quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lideranças pedem Festival de Circo no orçamento estadual

A Câmara Municipal de Limeira sediou na noite de quarta-feira, 9 de junho, uma audiência pública para discutir o orçamento do governo estadual para 2011. Lideranças puderam fazer sugestões quanto à aplicação dos recursos, estimados em R$ 140 bilhões para o próximo ano. A inclusão do Festival Paulista de Circo na peça orçamentária foi um dos itens reivindicados pelo prefeito de Limeira, Silvio Félix.

Silvio apresentou uma pauta de necessidades do município. O Estado pode auxiliar a prefeitura nessas ações, que vão da área de obras ao entretenimento. Da área da cultura, o festival foi citado pelo prefeito.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, acompanhou a audiência ao lado do diretor da secretaria, Juraci Soares Requena. Mansur ajudou a montar o documento com as propostas da prefeitura, protocolado por Silvio.

O vereador José Farid Zaine, que representou a Presidência da Câmara Municipal na mesa condutora dos trabalhos da audiência, informou que, no último dia 7, os vereadores de Limeira aprovaram, por unanimidade, moção de apelo ao governo estadual no sentido de que o festival seja incluído na programação oficial paulista.

Além de Silvio e Farid, compuseram a mesa os deputados estaduais Mauro Bragatto, Otoniel Lima e Enio Tato, e os vereadores Elza Tank (Limeira) e Sergio Balthazar (Cordeirópolis).

O objetivo das audiências públicas é recolher propostas regionais que aprimorem o Orçamento proposto pelo governo. "As reivindicações serão avaliadas pela comissão. Foi importante a participação de Limeira, pois a audiência torna-se uma oportunidade para que a região receba investimentos públicos", falou Mauro Bragatto, presidente da Comissão de Orçamento.

A peça orçamentária, a ser encaminhada pelo governo à Assembleia Legislativa até 30 de setembro, trata das receitas e das despesas do Estado, fixando investimentos e custeios a serem feitos com recursos provenientes da arrecadação de impostos e outras fontes, como subsídios da União.

O Festival Paulista de Circo foi realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Cooperativa Paulista de Circo nos últimos 3 anos em Limeira. A Prefeitura entrou como parceira, investindo em infraestrutura, serviços e pessoal. “Estamos dispostos a manter essa parceria. O festival se tornou referência nacional”, disse o prefeito Silvio Félix.

Em sua primeira edição, em 2008, o festival reuniu 18 mil pessoas. Esse ano, foram 38 mil espectadores que tiveram ingresso gratuito a mais de 100 atrações circenses ao longo de 5 dias de evento.

Prefeitura de Limeira
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário