terça-feira, 3 de março de 2009

União das vozes femininas!

“Um Show de Mulher” reúne cantoras de diferentes estilos no palco do Teatro Vitória

Onze mulheres, do erudito ao popular, encontram se neste domingo, 8 de março, às 20h, no Teatro Vitória. Além de diferentes gêneros, o evento traz também distintas gerações: Vencedora do 1º Canta Limeira (festival nacional de MPB produzido em Limeira) e da 7ª edição do mesmo festival estão entre as escaladas para o “Show de Mulher”. O evento terá entrada franca.

Criado em 2008, pelo então secretário municipal da Cultura, professor José Farid Zaine – hoje vereador do PDT – o evento “Um Show de Mulher” retorna ao calendário artístico cultural neste ano com a proposta de unir ainda mais cantoras para homenagear a Semana da Mulher. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e da Câmara Municipal de Limeira, através da Comissão da Semana da Mulher, composta pelas vereadoras Dra. Nilce Segalla e Elza Tank e pelos vereadores Prof. José Farid Zaine, Ronei Costa Martins e Antonio Braz do Nascimento (Piuí).

“A idéia é unirmos as vozes femininas de Limeira para que o público conheça as nossas talentosas mulheres cantoras”, afirma Farid.

Concepções diferentes de gêneros musicais prometem agradar a todos os gostos. Conhecida por sua extensa carreira na música erudita, Andréia Sicchiero, prepara a sua segunda participação no projeto.

Já a jovem Melina Cabral, integrante das bandas “Jabaculê”, “Encantoria” e “Quinteto Alecrim”, organiza a sua primeira apresentação neste show. Melina venceu o 7º Festival Nacional de MPB “Canta Limeira”, com o grupo “Encantoria”, interpretando a canção “Essa Coisa Boa”.

Cilmara Catto, vencedora da 1ª edição do “Canta Limeira”, também já confirmou a sua participação no evento. Além destas, estão confirmadas as cantoras: Juliana Guerrero, Simone Carvalho, Raquel Pavanelli, Raquel Rochia, Sueli Bobice, Bruna Pimentel, Miriam Val e Estela Maris. O evento contará com a participação do coral “Feliz Idade”, coordenado pelo maestro Rosivaldo Menna Peres. Está confirmado também para participação no show o grupo limeirense “Voz de Mulher”.

“O evento é importante por representar, no palco, toda a força da mulher limeirense, em qualquer área da sociedade. Esse espaço se consolida a cada dia, notadamente na produção cultural. Será um momento de celebrarmos um avanço que veio contribuir com a vida em comunidade”, fala o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur.

União de vozes femininas
Durante a edição de 2008 do evento, uma idéia surgiu para a experiente Andréia Sicchiero (são quase 20 anos de carreira): Unir algumas cantoras para a criação de um grupo musical limeirense formado apenas por mulheres. Desde então, através de encontros semanais, o projeto ganhou consistência e tornou se o grupo “Voz de Mulher”, que tem recebido orientações do pianista Luciano Filho e da própria Andréia, que já atuou no Coro da Orquestra Sinfônica de São Paulo.

“Voz de Mulher” foi batizado pelo vereador José Farid Zaine, que será o diretor e roteirista do primeiro show do grupo.

“Já vinha há algum tempo com vontade de fazer um trabalho diferente aqui em Limeira. Assisti a um DVD de Bethânia e fiquei impressionada em como ela trabalha com o texto. Queria trabalhar com isso, mas em grupo. Então pensei em juntar algumas cantoras e fazer um grupo vocal”, explica a idealizadora da aliança musical feminina, que cita exemplos de outros grupos vocais, como “Trio Esperança”, “Vésper Vocal” e “Mulheres de Hollanda”: “Parecia pretensioso, mas acreditei que seria possível. Temos muito ainda a fazer, mas a semente germinou e está brotando linda”, completa.

Com grandes expectativas, Andréia garante que o grupo feminino está trabalhando muito sério para que tudo saia perfeito. “Estamos nos empenhando ao máximo para fazermos um trabalho diferenciado e que possa ser reconhecido não só pelo público limeirense, mas também pelo Brasil. Queremos cantar esse país, essa mistura de tudo, que é maravilhosa e tão peculiar”, fala a cantora.

E para quem pensa o contrário, mesmo com tanto tempo de carreira, Andréia garante: “O frio na barriga acontece com certeza, e me faz sentir viva, realizando algo importante”, diz.

“Voz de Mulher” é composto por Andréia, Juliana, Simone, Raquel Rochia e Bruna.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Foto: "Voz de Mulher" é destaque no evento "Um Show de Mulher", que ocorre neste domingo, 8 de março, às 20h, no Teatro Vitória. A entrada é franca.
Assessoria Parlamentar
Gabinete Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário