Oito alunos da oficina de teatro da Cultura darão vida ao espetáculo “A Flor Vermelha” escrito por Carlos Jerônimo e direção de Ariane Martins. A estreia do espetáculo acontece no dia 12 de dezembro, às 20h, no Teatro Nair Belo.
“Klap de Teatro” foi o nome escolhido pelos alunos, que tiveram como referência a palavra americana “clap”, que significa “aplausos”. O grupo vem se reunindo desde março deste ano, e agora chegou a vez de colocar em prática todo o aprendizado.
Duas irmãs e um destino. O espetáculo conta a história de Diocleide e Dioclécia, gêmeas que se apaixonam pelo mesmo homem, Inocêncio, um boiadeiro que pede pouso às lavadeiras do rio de uma pequena cidade do interior.
Dividido entre as duas mulheres, Inocêncio faz a opção de presentear uma das gêmeas com uma flor vermelha. Inconformada, a irmã rejeitada resolve transformar a vida do casal em um inferno. “A Flor Vermelha” é uma tragédia popular que tem como base os contos folguedos, cirandas, parlendas e causos populares que vão dando rumo à história.
O texto sobre interferências do jovem grupo, que fez uma intensa pesquisa sobre os causos e casos populares, e a partir daí, foi se construindo o enredo; durante as discussões feitas nos ensaios. Desta forma, e aos poucos, um emaranhado de situações desconexas foi ganhando vida, resultando no espetáculo.
O grupo
Nascido de uma oficina de teatro voltada a adolescentes carentes de cultura e oriundos dos mais diversos bairros da cidade. A oficina foi promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
De acordo com a professora de teatro, o espetáculo partiu da pesquisa do grupo, embasado em jogos teatrais para a criação dos elementos cênicos. “ ‘A Flor Vermelha’ nasceu da vontade de cada um dos atores pelo fazer teatral. Fica o desejo do surgimento dos frutos de cada plantada e adubada”, disse Ariane Martins.
Fazem parte do elenco: Anderson Caetano, Bianca Pisseli, Guilherme Pavanatti, Patrícia Massara, Natália Klinke, Tatiane Nascimento, Ubiratan Aparecido e Yara Schulz, cenário Ariane Martins e Carlos Jerônimo, preparação musical Marcos Lima, iluminação assinada por Valdemir Correia.
O espetáculo também conta com o apoio da Secretaria da Educação. A classificação indicativa é livre e a entrada é franca. O Teatro Nair Belo fica na Secretaria da Educação, no Parque Cidade, ao lado do Museu da Jóia.
Outras informações podem ser obtidas no telefone da Cultura: (19) 3451 0502 ou no blog da Cultura: www.culturalimeira.blogspot.com.
Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário