segunda-feira, 5 de julho de 2010

“Canta Limeira” tem repercussão nacional

A nona edição do “Canta Limeira” terá 298 músicas concorrentes. São compositores vindos de 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A comissão de seleção das músicas está concluindo o processo de avaliação para definir as 32 classificadas para as semifinais.

Os números mostram a repercussão nacional do trabalho. Além do DF, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Santa Catarina e Pernambuco participam do festival. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura e Centro do Professorado Paulista (CPP), regional de Limeira, com apoio da Câmara Municipal.

O “Canta Limeira” é um festival destinado a abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros. A temática é livre. Podem participar compositores e intérpretes de todo o Brasil.

A comissão de avaliação é coordenada pelo Centro do Professorado Paulista (CPP).

“O Canta Limeira consolidou seu nome entre os compositores brasileiros, e hoje é representado como um dos mais importantes festivais de MPB do Brasil, desde sua criação nos anos 1980”, disse o vereador e idealizador do festival, José Farid Zaine.

Já o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, vê uma troca de experiências entre os músicos de Limeira e do restante do país. “Com isso, sinto um crescimento na produção musical da cidade”, afirmou Mansur.

As inscrições se encerraram no dia 18 de junho, tanto pela internet como pelo correio ou pessoalmente. A previsão é que os 32 selecionados sejam divulgados nos próximos dias, sendo 12 obrigatoriamente de Limeira – ou seja, composta por pessoa nascida ou residente na cidade. As semifinais ocorrem nos dias 23 e 24 de julho, sendo a final no dia 25 de julho, todas no Teatro Vitória.

A premiação atinge cerca de R$ 14 mil, nas categorias nacional e de Limeira. Serão premiadas melhor letra, composição e arranjo.

As músicas inscritas são inéditas e originais. Inédita é a composição que não tenha sido gravada em discos comerciais nem editada. Original é a música que não contém plágios. Composições que já participaram de outros festivais, excluindo–se os realizados em Limeira, podem participar.

Nas semifinais, ocorrerá a apresentação ao vivo das selecionadas. Cada semifinal contará com a apresentação de até 16 músicas, sendo até 10 de todo o Brasil e até 6 de Limeira. Oito serão classificadas para a final - 5 de todo o Brasil e até 3 de Limeira.

A final terá a apresentação ao vivo de até 16 músicas finalistas e premiação às vencedoras.

Prefeitura de Limeira
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário