terça-feira, 11 de setembro de 2012

Teatro Vitória recebe o embaixador da Bossa Nova na França, Paulo Costa

Num clima romântico e intimista, o Teatro Vitória recebe o cantor, compositor, violonista e arranjador Paulo Costa, que apresentará o show que acaba de estrear na Europa “Saveur de Bossa” (Sabor de Bossa), que conta com a participação especial dos músicos Felipe Avila, Maurio Iazzi, Ale Damaceno e Beba Zanettini. Em curta temporada no Brasil, o cantor se apresenta na cidade na sexta-feira, 14 de setembro, às 20h. A atração vem pela Secretaria do Estado da Cultura, através do Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. A entrada é franca.



O show, visto por mais de 500 mil pessoas na Europa, visitou mais de oito países e participou de eventos de excelência como Europalia, Bicentario das Américas na (Unesco) Maison de la Radio em Paris. Recém chegado do verão europeu, o artista abriu as festividades no Palais du Festivals em Cannes, para pelo menos dez mil pessoas, antes de circular em inúmeros teatros e festiavais entre os meses de junho e agosto no país do Louvre.



Paulo Costa, nomeado o mais novo embaixador da Bossa Nova na França, apresentará um show em homenagem à sua grande influência musical, João Gilberto, um dos criadores e mais representativo nomes da Bossa Nova. “Hoba La la”, a sua primeira canção imortalizada no livro de Marc Fisher, terá uma releitura na voz e violão de Paulo Costa, num clima acústico com piano, contra baixo, bateria e uma guitarra jazz.



Outras releituras de João Gilberto e Tom Jobim também irão compor o show, bem como Trenzinho do Caipira de Villa Lobos e composições com a poeta Mabel Velloso, irmã de Caetano e professora primária de Paulo Costa, com quem realiza um dos maiores projetos de poemas musicados da história do país.



Sobre o cantor

Paulo Costa é baiano de Itapetinga, mas iniciou sua carreira em São Paulo como musico, baterista e produtor realizando no início dos anos 70 o compacto “Contos de Fraldas”, de Tom Zé e “Teu coração bate, o meu apanha” de Thiago Araripe e Décio Pignatari, um dos grandes poetas do movimento da poesia concreta.



Em 1988, depois de muitos anos vivendo em São Paulo Paulo Costa retorna a Salvador para inaugurar seu próprio estúdio de gravação, chamado “Tapwin" onde gravou e colaborou com diversos projetos de artistas locais como, por exemplo, Daniela Mercury, Ivete Sangalo (Banda Eva), Família Veloso no disco em homenagem a Sto. Amaro da Purificação.



Realizou trilhas para novelas produzidas para o mercado internacional e ainda no seu estúdio produziu o único disco do músico jamaicano realizado no Brasil, Jimmy Cliff.



No ano 2000 vai para ilha de Itaparica e se volta à literatura, elaborando novas canções e um novo projeto de viagem. Após esse período, Paulo Costa parte para a Europa e inicia uma nova fase em sua carreira.



Em 2009 é convidado pelo governo brasileiro para encerrar o Ano da França em Salvador, onde encontra sua professora primaria e uma das mais importantes poetas do Brasil Mabel Velloso, e musicando um de seus poemas, cria um novo projeto em benefício da educação musical, da preservaçao dos ritimos brasileiros e revalorizaçao da poesia a quatro maos com Mabel, aprovado pelo Ministério da Cultura, e que continua sendo desenvolvido.



Também em 2011 iniciou turnê com o contrabaixista de jazz Jacques Vidal, com participação de Pierre Barouhe e sua filha Maia Barouh, cantando a

versão de Samba da Benção. E neste ano, Costa está de volta ao Brasil, realizando sua turnê em São Paulo , trazendo um pouco do internacional com uma pitada de músicas francesas.



Os ingressos para o show serão distribuídos uma hora antes. A classificação indicativa é livre. Outras informações podem ser obtidas no telefone do Teatro, (19) 3451 6679.






Luane Tenório - Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
Secretaria da Cultura
(19) 3451 0502
Culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário