sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

AS DEZ MARAVILHAS DE 2012 – PARTE I



1 – ARGO


Lançado em novembro de 2012, “Argo”,dirigido por Ben Affleck, logo despertou o interesse do mundo inteiro. Como ficaria nas telas um drama real vivido no Irã em 1979, conhecido como a “crise dos reféns”, em que a embaixada americana em Teerã é invadida, reféns são confinados, mas 6 deles conseguem fugir e ficarem escondidos na Embaixada do Canadá, provocando a mais maluca operação de resgate já concebida? Pois quem duvidava de Affleck, o ator ainda galã que se aventurou pelos caminhos da direção, ficou de queixo caído. Ele conseguiu fazer da história real um filme tenso, emocionante, que prende o espectador da primeira sequência – aliás, espetacular- ao desfecho sufocante. Grande momento do cinema em 2012 que deve, com certeza, figurar entre os indicados ao Oscar de melhor filme.

2- A SEPARAÇÃO
Falando em Irã, não pode estar ausente da lista de melhores filmes lançados no Brasil em 2012 este drama do iraniano Asghar Fahradi que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro e chegou aos nossos cinemas no dia 20 de janeiro. A história de um casal que vai se separar, porque a mulher pretende sair do país com a filha, escancara o cotidiano em um lugar que nos parece distante, já que pelas imposições de seu regime de governo, poucas coisas de lá chegam inteiras até nós. Diálogos extraordinários, interpretações magníficas e uma direção extremamente precisa transformam “A Separação” num marco vitorioso do cinema asiático, destinado a permanecer e se transformar num clássico.

3- AS AVENTURAS DE PI
Ang Lee é um dos meus diretores favoritos. Ele sempre surpreende, cada vez com um filme completamente diferente, mas mantendo sua discreta elegância para filmar qualquer coisa, de um drama sobre cowboys que se apaixonam (O Segredo de Brokeback Mountain) a lutas marciais com os guerreiros fazendo um verdadeiro balé no espaço (O Tigre e o Dragão). Agora ele faz acontecer no cinema, em 3D, o que parecia impossível para muitos diretores, a transposição do livro “A Vida de Pi” (Life of Pi), do escritor Yann Martel, nascido na Espanha e naturalizado canadense.  O resultado, “As Aventuras de Pi”, considerado por James Cameron, de “Titanic”, uma obra-prima, é um filme de beleza deslumbrante com  uma história originalíssima e encantadora. Estreou em dezembro e já está entre os melhores do ano, devendo figurar também entre os indicados a melhor filme no Oscar que será entregue em fevereiro. Concorrerá com pesos-pesados que só estrearão a partir de janeiro de 2013 no Brasil, como “Lincoln” e “Os Miseráveis”.

4- O ARTISTA
Vencedor do Oscar de Melhor filme e outros 4, o  francês “O Artista” conquistou a crítica e o público, embora merecesse um sucesso muito maior. Em pleno tempo de conquistas tecnológicas avançadíssimas para o cinema, e usando-as muito bem, o diretor fez um filme mudo e em preto e branco, numa poética declaração de amor à sétima arte. Estreou no Brasil em fevereiro de 2012. Clássico instantâneo, indispensável.

5- MOONRISE KINGDOM


Mais uma vez o surpreendente Wes Anderson faz um filme original, diferente, mas sempre interessante. A história de um menino que foge de um acampamento de escoteiros e vai se encontrar com uma garota é a base do roteiro de “Moonrise Kingdom”, que estreou no Brasil em outubro, mantendo-se aqui  o título original. Com delicadeza, humor e emoção, além de uma certa dose de ironia,  a trama flui com facilidade, transformando situações e personagens estranhas num conjunto bastante agradável. No elenco, nomes consagrados como Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton, Bill Murray e Frances McDormand dão peso e prestígio a esta comédia dramática. Com fotografia muito boa, direção de arte caprichada e ótima trilha sonora a cargo do experiente Alexandre Desplat, o filme de Anderson conquistou seu espaço entre os melhores do ano.

Na próxima semana concluirei a relação daqueles que considerei os melhores filmes lançados em 2012 no Brasil. Vocês, amigos leitores e leitoras, já fizeram suas listas? Espero vê-las no meu e-mail: farid.cultura@uol.com.br


Um comentário:

  1. Vi muito pouco filmes esse ano, e a maioria muito comerciais, mesmo assim lá vai minha lista:

    1 - Os Homens que não amavam as mulheres
    2 - Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
    3 - O Hobbit
    4 - De pernas pro ar 2
    5 - Branca de Neve e o Caçador

    Mas quero colocar um filme que não é de 2012 mas assisti nele, que foi "Adam" um romance muito sereno entre Adam, um jovem que tem o Mal de Asperger e Beth sua vizinha. Interessante a forma que o relacionamento se desenvolve perante a doença, como se comunicam etc.

    ResponderExcluir