sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"Auto de Santa Eulália"

Projeto que descentraliza a cultura apresenta resultado unindo a arte e a fé


Aconteceu nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a apresentação teatral “Auto de Santa Eulália”, interpretado pelo grupo Elos de Teatro, durante missa que comemorava o dia da Santa Eulália, na comunidade que leva o nome da padroeira dos marinheiros e das vítimas de torturas.

A celebração foi feita pelo bispo Dom Vilson Dias e pelo padre José Carlos Brandão Cabral.

O “Auto” foi dirigido pelo coordenador do grupo, Ricardo Araújo, e tem texto do vereador professor José Farid Zaine (PDT), que esteve presente na celebração.

Há cinco anos, através do projeto de descentralização da cultura, idealizado pelo Farid, a comunidade de Santa Eulália passou a receber aulas teatrais gratuitas. Atuavam como professores os artistas Juraci Rodrigues Soares Requena, Evandro Leite da Silva e Ariane de Freitas Oliveira.

“Esta foi uma das primeiras comunidades que atendemos, oferecendo teatro gratuitamente para grupos de bairros”, fala Farid. “Todos deveriam ter um contato com a arte, pois esta é capaz de trazer muitas boas experiências em nossas vidas”, completa.

O vereador explica que o início deu se em 2004, quando, na Câmara, ele recebia muitas solicitações das comunidades de Limeira. Em 2005, quando Farid assumiu a Secretaria Municipal da Cultura, o projeto cresceu, atendendo outras comunidades, como as de Nossa Senhora de Fátima, São Benedito e São Francisco de Assis, além de outras.

Hoje, o grupo Elos, depois de ter efetuado as oficinas teatrais do projeto, começa a caminhar com a sua própria identidade.

“Este projeto tem ajudado muito a nossa comunidade”, afirmou o padre Cabral, que, junto ao bispo, agradeceu à iniciativa da descentralização da cultura.

A apresentação do “Auto” contou com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Uma nova apresentação está confirmada neste domingo, 15 de fevereiro, às 19h, na Paróquia Menino Jesus. Outras informações podem ser obtidas no telefone, (19) 9304 0726, com Ricardo.
Assessoria - Gabinete Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário