segunda-feira, 4 de março de 2013

NOITE DE ESTRELAS RELUZENTES


Por José Farid Zaine
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine

Em 2013 não teremos nenhum “Titanic”, ou “Ben-Hur” ou “O Retorno do Rei”, todos ganhadores de 11 Oscar. Embora numericamente possível, pois “Lincoln” tem 12 indicações e “As Aventuras de Pi” tem 11, são quase nulas as chances de se repetir o
record de premiações ou mesmo de superá-lo. 2012 foi um ano de bons
filmes, tanto que os 9 indicados ao prêmio principal são todos de ótima qualidade.
Há poucas ressalvas a fazer sobre os indicados. Eu, por exemplo,
colocaria Ben Affleck indicado a melhor diretor e “O Mestre” a melhor
filme. Penso que, desta vez, o Oscar vai ser pulverizado, isto é,
nenhum filme vai levar muitas estatuetas, talvez o mais premiado saia
com 4 Oscar apenas. Depois de ver tantos e bons filmes, vamos às
considerações finais para a grande noite do cinema no próximo domingo, em que tudo pode acontecer, principalmente nesta 85ª edição!


ARGO – é o meu favorito para Melhor Filme, mas a ausência de seu
diretor como indicado pode ser um elemento dificultador. “Argo” é um thriller político espetacular, e deve levar também os Oscar de melhor montagem (edição), Edição de som e roteiro adaptado, embora nessa última categoria a crítica considere “Lincoln” imbatível. Em todos os quesitos há fortes concorrente, e seria histórico “Argo” sair apenas com o Oscar de melhor filme...

LINCOLN – Embora campeão de indicações, o bom filme de Spielberg deve dar a ele o terceiro Oscar de direção e a Daniel Day-Lewis o terceiro de melhor ator. Ainda pode levar o de ator coadjuvante (Tommy Lee Jones) e Direção de Produção (direção de arte), que tem em Anna Karenina um grande favorito.
AS AVENTURAS DE PI – Ang Lee é o mais forte concorrente de Spielberg na categoria de melhor diretor. “Pi” é um filme belíssimo e suas qualidades técnicas devem ser recompensadas com os Oscar de Fotografia, Efeitos Visuais e Trilha Sonora.
A HORA MAIS ESCURA – O excelente e tenso filme de Kathryn Bigelow, que ganhou os  prêmios de direção e filme com “ Guerra ao Terror”, tem 5 indicações, mas deve ficar apenas com o Oscar de roteiro original, e ainda não seria injustiça perder nessa categoria para “Django Livre”.
OS MISERÁVEIS: O belo e arrebatador musical de Tom Hooper, recente vitorioso com “O Discurso do Rei”, tem uma das barbadas do ano: o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Anne Hathaway. Por mim, deve levar também os prêmios de Mixagem de Som e Maquiagem, este último quesito tido como quase certo para “O Hobbit”, de Peter Jackson.
O LADO BOM DA VIDA – indicado em 8 categorias, deve levar apenas o de Melhor atriz para Jennifer Lawrence. Gosto bastante dela e de sua interpretação,  embora minha preferida seja Emmanuelle Riva, em “Amor”.
AMOR – O magnífico drama de Michael Haneke, o diretor da obra-prima “A Fita Branca”, indicado em 5 categorias, vai levar o de Melhor Filme em Língua Estrangeira para a Áustria.  Um grande feito da Academia seria premiar Emmanuelle Riva como melhor atriz e Haneke como melhor diretor!
DJANGO LIVRE – O ótimo filme de Quentin Tarantino tem grandes chances no roteiro original, de autoria dele, e no de ator coadjuvante para Christoph Waltz, mas Waltz já ganhou recentemente este mesmo Oscar, em outro grande momento de Tarantino, “Bastardos Inglórios”.
INDOMÁVEL SONHADORA – O filme é todo da sua pequena protagonista, a incrível Quvenzhané Wallis, é muito original, tem uma belíssima trilha sonora (não indicada) mas suas 4 indicações serão sua única recompensa.
E ainda veremos a premiação de Melhor Figurino, que deve ir para “Anna Karenina”, melhor música para “007 – Operação Skyfall”, com o tema “Skyfall” lindamente cantado por Adele e melhor animação para “Valente”, embora meu favorito seja “Frankenweenie”, de Tim Burton, e haja outro forte concorrente, “Detona Ralph”.
Façamos nossas apostas, prognósticos e no domingo, dia 24, dia em que Emmanuelle Riva completa 86 anos, fiquemos com a curtição de acompanhar pela TV a mais fascinante batalha do cinema, a entrega do mais cobiçado prêmio artístico do mundo...e aí vamos falar de injustiças, gafes, belos vestidos ,figurinos extravagantes, piadas sem graça, shows de gosto duvidoso, enfadonhos discursos de agradecimento, comentaristas idiotas...mas, sobretudo, vamos saborear o que o cinema nos mostrou de melhor no ano que passou, sua evolução, suas conquistas, seus novos talentos, seus astros poderosos e suas reluzentes estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário