sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Avena volta às origens e lança 'Línguas'


Novo CD traz 12 canções. Sem perder a regionalidade, o grupo canta o amor, o sertão e o prazer de ser brasileiro, com direito até a bolero


Depois de 20 anos sem gravar um disco próprio, os “meninos” do Avena estão de volta. É verdade que, agora, eles estão mais experientes. Porém, mesmo cada um seguindo a sua vida, profissional e pessoal, o prazer de produzir a boa música os une de forma mágica e fascinante. Sorte a do público, que pode continuar sintonizando esse grupo que representa tão bem a cultura de Limeira. O cantor da noite Dalvo Vinco, o médico Marcelo Bella, o produtor Joaquim Prado e o professor Farid Zaine - formação original do Avena - lançam “Línguas”, o terceiro CD da banda que tem influência dos “meninos” de Liverpool.


Mas não é só Beatles que inspiram o Avena, não! Renato Teixeira é também uma das maiores influências na produção musical do grupo limeirense e, o homem que tão bem retrata o sertão, faz participação especial na canção “Cavalos”, antigo sucesso do Avena, única regravação de “Línguas”. Do resto, tudo é novo. E muito bom, diga-se de passagem.


“O Avena se mantém fiel aos seus propósitos, fazendo a música que marcou sua carreira: um som com características próprias, surgido das influências da música regional paulista, somadas às da música latino-americana e principalmente dos Beatles, o que resultou em faces rurais e urbanas do seu som, sem que ele perca as características do grupo”, explica Zaine, que assina a composição de todas as letras do novo CD, ao lado de Prado, compositor das músicas.
Avena - Créditos - Wagner Morente.

Logo no início do CD, a música que ganha o título do álbum retrata o amor nas suas mais diferentes línguas. Tem português, claro, mas também tem inglês, francês, espanhol, italiano, japonês e árabe. Isso só em uma canção, simples, é verdade, mas cheia de sentimentos disparados pela paixão. Nesta faixa, todo o grupo interpreta um trecho da canção e o sotaque caipira ganha força nos “erres” exagerados: uma brincadeira que dá ainda mais vida à composição. Essa boa mistura traz, na música, também o som do ukulele, um instrumento que ganha cada vez mais adeptos.


A terceira faixa, “A Dama de Azul”, é um bolero que traz, inclusive, citação de Marino Pinto e Mário Rossi em seus versos: “que será da luz difusa do abajur lilás”. A ousada composição retrata a vida de uma cantora, com uma história surpreendente. Quer saber quem é a dama de azul do Avena? Tem que ouvir a canção. “Foi especialmente emocionante escrever a letra ‘A Dama de Azul’, depois ver a música que eu achei perfeita, bem como o arranjo belíssimo”, gaba-se Zaine. É, ele tem razão!
Avena - Créditos - Wagner Morente.

Maria Bethânia ganha uma música exclusiva, chamada “A Mulher que Canta”, que homenageia um dos maiores nomes da MPB do país. O grupo levou a música para Bethânia no Teatro Abril, em 2010, ao final do show dela “Amor, Festa e Devoção”.


Catira e a vida no sertão estão presentes. E é na faixa de número seis. “Boi Laçado” mistura poesia, desejo e a vida simples, e promete não deixar ninguém parado quando o “play” for acionado.


Em “Alô Geral”, Avena revela seu enorme amor ao Brasil e traz a discussão de o quanto que o país tem melhorado de uns tempos pra cá, tornando-se referência aos países da América do Sul e um símbolo de investimento para o mundo todo. Em trechos como “alô Paris, Londres, Berlim / algum recado pra mim / acho que dessa vez eu vou ficar por aqui” ou “alô Teerã, Beirute, Bagdá / agora eu não quero voar / acho que entendi, melhor ficar por aqui” o grupo esbanja a simpatia que sente ao país em que vive.


“Línguas” traz na capa uma arte assinada pelo artista Stival Forti. O álbum mostra, no encarte, diversas imagens clicadas por Wagner Morente. O apoio é da Humaniza (Lei Rouanet), Máquinas Furlan e Centro do Professorado Paulista (CPP).


A coletiva de imprensa de lançamento do CD ocorreu na tarde desta quinta-feira, 10, no CPP. O grupo, porém, espera os amigos e os fãs na noite desta sexta-feira, 11, às 20h, no mesmo espaço da coletiva, localizado no Largo da Boa Morte, 154 – Centro – para apresentações de algumas das músicas que estão no novo CD. Na oportunidade, “Línguas” estará à venda, ao preço de R$ 20. O show de lançamento do álbum está previsto para ocorrer no próximo semestre.



História
O Avena começou no Trajano Camargo, no final dos anos de 1970. Mas seu início verdadeiro pode ser dado com a vitória em 1979, no Festival Livre da Canção de Taubaté, onde Renato Teixeira era presidente do júri. Lá, “Cavalos” conquistou os jurados e levou o principal prêmio.Avena em momento de descontração. Créditos - Divulgação.

“Línguas” é o terceiro álbum do grupo. O primeiro, lançado em 1985, tem o título “Avena”. “Festa do Peão” é o segundo, lançado em 1991. O show de lançamento do segundo disco aconteceu no Palácio Nacional da Cultura, em Sófia, capital da Bulgária. O grupo, quando esteve na Bulgária, cantou também na casa do Embaixador do Brasil, em jantar oferecido ao Avena, com a presença do Ministro da Cultura da Bulgária da época, país dos ancestrais da Presidente Dilma Rousseff.

“Estar na Bulgária foi um dos momentos mais inesquecíveis que passamos juntos. Foi a coroação de um trabalho contínuo que estávamos fazendo para a defesa da boa música brasileira”, afirma Prado.

O grupo passou por várias formações, sempre tendo Farid, Marcelo, Joaquim e Dalvo nelas. Na formação original estavam ainda Clodoaldo e Agnaldo Minetto, Marco Barbieri, Claudemir Toledo e Reynaldo Bella. No total, Avena ganhou mais de 200 prêmios em festivais por todo o Brasil, incluindo dois do SBT, o Festival Rímula. O grupo apresentou-se mais de 11 vezes no “Som Brasil”, da Rede Globo, participou do “Empório Brasileiro” (Band), “Empório Brasil” (SBT), “Viola, Minha Viola” (TV Cultura). A música “Cavalos” foi tema da novela “Bicho do Mato”, da Rede Record.

Para Prado, o novo CD reflete as escolhas atuais do grupo, com algumas composições que estavam engavetadas e ganharam vida novamente, com a preocupação da sociedade contemporânea, que desperdiça tempo com situações irrelevantes e esquecem do que realmente vale a pena. “A amizade e o prazer em viver são elementos que queremos resgatar, seja no universo urbano ou no caipira”.

Dalvo é o “arquivo vivo” do grupo. “Das minhas gavetas saiu a maior parte do repertório atual: às vezes eu cantava pro Joaquim e Farid músicas que nem eles lembravam que eram deles”, brinca.

Segundo Bella, o diferencial desse disco é “a união da mais moderna tecnologia à poesia das composições”.

“’Línguas’ é um disco que o Avena sempre quis fazer, que nasceu da vontade de compartilharmos com os amigos as músicas que curtíamos mas não tínhamos gravado, além de outras novas que surgiram. Ele carrega o desejo de que as pessoas entendam que estamos dizendo, através da música, o quanto elas são queridas, de todas as formas e em todas as línguas”, conclui Zaine.

Ficha Técnica
Avena: Joaquim Prado, Farid Zaine, Dalvo Vinco e Marcelo Bella
Violão: Joaquim Pradro, Dalvo Vinco e Marcelo Bella
Contrabaixo, baixo fretless e baixo acústico: Ricardo Finazzi
Bateria e percussão: Emílio Martins
Acordeon e bandoneon: Tadeu Romano de Almeida
Bandolim: Marcelo Bella
Ukulele e berimbau: Joaquim Prado
Zabumba e Triângulo: Jorjão Borrão
Guitarra acústica e guitarra: Edson Ferreira
Piano e Arranjos de Cordas e de Metais: Luciano Barbosa Filho
Violinos: Henrique Buenro, Mariana Dutra Berbert, Mariana Mantovani, Elizandra dos Santos e Renan Nery Gomes
Violas: Mitchel Assis, José Clovis Forte e Winnie Leite
Violoncelos: Gabriela Pacheco Barbosa e Leandro Pereira
Flauta Transversal: Marco Antonio Barbieri
Trompetes: Islan dos Santos e Elton Ricardo de Lima
Trompa: Felipe Furlanetti
Trombone: Paulo Pires de Moura
Maestro: Fernando Barreto

As 12 músicas
1 - Línguas
2 - Anjo Violeiro
3 - A Dama de Azul
4 - A Mulher que Canta
5 - Na Orelha
6 - Boi Laçado
7 - Cavalos, participação de Renato Teixeira
8 - Tiroteio
9 - Baú de História
10 - Ponte Morena
11 - Valente
12 - Alô Geral


Release enviado por Ronald Gonçales (Estudante de Comunicação Social - Jornalismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário