sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Casa de Pesadelos

Por José Farid Zaine

farid.cultura@uol.com.br

Twitter: @faridzaine

Facebook: Farid Zaine


Um espectador desavisado, levado pelo título “A Casa dos Sonhos”, poderá pensar que se trata de uma história leve, romântica...ainda mais se souber que existe um trio que poderia sugerir um triângulo amoroso, pois no elenco estão o 007 saradão Daniel Craig e duas lindas mulheres, Rachel Weisz e Naomi Watts...uma olhada no cartaz, que ostenta duas lindas meninas, cujos corpos parecem se fundir com uma parede, pode mudar um pouco essa concepção.


No início do filme, a possibilidade de uma comédia romântica está plenamente presente: um escritor de sucesso abandona uma grande editora para se dedicar à família numa cidade do interior...o encontro com a mulher e as filhas é feito de romance, sexo, brincadeiras familiares, tudo para conferir a esses momentos um clima de harmonia naquela que seria “a casa dos sonhos” de todos. Logo as coisas vão mudar, e ninguém mais terá dúvidas de que se trata de um filme de mistério, suspense, terror. Os amantes do gênero vão ao cinema com muita expectativa, e esses poderão sair decepcionados. Até a metade o filme de Jim Sheridan vai bem, quando é revelado um grande mistério, que não vou contar aqui, obviamente. Contudo, as soluções dos enigmas são frustrantes.


A história é muito interessante: os novos moradores de uma casa descobrem que ali houve, há alguns anos, o assassinato de uma mãe e duas filhas pelo próprio marido; ele passa alguns anos numa instituição psiquiátrica, mas é liberado por falta de provas de sua culpa. Os novos moradores terão que se adaptar ao fato de a casa ser marcada por essa tragédia. As reações dos vizinhos, dos policiais, dos adolescentes da cidade, não são, contudo, normais. Aí somos envolvidos no clima do mistério e das perguntas sem respostas.


Jim Sheridan não é um cineasta qualquer, desses que faz filmes de terror para adolescentes, daqueles que só falta jorrar sangue da tela. Ele tem história, uma filmografia respeitosa. Seu talento não deixa de aparecer em “A Casa dos Sonhos” (Dream House), mas algo não agradou ao próprio diretor, pois consta que ele tivesse pedido que tirassem seu nome dos créditos do filme...O trio central, formado por Daniel Craig, Rachel Weisz e Naomi Watts vai bem, e as meninas são fofinhas, como convém a esse tipo de filme. Ver crianças baleadas, sangrando, contudo, não é uma coisa muito agradável, aliás é bem chocante. Por conter cenas dessa natureza é que a casa, dita dos sonhos, é na verdade moradia dos pesadelos mais sombrios.


Investidas de diretores em filmes que tratam de fantasmas, espíritos, já renderam obras interessantíssimas, como o magnífico “Os Outros”, de Alejandro Amenábar, com um show de Nicole Kidman. Ali o clima era construído com precisão, e o desfecho realmente assustador. Nada existia no roteiro que comprometesse a revelação final, daí o grande mérito do filme. O mesmo pode ser dito do melhor trabalho do irregular M.Night Shiamalan, o já clássico “O Sexto Sentido”. Sugiro uma revisão desses dois últimos para os fãs do gênero.


Jim Sheridan assina filmes bons, reconhecidos pela crítica e bastante premiados. Vale também uma revisão de alguns de seus melhores momentos, como “Meu Pé Esquerdo”, que valeu um merecidíssimo Oscar a Daniel Day Lewis, “Em Nome do Pai” e “Terra de Sonhos”.


Rachel Weisz, uma das atrizes favoritas de nosso diretor Fernando Meirelles, com quem fez “O Jardineiro Fiel” ( The Constant Gardener), é sempre uma ótima atriz. Por sua magnífica performance em “O Jardineiro Fiel” ela ganhou o Oscar de Melhor atriz coadjuvante, além do Globo de Ouro e do Screen Actors Guild. Para Rachel e Craig, a convivência durante o período de filmagens de “A Casa dos Sonhos” teve um final feliz, pois os dois acabaram se casando. Para os espectadores do filme, o final pode não ser o que se espera...mas é preciso ir ao cinema para conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário