dragone necessita de limpeza.

Indicações
Consultado sobre qual será o andamento que Farid dará às solicitações dos moradores ouvidos pela “Operação Bairro”, o vereador afirma que realizará indicações que serão protocoladas ainda essa semana na Câmara Municipal.

“Vamos transformar esses pedidos em documentos oficiais”, disse o vereador: “Todos os vereadores estão contribuindo para que Limeira fique uma cidade cada vez melhor de se viver”, completa.

Farid informa que 15 indicações foram protocoladas das operações que já foram realizadas.

Outras informações no telefone: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Escritores agradecem moção de aplauso de autoria do Farid

Os escritores Estevam Júlio Varga e José Eduardo Heflinger Júnior (Toco) enviaram, por e-mail, agradecimento pela aprovação da Moção de Aplauso 92/09, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT), pelo lançamento do livro “Memória da Varga”. Veja a íntegra do agradecimento:

Limeira, 31 de agosto de 2009
À Câmara Municipal de Limeira

Com muita honra recebemos a notícia da aprovação da Moção de Aplauso nº. 92/09, de autoria do vereador José Farid Zaine, pelo Plenário do Legislativo Municipal, na Sessão Ordinária ocorrida no dia 17 de agosto de 2009.
Os autores da obra “Memória da Varga” agradecidos pela honraria, desejam a todos os edis sabedoria, paz e vida longa.

Atenciosamente,

Estevam Júlio Varga
José Eduardo Heflinger Jr.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Alunos que se destacam na área cultural receberão “Troféu Talento Jovem”

Estudantes receberão troféu do Poder Legislativo para incentivar as atividades culturais dentro de suas escolas

Limeira, 1º de Setembro: Na sessão desta segunda-feira, 31 de agosto, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) protocolou projeto de decreto legislativo que concede o “Troféu Talento Jovem” aos estudantes de ensino fundamental e ou médio que obtiveram destacadas atuações em suas escolas na área cultural (veja quadro com nome dos estudantes abaixo). Assinaram também os vereadores integrantes da comissão que concede os troféus: Silvio Brito (PDT), Paulo Hadich (PSB), Almir Pedro dos Santos (PSDB) e Ronei Martins (PT).

O decreto atende as necessidades do projeto de resolução 213, idealizado por Farid no ano de 2003, que foi alterada pela resolução 317, em 2007. De acordo com a proposta inicial, cada escola deveria protocolar – anualmente - na Câmara, o nome de um aluno que atingisse destaque na área cultural. Com a alteração, cada vereador passou a indicar o nome de um estudante para receber o troféu bienalmente. Em 2003, foram concedidos 26 troféus. No ano seguinte 43 estudantes receberam a homenagem. Em 2005, 26 alunos foram agraciados. O projeto volta em 2009, agora com 14 indicações.

“Esse projeto é uma forma que o Poder Legislativo encontrou para homenagear e incentivar os estudantes a trabalharem com cultura e arte dentro de suas escolas, para fomentar essas áreas”, explica Farid.

O projeto passará pelas comissões da Câmara e então uma data será marcada para que os troféus sejam entregues aos alunos.

Outras informações no gabinete do vereador Farid, (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Veja estudantes que serão homenageados:

Alyson Akira Miyamoto – Colégio Barão de Limeira
Filipe Soffiatti Ruberto – Colégio Portinari
Gabriel Granzotto – Antonio Perches Lordello
Israel Bento – William Silva
Luany Cristina de Araújo – Leontina Silva Busch
Lucas Tasca Lima – Colégio Da Vinci
Jéssica Caroline dos Santos – ETE Trajano de Barros Camargo / Antonio Perches Lordello
Marina Chagas de Camargo – Brasil
Eduardo de Souza Marins Freire – Arlindo Silvestre
Jusley Regina Vila Real – Cônego Manuel Alves
Murilo Gelly Guarnieri – Colégio Objetivo de Limeira
Anna Carolina Bernardo Ramos – Organização Einstein de Ensino
Murilo Saldanha da Silva – Gabriel Pozzi
Airine Beliti Pisseli – Castello Branco


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)