terça-feira, 14 de abril de 2009

Notícia da Via-Sacra cita o nome do Farid

Via Sacra ganha espaço regional e recebe 7.500 pessoas
14/04/2009 - 08:46:00

19ª edição da Via Sacra, de Limeira, reuniu mais de 7.500 pessoas em seus dois dias de encenação. O espetáculo apresentado por 80 atores nos palcos do Parque Cidade recebeu elogios até de pessoas de outras cidades. A realização foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Secretarias Municipais.
A entrada foi franca. O dia mais concorrido se deu na Sexta-feira Santa, 10 de abril, quando aproximadamente 4.500 pessoas assistiram à encenação. Até as cabeceiras do espaço destinado à Via Sacra apresentaram grande público. Já no sábado, 11 de abril, pouco mais de 3.000 pessoas viram o espetáculo.
A empresa TRW apoiou a iniciativa. A secretaria estudará a Via Sacra para o próximo ano, com as melhorias necessárias.
“O resultado foi altamente positivo, reafirmando uma apresentação que reuniu a arte teatral e a fé”, disse o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur. Além dos limeirenses, espectadores de cidades como Americana, Cordeirópolis, Iracemápolis e Araraquara acompanharam a Via Sacra.
Mansur elogiou também o elenco. “Há uma complexidade nesse trabalho, pois temos atores numa faixa etária que varia dos 3 aos 76 anos de idade”, afirmou. O diretor do espetáculo, Carlos Jerônimo Vieira, destacou o resultado. “Os ensaios garantiram a qualidade a cada fala, inclusive as três novas cenas que incluímos”, declarou.
Jerônimo acertou cada detalhe no último ensaio geral, que se prolongou até por volta das 23 horas de quinta-feira, véspera da estréia.
Houve oito cenários. Um deles estava na parte superior do parque, num espaço em que ocorreram as cenas da crucificação e da ressurreição de Jesus Cristo. Muitas pessoas não escondiam as lágrimas nesse instante. No encerramento, houve a tradicional queima de fogos e o retorno dos 80 atores ao espaço principal. O público aplaudiu em pé.
Criador da encenação, o vereador José Farid Zaine dirigiu as duas apresentações, ao lado de Evandro Leite da Silva. “Criada na minha 1ª gestão como secretário, em 1991, e realizada desde 2006 no Parque Cidade de Limeira, a Via Sacra tornou-se um espetáculo obrigatório na programação cultural da cidade, e agora, aproximando-se da vigésima montagem, em 2010, é preciso buscar parcerias e leis de incentivo, para que o projeto ganhe a dimensão que merece, diante do sucesso alcançado nestes anos todos”, declarou Farid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário