sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ordem do Dia: Sessão Ordinária – 1º de Março de 2010
Projeto de lei do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que dispõe sobre o plantio de árvores por empresas revendedoras de automóveis do município de Limeira para cada carro zero quilômetro vendido está na pauta de votação dos vereadores para a próxima sessão, 1º de março. Veja a pauta completa:



I – Projeto de Lei nº 183/09 de autoria da Vereadora Nilce Segalla, que dispõe sobre a obrigatoriedade de colocação de lonas na parte superior das caçambas instaladas em vias publicas do município de Limeira, e dá outras providências.


II – Projeto de Lei nº 246/09 de autoria do Vereador José Farid Zaine, que dispõe sobre o plantio de árvores por empresas revendedoras de automóveis do município de Limeira, e dá outras providências.


III – Projeto de Lei nº 376/09 de autoria do Vereador Antônio Braz do Nascimento, que dispõe sobre o uso de equipamentos sonoros no interior de ônibus coletivos, no município de Limeira e dá outras providências.


IV – Projeto de Decreto Legislativo nº 2/10, de autoria da Vereadora Elza Tank, que concede o título de cidadão limeirense ao senhor Professor Antonio Carbonari Netto.


V – Projeto de Lei 37/10 de autoria do Vereador Carlos Eduardo da Silva, que denomina o nome de Padre Maurício Sebastião Ferreira, no Centro de Educação Infantil e Fundamental do Jardim do Lago, localizado a Rua João Pompeu, 571, no município de Limeira.
Júnia Mariano
Assessoria Câmara Municipal de Limeira
Audiência Pública: Metas do 3º quadrimestre de 2009 são alcançadas


A Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Limeira, formada pelos vereadores José Farid Zaine (PDT) – Presidente, e Mário Botion (PR) – Secretário, realizou nesta sexta-feira (dia 26) a Audiência Pública, onde representantes do Poder Executivo apresentaram e explicaram os cumprimentos das metas fiscais fixadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias do Exercício de 2009 – 3º Quadrimestre.

Estavam presentes nesta Audiência Pública, João Batista Bozzi (Secretário Fazenda – Interino), Nádia Maria Viana (Diretora Departamento de Contabilidade), Ederaldo José Castigione (Diretor do Departamento Financeiro), André Ricardo Basso (Diretor de Departamento de Planejamento Orçamentário – Interino), Luis Antonio Faber (Assessor Geral do Gabinete do Prefeito), Márcio Roberto Zanoro (Coordenador Técnico), Flávio Ferreira (Coordenador Técnico), Vivaldo Moller (Presidente do IPML), Rodolfo Davi de Campos (Diretor do Fundo Municipal de Saúde), Mário Donizete de Jesus (Ceprosom), Dirceu José Freitas (Diretor de Recursos Financeiros da Educação) e José de Jesus Vendemiatti Chaves (Analista de Contabilidade Orçamentária).

Esta Audiência Pública aconteceu nos termos do que dispõe o artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O Resultado Primário apurado até o 3º quadrimestre é superior ao projetado na LDO, o que significa que as metas fiscais estão sendo cumpridas plenamente”, explicou o coordenador técnico Flávio Ferreira.

“A dívida fiscal líquida, no encerramento do terceiro quadrimestre, é menor que a projetada na LDO, indicando também que esta meta fiscal foi plenamente alcançada”, completou Ferreira.

“Temos um percentual mínimo a cumprir que é na ordem de 15% e apresentamos um percentual efetivamente aplicado em 17,14%, cumprimos as metas previstas”, finalizou Ferreira.

Os vereadores acompanharam atentamente as explicações apresentadas pelos representantes do Executivo.

Vereador Raul Nilsen Filho (PMDB) que é integrante desta comissão justificou sua ausência.






Júnia Mariano
Assessora de Imprensa
Repercussão 2
O Jornal Cidade desta semana traz notícia com o título “Projeto de lei pretende multar motoristas sujões”, divulgando o projeto de lei do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que multa motoristas que jogarem, de dentro de seus automóveis, lixos de qualquer espécie nas ruas do município de Limeira.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Farid Zaine participa da inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ao lado dos vereadores, prefeito, autoridades e governador José Serra

Créditos Imagem - Evandro Leite.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

O Jornal de Limeira de hoje, 26 de fevereiro, traz notícia com o título “Vereador quer espaço exclusivo em lojas para a venda de CDs dos artistas limeirenses” que divulga o projeto de lei apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), que torna obrigatório espaço exclusivo para comercialização de CDs de artistas limeirenses em lojas que comercializam esse tipo de material.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tribuna Livre: Yara fala sobre a acessibilidade





A convite do vereador Almir Pedro dos Santos (PSDB) a professora, revisora de textos Yara Helena de Andrade fez uso da Tribuna Livre durante a Sessão Camarária desta segunda-feira (dia 22) onde abordou o tema “Acessibilidade”.


Yara agradeceu os vereadores pela aprovação do projeto de lei que dispõe das listas de remédios em braile nas farmácias de Limeira. “Esta é uma iniciativa importante para as pessoas com deficiência visual. Mas iniciativa como esta causa controvérsia por parte dos leigos, mas é preciso registrar que iniciativa como esta, que valoriza a inclusão não é vazia, não é desnecessária”, destacou Yara.


“O mais importante é tirar a inclusão do papel e colocá-la nas atitudes, iniciativas”, ressaltou. Yara destacou que mesmo com todas as tecnologias o método braile é a melhor forma de conhecimento para o cego.


“Solicito que nós, deficientes visuais, tenhamos sempre o apoio dos senhores vereadores também nos quesitos de inclusão com nossas calçadas, obstáculos, que são problemas do dia-a-dia para os cegos, para os cadeirantes, para as gestantes, idosos, crianças pequenas e as medidas propostas pelos senhores poderão trazer melhorias e auxílio a todos os munícipes”, concluiu Yara.


Vereador José Farid Zaine (PDT) agradeceu a participação da Yara e destacou os inúmeros talentos da jovem, que não ficou limitada a sua deficiência. “Além de tocar instrumentos Yara canta divinamente e é revisora de textos, exímia profissional com enorme talento para as artes”, destacou o vereador. “Quando a pessoa quer não há obstáculo que a limite”, frisou Farid.


Os vereadores Paulo Hadich (PSB), Elza Tank (PTB) e Mário Botion (PR) parabenizaram Yara pela luta em prol da acessibilidade. “De forma objetiva você nos deu o seu recado e nós devemos ter consciência que num momento ou noutro teremos dificuldade para acessibilidade. Parabéns ao vereador Almir por propor projetos como este da lista de medicamentos e também da identificação nos taxis”, completou Botion.



25/02/2010
Júnia Mariano - Assessora de Imprensa
Repercussão
O Jornal de Limeira de hoje, 25 de fevereiro, traz reportagem com o título “Desconto para quem reduziu estômago”, assinada pela jornalista Renata Caram, que divulga o projeto de lei apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) que dispõe sobre desconto em restaurantes à la carte e rodízio às pessoas que realizaram cirurgia de redução de estômago.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vereadores realizam primeira sessão do projeto do “Câmara Itinerante” de 2010

A primeira sessão de 2010 do projeto “Câmara Itinerante” foi realizada nesta terça-feira (dia 23) na Comunidade Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Gustavo Picinini.

O presidente em exercício, vereador professor José Farid Zaine (PDT), conduziu a sessão com a participação dos vereadores: Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), Elza Tank (PTB), Dra. Nilce Segalla (PTB), Ronei Martins (PT) e Silvio Brito (PDT).

Vários temas foram discutidos durante a reunião que contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas.

“Precisamos de melhorias na iluminação e infraestrutura das áreas interna e externa do campo “Gigantão”, explicou Wagner Greve, morador da Cecap.

“A implantação de projetos nos bairros para recuperação de dependentes químicos também é importante”, disse Maurílio de Oliveira Neves.

Outras questões como: limpeza em áreas verdes, geração de emprego, educação para adultos, instalação de pontos de ônibus, trânsito também foram debatidas pelo público e vereadores.

Edmilson de Lima, Diego Afonso e Iran Matias, funcionários da Câmara Municipal de Suzano, também participaram do “Câmara Itinerante”.

“Viemos conhecer o projeto para implantar em nosso município. A Câmara de Limeira está de parabéns”, disseram.

Farid Zaine agradeceu a presença de todos e destacou a importância do projeto. “Este é o terceiro ano que realizamos o “Câmara Itinerante”, iniciativa que em 2009 teve a participação de mais de 900 pessoas. Estamos muito felizes por estar aqui e poder conversar, tirar dúvidas da população”, completou.

Os vereadores: Almir Pedro dos Santos (PSDB), Dr. César Cortez (PV), Eliseu Daniel dos Santos (PDT), Mário Botion, Miguel Lombardi (ambos do PR), Paulo Hadich (PSB) e Raul Nilsen Filho (PMDB) justificaram a ausência.

A próxima sessão do “Câmara Itinerante” será realizada no dia 30 de março (terça-feira), em local a ser confirmado.

Carla Pizani
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira
4ª Edição do Informativo do Farid


Clique na imagem abaixo e veja a 4ª edição do informativo do mandato do vereador professor José Farid Zaine (PDT). O jornal está sendo enviado também via cartas. Caso queira receber versão impressa do informativo enviar e-mail para: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Lei pode beneficiar pessoas que fizeram cirurgia de redução de estômago


Limeira, 23 de fevereiro: Restaurantes que trabalham com refeições “a la carte” e rodízios poderão oferecer desconto de até 50% sobre o valor cobrado aos clientes que fizeram gastroplastia, cirurgia de redução de estômago. É o que pretende o vereador professor José Farid Zaine (PDT) através de um projeto de lei apresentado na sessão dessa segunda-feira, 22 de fevereiro.

Para receber o desconto, deverá o gastroplastizado apresentar laudo e declaração do médico responsável devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Segundo Zaine, pessoas que passam por esse tipo de cirurgia não conseguem acompanhar outras pessoas que não a fizeram durante as refeições, sendo “injusta a cobrança igual do valor”.

O vereador explica ainda que a lei existe no município de Campinas, onde o parlamentar, também pedetista, Francisco Sellin, apresentou em outubro do ano passado projeto que já foi aprovado pela Câmara Municipal de Campinas.

O projeto foi encaminhado às comissões da Câmara Municipal de Limeira para receber seus pareceres.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Vereador quer incentivar o uso de energia solar com descontos no IPTU


Limeira, 23 de fevereiro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na sessão dessa segunda-feira, 22 de fevereiro, projeto de lei que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais aos imóveis que possuam equipamentos para aproveitamento de energia solar.

De acordo com a proposta, será concedido desconto no Imposto Territorial Urbano (IPTU) como incentivo ao uso de energia solar nas edificações urbanas. No caso de imóveis residenciais, o desconto será de 8%, logo, no caso de imóveis comerciais, o abatimento será de 4%.

Zaine explica que a situação do meio ambiente desafia a humanidade a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que se atinja uma melhor qualidade de vida.

O projeto foi encaminhado às comissões da Câmara Municipal para receber seus pareceres.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2

A Gazeta de Limeira de hoje, 24 de fevereiro, traz notícia com o título “Farid pede multa para quem jogar lixo pela janela do carro” que divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT). A notícia traz projeto de lei apresentado pelo vereador que pretende multar os motoristas “sujões” que jogarem de dentro de seus veículos lixos de qualquer espécie.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

O Jornal de Limeira de hoje, 24 de fevereiro, traz duas notícias que divulgam o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Uma, com o título “Desconto a imóvel com energia solar”, divulga o projeto de lei apresentado pelo vereador que prevê incentivos fiscais para proprietários de imóveis que possuam equipamentos para aproveitamento de energia solar. A outra, com o título “Jogar lixo de veículo pode gerar multa”, noticia outro projeto de lei proposto por Zaine que pretende multar os motoristas “sujões” que jogarem de dentro de seus veículos lixos de qualquer espécie.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Festival Paulista de Circo espera 50 mil pessoas



As secretarias Municipal e Estadual da Cultura realizaram nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, uma nova reunião para discutir o 3º Festival Paulista de Circo, que será realizado de 7 a 11 de abril em Limeira. O evento, que ocorrerá no terreno localizado na Via Antônio Cruanes Filho, em frente ao Parque Cidade; será gratuito e para todas as idades, contando com o circo tradicional, circo contemporâneo, circo teatro, grupos, trupes e artistas independentes.

A realização é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e demais secretarias municipais, Cooperativa Paulista de Circo, e com co-produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte. Desde a 1ª edição, em 2008, Limeira tem sido escolhida como a sede estadual do festival. Estiveram presentes ao encontro representantes das secretariais municipais envolvidas e do governo estadual. Foram definidos os últimos detalhes referentes à estrutura do evento, visando aprimorar a qualidade do Festival e oferecer mais conforto aos participantes.

Joana Giannella, representante da Secretaria de Estado da Cultura na reunião, explica que a expectativa para a 3ª edição é maior, pois haverá um aumento na infra-estrutura do local e no número de espetáculos. “Estimamos atrair um público de 50 mil pessoas, superior ao do ano passado, que foi de 34 mil”, afirma ela. Além disso, Joana conta que haverá mais espaço para oficinas e atividades, destinado a entidades e escolas municipais.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, ressaltou a parceria. “Recebemos do prefeito Silvio Félix todo apoio para que essa união com o governo estadual seja aprimorada”, afirmou Mansur. Esse ano, além da estrutura, Limeira colaborará também com profissionais da área da cultura.

Em breve, a programação final dos cinco dias de Festival será divulgada. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (19)3451.0502


Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
Vereador quer espaço exclusivo em lojas para a venda de CDs dos artistas limeirenses


Limeira, 23 de fevereiro: As lojas que comercializam CDs do município de Limeira deverão oferecer espaço exclusivo para que os artistas limeirenses possam comercializar as suas músicas. Essa é a intenção do vereador professor José Farid Zaine (PDT) através de projeto de lei apresentado na última sessão, 22 de fevereiro. A proposta segue para ser analisada pelas comissões da Câmara Municipal.

Caso vire lei, os estabelecimentos comerciais relacionados à venda de CDs deverão inserir placa, com os seguintes dizeres: “Valorize a música limeirense. Espaço destinado apenas aos artistas do nosso município”.

“Temos como principal objetivo na apresentação desta proposta incentivar que os limeirenses conheçam o trabalho dos nossos artistas da música que tanto batalham para terem seus trabalhos reconhecidos”, afirma Zaine.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Projeto de lei pretende multar motoristas “sujões”


Limeira, 23 de fevereiro: Ideia do vereador professor José Farid Zaine (PDT) pode alterar, através de multa, hábitos dos motoristas e passageiros “sujões” que jogam lixos, de qualquer espécie, nas ruas e avenidas, de dentro de seus automóveis. O parlamentar apresentou projeto de lei na sessão dessa segunda-feira, 22 de fevereiro, e aguarda estudos das comissões da Câmara Municipal quanto à sua constitucionalidade.

“É muito triste ver uma cidade suja, mais triste ainda é observar que os próprios cidadãos não fazem sua parte para cooperar por uma cidade mais limpa e com qualidade de vida”, justifica o vereador.

Segundo Zaine, não dá para admitir que de dentro de seus carros algumas pessoas joguem lixos diversos, como papeis de balas, sacolas, cigarros e até latinhas de refrigerantes. “É prático que tenhamos em nossos veículos pequenas sacolas para deixarmos as nossas sujeiras e jogá-las nos lixos das nossas residências”, completa.

De acordo com o documento, a multa aos “sujões” pode chegar a R$ 185,50.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Farid participa de inauguração de escola infantil que leva nome de seu tio


Limeira, 22 de fevereiro: Crianças, políticos, autoridades e parentes estiveram reunidos para a inauguração da escola “Professor Benedicto José Zaine”, no distrito de Ferraz, Rio Claro (SP), no último sábado, 20. O vereador José Farid Zaine (PDT) é sobrinho do professor e marcou presença no evento.

Farid passou grande parte de sua infância em Ferraz e discursou em nome da família, sobre a homenagem conferida ao seu tio. “Tio Dito teve uma vida inteira dedicada à educação. Hoje tem seu nome eternizado numa escola em Ferraz”, disse.

O prefeito de Rio Claro, Dú Altimari, agradeceu Farid pela presença e lembrou da experiência de vida do homenageado, de grande batalha pela educação, com atividades como educador, vereador, gestor público e organizador de eventos cívicos e religiosos.

A nomeação da escola se deu através de projeto de lei apresentado pelo vereador Valdir Adreeta, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Rio Claro.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)



Farid Zaine fala em nome da família sobre seu tio.



Autoridades inauguram nova escola em Ferraz. Farid Zaine prestigia evento.

Créditos Imagens - Ronald Gonçales

Alunos de Ferraz estréiam escola ‘Benedicto Zaine’


Uma série de melhorias na estrutura da rede municipal de ensino está em andamento com a finalização de obras prevista para este ano em Rio Claro. A inauguração da escola municipal Benedicto José Zaine no último sábado (20) em Ferraz deu início à programação de entrega de ampliações e construções de novas unidades de ensino ao longo de 2010.

“Muito do que ocorre na transformação da sociedade passa pela educação”, destacou o prefeito Du Altimari, ao confirmar outras obras em Rio Claro no setor educacional, “que hoje já tem boa qualidade e caminha para ser uma referência nacional”, conforme observou durante a entrega da nova escola.

Já na segunda-feira (22) o prédio, que fica a um quarteirão do antigo, começou a receber os estudantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com perspectiva de atendimento também para a Educação de Jovens e Adultos, conforme a demanda, e dos moradores em geral, que poderão utilizar as instalações para atividades comunitárias, como cursos e reuniões.

Sobre a importância da nova unidade de ensino no dia-a-dia dos moradores do distrito, a secretária da Educação, Heloisa Maria Cunha do Carmo comparou a construção da escola ao nascimento de uma criança. “Um recém-nascido não pode ser abandonado e, se bem cuidado, certamente irá contribuir em muito com a sociedade”.

Projetado para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, o novo prédio é mais amplo, tem espaço de informática e outros ambientes específicos para atividades diferenciadas, salas maiores e arejadas e com iluminação mais adequada. “A nova escola vem em boa hora, pois o prédio velho não tinha mais condições de abrigar os alunos”, disse o subprefeito de Ferraz, Edivaldo José Varussa.

Benedicto Zaine

A denominação da escola Benedicto José Zaine presta homenagem a importante figura da cidade que foi bastante lembrada durante a entrega da unidade educacional. Zaine teve presença marcante na comunidade rio-clarense: foi educador, vereador, gestor público e organizador de eventos cívicos e religiosos.

O nome da escola foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, a partir de iniciativa do vereador Valdir Andreeta que, durante a inauguração, disse ter orgulho em ter nascido na zona rural e ficar feliz quando verifica um novo benefício para o homem do campo.

Andreeta elogiou Altimari por ter dado continuidade a obra, iniciada na gestão anterior.

Dona Lígia, viúva de Benedicto José Zaine, falou em nome dos familiares. “Convivi com ele por 56 anos, ele amou a escola, amou as crianças e sempre trabalhou com muito carinho. Peço a vocês, crianças, que sintam orgulho e cuidem bem desta escola, como o Dito sempre tratou a todos”, afirmou.

O vereador Farid Zaine, de Limeira, sobrinho do homenageado, lembrou que a “a vida dele foi a educação; ver uma escola se erguer quando uma outra está caindo reflete o apreço de uma administração municipal à educação”.

Do evento também participaram os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme (vice-presidente da Câmara), o deputado Aldo Demarchi, o ex-prefeito Cláudio Di Mauro, moradores de Ferraz, representantes do Clube 21 Irmãos Amigos, secretários, diretores e assessores da administração municipal.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Rio Claro
Repercussão 2
Pinheiro Alves divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT) no dia 21 de fevereiro, na Gazeta de Limeira:

FARID QUER CONSELHO DA CULTURA
Vereador Farid, mais conhecido como o... “Senhor Cultura”, sabe que criar um Conselho Municipal de Cultura é prerrogativa do prefeito e não da Câmara. Por isso, na sessão de segunda-feira, o mestre fez um requerimento pedindo ao Felizzz a criação do Conselho Municipal de Cultura e todos assinaram. “Quem senão Farid para presidir tal conselho?”. Falei sobre isso com ele e a resposta veio em forma de um sorriso enigmático.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão
Bruna Lencioni, na Gazeta de Limeira do dia 21 de fevereiro, traz notícia com o título “Nilce quer uma árvore plantada a cada bebê nascido na cidade”, divulgando projeto protocolado pela vereadora. Na reportagem, Bruna também traz observações sobre o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

(...)
Não é a primeira vez que um parlamentar apresenta proposta semelhante. José Farid Zaine (PDT) propôs, mas em requerimento à Prefeitura, a possibilidade de implantação de um projeto para doar as mudas após o nascimento dos bebês.
Ele ainda sugeriu, mas através de projeto de lei, que as concessionárias de veículos façam a doação de uma muda a cada veículo vendido aos clientes.
(...)

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Repercussão 3
Davoli na Gazeta de Limeira do 13 de fevereiro divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID
Conseguiu convencer pessoal do Plaza Shopping, e trará para Limeira uma sala de cinema em HD.

OUTRA
Conquista de Farid será o cinema alternativo, pelo menos uma vez por semana.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2
Pinheiro Alves na Gazeta de Limeira do dia 14 de fevereiro divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID ESTÁ NO FILME
Olha... mestre Farid ainda não está no filme, mas com certeza vai estar. Ele, eterno cultuador das artes, não se conforma que Limeira, com 300 mil almas, não tenha ainda uma sala cinematográfica com projeção para filmes em 3ª dimensão, chamados 3D. A moção de apelo à companhia que administra os cinemas da terrinha foi em tom veemente! “Ou vocês se atualizam, ou Limeira ficará fora da história...”. Tinha que ser o Farid.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão
Com o título “Vereador cobra sala de cinema em 3D”, o Jornal de Limeira do dia 17 de fevereiro traz reportagem que divulga a Moção de Apelo protocolada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) à empresa Arcoíris Cinemas para que acelere a instalação de uma sala com equipamento necessário à exibição de filmes em 3D no município.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Repercussão
O Jornal Cidade desta semana traz notícia com o título “Vereador cobra lei que cria o Conselho Municipal de Cultura”, divulgando requerimento em que o vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicita que o Poder Executivo crie lei do referido Conselho.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Auto de Santa Bakhita

Na última segunda-feira, 8 de fevereiro, foi apresentado na comunidade de Santa Bakhita o "Auto de Santa Bakhita". A comunidade está localizada no bairro Nova Conquista e o público aplaudiu em pé à apresentação teatral. O texto é de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Acompanhe abaixo algumas fotos do "Auto":














Créditos Foto - Fernando Quesada.
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2
Com o título “Farid pede agilidade para cinema em 3D” a Gazeta de Limeira de hoje, 10 de fevereiro, traz notícia que divulga a moção de apelo feita pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) à empresa Arcoíris Cinemas pedindo agilidade para a instalação de salas adaptadas com a tecnologia do 3D.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão
Coluna da jornalista Bruna Lencioni publicada na Gazeta de Limeira de hoje, 10 de fevereiro, divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

ALÔ CULTURA, FARID NA LINHA – O vereador José Farid Zaine quer aprovação rápida do projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Cultura para que os artistas possam conseguir ajuda financeira por meio de incentivo fiscal através do governo federal.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Farid cobra lei que cria o Conselho Municipal de Cultura


Limeira, 9 de fevereiro: Conhecido pelo trabalho desenvolvido na área da cultura, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou requerimento questionando para quando está prevista a apresentação de projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Cultura. O documento foi apresentado durante sessão dessa segunda-feira, 8 de fevereiro.

Como não é prerrogativa de vereador criar conselhos, Farid sugere que a Prefeitura apresente proposta nesse sentido. “Artistas que consultei reconhecem a importância da criação de um Conselho para propor debate intenso com o Poder Público”, defende.

Para o professor, a população poderá contribuir com novas ideias para o cenário cultural de Limeira e defender a permanência dos projetos já implantados, como os festivais de música e de teatro.

No ano passado, três projetos de lei apresentados por Farid inseriram no calendário de eventos do município o “Canta Limeira”, “FestiAFRO” e “Festival Nacional de Teatro”.

A existência do Conselho é uma das exigências para que recursos federais dirigidos à cultura possam ser direcionados ao município, segundo projeto que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – Procultura.

Agora a Prefeitura tem 15 dias para elaborar resposta. Junto do requerimento, Farid anexou cópia do projeto de lei que institui o Procultura, para estudos da Prefeitura.

Outras informações no telefone do gabinete do Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Farid quer agilidade na instalação de salas em 3D


Limeira, 9 de fevereiro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou moção de apelo à empresa Arcoíris Cinemas para que acelere a instalação de uma sala com equipamento necessário à exibição de filmes em 3D em Limeira. O documento entrou nos trâmites da Câmara na sessão dessa segunda-feira, 8 de fevereiro.

Segundo Farid, que também é cinéfilo, as grandes empresas exibidoras, vislumbrando o potencial comercial da nova tecnologia, rapidamente construíram ou adaptaram salas para exibições dos filmes em 3D. “Filme nessa dimensão deixou de ser um evento pontual para se tornar uma atração permanente”, diz.

Zaine explica na moção que um grande público limeirense migra para outras cidades em busca dessa inovação. “Nossa cidade, com quase 300 mil habitantes, possui apenas 4 salas de cinema, que merecem nossa consideração, mas precisam de atualizações urgentes no sistema de projeção, por conta de constantes problemas nas exibições, principalmente no quesito áudio”, afirma.

A moção será encaminhada à empresa Arcoíris Cinemas.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Repercussão 4
Pinheiro Alves destaca proposta do vereador professor José Farid Zaine (PDT) na Gazeta de Limeira desse domingo, 7 de fevereiro:

FARID VAI À MONTANHA
Lembram-se da frase... “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”? Farid está com um projeto que obriga agências bancárias a instalarem exposição de trabalhos de artistas de Limeira. Aguardem mais detalhes.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 3

No Caderno de Lazer, da Gazeta de Limeira do último sábado, 6 de fevereiro, os colunistas sociais Ruben & Amauri divulgam o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

CULT 1 – PROJETO * PARCEIRO DA ARTE E DA CULTURA
O vereador professor José Farid Zaine (PDT), pretende em proposta apresentada na última sessão dia 1º de fevereiro, ao menos a exposição de seis artistas por ano em todos os bancos do município. Através do projeto de lei, o vereador quer que as instituições financeiras (bancos) realizem em suas dependências exposições gerais dos artistas plásticos limeirenses.

CULT 2
Segundo o vereador, a permissão da venda das obras artísticas nas agências bancárias poderá gerar renda aos artistas plásticos já que, todos os dias, pessoas das mais diferentes classes sociais vão até o banco para realizarem suas transações financeiras. Farid pretende, através do projeto, que a Câmara conceda diploma para ser entregue às empresas que depositarem verbas no Fundo Pró-Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura, para que o Poder Legislativo possa incentivar o apoio da iniciativa privada aos projetos culturais municipais, de qualquer natureza. Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do Farid 19 3404 7550.

VEREADORES APROVAM SEMANA DO CANTO LÍRICO
Em sua justificativa o autor da propositura Farid Zaine citou a aceitação que o público limeirense teve com as apresentações de ópera, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Limeira, ocorridas no Teatro Vitória, entre os anos de 2005 e 2008. Com a “Semana do Canta Lírico” no calendário de eventos, será oferecido ao público deste gênero musical uma programação com boas opções de lazer, arte e cultura.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2

Coluna Vai & Vem, do Jornal de Limeira do último sábado, 6 de fevereiro, cita o nome do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

SÓ FILMANDO
O vereador Carlinhos Silva (PDT) pediu ao prefeito Silvio Félix (PDT) que sejam instaladas câmeras de monitoramento nos Ecopontos da cidade. A ideia é inibir o descarte de lixo irregular nos locais. Também assinaram a indicação os vereadores Farid Zaine e Silvio Brito, ambos também do PDT.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão
No caderno “Local” da Gazeta de Limeira, edição do dia 6 de fevereiro, notícia com o título “Santa Bakhita terá festa com auto de louvor à padroeira” divulga o “Auto de Santa Bakhita”, escrito pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT). O esquete terá sua estreia nesta segunda, 8 de fevereiro, às 19h30, na Comunidade de Santa Bakhita (Av. Antônio Panaro, s/nº. – Nova Conquista).

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Repercussão

Com o título “Auto retrata vida de santa africana”, o Jornal de Limeira de hoje, 5 de fevereiro, divulga o mais novo esquete de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT), “Auto de Santa Bakhita”, que conta a trajetória da santa africana Josefina Margarida Fortunata Bakhita.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Auto retrata vida da santa africana Bakhita


Limeira, 4 de fevereiro: Sofrimento, dor e uma lição de fé serão retratados no “Auto de Santa Bakhita”, esquete teatral que contará a vida da santa africana Josefina Margarida Fortunata Bakhita. Com um texto forte, emotivo e poético, escrito pelo professor José Farid Zaine, o “Auto” promete narrar, através de 33 estrofes, a história de Bakhita, que nasceu em 1869, no território de Olgossa, e morreu em 1947, sendo canonizada em 2000, por João Paulo II.

Além da religiosidade, o “Auto” leva cultura e arte às comunidades de Limeira.

No texto são narrados diversos trechos da vida de Bakhita: Aos sete anos a menina foi vendida como escrava e mesmo tendo uma coragem incomum à sua idade, fugindo de seus algozes, acabara sendo novamente capturada para cumprir sua missão, sendo torturada até encontrar em sua trajetória pessoas que incentivaram a sua fé.

“Essas histórias marcam pela fé absoluta que as pessoas carregam dentro de si e que auxilia a atravessar os piores momentos das suas vidas”, afirma Zaine.

No elenco do “Auto” estão Evandro Leite, Ariane Oliveira, Janaína Luz, Ronald Gonçales e Luis Cristiano Moraes.

A apresentação ocorre na próxima segunda-feira, 8, às 19h30, na Comunidade de Santa Bakhita, localizada na Rua Antonio Panaro, s/nº - Nova Conquista. Outras informações no telefone, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Comissão apresenta relatório final sobre estudos para o entretenimento em Limeira

Durante o Expediente da sessão camarária de segunda-feira (dia 1º), os vereadores integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes que trata das questões de entretenimento na cidade de Limeira - Silvio Brito (PDT) Presidente, José Farid Zaine (Relator), Carlinhos Silva (ambos do PDT), Antonio Braz do Nascimento – Piuí (RP) e Nilce Segalla (PTB), apresentaram o relatório final dos trabalhos da Comissão.

Esta Comissão iniciou seus trabalhos em maio do ano passado e colheu depoimentos e sugestões para o desenvolvimento do entretenimento em Limeira com os jovens. Foram ouvidos também os secretários Domingos Furgione Filho (Turismo e Eventos), Adalberto Pedro Mansur (Cultura), Antonio Alcantara Teixira Martins (Diretor Administrativo da Secretara de Esportes), Adalberto Galliani Marelli (Engenheiro do Departamento de Trânsito) e representantes do hip hop, grafite, motoclube, promotores de eventos, proprietários de bares e restaurantes entre outros.

O relator apontou na conclusão dos trabalhos da Comissão que há uma reivindicação por parte da população mais jovem a respeito de locais apropriados para lazer. “Mesmo havendo opções variadas ao longo do ano os jovens necessitam sempre de “points” específicos para seus encontros e para desfrutarem de atividades artísticas, culturais e esportivas”, destacou vereador Farid.


“A Comissão indica ao senhor prefeito a região da estação rodoviária, que num futuro próximo mudará de lugar, para que seja um local de encontro de jovens, com bares, espaços culturais, praça de alimentação, conjunto esse que seja um atrativo e concentre com segurança a juventude. E que por meio de um Projeto de Lei estabeleça incentivos aos empreendedores que, no local indicado, desenvolverão projetos e estabelecerão seus negócios”, finalizou o relator.

Júnia Mariano
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vereadores aprovam Semana do Canto Lírico





Na sessão camarária de segunda-feira (dia 1º) os vereadores de Limeira aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador José Farid Zaine (PDT), que inclui no calendário de eventos do município a “Semana do Canto Lírico”.

Em sua justificativa o autor da propositura citou a aceitação que o público limeirense teve com as apresentações de ópera, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Limeira, ocorridas no Teatro Vitória entre os anos de 2005 e 2008. Eventos estes oferecidos pelo Poder Público.

“Com a “Semana do Canto Lírico” no calendário de eventos vamos possibilitar ao publico deste gênero musical pouco divulgado uma programação com boas opções de lazer, arte e cultura”, justificou Farid.


“Com a instituição da semana do Canto Lírico vamos oficializar as apresentações deste gênero musical na cidade e poderemos quem sabe assistir a apresentação da soprano Niza de Castro Tank, que canta e encanta o mundo inteiro com sua voz”, destacou Farid.



Júnia Mariano

Assessora de Imprensa
Repercussão
A edição de hoje do Jornal de Limeira traz uma reportagem com o título "Farid quer divulgação dos artistas plásticos em bancos", divulgando projeto de lei apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) que dispõe sobre a exposição de obras dos artistas plásticos limeirenses nas agências bancárias municipais.
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Farid quer divulgação dos artistas plásticos de Limeira nos bancos

Em algumas agências exposições já podem ser conferidas por clientes, mas “trabalho é muito tímido ainda”, afirma vereador

Limeira, 2 de fevereiro: Ao menos a exposição de seis artistas por ano em todos os bancos do município é o que pretende o vereador professor José Farid Zaine (PDT), em proposta apresentada na última sessão, 1º de fevereiro. Através de projeto de lei o vereador quer que as instituições financeiras – bancos - realizem em suas dependências exposições gerais dos artistas plásticos limeirenses.

De acordo com a proposta, a exposição poderá conter obras que possam ser vendidas pelos artistas plásticos e os bancos deverão inserir placa informativa com os seguintes dizeres: “Nossa instituição mostra o apreço pelos artistas plásticos locais com exposições de suas obras. Aprecie e apoie você também, valorizando a arte e a cultura”.

A Secretaria Municipal da Cultura já realiza algumas exposições, porém não de forma constante, pois há diversas outras que ocorrem nos espaços culturais de Limeira e não há material suficiente para atender as instituições financeiras. “Esse trabalho é muito tímido ainda, queremos que os bancos fiquem responsáveis por essas exposições”, explica Zaine.

Segundo o vereador, a permissão da venda das obras artísticas nas agências bancárias poderá gerar renda aos artistas plásticos já que, todos os dias, pessoas das mais diferentes classes sociais vão até o banco para realizarem suas transações financeiras. Caso vire lei, os bancos que não oferecerem exposições terão multa de até R$ 1.585,00.

Parceiro da Arte e da Cultura
Farid pretende, através de projeto de resolução, que a Câmara conceda diploma para ser entregue às empresas que depositarem verbas no Fundo Pró-Cultural, da Secretaria Municipal da Cultura, para que o Poder Legislativo possa incentivar o apoio da iniciativa privada aos projetos culturais municipais, de qualquer natureza. O projeto chama-se “Parceiro da Arte e da Cultura”.

“Acreditamos que tal medida resultará em despertar o interesse das empresas a apoiarem as iniciativas culturais e artísticas do nosso município”, justifica o vereador.

Ambas as propostas foram encaminhadas às comissões permanentes da Câmara para receberem seus pareceres.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Repercussão 2
Pinheiro Alves na Gazeta de Limeira do último domingo, 31 de janeiro, divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

FARID QUER A “SEMANA DO CANTO LÍRICO”
Vereador, professor, compositor, cantor, arranjador, diretor de teatro, protagonista de dezenas de peças teatrais aqui na terrinha, Farid Zaine apresentou projeto de lei que institui a “Semana do Canta Lírico” na cidade, para acontecer sempre na segunda semana de setembro de cada ano. O escriba sempre torceu para que Farid voltasse a ser secretário da Cultura, mas depois eu penso... “sem ele na Câmara, quem vai falar de cultura com a sabedoria que ele tem?”.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 1

Nani Camargo no Jornal de Limeira do último domingo, 31 de janeiro, divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

SESSÃO
Alguns projetos na pauta da Câmara de Limeira de amanhã: 1) que institui em Limeira programa para beneficiar o microempreendedor (autoria do prefeito Silvio Félix), 2) autoriza o Executivo a prestar apoio financeiro aos proprietários rurais (prefeito), 3) inclui no calendário de eventos municipal a “Semana do Canta Lírico” (Farid Zaine) e 4) veta equipamentos sonoros dentros dos ônibus coletivos (Piuí).

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)