terça-feira, 31 de julho de 2012

Cine Cultura

Na próxima terça-feira, 7, acontecem duas exibições do projeto "Cine Cultura" (intantil e adulto). Sabia mais no cartaz abaixo:


Teatro Vitória recebe “1º Mostra Coletiva de Graffiti e Street Art”


O Teatro Vitória recebe, em sua Galeria de Exposições, a “1º Mostra Coletiva de Graffiti e Street Art de Limeira”, organizada por Paulo Ricardo da Silva, o Medo, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, de 31 de julho a 04 de agosto.

As obras apresentadas serão um coletivo formado por 10 artistas da cidade e cada um deles irá trabalhar sua própria linguagem no meio artístico. “A mostra tem como objetivo trazer informações sobre a Arte Urbana em Limeira, nossa intenção é reunir os artistas que representam esse seguimento e fortalecer a interação de suas linguagens com a sociedade de toda a região”, comentou Medo.

Vale lembrar que o surgimento do Graffiti foi marcado como uma forma de protesto de jovens estudantes franceses e italianos, em 1960. Eles lutavam por melhores condições financeiras e sociais. Atualmente é considerado um movimento artístico que está inserido no meio urbano e vem conquistando grande espaço ao redor do mundo.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do Vitória: (19) 3451-6679, ou pelo e-mail teatrodivulgacao@yahoo.com.br.

Serviço:
Exposição: 1º Mostra Coletiva de Graffiti e Street Art de Limeira.
Galeria de Exposições – Teatro Vitória.
Praça Toledo Barros, s/nº, Centro, Limeira/SP.
De 31 de Julho a 03 de Agosto.
(Terça a sexta das 9 às 12h e das 13 às 17h. Sábado das 9 às 17h.)
Entrada Franca



Isabela da Cruz – Estagiária de Artes Visuais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
Teatro Vitória
(19) 3451.6679

sexta-feira, 27 de julho de 2012

TIME DE CRAQUES BRASILEIROS BRILHA LÁ FORA

Por José Farid Zaine
Twitter: Farid Zaine
Facebook: Farid Zaine

Bem, que time seria esse? A seleção brasileira sob o comando de Mano Menezes, procurando fazer uma imagem especial em tempos de preparação para a Copa de 2014? Ou seria o Corinthians, preparando-se para ser o Campeão Mundial de Clubes, depois da histórica conquista da Libertadores? Quem sabe as vendas milionárias de nossos jogadores para o Milan, Real Madrid e outros times poderosos? Não, não mudei de ramo e passei a falar de futebol. O time de craques a que me refiro é composto por cineastas, diretores brasileiros com talento reconhecido e que são chamados para dirigirem filmes em Hollywood e outras praias.  A lista está ficando cada vez maior, e podemos conferir o talento deles vendo os filmes que fizeram aqui e os que fizeram fora do país.



HEITOR DHALIA: o jovem diretor de “O Cheiro do Ralo” e “À Deriva” foi convidado para dirigir um thriller nos EUA, “12 Horas” (Gone), que chega agora às locadoras. O filme tem no elenco uma das queridinhas atuais de Hollywood, Amanda Seyfried, figurinha fácil em sucessos populares nos últimos anos. O que Dhalia fez no Brasil é muito melhor do que este drama de suspense, sobre um serial killer, igual a tantos outros do gênero. Eu esperava algo bem melhor, por conta do histórico do diretor. Imaginava que ele ousaria e  que, de sua criatividade, surgisse um filme diferente dos produzidos e dirigidos por americanos dentro desse gênero tão cultivado. No entanto, “12 Horas” resulta num filme de suspense bem comum.  Não é ruim, vai agradar aos fãs do gênero, mas nosso Heitor Dhalia fica devendo, em se tratando de dirigir na Meca do cinema. Fica nosso orgulho, claro, por ele ter sido convidado e entrado no time dos diretores brasileiros requisitados.

WALTER SALLES: Entrou em cartaz nos cinemas, na semana passada, “Na Estrada” (On The Road), baseado no best-seller de Jack Kerouac, cultuado por toda uma geração. O filme foi selecionado  para o Festival de Cannes, de onde saiu sem prêmios, mas reforçando o prestígio de um dos melhores diretores brasileiros da atualidade. Em “Na Estrada”,  Salles dirigiu nada mais, nada menos que a superstar Kristen Stewart, uma das mais bem pagas atrizes de Hollywood atualmente, marca do sucesso da saga “Crepúsculo”.  Para quem torcer o nariz para “Na Estrada”, como fizeram alguns críticos, basta ver preciosidades dirigidas por Walter Salles, e que se encontram nas locadoras. O melhor, claro, é o já clássico “Central do Brasil”, belíssimo drama, um autêntico “road movie” brasileiro que recebeu dezenas de prêmios no mundo todo e perdeu o Oscar para o italiano “A Vida é Bela”, naquela noite triste, porque “Central” merecia ganhar, assim como Fernanda Montenegro.  Walter Salles ainda assina preciosidades como “Terra Estrangeira” e o magnífico “Abril Despedaçado”. Ele só não precisava ter no currículo o longa “Água Negra”, refilmagem americana do terror japonês do mesmo nome.



FERNANDO MEIRELLES: Depois do furor causado por ”Cidade de Deus”, indicado ao Oscar em 4 categorias, incluindo a de Melhor Diretor, Meirelles foi imediatamente reconhecido no mundo inteiro. Ele é hoje um dos nossos talentos brasileiros mais solicitados no exterior. Dirigiu o ótimo “O Jardineiro Fiel”  (The Constant Gardener), com Ralph Fiennes e Rachel Weisz, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por esse trabalho. Um orgulho foi ver Meirelles assinando a direção de “Ensaio Sobre a Cegueira”, baseado na obra-prima de Saramago, estrelado por Julianne Moore e Mark Ruffalo, um dos super-herois do blockbuster “Os Vingadores”.

CARLOS SALDANHA: Diretor do exuberante “Rio”, animação que projetou uma imagem positiva do Rio de Janeiro no mundo todo, Saldanha chegou aos EUA concretizando uma façanha gigantesca, a de se meter entre os mais abusados e conceituados criadores de animações, uma praia dominada por americanos: ele dirigiu a trilogia “A Era do Gelo”, uma das mais rendosas da história. O quarto título está nos cinemas, “A Era do Gelo 4”, mas não leva a assinatura dele como diretor.

E ainda precisaríamos falar de Bruno Barreto, o que está há mais tempo filmando fora, além do nosso genial argentino naturalizado brasileiro, diretor de joias como “O Beijo da Mulher Aranha”, com Sonia Braga e Raul Julia e que deu o Oscar para William Hurt. Seu melhor trabalho por lá foi, sem dúvida, o maravilhoso “Ironweed”, com atuações espetaculares de Jack Nicholson e Meryl Streep. E mais: Andrucha Waddington na Espanha no comando de “LOPE”, e nosso Vicente Amorim dirigindo o superstar Viggo Mortensen em “Um Homem Bom” (Good).

Sim, nem só de bola nos pés vivem os craques brasileiros!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Teatro Vitória recebe a exposição “Espaço Núcleo”


O Teatro Vitória recebe em sua Galeria de Exposições, até o dia 27 de julho, o trabalho intitulado “Espaço Núcleo”, realizado por Jonatas Noguel, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

Em homenagem a Companhia Núcleo de Dança que comemora nove anos de existência, o artista exibirá roupas, imagens, fotografias, adereços entre outros objetos usados pelos integrantes, fazendo uma retrospectiva da formação e desenvolvimento do grupo.

“A exposição é uma celebração ao aniversário da Companhia. Ao longo desses anos viemos comemorando grandes vitórias e muitas conquistas”, comentou Noguel.

O horário da exposição é de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h. A entrada é gratuita.
Outras informações podem ser obtidas no telefone do Vitória: (19) 3451 6679, ou pelo e-mail teatrodivulgacao@yahoo.com.br.

Serviço:
Exposição “Espaço núcleo”.
De 24 a 27 de julho.
(Terça a sexta das 9 às 12h e das 13 às 17h).
Galeria de Exposições – Teatro Vitória.
Praça Toledo Barros, s/nº, Centro, Limeira/SP.
Entrada Gratuita.

Isabela Cruz – Estagiária de Artes Visuais
Prefeitura de Limeira /SP
Secretaria Municipal da Cultura
Teatro Vitória
(19) 3451 6679

No ritmo do rock britânico, orquestra interpreta “Queen” no concerto de agosto


Programa com músicas do grupo inglês liderado pelo cantor Freddie Mercury nas décadas de 1970/80 retorna aos palcos de Limeira em novo formato



Após algumas temporadas distante da programação anual, o concerto com músicas do grupo inglês “Queen” retorna ao repertório da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) de cara nova. Com mais músicas e com a participação inédita do Coro da Osli, o concerto objetiva fazer uma homenagem ao grupo britânico que fez muito sucesso entre as décadas de 1970 a 1990, tendo como vocalista o cantor Freddie Mercury. A apresentação ocorre no dia 16 de agosto, às 20h30, no Teatro Vitória.


Foto - Paulo Pedron



Como participação especial, o Coro da Osli, com cerca de 40 vozes, também fará parte da apresentação, entoando boa parte das letras de canções, como “Save me”, “Somebody to Love”, “Radio Ga-Ga”, “Bohemian Rhapsody”, “Love of my live”, “I want to break free”, “We are the champions”, entre outras.



O sexto concerto da temporada 2012, da Orquestra Sinfônica de Limeira, também contará com a presença de instrumentos que geralmente não compõem o quadro de uma formação sinfônica. São eles: guitarra, violão, teclado e bateria. “Com essa junção, será possível mesclar a música erudita ao rock de maneira espetacular”, acredita Rodrigo Müller, maestro da Osli.



Diferente da programação divulgada desde o início do ano, a apresentação será realizada em apenas um dia (quinta-feira, dia 16) no Teatro Vitória e não mais em dois (quinta e sexta-feira). O motivo da mudança se deu pela vinda da montagem de uma peça de teatro, cuja protagonista é a atriz Fernanda Montenegro. Devido ao evento cultural concedido pelo governo à cidade, ficou decidido pela montagem do concerto em apenas um dia.



Os ingressos estarão disponíveis para venda no teatro a partir da primeira semana de agosto ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Mais informações sobre o concerto “Queen” no site www.sinfonicadelimeira.com ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.



Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, AZ Design Independente, Musical Brasil Instrumentos, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.



SERVIÇO>>

VI Concerto da Temporada 2012: “Queen”
Dia: 16 de agosto, quinta-feira
Local: Teatro Vitória
Horário: 20h30



Felipe Furlanetti – Assessor de Comunicação
Orquestra Sinfônica de Limeira
(19) 9283-2114 / 3451-2750

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cine Cultura tem nova edição

Projeto Cine Cultura apresenta amanhã, quinta, em dois horários, os filmes: O Príncipe do Egito e Bonequinha de Luxo, no Teatro Vitória, com entrada franca.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Cine Cultura apresenta “O Príncipe do Egito” e “Bonequinha de Luxo”


O projeto “Cine Cultura”, tem o objetivo de oferecer os mais diferentes gêneros cinematográficos que fujam do circuito comercial, e nesta quinta-feira, 26, às 14h30 no Teatro Vitória, teremos a exibição do filme, “O Príncipe do Egito”, e às 20h, o filme “Bonequinha de Luxo”. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.



“O Príncipe do Egito”, uma adaptação do Livro do Êxodo, que segue a vida de Moisés como príncipe, até o seu destino final para guiar os filhos de Israel para fora do Egito. O filme, dirigido por Brenda Chapman, Simon Wells e Steve Hickner, foi indicado a dois Oscars, vencendo em uma categoria: melhor canção, com “When You Believe". A música, co-escrita por Stephen Schwartz e Hans Zimmer, também recebeu o prêmio de melhor canção original no Golden Globe Awards. A classificação indicativa é livre.

E logo mais, às 20h, o “Cine Cultura” exibe “Bonequinha de Luxo”, uma comédia dramática, dirigido por Blake Edwards, e estrelado por Audrey Hepburn. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar de 1962 e venceu em duas categorias: melhor canção original e melhor trilha sonora. O clássico retrata a vida de Holly Golightly, uma acompanhante de luxo que sonha em casar com um homem rico e tornar-se atriz em Hollywood, motivo pelo qual se mudou para a cidade de Nova Iorque. A classificação indicativa é de 14 anos.



A entrada é franca e serão distribuídas senhas de acesso ao Teatro uma hora antes de cada sessão. Escolas interessadas, devem fazer o agendamento na biblioteca, (19) 3442 6539. Outras informações o telefone da Cultura é : (19) 3451-0502.

Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria Municipal da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira


Banda Internacional “The Platters” faz show na cidade


O Teatro Vitória será palco de um dos mais conceituados shows da banda internacional, “The Platters”. A banda se apresenta amanhã, quarta-feira, 25, às 20h. Desde o início da era “Rock And Roll”, na década de 50, o mundialmente famoso “The Platters”, tem sido o grupo de grandes sucessos musicais, que conseguiu obter prestígio no mundo inteiro, além de conquistar milhares de fãs.



O fundador do grupo Paul Robi foi, desde o início, o responsável pela harmonia, arranjos e direção do grupo, que vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. Depois de seu falecimento, ele foi substituído por B.J. Mitchel, que tem conduzido o grupo com altivez e excelência.

Os limeirenses poderão, então, ouvir de perto o grupo que trará grandes sucessos, como: Only you, Smoke Gets, In Your Eyes, The Great,he Magic Touch, Remember Wheny, Prayer, entre outros.

Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro e custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) e R$ 40 (bônus Gazeta de Limeira). Outras informações podem ser obtidas no telefone do Vitória, (19) 3451 6679.


Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Exposição marcará os 168 anos da Câmara


Terá início na segunda-feira (23/07), no Espaço Cultural “Vereador Dr. Milton Ferrari”, na Câmara Municipal de Limeira, a exposição “Por Dentro da Câmara”.

A abertura oficial será às 9 horas e contará com quadros que explicarão o funcionamento da Casa de Leis. Um café da manhã será oferecido para os servidores, vereadores e visitantes.

A Câmara Municipal de Limeira completará 168 anos no dia 22 de julho. O objetivo da exposição é comemorar a data e possibilitar que a população tenha acesso e conheça o trabalho desenvolvido pela casa.

Segundo o Secretário Legislativo da Câmara, Dr. Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior, a Casa de Leis tem sido um importante ponto de apoio ao povo limeirense e uma arena de defesa da cidadania.

“É importante não deixarmos passar essa data em branco. Uma das mais importantes instituições de Limeira, o Poder Legislativo representa a população mediante sua função típica de legislar e fiscalizar o Poder Executivo e a mais nobre, exaltar a democracia”, declarou.

Para o Secretário de Negócios Jurídicos da Câmara, Dr. Marcelo Luis Roland Zovico, a exposição é uma oportunidade de aproximar ainda mais a população do universo legislativo.

“Além de marcar os 168 anos da Câmara Municipal, a população poderá tirar dúvidas nessa exposição, sobre o funcionamento e os mecanismos que estão à disposição para interação com o legislativo”, afirmou Marcelo.

A exposição poderá ser visitada até sexta-feira (27/07).

Assessoria de Imprensa
imprensa@camaralimeira.sp.gov.br
19 3404.7529
19 3404.7522



DEUS DA CARNIFICINA E A OBRA GENIAL DE POLANSKI


Por José Farid Zaine
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine



O mais novo filme de Roman Polanski está em cartaz nos cinemas brasileiros, e é uma adaptação da peça de sucesso do mesmo nome, que foi encenada recentemente em São Paulo, “Deus da Carnificina” (Carnage). A peça é magnífica, e o diretor parece ter contornado bem as dificuldades de levar para as telas um drama que se passa num único cenário, um apartamento, onde se digladiam dois casais. Eles são interpretados por Jodie Foster e John Reilly (Penelope e Michael) e Kate Winslet e Christoph Waltz ( Nancy e Alan Cowan). Os diálogos, ácidos e contundentes, suportam toda a ação que é desenrolada num espaço único e pequeno, sem que o interesse se perca. Polanski acrescentou uma cena de um diálogo incrível realizado num banheiro, o que não existia na peça original da francesa Yasmina Reza.

As situações criadas pelo encontro de dois casais que, a princípio, pretendem resolver civilizadamente uma briga entre os filhos na escola, revelam o desmoronamento da cultura, da boa educação e dos bons hábitos de convivência em cenas demolidoras.

Não poderia haver escolha melhor do elenco. Os quatro estão sensacionais, num embate que deixa evidente o enorme talento de todos.

O polêmico diretor Roman Polanski, que tem uma vida conturbada marcada por processos judiciais, prisões, envolvimento com uma garota menor de idade, marcado pelo brutal assassinato da esposa Sharon Tate nos anos 1960 pelo fanático Charles Manson e seus seguidores, sempre passou por cima de tudo e se manteve como brilhante diretor, roteirista e ator. É sempre bem-vindo um filme dele, como é o caso deste “Deus da Carnificina”



POLANSKI INDISPENSÁVEL
É sempre bom rever a obra de Roman Polanski. Com uma filmografia recheada de sucessos de crítica, principalmente, é fácil encontrar seus melhores filmes nas locadoras. Alguns deles:


O BEBÊ DE ROSEMARY (Rosemary ´s Baby). Esta obra magnífica é um dos pontos altos da carreira de Polanski. Clássico do terror de 1968, “O Bebê de Rosemary” conserva até hoje sua força extraordinária, o clima sufocante e a mistura de suspense, mistério e beleza que o transformaram num dos filmes mais cultuados do gênero. Mia Farrow está estupenda como a mulher escolhida para ser a mãe do demônio, sozinha no meio de um turbilhão de complôs que ela descobre aos poucos. John Cassavetes interpreta o marido, e a sensacional Ruth Gordon, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, é um show à parte. Na trilha sonora, a inesquecível canção “Sleep safe and Warm”, cantada por Rita Moss (que ficou conhecida mundialmente com o sucesso “Just a Dream Ago), dá um toque de poesia à atmosfera angustiante que o filme carrega.

O PIANISTA (The Pianist): Com esse belo drama de guerra de 2003, Polanski ganhou seu Oscar como Melhor Diretor. A interpretação soberba de Adrien Brody também foi reconhecida e ele ganhou a estatueta de Melhor Ator.

A DANÇA DOS VAMPIROS: Nesta comédia de 1967 o próprio Roman Polanski aparece como ator, ao lado da bela Sharon Tate, com quem se casaria logo depois. Divertido e com um visual arrebatador, o filme foi sucesso de público e de crítica e foi consagrado como uma novidade no tratamento dado ao tema, o vampirismo.

O ESCRITOR FANTASMA: Para recordar um filme mais recente, este suspense é uma ótima pedida para quem quer ver um filme sempre interessante, com mistérios a serem desvendados e uma trama política bem articulada.

CHINATOWN: Homenagem do diretor ao “film noir”, este policial de 1974 transformou-se num dos filmes mais cultuados de todos os tempos, presente em praticamente todas as listas de melhores filmes já realizados. Aqui ele também aparece como ator, e a dupla vivida por Jack Nicholson e Faye Dunaway fez história. Recebeu 11 indicações para o Oscar, mas venceu apenas na categoria Melhor Roteiro Original.

Esqueçam as polêmicas sobre a vida de Roman Polanski, visitando-o no cinema ou levando-o para casa. Ele é, com toda a certeza, um cineasta indispensável.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exposição “Insustentável” no Teatro Vitória


De 17 a 22 de julho a Galeria de Exposições do Teatro Vitória recebe a exposição “Insustentável”, por Matheus de Moura Alecci, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

Desde jovem o artista já possuía grande contato com a arte, e aos 14 anos criou a obra “Amor Negativo”, considerada por ele sua maior criação.

Desde então, suas produções foram passando por diversas experiências técnicas e poéticas, “nessa exposição estou reunindo alguns trabalhos críticos, outros com o simples intuito de chocar o observador e alguns com uma pitada de romance”, comentou o artista.

O horário da exposição acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13 às 17h, ao sábado, das 9h às 17h e ao domingo das 13 às 17h. A entrada é gratuita.

Outras informações podem ser adquiridas no telefone do Vitória: (19) 3451 6679 ou no e-mail teatrodivulgacao@yahoo.com.br.

Serviço:
Exposição “Insustentável”.
De 17 a 22 de julho.
(Terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h / Sábado das 9h às 17h e Domingo das 13h às 17h).
Galeria de Exposições – Teatro Vitória.
Praça Toledo Barros, s/nº, Centro, Limeira/SP.
Entrada Gratuita.

Isabela da Cruz 
Estagiária de Artes Visuais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
Teatro Vitória
(19) 3451.6679
www.facebook.com/teatrovitoria
www.twitter.com/teatrovitoria
teatrodivulgacao@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com

terça-feira, 17 de julho de 2012

“Marcinho Eiras” no Teatro Vitória


Mais conhecido por tocar duas guitarras ao mesmo tempo, Marcinho Eiras, se apresenta nesta quarta, 18, às 20h no Teatro Vitória, a entrada é 2 litros de leite, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.



Natural de São Paulo, Marcinho, é guitarrista autodidata, desenvolveu a técnica, “Two Handed Tapping”, semelhante ao piano, podendo tocar duas guitarras simultaneamente.



Atualmente Marcinho lidera a banda, que apresenta um repertório que vai de Tom Jobim à James Brown, da Bossa Nova à Motown. Os músicos, Paulinho Lima e o contrabaixista Khristiano Oliveira completam o trio que em 2009 gravou seu primeiro CD com clássicos da Black e Soul Music.



A realização é da Musical Brasil, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, a classificação indicativa é livre. Outras informações podem ser obtidas no telefone do Teatro, (19) 3451 6679, ou no blog, www.culturalimeira.blogspot.com.



Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria Municipal da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP

“Calor humano” e fortes emoções marcaram o 11º Canta Limeira

Laranja Oliva leva 1º lugar de Limeira, e Tavinho Lima, Zé Renato e Kiko Zamarian levam o 1º lugar no nacional



Numa noite gelada mas aconchegada pelo calor da plateia, Limeira assistiu às memoráveis apresentações do 11º festival nacional de MPB - “Canta Limeira”, que aconteceu nos dias 13, 14, e 15. O evento foi realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio do Centro do Professorado Paulista, (CPP), canal Net e Foz do Brasil. Os ilustres apresentadores do “Canta”, Ronald Gonçales e Marília Camargo, foram vestidos pela loja Adoro Etc e acessórios de R. Zovico e deram um show a parte durante o evento, além de sortearem brindes dos colaboradores do festival.

Durante as apresentações mais de 1500 pessoas acompanharam os três dias do festival, e mais uma vez a organização do festival foi parabenizada pelos músicos e público presente. “Coincidentemente lancei minhas últimas músicas aqui, um dos melhores festivais do Brasil, a organização está de parabéns”, disse a cantora Ivânia Catarina, que foi consagrada a melhor interprete da edição.

O primeiro lugar nacional foi para a canção “Pelos Cantos”, de Tavinho Lima, Zé Renato e Kiko Zamarian. Ainda na categoria nacional, “Primeira Nota” de Zé Alexandre, levou o segundo lugar na competição, e o terceiro lugar foi para Jerônimo Santos, com a canção “É Só No Papé”. 

Na categoria da cidade, “Guerra”, intrepretada pela banda Laranja Oliva, levou o primeiro lugar. O segundo lugar foi para Leões das Artes, com a canção “Afinal o que é Alegria”, que também levou o prêmio de consagração popular; e o terceiro lugar foi para “Coisas Simples” de Antônio Lugão. A limeirense Milena Massaro, com a música “Ausência”, foi premiada pelo júri como menção honrosa.

Os integrantes do júri ficaram surpresos com tamanha qualidade das músicas expostas no festival. Os jurados foram: Estela Maris, Vera Schneider, Suselai Cristina Lossoli Albertini, Marisa Helena Baron de Lima e Laércio Ferreira.  A presidente do CPP, Dora Arcaro, ficou feliz com o evento, “É muito bom ver o festival crescendo a cada ano, isso me deixa muito orgulhosa”.

Na noite de sexta, 13, em luto a morte da vereadora e Presidenta da Câmara Municipal, Elza Tank, o Canta Limeira parou e fez um minuto de silêncio em respeito a essa mulher que fez tanto pela cidade de Limeira, que fique registrado nossos [equipe Secretaria da Cultura] singelos sentimentos e solidariedade à família Tank.

Outras informações podem ser adquiridas no telefone da Cultura, (19) 3451 0502, ou no blog, www.culturalimeira.blogspot.com.


Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria Municipal da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA


Por José Farid Zaine
farid.cultura@uol.com.br
Twitter: @faridzaine
Face Book: Farid Zaine


Pense num adolescente às voltas com as transformações do seu corpo e do seu espírito, num período tão conturbado da vida; pense nesse adolescente vendo seu corpo mudar, num ambiente semelhante e vivendo uma história tão comum a todos, seja lá em qual parte do mundo ele esteja; pense nele como aquele típico jovem que acha que é o centro do universo, sonha em ser forte para bater no fortão da turma e namorar a menina mais bonita do colégio; pense também que essa menina vai se encantar pelo poder desse conquistador, e vai se atirar aos pés dele, embora ele seja tímido demais...pois Peter Parker, que vira o Homem-Aranha, se encaixa perfeitamente nesse perfil, e a base de sua história pode ser comparada à de milhões de jovens adolescentes mundo afora...



O aspecto “humano” do Homem-Aranha, seus conflitos, sua história familiar, ganham força na nova versão para o cinema narrando o surgimento desse super-heroi das HQ. Apesar de vir em 3D, aliás recurso muito bem usado e bem dosado, “O Espetacular Homem-Aranha” não abusa dos efeitos especiais, que são muitos, e nem tenta transformar a nova versão numa mostra do que a indústria cinematográfica produziu de novidades na última década. O filme é tecnicamente irrepreensível, mas o seu forte não está aí.

Quem imaginava ser muito difícil encarar outro Peter Parker sem que tivesse o rosto de Tobey Maguire, que fez a trilogia do diretor Sam Raimi, ao lado de Kirsten Dunst, arrebatando milhões de fãs por todo o mundo, não precisa de mais que alguns minutos para se envolver com o novo heroi, agora vivido pelo estreante Andrew Garfield. Marc Webb, o novo diretor, acertou em cheio ao adaptar a imagem de Peter Parker aos novos tempos: ele é descolado, domina o skate, e é um exímio pesquisador do computador e da internet. Andrew Garfield foi uma escolha perfeita, bem como a de Emma Stone para viver a namorada Gwen Stacy. Também foi muito apropriada a escalação de Martin Sheen para viver Tio Ben, assim como a de Sally Field para interpretar a Tia May. Uma surpresa veio na escolha do ator que vive o Professor Richard Parker, Campbell Scott, ainda lembrado pelo lacrimogêneo drama de 1991, “Tudo Por Amor” (Dying Young), em que ele fez par com Julia Roberts. Rhys Ifans faz o cientista Connors, que pesquisa e descobre um soro que o transforma num réptil, a partir da conclusão da fórmula criada pelo pai de Peter Parker.

ROUPA NOVA PARA UMA MESMA AVENTURA
“O Espetacular Homem-Aranha”, que estreou na semana passada em centenas de cinemas pelo Brasil, tem tudo para ser o início de uma nova trilogia de sucesso sobre um dos mais queridos e populares herois das histórias em quadrinhos. Dar nova roupagem a aventuras testadas e aprovadas nas telas tem sido um dos recursos mais usados por Hollywood na guerra das bilheterias. Tem dado certo. O público se renova, mas as gerações que já elegeram seus herois preferidos não deixam de acompanhá-los nunca, ao mesmo tempo em que novas plateias são criadas para se envolverem com as mesmas aventuras, vestidas com o figurino de cada época. O “Espetacular Homem-Aranha” é tecnicamente muito bem cuidado, tem ótimo elenco, excelente música do experiente James Horner (autor de trilhas de enorme sucesso como as de Titanic, Avatar e Coração Valente), e a história que todos gostam de ver ou rever. Alguém duvida que vai ser mais um blockbuster a conseguir estratosféricas somas nas bilheterias?

Enquanto “O Espetacular Homem-Aranha” ( The Amazing Spider Man) trilha seu caminho de sucesso nas salas de cinema, vale uma olhada num filme de grande sucesso do diretor Marc Webb, disponível em DVD e Blu-Ray: a comédia romântica “ (500) Dias com Ela”, que agradou muito ao público e conquistou a crítica, recebendo diversos prêmios e chegando a duas indicações para o Globo de Ouro. Veremos que o olhar do diretor sobre as relações humanas permanece nesse seu novo e desafiador trabalho, em que ele precisa conferir humanidade a um adolescente mais do que poderoso. Marc Webb carrega esse fardo com facilidade, como um vôo coreografado do Homem-Aranha entre os arranha-céus de Nova York.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Farid pede informações das ações de controle à gripe H1N1 em Limeira


Preocupado com notícias nacionais referentes à gripe H1N1, conhecida também como gripe suína, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) requereu à Prefeitura na sessão desta terça-feira, 10, informações referentes ao trabalho de controle sobre a doença neste ano. Nas edições de hoje, 11, dos principais jornais impressos da cidade, Gazeta de Limeira e Jornal de Limeira, há a notícia de que a morte de uma mulher de 67 anos será investigada por suspeita da gripe.



“É preciso que o Poder Público realize práticas de controle à doença com frequência, sobretudo neste período de baixas temperaturas – que contribuem para a circulação do vírus da gripe-, voltando a chamar a atenção da população para que redobre hábitos de higiene, como lavar as mãos e utilizar o álcool em gel”, explicou Farid.

Em 2009 foi o ano mais preocupante: foram 45 casos da gripe H1N1 confirmados, com três mortes. Nos anos de 2010 e 2011, nenhum óbito e um caso confirmado. “Vamos esperar a resposta da Secretaria da Saúde e fazer a nossa parte para evitar qualquer risco higienizando as nossas mãos, prática simples e eficaz que as pessoas se esquecem de manter”, disse Farid.

A resposta do requerimento do vereador chega em até 30 dias. Para mais informações, o telefone do gabinete parlamentar de Farid é: (19) 3404 7550.


Ronald Gonçales
Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

Na Tribuna, Farid pede soluções à empresa Arcoíris Cinemas


O vereador professor José Farid Zaine (PDT) usou a Tribuna da Câmara de Limeira para fazer cobranças dos serviços que estão sendo prestados pela empresa Arcoíris Cinemas, responsável pelo Arcoplex Pátio Limeira, na sessão desta terça-feira, 10. O professor é também cinéfilo e escreve semanalmente sobre filmes na coluna “CineART” da Gazeta de Limeira.



Farid lembrou que em fevereiro de 2010 apresentou moção de apelo à empresa, solicitando que fossem aceleradas as instalações de salas com equipamentos necessários à exibição de filmes em 3D, já que a tecnologia vinha ao encontro dos anseios da população que, até hoje, sai de Limeira para assistir filmes com esse artifício nas cidades da região. “Na época, houve uma resposta falando da necessidade do investimento, da falta de recursos, mas garantia instalação ainda naquele ano”. Até hoje, a empresa não lançou nenhuma sala para serem exibidos filmes em 3D. “É uma pena, ele alegaram que o gasto com esse sistema era de R$ 500 mil, mas não haveria retorno com a satisfação dos espectadores?”, questionou Farid.

Segundo o vereador, reclamações chegam ao seu gabinete com frequência. “Criticam o sistema de som, as imagens e inclusive o fato de oferecerem apenas as opções de filmes dublados em alguns casos, desprezando o público que curte ver a produção cinematográfica na sua língua original”, afirmou Farid. “Prometheus”, de Ridley Scott, esteve em cartaz no município apenas na opção dublada. Quando da exibição de filmes dublados, é preciso oferecer pelo menos uma sessão com o filme legendado, como opção aos espectadores.

“Falta investimento por parte da empresa para que os clientes fiquem mais satisfeitos com o que é oferecido. Agora, com os novos shoppings chegando, haverá mais opções, o que é muito bom, pois além de mais alternativas, as empresas precisam estar sempre investindo em novidades para atrair o público”, completou Farid.


Ronald Gonçales
Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Alunos da ELM se apresentam no Teatro Vitória após primeiro semestre de estudo


Mais de 200 estudantes de música irão tocar e cantar no palco do Teatro Vitória neste sábado e domingo

A ansiedade de se apresentar pela primeira vez no palco de um teatro estava evidente nos comentários dos alunos durante o ensaio geral da orquestra da Escola Livre de Música (ELM), na noite da última terça-feira. Essa será a estreia de aproximadamente 200 alunos que ingressaram na escola no início deste ano sem nenhum conhecimento e que após poucos meses já dominam algumas técnicas para a execução de um instrumento musical. Serão três concertos divididos em dois dias. O primeiro ocorre neste sábado, 7 de julho, às 20h, e os outros dois no domingo, 8 de julho, às 11h e 20h, respectivamente.

 
No sábado, é a vez da Orquestra de Viola Caipira apresentar seu repertório adquirido durante o semestre. Segundo o professor da turma, Emanuel Massaro, músicas como “Cuitelinho”, “Tristeza do Jeca”, “Luar do Sertão”, entre outras, serão tocadas simultaneamente por mais de 30 violeiros. No mesmo dia, a Orquestra Sinfônica de Limeira Jovem, sobe ao palco para executar músicas do repertório brasileiro, como “Peixe Vivo”, “Rosa”, “Carinhoso”, e outras mais, sob a regência do maestro Rodrigo Müller.

Já domingo, as atividades começam logo cedo. Às 11h, tem início a apresentação da Orquestra Preparatória, com clássicos da música erudita. Em seguida, a Orquestra de Sopros se apresenta com músicas típicas para a formação, além de trilhas sonoras de filmes, como “Harry Potter Suite”.

Já a noite, às 20h, o encerramento das apresentações fica a cargo do Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira, sob a regência de Diego. S. do Lago, com mais de 30 vozes. No repertório, peças de filmes da Disney, como “Pocahontas”, “Mulan”, “Aladdin”, entre outras. Em seguida, a Orquestra de Cordas faz a penúltima apresentação da noite, deixando o fechamento para a Camerata da Orquestra Sinfônica de Limeira, que tocará músicas do repertório sinfônico, como “Sinfonia da Cantata 156”, de J. S. Bach e “Concerto para oboé e cordas”, de Cl. Marcello.

Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Mais informações pelo email oslimeira@yahoo.com.br ou no site www.sinfonicadelimeira.com.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, AZ Design Independente, Musical Brasil Instrumentos, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.



>> SERVIÇO

Concerto de encerramento da ELM do 1º semestre de 2012

Dia: 7 de julho, sábado

Horário: 20h30

Local: Teatro Vitória

>> Orquestra de Viola Caipira

>> Orquestra Sinfônica Jovem de Limeira



Dia: 8 de julho, domingo

Horário: 11h

Local: Teatro Vitória

>> Orquestra Preparatória

>> Orquestra de Sopros



Dia: 8 de julho, domingo

Horário: 20h

Local: Teatro Vitória

>> Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira

>> Orquestra de Cordas

>>Camerata da Orquestra Sinfônica de Limeira



Felipe Furlanetti – Assessor de Comunicação
Orquestra Sinfônica de Limeira
(19) 9283-2114 / 3451-2750
oslimeira@yahoo.com.br
www.sinfonicadelimeira.com

Pauta dos Vereadores

Ordem do Dia 25ª Sessão Ordinária – 10 de julho de 2012

I – Projeto de Lei n°200/11, de autoria do nobre Vereador Carlos Eduardo da Silva, que dispõe sobre normas de segurança e manutenção de brinquedos em bufês infantis localizados no âmbito do município de Limeira e dá outras providências.



II – Projeto de Lei nº241/11, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, que dispõe sobre permissão para instalação de estacionamento nas áreas verdes às pessoas jurídicas que estejam defrontes ou nas proximidades das mesmas e dá outras providências.

III – Projeto de Lei nº90/12, de autoria do nobre Vereador Antonio Braz do Nascimento, que perpetua nome de Paulo Marrafão a Rua 04 (quatro) da Vila Residencial Vales das Flores no município de Limeira.

IV – Projeto de Lei nº99/12, de autoria do nobre Vereador Silvio Marcelo Francisco Brito, que perpetua o nome de Shirley Rodrigues Berto a área verde localizado na Rua Nahum Ferlin na Vila Agostinho Francisco de Assis, Limeira/SP.

V – Projeto de Lei nº105/12, de autoria do nobre Vereador Eliseu Daniel dos Santos, que perpetua o nome de Silvio Luis Stradiotto em uma das ruas, avenidas, praças ou logradouro público da cidade de Limeira.

VI – Projeto de Lei nº106/12, de autoria do nobre Vereador Eliseu Daniel dos Santos, que perpetua o nome do Sr. Germano Baptista Gachet em uma das ruas, avenidas, praças ou logradouro público da cidade de Limeira.

VII – Projeto de Lei nº107/12, de autoria do nobre Vereador Eliseu Daniel dos Santos, que acrescenta parágrafo único ao art. 1º da Lei 4.412, de 05 de agosto de 2009, que regulamenta a colocação de mesas e cadeiras no passeio público nos caso que especifica e dá outras providências.

VIII – Projeto de Lei nº109/12, de autoria do nobre Vereador Eliseu Daniel dos Santos, que perpetua o nome do Sr. Antonio Ferreira de Godoy, em uma das ruas, avenidas, praças ou logradouro público da cidade de Limeira.

IX – 1° Turno de Discussão e Votação da Proposta de Emenda à L.O.M. nº1/12, de autoria nobre Vereador Ronei Costa Martins, que acrescenta o art. 245-A à Lei Orgânica do município de Limeira.

 
Assessoria de Imprensa
19 3404.7529
19 3404.7522

BARRA-PESADA E AMENIDADES


Por José Farid Zaine
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine


Quando um filme chega direto às locadoras, sem passar pelos cinemas, sabe-se que os distribuidores imaginaram que não iria bem nas bilheterias. É um temor que procede, do ponto de vista mercadológico. Mas é difícil entender que um filme como “O Abrigo” (Take Shelter) não tenha tido espaço nas salas exibidoras. Não é um filme fácil, feito um blockbuster rapidamente esquecível, mas está longe de ser chato. Pelo contrário, é instigante e provocador, e causa no espectador aquela sensação de incômodo que ele nem sempre gosta de sentir, mas que o leva a uma reflexão duradoura, o que só filmes especiais conseguem permitir.

“O Abrigo” está disponível em DVD, e é obrigatório para quem curte cinema de alta qualidade. Dirigido por Jeff Nichols, trata-se da história de Curtis (Michael Shannon), cuja vida “normal” e feliz é até invejada pelos amigos. Ele é casado com Samantha (Jessica Chastain), mulher batalhadora que luta para completar o orçamento doméstico. Eles têm uma filha, Hannah, que é surda. Curtis passa a ter uma série de visões apocalípticas sobre a vinda de uma tempestade que trará a destruição de tudo o que ele ama, levando-o à obsessão de ampliar e equipar um abrigo que a família tem em seu quintal. Sua determinação passa a ser vista com desconfiança e medo até pela própria família, mas ele leva adiante seu projeto, à custa de endividamentos, perda do emprego e da credibilidade.



Feito de passagens perturbadoras, como as dos pesadelos de Curtis sobre a iminência da chegada de uma grande tempestade, “O Abrigo” envolve e emociona. Não vou falar mais sobre a história para não fazer revelações inconvenientes.

Formalmente o filme é simples, mas extremamente eficaz, com suas imagens de árvores ao vento, nuvens ameaçadoras e paisagens inquietantes. Na pele de Curtis, Michael Shannon mais uma vez dá seu show de talento e competência, acompanhado pela magnífica Jessica Chastain, que brilhou em “A Árvore da Vida” e “Histórias Cruzadas”, que também podem ser revistos. E ótima chance para confirmar o talento de Shannon é rever “Foi Apenas Um Sonho” (Revolutionary Road), pelo qual ele foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante.

AMENIDADES
Para quem quer fugir um pouco do estilo “barra-pesada” de “O Abrigo”, um drama romântico está em cartaz nos cinemas, o interessante “Apenas Uma Noite”(Last Night), da diretora Massy Tadjedin, sobre o relacionamento de um casal feliz que, de repente, fica exposto a situações de infidelidade conjugal. Os dois, ao mesmo tempo, estarão pondo à prova seu amor e seu compromisso, diante da possibilidade de traição criada por circunstâncias surgidas. Até que ponto render-se a uma aventura passageira poderia comprometer um relacionamento sólido e duradouro? A resposta vem através de um filme bonito, charmoso, e que tem na sua forma narrativa o trunfo para diferenciá-lo de outros dramas sobre o mesmo tema. O elenco é muito bom, com a sempre bela e talentosa Keira Knightley (Joanna), fazendo par com Sam Worthington (Michael), que o mundo passou a conhecer através de “Avatar”. Keira é uma atriz de muitos recursos e teve reconhecimento internacional pelos papéis mais sérios que interpretou em filmes como o recente “Um Método Perigoso” e no belíssimo “Desejo e Reparação” (Atonnement), só para citar dois ótimos filmes que podem ser vistos no DVD. Ela é a mocinha da saga “Piratas do Caribe”, cinessérie de estrondoso sucesso mundial, que ela estrelou ao lado de Johnny Depp. A química entre Keira e Sam rola perfeitamente, tanto quanto entre Keira e Guillaume Canet, que interpreta Alex, amor antigo de Joanna, e entre Sam e a exuberante Eva Mendes, intérprete de Laura.



Então ficamos assim: primeiro vamos levar para casa um filme barra-pesada, mas magnífico e necessário, “O Abrigo”. Depois vamos ao cinema para ver “Apenas Uma Noite”, porque ninguém é de ferro.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Biblioteca realiza mais uma edição da “Banca de Troca de Livros e Gibis”


Para proporcionar acesso a diversos gêneros de livros e gibis, acontece neste sábado, 7, das 9h às 13h, a “Banca de Troca de Livros e Gibis” na Biblioteca Prof. João de Souza Ferraz. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Os interessados em trocar seus livros, devem se atentar nas regras: um livro pode ser trocado somente por outro livro; o gibi pode ser trocado por outro gibi, e dois livros infantis podem ser trocados por um livro.

Não são aceitos: livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernação em espiral, como também exemplares em mau uso de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados, sujos).

A Biblioteca Municipal fica na rua Senador Vergueiro, 845, Centro, para mais informações o telefone é: (19) 3442 6539 ou 3445 1341.


Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura Municipal de Limeira
Secretaria da Cultura
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Zé Geraldo se apresenta no Teatro Vitória


Um dos grandes nomes da música popular brasileira, também conhecido como “ZeGê”, se apresenta amanhã, sexta-feira, 6, às 21h, no palco do Teatro Vitória. O show “Cidadão: Trinta e Poucos Anos” é uma comemoração dos 30 anos de carreira de Zé Gerlado e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.




Nascido em Rodeiro, Zona Sul da Mata Mineira, e criado em Governador Valadares , no Vale do Rio Doce, Zé Geraldo caiu na estrada cedo. Com 18 anos foi estudar e trabalhar em São Paulo , ainda com o sonho de se tornar jogador de futebol. Um acidente automobilístico mudou o rumo de sua história: com pouco mais de 20 anos, seus jogos de futebol se transformaram em canções, e assim iniciou sua carreira.

O artista participou do Festival MPB – Shell de 1980, fato que lhe rendeu grande projeção nacional, tornando-o conhecido em todo o país. Em 2011, finalizou o seu 2º DVD, que leva o título do show, inserindo duas de suas canções como tema de novelas da Rede Globo.

Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Vitória e custam R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia), R$ 35 (bônus Gazeta de Limeira), ou doando 1 litro de leite que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade, você paga R$ 35. Outras informações podem ser adquiridas no telefone do Vitória: (19) 3451 6679, ou no blog da Cultura, www.culturalimeira.blogspot.com.

Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria Municipal da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

terça-feira, 3 de julho de 2012

“Brasilidade” no Teatro Vitória


Em seu primeiro espetáculo, a Estação da Dança faz uma homenagem aos grandes nomes da música popular brasileira – MBP, através de suas coreografias e elementos da cultura popular do nosso país.

“Brasilidade” será nesta quarta-feira, 4, às 20h30, no Teatro Vitória, a classificação indicativa é livre. A realização é da Estação da Dança, com o apoio da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.



No elenco estão Alice da Silva, Alessandra Ogawa, Amanda de Lima, Amanda Fabris, Ana Jeremias, Beatriz Leite, Beatriz Sant’anna, Brenda Faraum, Bruna Araújo, Carol Teixeira, Daniele Cassiano, Denise Guimarães, Denis Rodrigues, Eduarda Libardi, Elaine Sant Ana, Fernando Almeida, Gisele Godoy, Helen Maria, Jenitton Anderson, Julia Pinheiro, Karoline Souza, Karine de Lima, Kelly Amorim, Kelly Nascimento, Larissa Nascimento, Mariana Bigelle, Marinei de Nicolini, Natalia Firmino, Olivia de Luca, Paloma de Paula, Priscila Botechia, Raphaele Souza, Raissa Francine, Renato Pereira, Ricardo Afonso, Rita Gonçalves, Robson Barbosa, Rodrigo Araujo, Sarah Rocha, Silvanete Soares, Tiago Lopez, Ingrid Chaby, Vitória Mel, Cleusa Santos e Katina Souza.

Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Vitória, e custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada). O horário de funcionamento da bilheteria é de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, de sábado e domingo, das 13h às 17h e das 18h até o início do espetáculo.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do Vitória, (19) 3451 6679, ou no blog da Cultura, www.culturalimeira.blogspot.com.

Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura Municipal de Limeira
Secretaria da Cultura
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Portal realiza festival estudantil de música


Está nascendo em Limeira mais um festival de música, mas este tem um diferencial: é reservado para estudantes. Trata-se do 1º Fest Portal, realizado pelo Colégio Portal de Limeira e Anglo Vestibulares, com o apoio da Prefeitura, através das secretarias da Cultura e Turismo e Eventos. Os interessados têm até o dia 31 de julho para mandar as músicas. Os objetivos do evento são os de revelar novos talentos na área musical e destacar a importância da arte como fonte de cultura e lazer.



Podem se inscrever todas as pessoas que queiram participar, desde que haja pelo menos um integrante matriculado no ensino fundamental II, ensino médio ou curso pré-vestibular em Limeira ou na região, enviando sete cópias digitadas da letra em papel sulfite, com título, sem constar seus autores; CD com a música gravada na íntegra, precedida do nome da música, citada em voz; ficha preenchida e cópia do RG dos participantes. As músicas devem ser inéditas e originais. A taxa de inscrição é de R$ 50. O material deve ser enviado à secretaria do Anglo, localizada à Rua Alferes Franco, 1236, centro, CEP: 13 480-051. Tanto o regulamento quanto a ficha podem ser acessados no site: www.anglolimeira.com.br.

Do total de inscritas, serão selecionadas 12 músicas que se apresentarão no dia 17 de agosto, às 19h, no próprio ginásio do Anglo, concorrendo aos prêmios de R$ 500 (1º lugar); gravação e mixagem de uma música em estúdio profissional (2º lugar); e violão elétrico e chapéu autografado pela dupla Edson e Hudson (3º lugar).

O evento conta com os patrocínios: Casa Cor, Edson e Hudson, Fisk, Focalize, Krauss Citros, Musical Brasil, Sagae Formaturas, Sassi Imóveis, Oficina do Aluno e Vila Jazz.

Para mais informações, o telefone do Anglo são: (19) 3446 4333 e 3703 0351.


Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira / SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Projeto que cria “Banco do Livro” é enviado pelo Prefeito à Câmara


Sugestão foi de Farid, com aprovação da biblioteca municipal

Projeto com o objetivo de dar mais autonomia à Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz foi enviado à Câmara nesta segunda-feira, 2, após requerimento de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que sugeriu a criação do “Banco do Livro”, apresentado no dia 14 de maio. Agora, o projeto, assinado pelo Prefeito Orlando José Zovico (PDT), passa pelas comissões permanentes do Legislativo e caso tenha pareces favoráveis vai à votação em plenário.

A finalidade do “Banco do Livro” é receber doações de livros, revistas, jornais e material multimídia, e redistribuí-los de acordo com análise feita pela biblioteca. “Trata-se de uma forma de o espaço cultural, após análise criteriosa, ter autonomia para dar o destino mais adequado ao material doado pela população, além de fomentar o hábito da leitura em outros lugares, como escolas, associações e bibliotecas comunitárias, já que diversos livros poderão ser doados para esses lugares”, justificou Farid. O vereador disse já ter consultado os funcionários da biblioteca, sendo aprovada a ideia do “Banco do Livro”. A bibliotecária Lígia Consuelo Araújo foi uma das defensoras do projeto, o que motivou Farid a apresentar o requerimento.

O projeto dá liberdade, após análise de acervo, de livros serem doados às bibliotecas comunitárias, escolares e de associações estabelecidas e em funcionamento no município. Já os livros, as revistas, os jornais e o material multimídia que não estiverem conservados para serem incorporados ao acervo do próprio espaço cultural ou das demais instituições aptas a receberem as doações, serão encaminhados para reciclagem e o valor arrecadado será revertido na compra de novos materiais para uso e manutenção da biblioteca municipal. Ainda, segundo a norma, serão consideradas obras não conservadas aquelas que se apresentarem rasuradas, faltando páginas, rabiscadas, com folhas soltas, infectadas por fungos ou insetos e de conteúdo desatualizado.

Ronald Gonçales
Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550