sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ele e seus autos...

Mais um ano que está chegando ao fim e como não poderia ser diferente o vereador professor José Farid Zaine deu vida a diversos “Autos” – esquetes religiosos que simbolizam, através do teatro, a fé humana. Só neste último mês de 2009, Farid esteve comandando quatro núcleos do já tradicional “Auto de Natal”: Na Paróquia de Santa Luzia, na Igreja São Francisco de Assis, na Aril, Ainda e João Fisher, além do seu núcleo de atores e atrizes que apresenta o Auto há sete anos.

O “Auto de Natal”, formado por deficientes físicos da Ainda, Aril e João Fisher, chamou a atenção pelo ineditismo do projeto. Joaquim Lazari, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, há muito tempo tinha em mente elaborar algum projeto que misturasse a magia do teatro com a importância da inclusão. Farid aceitou o desafio e dirigiu, com muito empenho, essa apresentação. Palavra alguma consegue simbolizar a emoção de assistir a apresentação desse rápido espetáculo. Aqueles que viram certamente não se esquecerão!

Mais do que resgatar o valor da cultura em nossas vidas, os “Autos” do Farid representam uma importância social enorme dentro do nosso município. Eles ensinam que é possível ultrapassar os nossos limites para realizarmos os nossos sonhos. Nas comunidades religiosas descentralizadas, onde poucas vezes se podem ter acesso à arte e à cultura, lá estão as oficinas cuidadosamente preparadas pelo professor. E o tom é dado por um elenco que se torna completo por suas diferenças. São crianças, adolescentes, jovens e adultos, de distintas classes sociais, todos juntos, retratando nos palcos ou nos altares e fé humana.

É uma lição de cidadania que revela tantos talentosos grupos e artistas escondidos por toda Limeira.

Vida longa aos autos, sejam eles quais forem: Natal, Paixão, Dom Hélder, Anchieta, Santa Luzia e outros... E que a cultura possa ser fortalecida com ações que permitam que ela esteja ainda mais próxima da população. É um direito de todos...

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário