quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alunos da oficina de teatro da Cultura apresentam espetáculo gratuito no Teatro Nair Belo


Oito alunos da oficina de teatro da Cultura darão vida ao espetáculo “A Flor Vermelha” escrito por Carlos Jerônimo e direção de Ariane Martins. A estreia do espetáculo acontece no dia 12 de dezembro, às 20h, no Teatro Nair Belo.



“Klap de Teatro” foi o nome escolhido pelos alunos, que tiveram como referência a palavra americana “clap”, que significa “aplausos”. O grupo vem se reunindo desde março deste ano, e agora chegou a vez de colocar em prática todo o aprendizado.

Duas irmãs e um destino. O espetáculo conta a história de Diocleide e Dioclécia, gêmeas que se apaixonam pelo mesmo homem, Inocêncio, um boiadeiro que pede pouso às lavadeiras do rio de uma pequena cidade do interior.

Dividido entre as duas mulheres, Inocêncio faz a opção de presentear uma das gêmeas com uma flor vermelha. Inconformada, a irmã rejeitada resolve transformar a vida do casal em um inferno. “A Flor Vermelha” é uma tragédia popular que tem como base os contos folguedos, cirandas, parlendas e causos populares que vão dando rumo à história.

O texto sobre interferências do jovem grupo, que fez uma intensa pesquisa sobre os causos e casos populares, e a partir daí, foi se construindo o enredo; durante as discussões feitas nos ensaios. Desta forma, e aos poucos, um emaranhado de situações desconexas foi ganhando vida, resultando no espetáculo.

O grupo
Nascido de uma oficina de teatro voltada a adolescentes carentes de cultura e oriundos dos mais diversos bairros da cidade. A oficina foi promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

De acordo com a professora de teatro, o espetáculo partiu da pesquisa do grupo, embasado em jogos teatrais para a criação dos elementos cênicos. “ ‘A Flor Vermelha’ nasceu da vontade de cada um dos atores pelo fazer teatral. Fica o desejo do surgimento dos frutos de cada plantada e adubada”, disse Ariane Martins.

Fazem parte do elenco: Anderson Caetano, Bianca Pisseli, Guilherme Pavanatti, Patrícia Massara, Natália Klinke, Tatiane Nascimento, Ubiratan Aparecido e Yara Schulz, cenário Ariane Martins e Carlos Jerônimo, preparação musical Marcos Lima, iluminação assinada por Valdemir Correia.

O espetáculo também conta com o apoio da Secretaria da Educação. A classificação indicativa é livre e a entrada é franca. O Teatro Nair Belo fica na Secretaria da Educação, no Parque Cidade, ao lado do Museu da Jóia.

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Cultura: (19) 3451 0502 ou no blog da Cultura: www.culturalimeira.blogspot.com.


Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário