sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre desejos e segredos sem fim

Por José Farid Zaine
Twitter: @faridzaine
Facebook: farid Zaine
Acesse www.faridzaine.com


De tempos em tempos surge um filme que marca profundamente pela originalidade, pela inventividade e pelo arejamento que consegue dar à arte cinematográfica, provando que o talento nunca deixará de existir para que surjam obras que independam de orçamentos milionários e pirotecnias tecnológicas.
Vem da França um exemplo desses filmes geniais e perturbadores, que tornam ainda mais apaixonante o hábito de ir ao cinema: trata-se de “Dentro da Casa” (Dans La Maison), do diretor François Ozon, que se afirma como um dos melhores diretores europeus da atualidade.
“Dentro da Casa” nos introduz ao universo do Professor Germain (Fabrice Luchini), que dá aulas de francês numa escola de ensino médio. Ele divide com a mulher, Jeanne (Kristin Scott Thomas), a decepção diante do quadro apresentado por seus alunos: mediocridade e desinteresse.



A desilusão do professor Germain sofre um abalo apenas quando entra em cena o aluno Claude (Ernst Umhauer). Ao pedir que os alunos descrevam um fim de semana, Germain sofre com as bobagens e coisas vazias que os estudantes colocam em suas redações, mas se surpreende com o trabalho de Claude: ele conta com riqueza de detalhes sua entrada na casa de um amigo a quem vai ensinar matemática, revelando que sempre teve o desejo de estar lá. Fala de Rapha, o colega de classe, o Rapha pai e Esther, a mãe, de quem diz sentir “cheiro de mulher de classe média”, o que pode ser  elogioso ou não. No fim de sua redação, Claude coloca “continua”, o que mexe com o professor, finalmente excitado pela descoberta de um aluno com grandes possibilidades de se tornar um escritor. Ele passa a incentivar Claude nessa aventura de permanecer na casa do amigo, como se fosse vital a continuidade de um enredo cada vez mais intrigante e a chegada a um final que não desse margem para um “continua”...
Desde o seu início até o final surpreendente, “Dentro da Casa”nos envolve na sua atmosfera de voyeurismo imposta por Claude e assimilada por Germain. Nossa imaginação e nosso desejo de ver a trama desenrolada constroem um outro livro ou um outro filme,em que colocamos nossos próprios olhos, nossos desejos e nossas próprias frustrações.
O voyeurismo explorado por Ozon não é o mesmo celebrizado por Hitchcock em “Janela Indiscreta” (Rear Window), com Grace Kelly e James Stewart. O cérebro  de “detetive forçado” de Stewart, um fotógrafo profissional preso em seu apartamento por causa de uma fratura na perna,  interpretava o que via com os próprios olhos ou com as lentes de sua câmara, de longe, como intuito de desvendar um crime que sua imaginação concebera, e que Hitchcock, com sua habilidade costumeira ia criando na mente do espectador. Aqui vemos o que Claude  revela em suas minuciosas observações, não de longe, porque ele está dentro da casa, e seu interesse não é desvendar crimes ou mistérios.
O novo filme do diretor de “8 Mulheres” é uma joia rara que chega aos cinemas depois de passar por muitos festivais, como o do Rio, em 2012. Por aqui será preciso aguardar  o lançamento em DVD. Vale a pena anotar e esperar.
Com “Dentro da Casa”o espectador se apropria dos olhos de Claude e dos sentimentos de Germain para acompanhar, sempre com enorme interesse, os rumos tomados pela história até o seu desfecho. O filme acaba, mas em nossos corações e mentes persiste a elaboração do roteiro de uma continuação.

No cinema e na literatura os desejos e os segredos nunca terão fim. Mas sempre haverá novos olhares que nos guiarão para dentro deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário