segunda-feira, 11 de maio de 2009

Espetáculo emociona pelo talento e ingenuidade

Se para alguns a técnica não anda com a espontaneidade, Vitor e Vitória trazem o contrário e envolvem o público numa disputa entre talento e ingenuidade.

Se de um lado existe Vitória, a garota que está apresentando as manifestações de uma menina de 9 anos, do outro tem o Vitão, com toda a sua energia de “moleque”! É bonito ver, em meio a uma sociedade de tantas inversões de valores, crianças cantando e dançando com temas que falam sobre o meio ambiente, as brincadeiras infantis, o alfabeto e Deus.

Na platéia, crianças não piscam com medo de perder algum detalhe do show “Num lindo caminho”, que teve o seu lançamento neste último final de semana, no Teatro Vitória. E os adultos se rendem a esse encanto!

Um espetáculo poético – sem ter poesias e que fala – com simplicidade – sobre as inquietações infantis. Não podia se esperar outro tempero mesmo, visto que a direção geral é assinada por Farid Zaine, um incansável batalhador da arte e da cultura.

Momentos brilhantes surpreendem a platéia, Vitor e Vitória “arrasam” no tom e usam e abusam do fato de serem crianças. Quem observa, mergulhado na criatividade cenográfica, nota que as crianças estão brincando em palco, remetendo-nos todos os seus desejos e sentimentos.

Antes no início da já “estourada” “Você fez o meu mundo girar”, uma penteadeira, com objetos rosas, transforma o palco do teatro num quarto de garota. Vitória, com ternura, expõe uma paixão que fez o mundo dela girar de ponta cabeça. Gestos, arranjos, teatro e uma garota que traz sentimentos verdadeiros em sua voz. E o público canta, com fervor, toda a letra da canção! A canção é - não por acaso – a escolhida para o BIS, que leva a platéia ao delírio!

Depois, como num passe de mágica, o palco traz Vitão e seus amigos, jogando uma “pelada” em alguma rua, de algum lugar. Existe tema mais pertinente para um garoto que adora brincar de futebol? Por trás da brincadeira, há um tema ainda mais forte: Discussões de crianças durante uma brincadeira. Mas lá está Vitão, com o seu carisma esbanjado, configurando a paz entre os briguentos.

“Planeta Terra” tem início sob tensão. Com gritos desesperadores de Vitor e Vitória, e uma luz que causa pânico aos espectadores, a dupla pede socorro ao meio ambiente: “Precisamos salvar o nosso planeta, que está em extinção”, fala Vitória antes do início da canção! Que bela observação.

O fim dá-se com “Fonte de Amor”, em que os pequenos expõem, com veracidade, toda a fé em Deus. Como o show conta muito com o teatro, lá no telão aparece um ator interpretando Jesus, envolto em nuvens. Por um celular, Vitão fala com Jesus, que agradece às crianças por estarem fazendo outras crianças mais felizes.

Com alegria e muito entusiasmo, Vitor e Vitória encerram o show com a animada canção “Rock da Garotada”, que fala sobre gargalhadas e diversão, com coreografias impressionantes.

Aliás, coreografias impressionantes não faltam no show. A dupla se envolve o tempo todo com o competente corpo de dançarinos e atores, que faz um trabalho merecedor de elogios.

Completo, exato, pontual, vibrante, emocionante, estas palavras definem o espetáculo “Num Lindo Caminho”. E não há duvidas de que o caminho será lindo mesmo, longo e cheio de sucesso! Parabéns Vitor, Vitória e todos os envolvidos.








por Ronald Gonçales

Nenhum comentário:

Postar um comentário