terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Farid quer divulgação dos artistas plásticos de Limeira nos bancos

Em algumas agências exposições já podem ser conferidas por clientes, mas “trabalho é muito tímido ainda”, afirma vereador

Limeira, 2 de fevereiro: Ao menos a exposição de seis artistas por ano em todos os bancos do município é o que pretende o vereador professor José Farid Zaine (PDT), em proposta apresentada na última sessão, 1º de fevereiro. Através de projeto de lei o vereador quer que as instituições financeiras – bancos - realizem em suas dependências exposições gerais dos artistas plásticos limeirenses.

De acordo com a proposta, a exposição poderá conter obras que possam ser vendidas pelos artistas plásticos e os bancos deverão inserir placa informativa com os seguintes dizeres: “Nossa instituição mostra o apreço pelos artistas plásticos locais com exposições de suas obras. Aprecie e apoie você também, valorizando a arte e a cultura”.

A Secretaria Municipal da Cultura já realiza algumas exposições, porém não de forma constante, pois há diversas outras que ocorrem nos espaços culturais de Limeira e não há material suficiente para atender as instituições financeiras. “Esse trabalho é muito tímido ainda, queremos que os bancos fiquem responsáveis por essas exposições”, explica Zaine.

Segundo o vereador, a permissão da venda das obras artísticas nas agências bancárias poderá gerar renda aos artistas plásticos já que, todos os dias, pessoas das mais diferentes classes sociais vão até o banco para realizarem suas transações financeiras. Caso vire lei, os bancos que não oferecerem exposições terão multa de até R$ 1.585,00.

Parceiro da Arte e da Cultura
Farid pretende, através de projeto de resolução, que a Câmara conceda diploma para ser entregue às empresas que depositarem verbas no Fundo Pró-Cultural, da Secretaria Municipal da Cultura, para que o Poder Legislativo possa incentivar o apoio da iniciativa privada aos projetos culturais municipais, de qualquer natureza. O projeto chama-se “Parceiro da Arte e da Cultura”.

“Acreditamos que tal medida resultará em despertar o interesse das empresas a apoiarem as iniciativas culturais e artísticas do nosso município”, justifica o vereador.

Ambas as propostas foram encaminhadas às comissões permanentes da Câmara para receberem seus pareceres.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário