sexta-feira, 8 de julho de 2011

JULHO COM GLAMOUR E AVENTURAS REQUENTADAS


Por José Farid Zaine
farid.cultura@uol.com.br
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine



O cinema continua sendo uma das melhores e mais baratas opções de lazer, cultura, entretenimento... Desde seus primórdios, qualquer novidade tecnológica que surja parece determinar o seu desaparecimento. A mais radical foi a popularização da TV nos anos 1950, quando o cinema vivia seu auge. “A TV vai matar o cinema”, diziam. Mas o que se viu foi o fortalecimento da indústria cinematográfica, que não apenas cresceu, como soube se utilizar das novas conquistas. Sempre, portanto, quando surgem períodos de férias escolares, as distribuidoras se armam para colocar seus principais lançamentos de apelo popular nessa época.
Na nossa região, não são apenas os “blockbusters” em cartaz que chamam a atenção. Ontem começou o Festival de Cinema de Paulínia, um megaevento que agora reúne, além dos filmes concorrentes e atividades paralelas correlatas, shows com grandes nomes da música brasileira. E como estamos muito próximos, a pouco mais de 30 minutos da nossa vizinha, melhor colocar esse importante e glamuroso festival na nossa agenda.

Ontem na abertura, foi exibido “Corações Sujos”, de Vicente Amorim. Na sequência virão, entre os selecionados:

Hoje: destaque para o documentário “Uma Longa Viagem”, de Lúcia Murat, e o longa de ficção “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello.

Amanhã: atenção para “Rock Brasília – Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho, e “Meu País”, de André Ristum.

Domingo: “A Cidade Imã”, de Ronaldo German”, documentário, e outro longa de ficção, “Onde Está a Felicidade”, de Carlos Alberto Riccelli.

Segunda, 11 : “Ibitipoca, dobra pra lá”, de Felipe Scaldini, e “Os 3”, de Nando Olival.

Terça, 12 : “Ela Sonhou Que eu Morri”, de Maíra Bühler e Matias Mariani, e “Trabalhar Ca nsa”, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Quarta, 13 – “A Margem do Xingu – Vozes Não Consideradas”, de Damiá Puig, e “Febre do Rato”, de Cláudio Assis.

Quinta, 14 – Encerramento com o longa de Marcos Paulo, “Assalto ao Banco Central”.

O primeiro dos indicados é sempre um documentário e o segundo, um longa de ficção. Há ainda os curtas regionais e nacionais, os debates e encontros, tudo no próprio Theatro Municipal de Paulínia, com entrada franca. Somente para a abertura e encerramento são necessários os convites distribuídos pela organização.

...E para quem não quer saber das novidades do cinema nacional em um dos mais concorridos festivais da atualidade, as salas exibidoras da região continuam com as atrações próprias das férias, a maioria delas continuações:

“X-Men: Primeira Classe”: Bem , quando uma história se esgota, nada como voltar ao seu princípio, no estilo “foi assim que tudo começou”. Mas aqui funciona muito bem, e o filme, onde se conhece a origem da guerra entre Magneto e os X-Men, os mutantes, é muito bom, com ótimos efeitos e uma dramática sequência inicial que já vale o filme todo.

“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” : Aqui a franquia desandou. Saudado como uma das melhores e mais divertidas aventuras surgidas no cinema recente, o quarto filme da série é o pior de todos. É sempre bom ver Johnny Depp e seu já antológico Capitão Jack Sparrow, agora na companhia de Penélope Cruz, mas não dá pra engolir uma sucessão de chatices que torna o filme enfadonho, aborrecido e sem graça.

Outra continuação é “Carros 2”, animação que vem arrecadando milhões de dólares mundo afora, como era de se esperar, mas que não chega aos pés do extraordinário “Rio”, enorme sucesso que logo arrasará nas locadoras.

Na onda de sequências há ainda “Kung Fu Panda 2” e, para os adultos, “Se Beber Não Case! Parte 2”, para quem se atrever a suportar um festival de tolices e piadas grosseiras.

Como novidade temos a estreia esperada de “Transformers: O Lado Oculto da Lua”, cujo trailer vem sendo exibido há meses, estrelado por aquele chatíssimo Shia LaBeouf, o mesmo que fez “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, falou mal do filme e tem sido atacado pelo ícone Harrison Ford...

E por último, para completar, invadiram as telas seis pinguins, os parceiros de Jim Carrey em sua nova comédia, “Os Pinguins do Papai”. O ator esteve no Brasil nos últimos dias divulgando o filme. Quem viu suas entrevistas, já pode imaginar as caras e caretas que o comediante vai exibir no longa, mais um típico divertimento para as férias de inverno.

Portanto, julho recheado de opções, do glamour de um festival de cinema bem ao lado de nossa casa, às novidades infanto-juvenis e às indefectíveis aventuras requentadas! Haja pipoca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário