terça-feira, 19 de abril de 2011


ATENÇÃO PARA AS PRÓXIMAS ATRAÇÕES

José Farid Zaine

farid.cultura@uol.com.br

Twitter: @faridzaine

Facebook: faridzaine

Para quem curte as delícias de ir ao cinema, 2012 tem reservado ótimas estreias, e os próximos meses estão recheados de boas atrações. Que tal anotar na agenda lançamentos mais interessantes, para procurar uma sala exibidora e apreciar as qualidades de um filme antes que ele encolha para caber num DVD?

Bom, a melhor estreia de abril já foi: trata-se da animação “Rio”, que comentei por alto na edição passada, e que está em exibição na cidade, infelizmente sem a opção 3D. Precisei viajar para ver o filme de Carlos Saldanha no melhor formato, isto é, 3D, com som de primeira. Como admitir ver um filme maravilhoso como esse numa sala com projeção e som ruins, ainda mais se a cópia for dublada? Nem pensar.

Mas as próximas semanas serão marcadas por estreias importantes, e vale a pena anotar algumas delas (dados técnicos e datas obtidas no site Filme B):

Bróder (Brasil, 2009), de Jeferson De (Sony). Gênero: drama. Elenco: Caio Blat, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane. Sinopse: A história de três amigos da periferia de São Paulo e suas diferentes escolhas de vida. Duração: 93 min.

Vi “Bróder” no Festival de Paulínia do ano passado. Apesar do tema surrado e do cenário batido em que se passa a ação, o filme se segura bem, graças ao elenco entrosado e ao roteiro bem costurado. Além dos amigos interpretados por Caio Blat, Jonathan Haagensen e Sílvio Guindale, as presenças fortes de Cássia Kiss e Ailton Graça ajudam

as coisas a não desandarem. Em Paulínia ganhou prêmios técnicos, como som, fotografia e direção de arte, mas em Gramado faturou todos os prêmios importantes, incluindo melhor filme, diretor e ator (Caio Blat). Estreia prometida para 21 de abril.

Água para elefantes (Water for Elephants, EUA, 2011), de Francis Lawrence (Fox). Gênero: drama. Elenco: Reese Witherspoon, Robert Pattinson, Christoph Waltz. Sinopse: Em uma casa de repouso, Jacob Jankowski, de 90 anos, recorda o que viveu em sua juventude. Durante a Depressão, ele trabalhou em um circo, onde viu a brutalidade com a qual as pessoas e os animais eram tratados e se apaixonou pela esposa de um treinador truculento.

O livro homônimo, no qual se baseia o filme, esgotou nas livrarias do Brasil, ficou várias semanas sendo muito procurado e agora retornou, em nova edição, num aproveitamento da proximidade da estreia do filme. Por enquanto é uma incógnita, mas os trailers mostram bela fotografia e boa direção de arte. O elenco é atraente: a loura premiada com o Oscar, Reese Witherspoon divide a cena com o atual queridinho das garotas, o vampirinho Robert Pattinson. Já a presença de Christoph Waltz, inesquecível como o nazista “caçador de judeus” de “Bastardos Inglórios”, pelo qual ganhou o Oscar de ator coadjuvante, é a maior esperança de qualidade. Previsão de estreia: dia 29 de abril.

Elvis & Madona (Brasil, 2010), de Marcelo Laffitte (Pipa Distribuidora). Gênero: Comédia romântica Elenco: Simone Spoladore, Igor Cotrim, Sérgio Bezerra, Part.Especial: Maite Proença, José Wilker. Sinopse: Em sua primeira entrega, a garota de apelido Elvis conhece Madona, um travesti que sonha em produzir um show de teatro de revista. Deste encontro inusitado , nasce uma divertida e moderna história de amor. Duração: 105 min.

O maior interesse para os limeirenses neste filme é o fato de que Luiz Biajoni, apresentador da TV Jornal, escreveu um livro baseado no roteiro do filme. O livro teve noite de autógrafos na Livraria Cultura, em São Paulo, na Av. Paulista, e eu fui, com prazer. Lá foi exib

ido o filme, que já conquistou plateias de vários festivais. Estamos preparando uma pré-estreia do filme no Teatro Vitória para maio, juntamente com noite de autógrafos do livro homônimo do Bia. O ator Igor Cotrim – intérprete do travesti Madona, que participou do reality show da Record, A Fazenda, deverá estar presente. A estreia nacional estava prevista para 6 de maio, mas provavelmente será transferida para 26 de maio, o que tornará a pré-estreia em Limeira mais interessante.

Para o início de junho, teremos “A árvore da vida” (The Tree of Life, EUA, 2009), de Terrence Malick (Imagem). Gênero: drama. Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Fiona Shaw. Sinopse: A vida de uma família com três filhos nos anos 1950. O filho mais velho testemunha o fim da inocência.

A julgar pela filmografia de Terrence Malick e pelo trailer, vem aí um g

rande filme. O título não tem nada a ver com o belíssimo épico estrelado por Elizabeth Taylor e Montgomery Clift em 1957, que se chamou “A Árvore da Vida” no Brasil, mas que tinha o título original de Raintree County.

Vimos aí, então, várias dicas para as próximas sem

anas. Vamos todos aos cinemas, mesmo aguentando longas filas e barulhentos devoradores de pipocas e refrigerantes. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário