sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cultura
Lei de Farid é cumprida e Teatro Vitória vira vitrine de talentos da MPB

Limeira, 16 de julho:
Ele nasceu nos anos de 1980 e seu anúncio trazia a dama da música popular brasileira, Elis Regina, de braços abertos. Com a frase “Elis vive”, acontecia o primeiro “Canta Limeira”, festival nacional de MPB idealizado pelo atual vereador professor José Farid Zaine (PDT) e colocado em prática através do trabalho do Centro do Professorado Paulista (CPP). Quase 30 anos após o seu surgimento, a nona edição do festival chega para agitar a programação cultural de Limeira nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Teatro Vitória. Nas duas primeiras semifinais o evento ocorre às 20h e, na final, o festival está programado para ter início às 19h.

O CPP continua entre os realizadores desta edição, agora em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. Se depender do empenho da presidente do CPP, professora Dora Arcaro, muitos “Canta Limeira” ainda comporão a história cultural do município. “Não há motivos para que ele não ocorra, é um evento de qualidade, que a população aprova, aplaude e participa. Faz parte da memória cultural da cidade”, afirmou a professora.

Em 2009 o evento ficou fora da agenda de eventos da Secretaria da Cultura, fato que preocupou Farid. “A pasta possui recursos e profissionais capacitados para a realização do ‘Canta’. O público começou a me cobrar quanto à permanência do festival, mesmo eu não estando mais na secretaria. Fiz a lei que o insere no calendário de eventos do município e, para a alegria dos apaixonados pela cultura como eu, ela está sendo cumprida”, disse o parlamentar.

Farid explicou ainda que Adalberto Mansur – secretário da Cultura – abraçou a história do festival e viu a necessidade de realizá-lo. “É uma união em prol da nossa cultura”, completou o vereador.

Foi em agosto de 2009 que Farid apresentou projeto de lei que insere no calendário de eventos o Canta Limeira. A propositura teve pareceres favoráveis das comissões permanentes da Câmara e seguiu para votação entre os vereadores que se manifestaram favoravelmente à ideia.

Em 10 de outubro do mesmo ano, o prefeito Silvio Félix (PDT) sancionou a lei 4.447 e a publicou no Jornal Oficial. A partir de então, deixava de ser um projeto para que virasse uma norma na cidade.

E nada parece ter decepcionado a organização do festival. De acordo com dados disponíveis no blog da Secretaria da Cultura (http://www.culturalimeira.blogspot.com/), foram 298 inscrições vindas de 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Outra boa notícia é que a população poderá conhecer outros nomes da MPB, já que a comissão julgadora neste ano também deu espaço a artistas que nunca vieram se apresentar em festivais na cidade.

Entre os que nunca se apresentaram por aqui estão Taís Reganelli e Diego Moraes, de Campinas (SP). Ambos defendem a música “Uma Flor”. A dupla conquistou o primeiro lugar no Festival da Canção de Andradas (MG), realizado em maio, com a composição “Uma canção só”. Grupo Tarumã e Tavinho Limma, figuras conhecidas nos festivais limeirenses, também levaram prêmios no evento mineiro e estão confirmados para o “Canta”.

Outro músico que estará em Limeira também se destacou no Festival MPB de Pereira Barreto (SP), realizado de 8 a 10 de julho. Sandro Dornelles, do Rio de Janeiro, defendeu a música “Choro sem parcimônia” e ficou em terceiro lugar. Em Limeira, o carioca se prepara para interpretar “Malabares com farinha”.

Outros artistas que estreiam em eventos musicais de Limeira são: João Leopoldo, Sorocaba (SP); Rita Carvalho, São Paulo (SP); Mongol, Rio de Janeiro (RJ); Rita Marques, São Bernardo do Campo (SP); Wellisdarlem, Belo Horizonte (MG); Shejjerson Ferreira, Bonfim Paulista (SP); Alcides Neves, São Paulo (SP) e João Peceguini, Curitiba (PR). Os que já participaram são: Paulinho Campos, Rio de Janeiro (RJ); Kiko Zamarian, Mococa (SP); Márcio Coelho e Ana Favaretto, Bonfim Paulista (SP); Cláudia Amorim, São Paulo (SP); Teleu e Sanvita, São Paulo (SP); Zé Renato, Paraguaçu (MG); Irinéia Maria, Rio de Janeiro (RJ) e Ruthe Glória, São Paulo (SP).

Os participantes classificados de Limeira são: Marcos Lima, Silvanei Bonfim, Ângelo Morbidelli, Cassiane Aparecida de Lima Santos, João Geraldo Lopes Gonçalves, José de Assis Moraes Júnior, VanRiwerson, Julio Antonio Zannini Neto, Manoel da Silveira, Leandro Pfeifer, Emanuel Massaro e Flávio Jacon Vasconcelos.

Os ingressos para o “Canta Limeira” custam R$ 2. Outras informações podem ser obtidas nos telefones do teatro: (19) 3451 2675 e 3451 6679.



Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário