segunda-feira, 25 de maio de 2009

Oficina do Saber

Félix e Farid visitam a biblioteca comunitária Oficina do Saber, no Jardim Roseira

Aconteceu na manhã desse sábado, 23 de maio, uma reunião na biblioteca comunitária Oficina do Saber, no Jardim Roseira, entre a presidenta da biblioteca, Neuda Maria de Souza Martins, o prefeito municipal, Silvio Félix e o vereador professor José Farid Zaine (PDT). Outros voluntários e membros da diretoria também estiveram presentes. Recentemente a Oficina do Saber completou 5 anos, o que gerou inclusive uma Moção de Congratulações, de autoria do Farid, aprovada de forma unânime pelos demais vereadores.

Martins explicou ao prefeito e ao vereador o funcionamento da biblioteca, que conta com 7000 livros doados, afirmando que está cumprindo com o seu objetivo principal que é o de tirar jovens das ruas. “De cada 100 visitantes, 70 são crianças e adolescentes de até 13 anos”, conta a presidenta: “Em 2008, tivemos 7046 atendimentos”, completa.

O prefeito, após ouvir atentamente às manifestações, revelou que está estudando a possibilidade de realizar convênios com as bibliotecas comunitárias de Limeira - como aponta o Requerimento nº. 127/09, de autoria do Farid – através de projetos de assistência social ao desenvolvimento, envolvendo as secretarias municipais da Cultura e Educação, além do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). “Esse tipo de trabalho, com certeza, ajuda no desenvolvimento do município, temos que valorizar cada vez mais essas iniciativas”, disse Félix.

Para Farid, o trabalho da biblioteca ajuda na educação dos indivíduos daquela região. “É um trabalho muito organizado e que chama a atenção da sociedade para a leitura e a cultura”, afirma o vereador.

No local, há curso de xadrez, apoio às pesquisas escolares, livros de análises diversos e o PET (Programa de Educação do Trabalho), desenvolvido em parceria com o Senac. No PET, pessoas de 14 a 21 têm orientações para o 1º emprego.

Usuário há anos da biblioteca, o simpático garoto, João Fernando Rocha, de 12 anos, acredita que a ideia do local é muito apropriada, já que não precisa se deslocar até o centro para realizar as suas pesquisas escolares. “É um incentivo para a região do bairro”, diz Rocha.

A Oficina do Saber possui atualmente 12 voluntários e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.


Neuda mostra ao prefeito e ao vereador cópias do estatuto da biblioteca.

Membros da diretoria, voluntários e crianças ao lado de Neuda, Félix e Farid.

Créditos - Divulgação.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário