segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mostra aponta evolução do teatro em Limeira

O primeiro dia da 5ª Mostra de Teatro de Limeira apresenta a evolução do trabalho dos grupos na cidade. Ao mesmo tempo, sinaliza que a competição por uma vaga no Festival Nacional de Teatro, programado para agosto, será intensa.

A abertura da Mostra ocorreu na noite de domingo, 19 de julho, no Teatro Vitória. Dois grupos se apresentaram. Um deles, o Levitar, integra a mostra competitiva, que vale vaga no Festival. Já o Grupo 3º Sinal, formado por mulheres da 3ª idade, não disputa a premiação, por integrar as iniciativas da prefeitura na área.

O “Levitar” protagonizou o processo de envolvimento dos jovens com as drogas. O grupo não escondeu a ansiedade por abrir a Mostra, para um público aproximado de 300 pessoas. A peça leva o nome “Video-Tape”, com uma narrativa que foge da ordem cronológica. O ator e diretor José Augusto, embora, jovem, levou sua experiência para a montagem – no seu currículo, consta o papel de Jesus Cristo na última Via Sacra em Limeira.

Em seguida, o 3º Sinal mostrou a primeira experiência de um grupo de senhoras no palco, a partir de iniciativa da Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA). O diretor Juraci Soares aposta em textos de Mário Quintana e uma trilha sonora de qualidade, como canção de Maria Bethania.

Além dos grupos e atores, os trabalhos técnicos serão premiados. O júri é composto pelos atores e diretores Péricles Raggio, de São Paulo, Antonio Chapéu (Piracicaba) e Walter Rhis (Campinas), todos com grande experiência nos palcos. Após as apresentações, grupos e jurados debatem sobre os trabalhos, o que ajuda na evolução dos atores e técnicos limeirenses.

A mostra é uma realização da Prefeitura de Limeira e da Secretaria Municipal da Cultura. O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, representou o prefeito Silvio Félix. Durante a abertura, Mansur declarou: “teatro é vida. Esse sentimento pulsa em cada um dos integrantes dos grupos. Sinto que a intensidade na interpretação estará presente nos trabalhos”.

Por sua vez, o vereador José Farid Zaine, idealizador da Mostra, disse que a iniciativa já é um “patrimônio da cidade”. O diretor da Secretaria da Cultura, Carlos Jerônimo Vieira, destacou o intercâmbio dos grupos ao longo das edições anteriores da Mostra.

A 5ª Mostra de Teatro de Limeira vai até o próximo sábado, 25 de julho, no Teatro Vitória. As apresentações ocorrem sempre a partir das 20h, com ingressos à R$ 2,00.

Nesta segunda-feira, 20 de julho, o Grupo Só Risos encena a “Comédia São Miguelito”, história de uma agitada donzela órfã de pai e que é educada pela mãe bem velhinha e por outra pessoa.

Já no dia 21 de julho, haverá dois espetáculos. A Cia de Artes Haverin apresenta “Sol Adolescente”, comédia que aborda temas do universo dos jovens. Logo após, o Grupo Ponta da Areia mostra “Pequena e Verdadeira História de Zóio Zoiudo e sua Amada Lindinha da Silva”, uma tragicomédia que relata a paixão de uma colegial por um traficante de drogas.

Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário