quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vereadores homenageiam a poetisa Zenaide Elias


Durante a sessão camarária desta segunda-feira, dia 14, os vereadores de Limeira fizeram a entrega do Diploma de Gratidão e Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro, Ordem de Tatuiby à escritora Zenaide Elias (veja currículo).

A homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT), pelo vereador José Farid Zaine (PDT) e Gilberto Coragem (Superintendente de Gabinete).

Entre os presentes estavam o autor da propositura, vereador José Roberto de Toledo (2000-2004), e os vereadores Antonio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), Elza Tank (PTB), Mário Botion, Miguel Lombardi (ambos do PR), Nilce Segalla (PTB), Paulo Hadich (PSB), Ronei Martins (PT) e Silvio Brito (PDT), além de familiares e amigos da poetisa.

Farid parabenizou a homenageada. “Entramos no mundo de Zenaide e nos surpreendemos. Seus versos são maravilhosos, é uma poetisa completa”, ressaltou o vereador.

A vereadora Elza Tank citou também a amizade das irmãs Elza e Zenaide. “A vida é de lições. Seus olhos são ajudados por sua irmã Elza. Os seus olhos estão acesos por tudo aquilo que tem dentro de si, como a sua vida os seus sentimentos”.

O presidente Eliseu Daniel explicou a entrega da honraria. “Tenha certeza que esta homenagem está sendo feita com muita alegria e amor, e é o símbolo da gratidão que nós, vereadores e população temos por você Zenaide, por seu trabalho”.

“Esta homenagem, este dia ficará gravado em meu coração. Se Limeira tem gratidão saibam que a minha é três vezes mais. A vida é complicada para todos mas com Deus, a gente vai vencendo as batalhas”, agradeceu, emocionada, a poetisa Zenaide Elias.

Currículo

Zenaide Elias é natural de Ribeirão Preto (SP), nascida em 28 de março de 1939, sendo a sétima filha do casal Pedro Elias e Maria. Em Limeira também moram as irmãs, Luzia, Elza e em São Paulo, Maria Aparecida.

Zenaide é deficiente visual, assim como outras duas irmãs. Em 1945, junto com a irmã Alice foi estudar no Instituto da Mooca, onde aprendeu Braille e trabalhos manuais.

Em 1951 estudou no Instituto de Educação Caetano de Campos, em classe de crianças sem deficiência. Na seção anexa ao Visconde de Taunay, no Ipiranga, estudava e ensinava braile, além de ensinar tricô e macramê.

Em 1967 casou com José Antonio Cintra e veio morar em Limeira. Ficou casada por 14 anos. Mora no Jardim Vista Alegre. Em 1988 começou a participar de saraus no CPP. Em 1992 publicou o livro, “Cânticos de Amor”. Em 1988 “Pingos e respingos” e em 2007 “Luzes no Trilho”. Zenaide tem inúmeras poesias e contos premiados. É participante de saraus, palestras em igrejas, clubes de serviços, escolas.

Recebeu homenagens da Câmara Municipal como o Troféu Cidadão, (vereador Farid Zaine), da Assembleia Legislativa com o prêmio Mulher Destaque (deputada Elza Tank), entre outros.

No período de 2007 a 2009 concluiu a Faculdade da Terceira Idade pela FAAL e também o curso de inglês na Escola Hadley.



COQUETEL DE ALEGRIA

por Zenaide Elias



Em desespero, cavei abismo,

Enterrando mal floridos sonhos

Felicidade, crença, lirismo

Perderam-se entre abrolhos medonhos’

Em meio ao fervilhar de prantos,

E roucos gritos da solidão,

Murmuravam combalidos sonhos,

Preces, em busca da salvação’

E tu, rainha dos laranjais,

Por teus anhos, num gesto preciso,

Revolveram escombros,

Vestiram-me de luz, guiaram-me ao paraiso’

Bendito templo dos meus ideais,

Abro-te, agora, meu coração,

Quero que vejas o estado novo,

É de teus anjos a construção’

Possa eu conservá-lo perfeito,

Iluminado, dentro do peito,

Pela justiça, pelo amor’

Nosso brinde, coquetel de alegria,

Gotas de alegria e gratidão

Dosam o nosso licor’

Limeira, meu paraíso dourado,

Amigos, anjos que Deus me enviou,

Amor, bem maior que possuo

E, com muita emoção, eu lhes dou’


Júnia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário