sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Esquadrilha da Fumaça estará na Festa Aviatória

A Esquadrilha da Fumaça estará mais uma vez em Limeira no próximo dia 07 de novembro, domingo, às 16h30min, no Aeródromo Municipal durante a Festa Aviatória. O evento é uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos em parceria com o Sistema Jornal de Rádio e TV, e acontece das 10h às 18h, com entrada franca.

De acordo com o secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, as apresentações da Esquadrilha da Fumaça se tornaram tradicionais na cidade. “No ano passado, havia cerca de 30 mil pessoas no evento. É um espetáculo de alto nível que atraí famílias de Limeira e região”, disse.

As demonstrações aéreas são realizadas com sete aeronaves que farão 25 sequências de manobras com 55 acrobacias no céu, enquanto um dos pilotos narra a apresentação. O modelo de avião utilizado é o T27-Tucano e o show tem 45 minutos de duração.

Além destas atrações, a Festa Aviatória terá exposição de aviões, apresentações de paraquedismo, bandas de pop rock e ampla praça de alimentação em prol das entidades assistenciais do município.

As apresentações da Esquadrilha da Fumaça são gratuitas e podem ser agendadas no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica com antecedência mínima de quatro meses. O site da Esquadrilha é http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/.




Néliane Simioni
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal de Turismo e Eventos
(19) 3495-1350
comunicacaoturismoeeventos@gmail.com
http://www.turismolimeira.com/
www.twitter.com/eventoslimeira

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Circuito Sesc traz 9 atrações culturais a Limeira

A diversidade das linguagens artísticas está contemplada com atividades nas áreas de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. O imaginário da praça como ponto de encontro e de trocas simbólicas é o eixo de uma programação que termina por intervir no espaço público e propor uma suspensão no cotidiano das cidades. Este é um resumo do Circuito Sesc de Artes, que estará em Limeira neste sábado.

Serão 9 atrações a partir das 16h, no palco do Parque Cidade, que fica no início da rodovia Limeira-Piracicaba. A entrada é franca.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, destaca a inovação e a interatividade como principais destaques nesta programação. "Teremos várias linguagens culturais ao longo de seis horas de evento, com iniciativas que primam pela interatividade com o público", disse Mansur. "Por isso, como uma das cinco cidades da região a receber o circuito, Limeira se sente honrada em acompanhar o que há de mais atual nas artes".

Quem pretende conhecer os resultados do circuito pode entrar no site www.sescsp.org.br/circuito e conhecer as ações. Seis cronistas farão relatos diários sobre as cidades visitadas, com participação especial do escritor Chico Matoso.

Veja a seguir a programação em Limeira.

16h - Eletropipas, com Bruno Vianna (RJ)

Projeto que explora o uso de materiais reciclados e acessórios diferenciados para confecção de pipas. Além disso, a pesquisa de Bruno Vianna envolve a captação e geração de sons através de sensores de movimento e microfones e a investigação artística das pipas como suporte poético. A proposta desta oficina é a construção de pipas de modelos práticos e pouco convencionais, incrementados com leds, pequenos equipamentos luminosos. Os participantes descobrem como fazer circuitos elétricos simples e adequados para o vôo. Ao entardecer, uma revoada de eletropipas decora o céu da praça. Classificação Indicativa: Livre.

16h - Os Perdidos, com a Cia. Solas de Vento (SP)

Dois personagens vão realizar uma viagem tendo como único recurso uma escada e um atlas. Com a utilização de elementos acrobáticos e de dança, os atores contam as peripécias da aventura: ora de barco, ora numa caverna, ora numa montanha gelada. Os Perdidos usam a imaginação para transformar o espaço em que estão. Solas de Vento é formado pela parceria entre Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, iniciada em 2007. Classificação Indicativa: Livre. Duração de 30 min.

16h - Jogo Acervo Sesc de Arte Brasileira

17h - "O Mundo tá Virado", com Grupo Imbuaça (SE)

No cotidiano das ruas tudo acontece. O comércio, antes restrito às feiras, hoje invade os logradouros públicos e até mesmo os lares. A sociedade do consumo exige sempre maiores espaços para vender e adquirir seus atrativos. Nesse contexto, circulam personagens que querem se dar bem a qualquer custo, não importa como. O texto, simples e de fácil comunicação, reúne três histórias adaptadas da literatura de cordel, alinhavadas pela música e pela dança folclórica. Fundado em 1977, o Grupo Imbuaça, homenagem ao embolador Mané Imbuaça, é fruto de uma série de oficinas realizadas em Aracaju e tem como elemento marcante na sua identidade a literatura de cordel e os elementos da cultura popular. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min

18h e 20h35 - Sarau do Binho (SP)

O Sarau do Binho é um encontro entre poetas, cantores, músicos e outros artistas populares que se reúnem para compartilhar a arte e a poesia. A expressão é livre tanto para aqueles que já têm obras divulgadas e livros publicados, como para os que estão pela primeira vez mostrando sua própria produção. O Sarau do Binho já se transformou em um marco importante de expressão cultural para poetas e escritores, sendo um espaço de referência cultural no Campo Limpo, na Zona Sul da capital paulista. Com Robinson Padial (Binho), Raíssa Corso, Luan de Jesus e Fabiana Teixeira. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 50 min

19h - Tormenta Eletrônica, com Luiz duVa (SP)

Em uma composição audiovisual , o videoartista e performer multimídia usa imagens do horizonte marítimo inglês para construir uma tormenta eletrônica. Desde 2003, Luiz duVa desenvolve projetos para serem apresentados em ambientes imersivos e salas de cinema. É o idealizador e diretor artístico da Mostra Live Cinema que se tornou referência nacional na linguagem e que chega a sua 4ª edição em 2010. Sua última performance, Storm, recebeu o prêmio Rumos Evento Multimidia do Itaú Cultural 2009/10. Classificação indicativa: Livre. Duração: 35 min

19h30 - Paulinho Moska (RJ)

O cantor apresenta as músicas de seu novo projeto "Muito Pouco", originado de dois discos: o Muito, com instrumentos e arranjos elaborados, e o Pouco, mais intimista. Também estão no repertório do show sucessos de sua carreira como Último Dia, A Seta e O Alvo, Pensando em Você, entre outras. Desde 1993, Paulinho Moska mantêm uma carreira sólida com mais de 10 discos lançados que levam sua assinatura nas belas melodias e letras inteligentes, sempre longe do lugar-comum. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min

20h30 - Repórter Abelha (SP), com Mariana Piza

Com a missão de descobrir quais são as referências literárias dos moradores da cidade por onde passa, um vídeo-repórter faz rápidas entrevistas sobre o que as pessoas estão lendo no momento, quais são seus poetas e escritores preferidos. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco, promovendo um encontro das respostas registradas com o público. A coordenação é de Aldo Quiroga. Classificação Indicativa: Livre

21h - "E aí, vamos dançar?", com Cia. Nova Dança 4 e banda (SP)

O público é abordado de maneira lúdica com realização de quadros cênicos através da dança, da música e da performance e é convidado para dançar no "salão" das praças ao som da banda comandada por Natália Malo, criando uma atmosfera parecida com um grande baile. A companhia iniciou seus trabalhos de pesquisa e performance em 1996, desenvolvendo desde então as possibilidades do intérprete como um criador em cena. O espetáculo é construído em tempo real e convida o espectador a ser cúmplice desse jogo imprevisível da criação. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min


Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira/SP
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Programação cultural de novembro:

Programação de NOVEMBRO 2010 – Secretaria da Cultura de Limeira


Abertura do mês da Consciência Negra.
“O QUE É CONSCIÊNCIA NEGRA PRA VOCÊ?”
De 03 a 08 - EMEIEF “Deputado Laércio Corte” - (Rua Pedro Elias, 1302 - Jardim Vista Alegre)
De 08 a 16 – E.E. “Professora Leontina Silva Busch” - (Rua Guido José Bellon, s/n - Pq. Res. Abílio Pedro)
De 16 a 22 - EMEIEF "Professora Maria Aparecida Luca Moore” - (Rua Jorge Antonio, s/n - Jardim Aeroporto)
De 22 a 30 - E.E. ”Professor José Ferraz Sampaio Penteado” - (Rua Nelson F. Silva, 181 - Jardim Novo Horizonte)
Fazem parte da exposição itinerante cartazes elaborados pelos alunos da escola E.E ”Professor José Ferraz Sampaio Penteado” além de outros materiais oriundos do DECADIE, que atende às finalidades da Lei 10.639/2003. Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e DECADIE - Departamento de Cultura Afro-Descendente e da Integração Étnica.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“INVENTA DESINVENTA” - “QUERO A LUA”
Quarta-feira, 03 às 19h30 – Teatro Vitória
Falam das relações das pessoas com suas imaginações e descobertas dos medos, como minimizar seus efeitos durante a infância. Por outro lado há o desejo de querer algo aparentemente impossível e que se torna passível de realizar quando se tem a simplicidade sublime de olhar para as coisas com ingenuidade e criatividade. Realização: Colégio Portinari de Ensino Fundamental. Direções de Juracy Soares *
Entrada: Detergente ou sabão em pó.
Classificação Indicativa: Livre.

“MOSTRA DE ESQUETES DA EMCEA”
Quinta- feira, 04 às 19h30 – Teatro Vitória
A 1ª Mostra de Esquetes da EMCEA faz parte da formação dos alunos das oficinas de teatro e tem como objetivo o exercício completo sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula. As esquetes (pequenas peças) de gêneros variados provocam a reflexão sobre temas atuais como ecologia, relacionamento humano, modernidade e consumismo, entre outros. Realização: Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e EMCEA - Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori.
Entrada: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

“FESTIVAL CULTURAL DO COLÉGIO JANDYRA”
Sexta-feira, 05 às 19h30 – Teatro Vitória
O evento consiste em apresentações diversas como música, dança, poesia, teatro e exposições elaboradas pelos alunos. Realização: Colégio Profª Jandyra Antunes Rosa. *
Entrada: 1 litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

“ESTAÇÃO CULTURA – RODA DE SAMBA”
Sábado, 06 das 14h às 18h – Estação Ferroviária
Grupos de samba da cidade se reúnem com o objetivo de difundir as diferentes vertentes do samba. Participam desta apresentação os grupos De Bobeira, Jeito de Ser, Laetare, Pagodeando e o Projeto “Vive Melhor quem Samba”. Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e DECADIE.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“FESTIVAL FANTASIA”
Sábado, 06 às 17 e às 20h – Teatro Vitória
No Projeto Fantasia os alunos tem contato com a arte por meio da música, do canto, do balé clássico, da dança moderna, do sapateado, da ginástica olímpica e do teatro. Estas atividades despertam o interesse, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades sociais e técnicas, atingindo assim as metas pedagógicas. Realização: Colégio Portal de Limeira. *
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.
Classificação Indicativa: Livre.

“CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Sábado, 06 às 17h – Praça Toledo Barros
Retreta (Concerto de uma banda de música em praça pública), sob a regência do Maestro Fernando Barreto, em comemoração aos 150 anos de fundação.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“DANÇANDO E MEMORANDO A CULTURA AFRO BRASILEIRA”
Domingo, 07 às 20h – Teatro Vitória
Nesta noite será mostrado a arte africana que é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África que faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza produzindo esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Também a religiosidade do afro-brasileiro com muita dança e música. Realização: Paróquia Santa Isabel de Portugal. *
Entrada: 1 litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

“CANÇÕES À L'ACARTE” – RITMOS NORDESTINOS
Quarta-feira, 10 às 20h – Teatro Vitória
O evento “Ritmos Nordestinos” é um resgate das tradições Nordestinas, das quais o Estado de São Paulo é um dos maiores representantes em virtude do grande número de migrantes desta região. Esse espetáculo musical terá também esquetes teatrais, poesia e artes plásticas. Realização: Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE). *
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada e com bônus da ACARTE).
Classificação Indicativa: Livre.

“IX CONCERTO DA ORQUESTRA – ANIVERSÁRIO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE LIMEIRA”
Quinta-feira, 11 às 20h30 – Teatro Vitória
Concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica de Limeira que completa 15 anos de existência, trazendo como solista o violista Victor Botene, que se destacou durante sua participação na OSLI e atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Realização: Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira.*Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

“ENCONTRO DE CORAIS”
Sexta-feira, 12 às 20h – Teatro Vitória
O Projeto Vivência da terceira idade, vinculado ao Centro de Promoção Social Municipal - CEPROSOM, oferece para os limeirenses uma noite musical com a participação do coral Harmonia e de outros corais da cidade, todos conduzidos pelo maestro Rosivaldo Mena Peres. Realização: CEPROSOM. *
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS”
Domingo, 14 das 9h às 13h - Praça Toledo Barros
Com o objetivo de estimular a prática da leitura e proporcionar que as pessoas possam trocar livros e gibis de forma gratuita, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz realiza a Banca de Troca de Livros e Gibis, que ocorre todo o segundo domingo do mês, juntamente com o “Domingo de Relíquias” na Praça Toledo Barros. Cada livro ou gibi dará direito a troca de um exemplar. Não são aceitos para efeito de troca livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, rasgados, amassados, desmontados, sujos, etc.). Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, 14 às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência de Leandro Pereira.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“PROJETO: LIMEIRA MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE”
Domingo, 14 às 20h – Teatro Vitória
Esse projeto tem uma produção diferenciada, pois conta com mudanças constantes de ritmos e dinâmica durante as músicas. As bandas Djamblê, Toc Percussivo, Casa do Timbó, Família Z/O, Projeto Salve e Povo da Oca, acompanhados dos músicos Isnard Magri e Dalba, dividem o palco do Teatro Vitória mostrando composições próprias e versões inusitadas. Realização: Banda Djamblê, Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. *
Entrada: 1 brinquedo novo ou em bom estado de conservação.
Classificação Indicativa: Livre. “QUANTO VALE SEU FILHO?”
Terça-feira, 16 às 19h – Teatro Vitória
Encontro cultural realizado pelas escolas particulares de Limeira com o tema “Quanto vale seu filho?”, que será ministrada por Lídia Lacava, mestre em educação, arte e história da cultura. Realização: Escolas Particulares de Limeira. *
Entrada: 1 litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

“AS QUATRO ESTAÇÕES”
Quarta-feira, 17 às 19h – Teatro Vitória
Quinta-feira, dia 18 de novembro às 14h – Teatro Vitória
O espetáculo reflete o elo entre o homem e a natureza numa emocionante viagem pelo planeta terra, por meio das quatro estações. Realização: APAE Limeira – EE João Ometto (Projeto APAE Cultural). *
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“TROFÉU ÉBANO”
Sexta-feira, 19 às 19h30 – Teatro Vitória
Cerimônia de premiação das pessoas que se destacaram na luta pela igualdade social e racial em Limeira. Realização: Paróquia Santa Luzia, Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“5° FESTIAFRO – FESTIVAL NACIONAL DE MPB COM TEMÁTICA AFRO”
Sábado e domingo, 20 e 21 às 19h30 – Teatro Vitória
O FESTIAFRO abre espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, que desenvolvam temas relativos à cultura afro-brasileira. Tem como objetivo fazer o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas, artistas, público que venham a valorizar a produção musical. Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e DECADIE.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Domingo, 21 às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“MISSA AFRO”
Domingo, dia 21 de novembro às 18h30 – Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Parque Nª Sª das Dores)
A missa afro reúne os elementos da Cultura Africana Cristã aos rituais tradicionais da igreja católica com o objetivo de integrar os povos. Realização: Igreja Nossa Senhora de Lourdes, por meio da Pastoral Afro, DECADIE, COMICIN e Centro de Difusão.*
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“PROJETO EMPRESÁRIO DO FUTURO - ENCERRAMENTO”
Terça-feira, 23 às 19h30 – Teatro Vitória
O projeto Empresário do Futuro visa despertar o espírito empreendedor nos adolescentes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Tem como parceiros empresas patrocinadoras, consultores voluntários e escolas estaduais participantes no ano de 2010. Realização: Instituto de Desenvolvimento de Limeira – IDELI. *
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“A BAILARINA E O LIVRO”
Quarta e quinta-feira, 24 e 25 às 20h – Teatro Vitória
O evento é sobre uma bailarina chamada Lais que mora em um orfanato. Numa noite ela estava lendo um livro quando adormeceu e sonhou que entrou na estória. Lá fez um passeio por uma floresta onde encontrou muitos bichos, e deparou com um castelo onde o rei, que fez uma festa para ela, é envenenado por uma cobra. Lais tem que achar um antídoto para salva-lo e a todos do castelo que estão paralisados. Realização: Academia Só Dança.*
Entrada: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

“VOZES DA PRIMAVERA”
Sábado e domingo, 27 e 28 às 20h – Teatro Vitória
Espetáculo de dança que retrata um cotidiano camponês. Realização: Studio de Dança Daniela Alonso. *
Entrada: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada e com bônus da academia).
Classificação Indicativa: Livre.

“2º LIMEIRAFRO”
Domingo, 28 das 9h às 22h – Escola CAIC
(Av: Vitório Bortolan, 1350 - Parque N. Sra. das Dores)
Feira cultural e de produção artística, literária, de serviços, moda e geração de emprego e renda que envolve a comunidade em todos os processos de maneira a permitir sua autonomia na sociedade. Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e DECADIE.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

“CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, 28 às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência de Leandro Pereira.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre

“ESSENCIAL NIGTH”
Terça-feira, 30 às 20h – Teatro Vitória
A academia de Dança Hard Dance apresenta seu XII Show de Danças “Essencial Night” passeia pelos musicais da Broadway, Moulin Rouge, Fama, Nine, entre outros, além do Balé Clássico de Repertório, Jazz-Americano, Flamenco, Tango, Dança de Rua, Hip Hop, Sapateado Americano, coreografias inéditas das músicas de Beyoncé, Cris Brown e muitas novidades. Realização: Academia Hard Dance.*
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

EM DEZEMBRO

“ESSENCIAL NIGTH”
Quarta-feira, 1º às 20h – Teatro Vitória
XII Show de Danças “Essencial Night” da academia de Dança Hard Dance.*
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

“FESTIVAL DE DANÇA DA EMCEA”
Quarta-feira,02 às 19h30
Quinta-feira, 03 às 19h30
Sexta-feira, 04 às 19h30
Apresentação de final de ano dos alunos de dança, jazz e balé, da EMCEA.

“MOSTRA DE BANDAS DE LIMEIRA”
Quinta-feira, 03 das 19h às 22h - Praça Eduardo Basso (ao lado do “Gigantão”)
Nesta edição o projeto traz para o público bandas de reggae e forró.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre

" UMA VISÃO DE ROMEU E JULIETA NO CIRCO"
Domingo, 05 às 19h
Realização: Aldeia Movimento Pró Cultura. *


* Todos os eventos contam com a parceria da
Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Dicas de Leitura

Comer, Rezar e Amar de Elizabeth Gilbert:
Sinopse: Em torno dos 30 anos, Elizabeth Gilbert, enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado. Foi quando tomou uma decisão radical - livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu sozinha viagem de um ano pelo mundo.

O Aleph de Paulo Coelho:
Sinopse: Neste livro, ele revela como uma grave crise de fé o levou a sair à procura de um caminho de renovação e crescimento espiritual. Para se reaproximar de Deus, o mago resolve começar tudo de novo - viajar, experimentar, se reconectar às pessoas e ao mundo, se abrindo à amizade, ao amor, à fé e ao perdão, sem medo de enfrentar os desafios inerentes à vida.

Os Sete; Tem Gente Que Não Acredita Em Vampiros de André Vianco:
Sinopse: Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo; sete cadáveres aprisionados, mas uma equipe de estudiosos decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda...
Disque-Árvore volta a ser solicitado por Farid na Câmara

Limeira, 27 de outubro:
No início de março, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) sugeriu – via Requerimento – a implantação de linha telefônica exclusiva para uso do projeto “Disque-Árvore”, para o fornecimento gratuito de mudas de árvores à população interessada. Em resposta dada pelo secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, Domingos Furgione, a ideia era oportuna, indo ao encontro da legislação ambiental e da adesão de Limeira ao Programa Município Verde e Azul do Governo do Estado de São Paulo. Porém, até o momento, o “Disque-Árvore” não foi implantado e, então, Farid fez nova cobrança na sessão desta segunda, 25.

Farid justificou no novo Requerimento que a população começou a cobrar a implantação da ideia, que traria benefícios ao meio ambiente. “A sugestão foi muito bem recebida, tanto pela população quanto pela Secretaria de Meio Ambiente”.

Numa das últimas conversas que teve com Furgione, Farid revelou que o secretário estava em estudos avançados para trazer o projeto para a cidade.

“Ele já tinha pesquisado como funcionava o serviço em outras cidades, como São Carlos”, contou o vereador.

No twitter
Segundo Farid (@faridzaine), os novos meios de divulgação do trabalho dos vereadores, como o twitter e o facebook, colaboram para que o público fique mais atento às apresentações das ideias dos vereadores no Legislativo, como Projetos de Lei, Requerimentos, Moções e Indicações.

“E quando os internautas gostam de alguma coisa, eles começam a cobrar, frequentemente, a efetivação desses serviços. Foi assim com o Vira Virou, o Jornal Oficial do Município on-line e, agora, com o Disque-Árvore”, disse o professor, referindo-se a sugestões que ele deu ao Executivo.

Outras informações podem ser obtidas no telefone de Farid, (19) 3404 7550.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vereador quer esclarecimentos à população sobre as “superbactérias”

Limeira, 26 de outubro:
Para não causar pânico e nem desinformação aos limeirenses, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) requereu da Prefeitura campanha de esclarecimento à população sobre o uso indiscriminado de antibióticos que pode levar ao surgimento das “superbactérias”, como a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemases). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 70 pessoas foram infectados no Estado de São Paulo e 24 chegaram a óbito, conforme dados do último dia 22. Em Limeira, não há nenhum caso registrado.

Segundo o parlamentar, com as notícias veiculadas na imprensa, muitas pessoas acabam se assustando e começam a procurar por informações que nem sempre são verdadeiras. “A Secretaria da Saúde, não tenho dúvida, vai acatar minha ideia, no sentido de fazer uma campanha para que a população mantenha-se informada sobre o assunto e, claro, protegida”.


Maneiras para evitar o contágio:

> Evitar o contato direto com pacientes infectados;
> Lavar as mãos antes e depois de ter contato com pacientes infectados;
> Não abusar de antibióticos e apenas tomá-los com orientação médica;
> Evitar tocar as superfícies hospitalares, como camas, portas e paredes.

Fonte: Portal R7


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Farid pede que Prefeitura interceda em empresa para expansão de internet no Morro Azul

Limeira, 26 de outubro:
Depois de receber em seu gabinete parlamentar universitários e moradores da região da Universidade de Campinas (Unicamp), instalada no Morro Azul, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicitou empenho, via Requerimento, da Prefeitura para que interceda no plano de expansão da empresa NET nessas imediações. O documento foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 25.

De acordo com o vereador, pessoas reclamaram da necessidade de que os cabos de serviços à internet da empresa NET cheguem até a região da Unicamp, devido à importância do uso dos serviços. No Requerimento, Farid citou que alguns cabos já estão próximos ao local, o que leva a acreditar que existem planos de expansão por parte da empresa.

“Tenho certeza que é de interesse da empresa a expansão desses serviços para poder garantir que as pessoas dessa região tenham acesso à internet”, disse Farid.

O Requerimento foi enviado à Prefeitura que deve tomar providências em até 30 dias. Outras informações podem ser obtidas no telefone de Farid, (19) 3404 7550.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Limeira recebe “Circuito SESC de Artes” no Parque Cidade


Limeira recebe neste sábado, 30 de outubro o “Circuito SESC de Artes”, das 16h às 22h no Parque Cidade. É a terceira vez que Limeira recebe a iniciativa, realizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio). O evento, com entrada gratuita, recebe grandes nomes das artes, misturando arte cênica, literatura, arte visual, poesia, circo, dança, cinema e música num só espaço.


O Circuito SESC de Artes vem percorrendo, desde 19 de outubro, 88 cidades do interior, litoral e grande São Paulo, com participação de mais de 200 artistas e 200 outros profissionais em seus 20 dias de programação. Circulam trabalhos de grupos renomados, shows para todas as idades, além da interação e integração ao universo da produção artística, aproximando poéticas e pessoas nos espaços urbanos das cidades por onde o projeto passa.


Entre as atrações programadas para Limeira estão “Os Perdidos”, Jogo do Acervo SESC de Arte Brasileira, “O mundo tá virado”, “Sarau do Binho”, “Tormenta Eletrônica”, “Repórter Abelha”, “E aí, vamos dançar” e finalização com show do cantor Paulinho Moska. A programação completa e outras informações sobre o evento estão no site do SESC/SP – www.sescsp.org.br/circuito


Confira a seguir a programação:

ATIVIDADES

LITERATURA
Sarau do Binho
Poetas, cantores e músicos se revezam de forma livre para mostrar sua arte. Uma pequena biblioteca convida o público a se aventurar por novas leituras.

CIRCO
Os Perdidos
Com Solas de Vento
Com o uso de uma escada e elementos acrobáticos, os personagens criam as cenas.

ARTES VISUAIS
Eletropipas
Com Bruno Vianna
Confecção de pipas com o uso de leds, pequenos equipamentos luminosos.

TEATRO
O Mundo tá Virado
Com Grupo Imbuaça
O espetáculo aborda a questão do ambulante e retrata o consumismo e a figura do anti-herói.

MÚSICA
Paulinho Moska
No show Voz, Violão e Efeitos, Moska apresenta sucessos de sua carreira e canções de seu novo projeto: Muito Pouco.

ARTEMíDIA
Tormenta Eletrônica
Com Luiz Duva
Na composição audiovisual, Luiz Duva usa imagens do horizonte marítimo inglês para construir uma tormenta eletrônica.

DANÇA
E aí, Vamos Dançar?
Com Cia. Nova Dança 4 e Natália Malo
Os bailarinos abordam o público e os convidam a dançar ao som da banda comandada por Natália Malo.

Horário
Das 16h às 22h. Grátis.


Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira
10ª Festa Alemã de Limeira


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Homenagem Póstuma - Rua de Limeira receberá o nome de João Marcondes Oliveira Filho


Os vereadores de Limeira aprovaram durante a sessão camarária desta segunda-feira (dia 25) o Projeto de Lei de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) “que perpetua o nome de João Marcondes de Oliveira Filho em uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos de nossa cidade”.


Em sua justificativa Farid cita o trabalho e dedicação do senhor João pelo fortalecimento da cultura em Limeira. “Especialmente na área da música, participando de diversos grupos, das Corporações Musicais Henrique Marques e Arthur Giambeli. Com esta proposta pretendemos homenagear o senhor João Marcondes de Oliveira Filho de forma merecida, sendo exemplo para as gerações futuras. João foi uma pessoa que viveu para a música e pela música”.


BIOGRAFIA

João Marcondes de Oliveira Filho era natural de Limeira. Fez o curso primário na Escola da Boa Morte e ginasial no Colégio Santo Antônio onde iniciou o estudo de música. Continuou os estudos de música com os maestros Mário Tintori e Orlando Puzone .


Na Orquestra Sinfônica do "Nosso Clube" estudou contra-baixo com o maestro Van Del Brand. Tocou ainda na Banda "Henrique Marques" e depois na "Arthur Giambelli". Tocou em muitas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e também em muitas cidades do interior ajudando a levar o nome de Limeira para vários recantos.


Ganhou o "Concurso do Quarto Centenário" da cidade. Formou sua própria orquestra para a fundação do Clube Veteranos de Limeira. Com a "Orquestra Marcondes" fez bailes de diversas cidades como: São Joaquim da Barra, Piracicaba, Americana, Holambra. E também tocou por vários anos nos carnavais populares organizados pela Prefeitura de Limeira.


Deu aulas de músicas na sede da Banda Arthur Giambelli, em casa a noite e aos sábados. Ministrou aulas de músicas no Centro Cultural no prédio da Escola Coronel Flamínio organizado pela Prefeitura Municipal de Limeira, onde transmitiu a arte musical para alunos de várias idades.


João trabalhou com o pai na padaria da família, teve funilaria e hidráulica, depósito de sucatas , mas , nunca deixou a música. João Marcondes de Oliveira Filho faleceu em 22 de Maio de 2008 na Santa Casa de Limeira, aos 78 anos.


Junia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
Repercussão 2

Jornal Notícias do Povo da 4ª semana de outubro destaca atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Matéria com o título “Vereador Farid apresenta projeto de melhorias” divulga requerimentos com questionamentos e sugestões, feitas por Farid ao Executivo, solicitando melhorias ao Jardim Aeroporto.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Folha Cidade Interior referente aos dias de 23 a 29 de outubro destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Matéria com o título “CPP foi homenageado com Diploma de Gratidão” divulga homenagem, de autoria de Farid, ao Centro do Professorado Paulista (CPP), através da entrega do Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e Medalha Mérito Cívico XV de Setembro Ordem de Tatuiby. O evento aconteceu na quinta-feira, 21 de outubro.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Repercussão 2

Gazeta de Limeira do último sábado, 24, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID QUER BOLSA CULTURA

Se já temos o “Bolsa Família”, “Bolsa Creche”, “Bolsa Transporte” e outras que nem Deus sabe, por que não o “Bolsa Cultura”? E foi o mestre Farid que deu a ideia através de requerimento ao prefeito Felizzzzz, criando também em Limeira o “Bolsa Cultura”, que irá ajudar estudantes carentes, mas comprometidos com as artes. Diz o vereador: “Há jovens que deixam de expressar sua forma de cultura por falta e dinheiro! A prefeitura daria o vale transporte e um valor para custear a alimentação”. Vereador Farid Zaine vai passar por nossa história como o homem público que mais trabalhou (e bem) pela cultura da cidade.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão



Veja “CineArt” do último sábado, 23, publicado na Gazeta de Limeira. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:




A THING OF BEAUTY IS A JOY FOREVER

Por José Farid Zaine
farid@limeira.com.br
twitter.com/faridzaine


Quando tive o primeiro contato com a poesia de John Keats fiquei fascinado por este verso, “a thing of beauty is a joy forever”, que sempre passei a citar. Nunca vi uma tradução em português que fizesse jus à sua grandeza. Eu mesmo tentei muitas vezes,não traduzi-lo literalmente,claro, e sim recriá-lo num poema... mas nunca fiquei completamente satisfeito. Resolvi preservá-lo sempre assim, no original, para não destruir sua beleza. O poema, que abre o livro Endymion, de Keats, já foi objeto de estudo de milhares de pesquisadores da literatura inglesa e gerou as mais diversas interpretações, sendo ponto de partida para profundas reflexões sobre a beleza, sobre a arte. Lendo recentemente um artigo de Heron Moura na internet, ele diz que “não é a obra em si que é eterna no poema de Keats, é a sua fruição...como pode uma fruição ser eterna?” Esse pensamento pode gerar uma discussão sem fim...O que é eterno, na verdade: a obra de Botticelli, A Alegoria da Primavera,preservada num objeto material, que é o quadro, ou o instante de encantamento diante dela? Mas vamos ao motivo de nosso artigo, o filme “Brilho de Uma Paixão” (Bright Star), de Jane Campion, a diretora neozelandesa que ganhou a Palma de Ouro em Cannes com “O Piano”. A história do amor entre o poeta inglês John Keats e a jovem Fannie Browne, estudante de moda, poderia parecer uma coisa chata. Moda e poesia, no entanto, resultaram num filme de visual arrebatador, e os versos de Keats e os fios dos bordados e franjas de Fannie vão tecendo um romance encantador. O leitor imaginará que, sendo uma história de amor cheia de percalços, paixão candente, separações dolorosas, a trilha sonora sublimará os momentos mais belos...Quem imagina “Romeu e Julieta”, de Franco Zeffirelli, sem imediatamente se lembrar de “A Time For Us”? Impossível visualizar o amor de Larissa e Jivago em “Doutor Jivago”, sem que sons guardados no cérebro recomponham o “Tema de Lara”...Aqui, não. Em “Brilho de Uma Paixão”, a trilha sonora é mínima. Nos momentos do mais intenso romantismo, são os versos de Keats que fazem a trilha sonora...é deles que vem a musicalidade que perpassa pelas cenas, como se fossem música. Quando os jovens amantes andam pela floresta, não há violinos pelo ar, nem um oboé solitário, nem um cello...o som é o dos passos sobre as folhas, do vento nas árvores, da água no riacho. Eu adoro trilhas sonoras, sou fã da música de cinema, que já nos deu tantos momentos de genialidade e pura beleza. Neste filme, no entanto, a música presente é de alta qualidade, mas os silêncios cortados pela poesia são os que, paradoxalmente, falam mais alto...Quando fui ver o filme, fiquei curioso para ver em que situação veria surgir “a thing of beauty is a joy forever”, e é logo no primeiro contato de Fannie Browne com um livro de seu amado que aparece o verso: é a primeira coisa dele que ela lê...e a cena é linda!

“Brilho de Uma Paixão” nos remete, através de sua beleza plástica, construída com excelente fotografia e brilhante direção de arte, à Inglaterra do início dos anos 1800, para o diferente e irresistível romance entre um poeta e uma modista. Os figurinos são primorosos, principalmente os originais vestidos de Fannie, e isso levou o filme à uma indicação ao Oscar nessa categoria.
Todo o elenco é muito bom, mas o casal central foi uma escolha extremamente cuidadosa e acertada da diretora. A intérprete de Fannie é Abbie Cornish, no auge de uma beleza vigorosa, contraste perfeito com a fragilidade de Keats, captada com maestria por Ben Whishaw.

Mergulhar no romance delicado e trágico de John Keats e Fannie Browne exigirá um ambiente sereno: sala escura, silêncio completo, e nada de pipocas e latas de refrigerante, tudo para entrar no clima de beleza e calma do filme, ainda que a poesia pulse a todo instante, retirando o véu que recobre a turbulência da paixão e a dor causada pelo amor.

“Brilho de Uma Paixão” é um lançamento recente em DVD, mas a obra de Jane Campion pode ser avaliada com uma revisão de seu filme mais famoso, “O Piano”, de 1993, premiadíssimo no mundo todo, incluindo 3 Oscars (Melhor atriz para Holly Hunter, melhor atriz coadjuvante para a então menina de 11 anos,Anna Paquin, e Melhor Roteiro Original). Anna Paquin é hoje aquele mulherão de True Blood...

“Brilho de Uma Paixão” está recomendado...com um desafio aos meus leitores: quem me enviará a tradução definitiva para meu verso favorito de John Keats, “a thing of beauty is a joy forever” ?


SERVIÇO


“Brilho de Uma Paixão” (Bright Star), Reino Unido/Austrália/França, 2009, Drama, direção de Jane Campion, 119 min, PlayArte. Disponível em DVD e Blu-Ray.

“O Piano” (The Piano), Austrália/França, 1993, Drama, 120 min, Disponível em DVD e Blu-Ray.




Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CPP recebe Diploma de Gratidão de Limeira


O Centro do Professorado Paulista foi homenageado nesta quinta-feira (dia 21) pelos vereadores de Limeira.



O Diploma de Gratidão da cidade de Limeira e a Medalha Mérito Cívico XV de Setembro – Ordem de Tatuiby foram entregues à presidente da sede regional de Limeira do CPP, professora Doracy Alves da Costa Arcaro.



“Não tem pessoa melhor para representar o Centro do Professorado Paulista do que a professora Dora Arcaro. Ela é o CPP em Limeira, trouxe esta entidade para o município há 27 anos e desde então sempre realizou atividades importantes para a educação e cultura de nossa cidade. Dora também faz parte das decisões do CPP em nível estadual. É uma vida ligada ao CPP”, destacou o autor da propositura, vereador professor José Farid Zaine (PDT).



Durante a solenidade, Dora Arcaro apresentou aos vereadores e ao público presente uma mensagem do presidente da sede Central do CPP, José Maria Conselheiro. A professora também agradeceu a homenagem. “São 27 anos de lutas, conquistas e decepções e saudades. Agradeço aos diretores de hoje, aos funcionários e a todos que já passaram pelo CPP. Agradeço ao Farid, com quem fiz muitas parcerias como: festivais, concursos entre escolas e o nosso tão querido Canta Limeira. Obrigada por esta homenagem”.



A primeira-dama, Constância Félix, representou o prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), na cerimônia. “É uma honra participar deste momento em que o Centro do Professorado Paulista recebe o Diploma de Gratidão. Parabéns Dora Arcaro pelo trabalho realizado no CPP, lutando pela qualidade da educação e pelo reconhecimento e valorização dos professores, proporcionando a esta classe meios de crescimento profissional e intelectual”.



“Ser professor é ser herói, profissional que ensina com amor e dedicação. O CPP é uma entidade que merece esta homenagem, que trabalha para o bem-estar dos professores”, disse Elza Tank (PTB).



O vice-presidente da Câmara Municipal de Limeira, Dr. César Cortez (PV), que presidiu a solenidade, agradeceu a presença de todos e parabenizou Dora Arcaro pela honraria. “Parabéns pelo trabalho realizado no CPP e por todas as ações desenvolvidas para o crescimento e valorização desta classe”.



O vereador Mário Botion (PR) também esteve presente na cerimônia.

Os parlamentares: Almir Pedro dos Santos (PSDB), Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), Miguel Lombardi (PR), Nilce Segalla (PTB), Paulo Hadich (PSB), Raul Nilsen Filho (PMDB), Ronei Martins (PT) e Silvio Brito (PDT) justificaram a ausência.



CPP

O Centro do Professorado Paulista (CPP) – sede regional de Limeira – foi instalado em 1983 e atualmente localiza-se no Largo José Bonifácio, 63 – Centro.

Seus objetivos são de promover a união do magistério, defender as justas aspirações dos associados e da classe em geral, proporcionar aos seus sócios meios de elevar a cultura profissional, intelectual, física, moral e cívica.

O Centro do Professorado Paulista (CPP) apoia eventos importantes como o Festival de MPB nacional “Canta Limeira” no Teatro Vitória, o Festival de Teatro entre escolas, o "Vira Virou - Virada Cultural Limeirense", a Gincana Ecológica entre escolas, os saraus de poesias na sede e nas escolas, com a finalidade de estimular a criatividade dos jovens e concursos de contos e poesias entre outros.

O CPP possui ainda a Biblioteca de Poesias “Valdir Salviati” e abriga em sua sede a Sociedade Literária Limeirense.

O Centro do Professorado Paulista organizou o lançamento de vários livros de poesias no município de Limeira, incentivando o habito da leitura entre as pessoas.


Carla Pizani
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 22 de outubro, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT), na coluna Vai & Vem, assinada pela jornalista Nani Camargo:

HOMENAGEM

Ocorreu na Câmara de Limeira, ontem, a entrega do “Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha e Mérito Cívico XV de Setembro – Ordem de Tatuiby” ao Centro do Professorado Paulista (CPP) pelos 80 anos de atividades no Estado de São Paulo e pela atuação em Limeira desde 1983 na pessoa de sua diretora, professora Doracy Alves da Costa Arcaro. A iniciativa partiu do vereador Farid Zaine (PDT), que também é professor.

SERVIÇO INACABADO
E falando em Farid, esta semana, ele fez um requerimento para a prefeitura cobrando a poda de mato em uma praça no Jardim Piza. Ele apontou que o Executivo atendeu a um pedido seu em colocar mesas e bancos na tal praça, porém, algo ficou pelo caminho: o mato. E os moradores reclamaram, claro.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

2011:Representantes do Executivo apresentam previsões orçamentárias

Os vereadores integrantes da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, José Farid Zaine – Presidente (PDT) e Mário Botion – Secretário (PR), acompanharam nesta quarta-feira (dia 20) a Audiência Pública sobre o Projeto de Lei 280/10 de autoria do Prefeito Municipal, “ que estima receita e fixa despesa do Município para 2011”.

A audiência foi dividida em cinco momentos para direcionar as discussões com os seus respectivos representantes do Executivo. Educação e Cultura; Saúde e Saneamento; Assistência (Ceprosom) e Previdência; Habitação e Urbanismo; Transportes.

A audiência foi transmitida em tempo real pelo site da Câmara (http://www.camaralimeira.sp.gov.br/). Na parte da manhã a audiência foi acompanhada pelos vereadores Ronei Costa Martins (PT), Silvio Brito (PDT) e por um público de 30 pessoas, na parte da tarde estavam no Plenário “Vereador Vitório Bortolan” apenas representantes do Executivo.

Vereador Raul Nilsen Filho (PMDB), que é integrante desta Comissão Permanente, justificou sua ausência a esta audiência.

Educação e Cultura

André Ricardo Basso (Diretor de Planejamento Orçamentário) falou sobre o projeto de maneira geral e na sequência o representante da Secretaria da Educação, Dirceu de Freitas falou da previsão dos gastos da Secretaria e dos investimentos previstos com reformas, ampliações e construções voltadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Na oportunidade Freitas citou a expectativa de aumentar o número de crianças atendidas pelo programa Bolsa Creche, que hoje atende 783 crianças. “A previsão é de aumentar o número de atendimentos para 900 em 2011”.

Adalberto Pedro Mansur (Secretário da Cultura) esclareceu que o orçamento para 2011 será dividido em quatro itens: patrimônio cultural, biblioteca “Livro Aberto”, inclusão cultural e obras (restauração do Palacete Levy, revitalização das casas na baixada, finalização das obras do Museu entre outros).

Na oportunidade os senhores Marcos Lima e Hamilton Pereira esclareceram suas dúvidas sobre o trabalho que a Secretaria faz para aproximar o jovem e estudante da cultura e arte.

Saúde e Saneamento

Rodolfo Davi Campos (Secretaria de Saúde) ressaltou que o orçamento desta pasta será dividido em cinco blocos, conforme as diretrizes impostas pelo Ministério da Saúde que visa desburocratizar os programas. Atenção básica; de média e alta complexidade; farmácia, vigilância e PSF. “A expectativa é de aumentar em 2011 para 12 equipes de PSF e também iniciar a obra do SAMU, que já está licitada e aguarda o termo de posse para iniciar as obras”.

Na questão do Saneamento, Armando Cecato (SAAE) destacou os projetos de macrodrenagem e microdrenagem, preservação do meio ambiente, Plano Municipal de Saneamento Básico que está em estudo.

Assistência e Previdência

Mário Donizetti de Jesus (Ceprosom) citou a atuação do Restaurante Popular que por mês fornece 17 mil refeições ao preço de R$ 2,50 (cada) e sobre a quantidade de cestas básicas distribuídas pelo Ceprosom à população carente são, segundo Donizetti, mil cestas por mês. Ao ser questionado sobre a atuação do Ceprosom com o dependente químico Donizette respondeu que o Ceprosom está atento a programas e ações para atender o dependente químico.

Francisco Eberl (Previdência) falou das expectativas do instituto para 2011. “Estamos com saldo positivo e acreditamos que vamos manter dentro deste patamar. A previsão é de superávit para 2011”.



Habitação e Planejamento

Antonio Custódio (Secretário) falou do orçamento a ser gasto em suas áreas de gestão.

Celso José Gonçalves (Obras) informou da necessidade de adquirir equipamentos e investir em treinamento do pessoal, em especial dos operadores de máquinas.



Transporte

Rodrigo Oliveira (Secretário) falou dos programas que serão desenvolvidos ao longo de 2011 com os programas Transporte Coletivo e Sinal Verde.

“Transporte Coletivo prevê a construção do terminal, operação do sistema de transporte e ampliação e conservação de cobertura de ponto de ônibus. O sinal verde prevê a implantação do estacionamento vertical, sinalização horizontal e vertical, operação da praça de pedágio e estudo, pesquisa e fiscalização do sistema viário do município”.


Junia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
CPP será homenageado com Diploma de Gratidão

Acontecerá hoje (dia 21) no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”, a entrega do “Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e Medalha e Mérito Cívico XV de Setembro Ordem de Tatuiby” ao Centro do Professorado Paulista (CPP), pelos 80 anos de atividade no estado de São Paulo e pela atuação em Limeira desde 1983, na pessoa de sua diretora, professora Doracy Alves da Costa Arcaro.

Em sua justificativa o vereador professor José Farid Zaine (PDT), autor da propositura, descreveu o trabalho realizado no CPP, desde sua fundação, sem fins lucrativos, e sempre objetivando a promoção da união do magistério, amparando e defendendo as aspirações desta classe.

“Foram e são muitas as lutas. O CPP busca proporcionar aos seus associados a elevação da cultura profissional, além de representar a classe perante os poderes constituídos, autoridades públicas, empresas privadas, na luta por medidas do interesse do magistério”, justificou Farid.

Professora Doracy Alves da Costa Arcaro (veja currículo) está no comando do CPP e trouxe grandes conquistas para o Centro que tem grande participação da comunidade limeirense, atuando na área social e cultural, com trabalho ininterrupto pela educação de qualidade.

Segundo Farid, com esta homenagem a Câmara de Limeira vai cumprir seu papel, valorizar as instituições de destaque em nossa cidade pelo exemplo que oferece para a sociedade, é o caso do CPP, cuja gratidão do povo de Limeira, ficará eternizada no Poder Legislativo.

A sessão solene será transmitida em tempo real pelo site www.camaralimeira.sp.gov.br



Histórico CPP – Centro do Professorado Paulista

Regional Limeira




O CPP- sede regional de Limeira - foi instalado em 1983 e atualmente localiza-se no Largo José Bonifácio, 63 no Centro.

Os objetivos do CPP são: Promover a união do magistério, defender as justas aspirações dos associados e da classe em geral, proporcionar aos seus sócios, meios de elevar a cultura profissional, intelectual, física, moral e cívica.

Eventos importantes realizados com o apoio do CPP:

Festival de MPB nacional "Canta Limeira", no Teatro Vitória;

Festival de Teatro entre escolas;

Gincana Ecológica entre escolas;

Saraus de poesias na sede e nas escolas, com a finalidade de estimular a criatividade dos jovens;

Concursos de contos e poesias; e muitos outros.

O CPP possui a Biblioteca de Poesias "Valdir Salviati", também abriga na sede a Sociedade Literária Limeirense.

O CPP organizou o lançamento de vários livros de poesias no município de Limeira, incentivando o hábito da leitura entre as pessoas.



A entidade tem o seu próprio estatuto, que é registrado em Cartório, com suas devidas atualizações, onde estão previstos os direitos e deveres dos associados; cargos e funções dentro do CPP entre outros.





Currículo

Doracy Alves da Costa Arcaro é professora, trabalhou como auxiliar de direção em diversas escolas. Foi diretora da escola estadual Brasil, em 1975 e secretária da Educação de Limeira entre 1989 e 1992. Em 2005, voltou à direção do CPP - regional de Limeira - posto que mantém até a data atual.


Junia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
festiAFRO acontece em novembro

Limeira, 21 de outubro:
Pioneiro do gênero no país, o Festival Nacional de MPB com temas relativos à cultura afro-brasileira, festiAFRO, chega nos dias 20 e 21 de novembro, no Teatro Vitória, às 19h30, para agitar programação cultural de Limeira, além de incentivar, divulgar e consagrar as raízes africanas da cultura musical brasileira, com entrada franca. A realização é da Prefeitura, Secretaria da Cultura e Departamento de Cultura Afro-descendente e de Integração Étnica (Decadie).

Foi o vereador professor José Farid Zaine (PDT) o idealizador do projeto, no ano de 2005, quando era secretário da Cultura, criado com o objetivo de abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira (MPB) de todo o país. “Criar o FestiAfro foi um dos meus maiores orgulhos e uma conquista significativa para a cultura afro-descendente, pois o festival já é até copiado, sinal do reconhecimento de sua relevância”, disse o professor.

O parlamentar contou que uma das primeiras providências que tomou quando voltou a atuar na Câmara, foi transformar o festiAFRO em Lei (nº. 4.446, de 10 de outubro de 2009). “Foi uma forma que encontrei de o Festival sobreviver no calendário de eventos do município independente dos governos”, completou. Com a Lei, segundo Farid, a sociedade pode cobrar de forma mais contundente a efetivação por parte do Executivo.

O evento afro teve edições nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2009.

Para o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, as letras das composições inscritas conterão a história e a cultura do povo afro-descendente, tão importante para a formação do povo brasileiro. “A valorização da liberdade e a condenação ao preconceito são temas que também se enquadram no objetivo do Festival”, afirmou.

Segundo regulamento publicado nesta quinta-feira, 21, no Jornal Oficial do Município, serão R$ 10 mil em premiações, divididas nas classificações de 1º ao 5º lugar – categoria nacional -, três melhores músicas de Limeira, melhores letra e arranjo. Como forma de incentivar a vinda de artistas de outras regiões do Brasil, a Secretaria da Cultura vai oferecer ajuda de custo de R$ 200 a R$ 400, de acordo com a distância dos municípios interessados em participar.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de novembro, no Decadie (Praça João Pessoa, s/nº. – Centro – Limeira / SP). São necessários, para tentar vaga no festiAFRO, ficha de inscrição devidamente preenchida, gravação da música em CD, cópias digitadas de cada letra e mapa de palco. As inscrições são gratuitas.

Nesta edição, haverá semifinal única com as músicas classificadas, em que serão apresentadas 16 músicas (10 de todo o Brasil e seis de Limeira). Destas, serão classificadas para a grande final oito músicas: cinco da categoria nacional e três limeirenses.

A Secretaria da Cultura revelou que está em contato com a vencedora do Canta Limeira 2010, Rute Glória, para que faça show especial na final do Festival. A escolha do nome agradou o idealizador do projeto. “Rute é muito querida pelo público de Limeira e merece trazer um show só seu para dar ainda mais brilho a esse evento, por isso acho a escolha da Secretaria da Cultura completamente acertada”, afirmou Farid.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do Decadie, (19) 3453 9009, ou no e-mail: festiafrolimeira2010@hotmail.com.




Imagem do festiAFRO de edições anteriores. Créditos - Divulgação.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Na Gazeta de Limeira de hoje, 21 de outubro, artigo “Despertando interesses”, de Roberto Lucato, traz citações dele sobre Requerimento apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) que sugere a criação da Bolsa-Cultura Municipal às pessoas carentes que fazem os cursos de artes gratuitos oferecidos pelo Poder Público, depois de análise de situação de renda.

“O Requerimento do professor Farid merece muita atenção, tentando estreitar os laços que podem determinar o incremento cultural da cidade não apenas agora, mas assegurá-lo nu futuro”, Lucato.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Repercussão 2

Gazeta de Limeira de hoje, 20 de setembro, divulga requerimento apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), sobre o “Bolsa-Cultura”. O título da notícia, assinada pela jornalista Bruna Lencioni, é: “Farid sugere Bolsa-Cultura em Limeira”.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 20 de setembro, divulga requerimento apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), sobre o “Bolsa-Cultura”. O título da notícia, assinada pela jornalista Stefanie Archilli, é: “Vereador que Bolsa-Cultura”.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Flash



Vereador Farid Zaine (PDT) ao lado do músico Hudson:



Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Bolsa-Cultura é sugerida para pessoas carentes

Limeira, 19 de outubro:
Para dar apoio a pessoas que buscam o aprendizado das linguagens artísticas nas escolas de arte mantidas pelo Poder Público, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) sugeriu, através de Requerimento, a criação de uma Bolsa-Cultura Municipal, que consiste em, após análise das condições financeiras da família, a Prefeitura destinar ao estudante de artes um valor que cubra as despesas de transporte e alimentação para os dias em que teria que se deslocar ao local das aulas.

Para Farid, por falta de condições, muitos talentos podem ser perdidos. “Há jovens que deixam de aprimorar sua forma de expressão por falta de dinheiro, a Bolsa sugerida é uma forma de incentivá-los a continuar no caminho das artes”, completou.

A Prefeitura tem até 30 dias para se manifestar sobre o assunto. Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete de Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Local para lazer da Vila Piza recebe manutenção em bancos e mesas

Limeira, 19 de outubro:
Espaço nas imediações da Praça Adirson Vieira, localizado entre as Ruas Estudante Mário Roland e Luiz Tank, na Vila Piza, recebeu novas mesas e bancos e a manutenção das antigas, depois de pedido protocolado, por meio de Requerimento, pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT). O documento entrou em tramitação no final de agosto e a solicitação foi atendida pelas secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e Obras e Serviços Urbanos.

Segundo Farid, que durante anos lecionou na Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi - localizada no bairro - diversos moradores da região buscaram ajuda do Legislativo para que os bancos e as mesas fossem consertados pelo Executivo. “É um espaço interessante, que recebe muitas pessoas, principalmente por estar tão próximo ao Pozzi”, disse.

Na sessão desta segunda-feira, 18, Farid protocolou também Indicação em que solicita a poda do mato do espaço.

Outras informações podem ser obtidas no telefone de Farid, (19) 3404 7550.



Bancos e mesas após manutenção feita pela Prefeitura. Créditos - Ronald Gonçales.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Repercussão 3

Folha Cidade Interior divulga notícia com o título “Farid sugere melhorias ao Jardim Aeroporto”, sobre requerimento apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) que cobra estudo paisagístico para ser aplicado na rotatória que se encontra na Avenida Lauro Correa da Silva e o recapeamento da Avenida Antonio de Luna, além de consertos dos desníveis existentes nas valetas da avenida.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2

Neste sábado, 16 de outubro, na Gazeta de Limeira, a coluna “CineArt” abordou alguns filmes inspirados em obras de Mário Vargas Llossa. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:

Éééééééééé.......do PERU!

Por José Farid Zaine
farid@limeira.com.br
twitter.com/faridzaine

Imaginem se o anúncio do Nobel de Literatura fosse feito por Galvão Bueno. Em 2010 ele não gritaria Éééééé´....do Brasil, mais uma vez, e íamos ficar com o ouvido impregnado de Ééééééé...do Peru, pois é de lá que veio esse gênio da literatura universal, felizmente – para nosso orgulho – latino-americano, Mário Vargas Llosa. Vamos ficar aguardando nossa vez, quem sabe para dar visibilidade internacional à obra maravilhosa de Ferreira Gullar, cujo mais recente lançamento, Em Alguma Parte Alguma, é uma pequena obra-prima. Anunciado na semana passada, o Prêmio para Vargas Llosa é merecidíssimo. Ele é traduzido no mundo inteiro, sempre com enorme sucesso de vendas. Quem não conhecia, vai procurar suas obras agora, pelo apelo incontestável do Nobel. Meus livros favoritos dele são:

1- A Cidade e os Cachorros, cujas primeiras edições brasileiras tinham o título de Batismo de Fogo, e agora saem com a tradução do original, La Ciudad y Los Perros. Em 1985 houve uma versão para o cinema, dirigida por Francisco Lombardi.

2- Pantaleão e as Visitadoras, que originou o filme homônimo disponível em DVD, outra direção de Lombardi, um dos mais conhecidos cineastas peruanos.
3- Tia Julia e o Escrevinhador, filmado pelo britânico Jon Amiel, mas não lançado em DVD por aqui.

Outro livro de Llosa, “A Festa do Bode”, originou o filme “O Ditador”, o mais recente lançamento em DVD baseado em uma obra dele, que pode ser facilmente encontrado nas locadoras. O nome do diretor, que nasceu em Lima? Luis Llosa...No elenco Isabella Rossellini, num drama político sobre o monstruoso ditador Trujillo, da República Dominicana.

Quando li “A Cidade e os Cachorros” eu me apaixonei imediatamente pela literatura de Mario Vargas Llosa. Isso foi há muito tempo, na época em que eu cursava a Faculdade, mas foi o livro que me levou a seguir os lançamentos do escritor peruano e a fazer deles presentes para amigos, que eu queria que compartilhassem comigo o prazer dessa leitura. “Tia Julia e o Escrevinhador” me apresentou uma das personagens mais intrigantes da literatura latino-americana, Pedro Camacho, assim como “Pantaleão e as Visitadoras” me introduziu ao universo espantoso de Pantaleão Pantoja, membro do exército peruano levado a realizar uma complicada tarefa, a de levar “calma” a soldados peruanos em missão na Floresta Amazônica, e que andavam em “ponto de bala” com a falta de sexo que tinham de suportar. O Capitão Pantaleão, conhecido por sua exemplar conduta no Exército e na família, é incumbido de criar um tal serviço de “visitadoras” para os soldados, e ele realiza a tarefa com tamanho empenho, que isso passa a ser um problema para a imagem do Exército, já que a ação, diante do sucesso, não pode mais ser ocultada. O Próprio Pantaleão verá sua vida e seu casamento balançados por uma Colombiana estonteante. Uma história dessas, original, divertida e apaixonante, não deixaria de seduzir o cinema, naturalmente. E, assim como outros livros de Llosa, transformou-se num sucesso do cinema peruano, nem sempre muito visto em outros países. No Brasil “Pantaleão e as Visitadoras” , dirigido por Francisco Lombardi, ganhou diversos prêmios em Gramado, mas não alcançou grande sucesso popular nem despertou muitos amores da crítica. A indicação dele, nesta semana, vem para que os leitores que ainda não conhecem a obra de Llosa, possam ser estimulados pelo filme, para depois procurarem seus livros. E para quem leu o livro, será muito interessante ver essa história na tela da TV. “O Ditador”, baseado em “ A Festa do Bode”, é mais fácil de ser encontrado numa locadora.

E já que as indicações da semana homenageiam o grande vencedor do Nobel de Literatura, e que ele é peruano, que tal conhecer mais um exemplar cinematográfico de seu país? Falo de “A Teta Assustada”, que em 2009 deu muitos prêmios internacionais ao cinema peruano, incluindo o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o mesmo prêmio já concedido aos brasileiros “Tropa de Elite” e “Central do Brasil”. Esse filme diferente, já traduzido como “O Leite da Amargura” (Milk of Sorrow), tem esse estranho título oriundo de uma doença que acometia mulheres peruanas vítimas de violência durante o período de terror e instabilidade social vivido pelo país em passado recente: seus traumas, medos e angústias passariam às filhas através do leite materno. Cheio de simbolismos e metáforas, o filme não tem apelo popular, mas merece ser visto para que se conheça uma obra premiada e elogiada pela crítica internacional. “A Teta Assustada” é dirigido por Claudia Llosa...Llosa, decididamente, é um nome forte no Peru!

Serviço:

Pantaleão e as Visitadoras – Peru, 1999 – Comédia – 116 min, direção de Francisco Lombardi, (baseado no livro homônimo de Mário Vargas Llosa), Europa Filmes.


O Ditador – Reino Unido/ Espanha/ República Dominicana, 2005 – Drama – 125 min., direção de Luis Llosa (baseado no livro A Festa do Bode, de Mário Vargas Llosa) - Flashstar


A Teta Assustada – Peru/ Espanha, 2009 - Drama - 95 min., direção de Cláudia Llosa – Paris Filmes.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Jornal de Limeira do dia 16 de outubro destaca atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT) sobre requerimento que pede atenção do Executivo ao Pavilhão de Eventos localizado na Avenida Frei João das Mercês, no Parque Nossa Senhora das Dores. Com o título “Farid quer guarda em área de feita”, matéria divulga as sugestões do parlamentar.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Em requerimento, Farid denuncia vandalismo no “Pavilhão do Feirante”, no Nossa Senhora das Dores

Documento apresentado por pedetista traz fotos que registram pichações, depredações no reboque e invasão de pombos

Limeira, 15 de outubro: Para garantir mais segurança aos frequentadores do “Pavilhão de Eventos”, localizado na Avenida Frei João das Mercês, no Parque Nossa Senhora das Dores, além da preocupação com o espaço físico do local, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) requereu da Prefeitura um guarda que permaneça nas imediações do espaço para evitar ações de vandalismo. O professor solicitou também limpeza e manutenção constantes. O documento entrou em tramitação na última quarta-feira, 13.

Farid enviou imagens do estado que se encontra o local, com dejetos de pombos pelo chão, pichações nas paredes e depredações no reboque, a não conclusão da instalação da mangueira de incêndio e a permanência de pombos no local.

“O espaço, feito pela Prefeitura, agradou muito aos moradores na região. Porém, algumas pessoas acabam não cuidando do local, muito utilizado para o fomento do lazer, e o aspecto atual não é dos mais agradáveis”, justificou Farid.

A Prefeitura tem até 30 dias para enviar resposta ao parlamentar. Outras informações podem ser obtidas no telefone de Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Farid sugere melhorias ao Jardim Aeroporto

Limeira, 15 de outubro:
Dois requerimentos apresentados pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicitam da Prefeitura melhorias ao Jardim Aeroporto. Um deles cobra estudo paisagístico para ser aplicado na rotatória que se encontra na Avenida Lauro Correa da Silva, que dá acesso aos bairros Aeroporto, Roseira e Ipanema. Outro pede o recapeamento da Avenida Antonio de Luna, além de consertos dos desníveis existentes nas valetas da avenida. Os requerimentos entraram em tramitação na última sessão, 13.

Farid explicou que em outubro de 2009, depois de receber moradores do bairro no gabinete, fez requerimento sobre estudo paisagístico na rotatória. “Na época, fomos informados que o estudo estava em andamento, mas até o momento, não houve atendimento, por isso reapresentamos a proposta”. Segundo o parlamentar, a Prefeitura informou que a rotatória se transformaria num canteiro de rosas.

Sobre o recapeamento, Farid disse que há intenso fluxo de veículos e que a solicitação vem ao encontro dos anseios da população da região do Aeroporto. “Sem contar que a avenida também dá acesso a diversos bairros”.

A Prefeitura tem até 30 dias para se manifestar sobre os assuntos. Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete de Farid, (19) 3404 7550.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Familiares dos ex-prefeitos são homenageados em noite memorável

Exposição “Prefeitos: Histórias e Imagens” teve início ontem e segue até dia 30

Uma noite emocionante marcou a abertura da exposição “Prefeitos: Histórias e Imagens” realizada ontem, 14 de outubro, no Museu da Joia. Estiveram presentes o prefeito de Limeira e a primeira-dama do município, Sílvio e Constância Félix; o secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo; os vereadores José Farid Zaine, que representou a Câmara Municipal de Vereadores, Silvio Brito e Piuí.

Durante a cerimônia foram homenageadas as famílias dos ex-prefeitos Jurandyr Paixão de Campos Freire, Dr. Lauro Corrêa da Silva, Palmyro Paulo Veronesi D´Andréa, Waldemar Mattos Silveira, José Marciliano da Costa Jr. e Virgínio Ometto. O Coral Vozes do Tathuiby também participou do ato comovendo os presentes com canções que marcaram época.

A exposição “Prefeitos: Histórias e Imagens” busca resgatar parte do cenário político de Limeira através de fotos, documentos, objetos pessoais, troféus, medalhas e outros artefatos. Das raridades, um documento oficial do Estado da nomeação de Lauro Corrêa da Silva no governo provisório, de 1930, chama atenção.

Há também uma bala de canhão da antiga “Machina São Paulo” do prefeito José Marciliano da Costa Júnior, presente de Maria Thereza Silveira de Barros Camargo quando foi eleita deputada estadual.

De acordo com o secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, só foi possível realizar a exposição com a grande ajuda das famílias dos prefeitos. “Eles cederam todos os materiais para que pudéssemos compor a mostra”, disse.

Em seu discurso, o prefeito Silvio Félix destacou a importância histórica da exposição e garantiu que esse é o começo de um projeto que visa construir um memorial dos ex-prefeitos em Limeira. “Os jovens precisam saber o que essas pessoas representaram para o progresso do nosso município. Queremos ter mais jovens engajados na política, lutando por seus direitos”, ressaltou.

A exposição “Prefeitos: Histórias e Imagens” continua até o dia 30 de outubro no local. O Museu da Joia de Limeira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.


Néliane Simioni
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal de Turismo e Eventos
(19) 3495-1350
comunicacaoturismoeeventos@gmail.com
www.turismolimeira.com
www.twitter.com/eventoslimeira
20 de Outubro - Orçamento 2011 será discutido em Audiência Pública

Está agendado para a próxima quarta-feira, dia 20, a Audiência Pública para abordar assuntos referentes ao Projeto de Lei 280/10, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2011.

Este evento foi agendado pela Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, que tem por integrantes os senhores vereadores José Farid Zaine (PDT)- Presidente, Mário Botion (PR) - Secretário e Raul Nilsen Filho (PMDB) - Integrante.

A programação para discutir o Projeto de Lei 280/10 ficou agendada da seguinte forma:
9h – Discussão específica nas áreas de Educação e Cultura
10h – Discussão específica nas áreas de Saúde e Saneamento
11h – Discussão específica nas áreas de Assistência e Previdência
13h30 – Discussão específica nas áreas de Habitação e Urbanismo
14h30 – Discussão específica na área de Transporte

Os integrantes da Comissão convidam a população para participar desta Audiência Pública que acontecerá no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”, no dia 20 de Outubro.

A convocação para esta Audiência Pública foi publicada no Jornal Oficial do Município, página 3, desta sexta-feira (dia 15).

Agenda - 20 de Outubro (quarta-feira)
Evento: Audiência Pública para abordar assuntos referentes ao Projeto de Lei 280/10, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2011. Evento agendado pela Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade.
Horário: 9h às 14h30 conforme programação
Local: Plenário “Vereador Vitório Bortolan” – Esta audiência será transmitida em tempo real pelo site www.camaralimeira.sp.gov.br

Junia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
Repercussão 3

Jornal Cidade de Limeira desta semana, divulga trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Na matéria com o título “Farid quer mais higiene em restaurantes e lanchonetes”, a população conhece projeto de lei, apresentado por Farid, que pretende maior higienização nos restaurantes, bares e lanchonetes de Limeira, com produtos antissépticos aplicados em comandas e cardápios.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2

Gazeta de Limeira de hoje, 15 de outubro, divulga notícia com o título “Artista limeirense se inscreve para 2º Salão de Artistas Sem Galeria”, apontando que o artista Gilio Mialichi vai enviar obras para tentar vaga no Salão. Mialichi conta com o apoio do vereador professor José Farid Zaine (PDT).

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 15 de outubro, divulga trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Na matéria com o título “Projeto prevê limpeza de cardápios”, que ganhou destaque na capa, a população conhece projeto de lei, apresentado por Farid, que pretende maior higienização nos restaurantes, bares e lanchonetes de Limeira, com produtos antissépticos aplicados em comandas e cardápios.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Farid cobra sinalização turística em Limeira

Limeira, 14 de outubro:
Para incentivar que os visitantes conheçam pontos turísticos da cidade, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) cobrou, por meio de requerimento, a aplicação de sinalização turística do município. A proposta entrou em tramitação na última quarta-feira, 13, e a Prefeitura tem até 30 dias para elaborar resposta.

O parlamentar justificou que, com os muitos eventos que têm sido realizados pela Secretaria de Turismo e Eventos, a sinalização facilitaria as pessoas a chegarem aos seus destinos quando vierem prestigiar algo em Limeira.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do gabinete de Farid, (19) 3404 7550.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Farid quer mais higiene em restaurantes e lanchonetes

Limeira, 14 de outubro: Projeto de lei protocolado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) pede a higienização das comandas eletrônicas e cardápios manipulados pelos clientes de restaurantes, bares, confeitarias, padarias, lanchonetes, churrascarias, hotéis e demais estabelecimentos comerciais similares. A proposta foi apresentada na última quarta-feira, 13, e segue para ser analisada pelas comissões permanentes da Câmara. Caso receba pareceres favoráveis, o documento entra na pauta de votação dos parlamentares nos próximos dias.

De acordo com o projeto, a higienização das comandas e cardápios deve ser feita com a utilização de produtos que contenham ingredientes antissépticos. “E esse hábito não vai trazer ônus aos estabelecimentos, pois os produtos têm valores acessíveis”, justificou Farid.

Segundo o vereador, a higienização é rápida e adequada para impedir a multiplicação de micróbios que possam causar mal estar ao público que frequenta um determinado estabelecimento. “Pano limpo e produto antisséptico fazem a limpeza de forma bem ágil, sem atrapalhar o andamento de outras atividades desses estabelecimentos”, completou.

O projeto prevê multa de até R$ 164,20 para quem não cumprir. Outras informações no telefone de Farid, (19) 3404 7550.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Repercussão 2




Neste sábado, 9 de outubro, na Gazeta de Limeira, a coluna “CineArte” abordou alguns filmes nacionais. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:



LULA MERECE UM OSCAR?
Por José Farid Zaine


farid@limeira.com.br



twitter.com/faridzaine




Enfim, a Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema, responsável pela escolha do filme que representa o Brasil na corrida para o Oscar deu seu veredito: é “Lula, o Filho do Brasl”, de Fábio Barreto. Produção cara, com orçamento só superado por “Nosso Lar”, “Lula” estreou em janeiro de 2010, com todo tipo de críticas e com fracasso nas bilheterias. Ficou bem o tipo de filme do qual se diz “não vi e não gostei”. Fábio Barreto, hoje em coma após grave acidente, nem viu as repercussões do seu filme, nem esse “renascimento” dele agora, com a possibilidade de uma vaga no Oscar. “Lula” foi acusado de romancear demais a vida do atual Presidente da República, transformando-o num heroi sem máculas, e de ser um produto eleitoreiro, já que foi lançado no ano da eleição presidencial, já com o ostensivo trabalho para a eleição de Dilma Roussef. Política pura, dizem. Mas o que não é política na vida de Lula? Eu gosto do filme. Ele tem muitas qualidades, do esmero técnico ao elenco muito bem escalado. Glória Pires está soberba, como Dona Lindu, a grande personagem do filme. Pelo trabalho dela, o filme já foi muito chamado de “Lindu, a Mãe do Brasil”. Glória é dessas atrizes que emocionam com o olhar, com o movimento ou a paralização dos músculos da face, com o simples gesto de levar a mão à boca para demonstrar alegria, dor ou medo. Rui Ricardo Dias se sai bem em papel de tamanha responsabilidade, assim como Cléo Pires, como a primeira esposa de Lula, e Juliana Baroni, como Dona Marisa Letícia, jovem. Bom, se é pra ficar na torcida pra que “Lula, O filho do Brasil” consiga figurar entre os cinco finalistas do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o limeirense tem um motivo a mais para a “patriotada”: nossa linda Juliana Baroni está lá, e quem sabe represente nosso orgulho no tapete vermelho mais cobiçado do mundo...Fiquei feliz também por ver no filme o meu amigo Eduardo Acaiabe, o intérprete de Geraldão, com destacada participação na trama. A Comissão, presidida por Roberto Farias, deu seus motivos, nada desprezíveis, para a escolha unânime do representante brasileiro: uma obra muito bem feita, tecnicamente condizente com seu orçamento milionário, que tem como base a vida de um dos homens mais influentes do mundo, e que nasceu em meio à mais profunda pobreza no nordeste brasileiro, migrou com a família para a região mais rica do país, tornou-se um líder sindical e foi conduzido à Presidência da República num país que começava a desenhar seu futuro de grande potência. História edificante, personagem carismática mundialmente conhecida, momentos de dramaticidade e tensão, exemplos de superação, isso tudo está no filme, e são temperos muito apreciados pelo público americano e nunca desprezados pela Academia. Se você, caro leitor, é um daqueles que “não viu e não gostou”, é uma boa chance de ver agora o DVD, e opinar sobre as chances do filme na mais badalada premiação do cinema mundial. Se não gostar, ou se não quiser ver “Lula”, recomendo outro filme com nossa maravilhosa Glória Pires, que também estava na lista para a avaliação da Comissão: “É Proibido Fumar”, de Ana Muylaert, cuja estreia nos cinemas de deu em novembro de 2009, e o lançamento em DVD em junho de 2010. Pouco visto também, e injustamente. Glória, para variar, está magnífica como uma professora de violão que fuma desesperadamente e resolve parar, por conta de uma relação amorosa com seu vizinho, interpretado por Paulo Miklos. No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro entregue em junho, foi considerado o melhor longa de ficção, e Ana Muylaert foi eleita a melhor diretora, além de prêmios para a trilha sonora, roteiro e direção. É um filme delicioso que, com certeza, merece ser visto, tanto pela presença magnética de Glória Pires, sem desprezar Paulo Miklos, quanto pela história envolvente e intrigante, contada de forma exemplar.
“Lula, O Filho do Brasil” também merece ser visto. Lá está a nossa cara, a nossa história. Em cena emblemática no início do filme, quando Dona Lindu e seus filhos saem de Garanhuns em direção a Santos, o pequeno caminhão, lotado de gente pobre, sofrida, sedenta e faminta, com a bandeira brasileira pintada na carroceria, parece o próprio Brasil pegando a estrada, em busca do seu destino. “Lula, O Filho do Brasil” venceu concorrentes de peso para chegar a ser o representante brasileiro no Oscar. Resta conhecer seu desempenho no “segundo turno”, dia 25 de janeiro de 2011.

Serviço

“Lula, O Filho do Brasil” – Brasil, drama, 2009, direção de Fábio Barreto, 129 minutos, DVD., Europa Filmes

“É Proibido Fumar” – Brasil, drama, 2009, direção de Ana Muylaert, 89 minutos, DVD, PlayArte.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Nani Camargo, no Jornal de Limeira do dia 10 de outubro, divulga trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

MODERNO

Vereador Farid Zaine é um dos mais “onlines” dos parlamentares de Limeira. Ele tem Twitter, Orkut, Facebook e até um blog. Pela Internet, ele conta um pouco do seu dia a dia e cita os trabalhos que vem desempenhando no Legislativo.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vereadores participam da inauguração de concessionária


O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Eliseu Daniel dos Santos (PDT), e os vereadores: José Farid Zaine, Silvio Brito (ambos do PDT) e Paulo Hadich (PSB) estiveram presentes na inauguração da nova unidade da concessionária Balilla, da marca Fiat, em Limeira.

A estrutura moderna do empreendimento valoriza a cidade e traz mais opções de serviços para o município e a região.

A empresa, localizada próxima ao estádio do Limeirão, vai gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos.

“Limeira precisa de empresas que contribuem para o crescimento da cidade, para a geração de empregos e negócios”, destacou Eliseu Daniel.



Carla Pizani
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
Repercussão

Notícia com o título “Artista limeirense tenta vaga”, no Jornal de Limeira de hoje, 8 de outubro, divulga a possibilidade de o artista plástico Gilio Mialichi participar do “2º Salão dos Artistas Sem Galeria”, em São Paulo (SP). Mialichi tem o apoio do gabinete do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Artista plástico limeirense tenta vaga no “2º Salão dos Artistas Sem Galeria”, em São Paulo

Limeira, 7 de outubro: Um dos artistas da arte contemporânea que mais desponta em Limeira, Gilio Mialichi, enviará, nos próximos dias, algumas de suas obras para serem analisadas para participação no “2º Salão dos Artistas Sem Galeria”, promovido pelo Mapa das Artes. O artista conta com o apoio do gabinete do vereador professor José Farid Zaine (PDT).

O salão tem como objetivos avaliar, exibir e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros que não tenham contratos formais ou verbais com qualquer galeria da capital paulista.

“Esse salão dá aos contemplados visibilidade e importante chance no tão desejado mercado de arte em galerias de São Paulo. É um grande passo na carreira dos escolhidos”, contou Mialichi.

Os trabalhos dos artistas inscritos serão analisados por uma comissão formada por três membros que selecionará 10 artistas que comporão a mostra coletiva em São Paulo, prevista para ocorrer de 28 de janeiro a 13 de março de 2011. A divulgação dos selecionados ocorre no próximo dia 3 de dezembro. Haverá ainda premiações em dinheiro, de R$ 1.000 a R$ 2.000.

Para Farid, Mialichi executa com empenho e dedicação o seu trabalho nas artes plásticas e é hoje um dos grandes nomes da região nas produções da arte contemporânea. O vereador lembra ainda que o artista venceu a categoria “Aquisição do Poder Público”, do Salão Limeirense de Arte Contemporânea (Slac), realizado em 2005.

“Gilio é um artista com personalidade, e imprimiu em suas obras uma característica particular, inconfundível, o que é importantíssimo em artes visuais”, disse o parlamentar.




Imagens do artista plástico Gilio Mialichi - Créditos: Divulgação.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)