sexta-feira, 13 de julho de 2012

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA


Por José Farid Zaine
farid.cultura@uol.com.br
Twitter: @faridzaine
Face Book: Farid Zaine


Pense num adolescente às voltas com as transformações do seu corpo e do seu espírito, num período tão conturbado da vida; pense nesse adolescente vendo seu corpo mudar, num ambiente semelhante e vivendo uma história tão comum a todos, seja lá em qual parte do mundo ele esteja; pense nele como aquele típico jovem que acha que é o centro do universo, sonha em ser forte para bater no fortão da turma e namorar a menina mais bonita do colégio; pense também que essa menina vai se encantar pelo poder desse conquistador, e vai se atirar aos pés dele, embora ele seja tímido demais...pois Peter Parker, que vira o Homem-Aranha, se encaixa perfeitamente nesse perfil, e a base de sua história pode ser comparada à de milhões de jovens adolescentes mundo afora...



O aspecto “humano” do Homem-Aranha, seus conflitos, sua história familiar, ganham força na nova versão para o cinema narrando o surgimento desse super-heroi das HQ. Apesar de vir em 3D, aliás recurso muito bem usado e bem dosado, “O Espetacular Homem-Aranha” não abusa dos efeitos especiais, que são muitos, e nem tenta transformar a nova versão numa mostra do que a indústria cinematográfica produziu de novidades na última década. O filme é tecnicamente irrepreensível, mas o seu forte não está aí.

Quem imaginava ser muito difícil encarar outro Peter Parker sem que tivesse o rosto de Tobey Maguire, que fez a trilogia do diretor Sam Raimi, ao lado de Kirsten Dunst, arrebatando milhões de fãs por todo o mundo, não precisa de mais que alguns minutos para se envolver com o novo heroi, agora vivido pelo estreante Andrew Garfield. Marc Webb, o novo diretor, acertou em cheio ao adaptar a imagem de Peter Parker aos novos tempos: ele é descolado, domina o skate, e é um exímio pesquisador do computador e da internet. Andrew Garfield foi uma escolha perfeita, bem como a de Emma Stone para viver a namorada Gwen Stacy. Também foi muito apropriada a escalação de Martin Sheen para viver Tio Ben, assim como a de Sally Field para interpretar a Tia May. Uma surpresa veio na escolha do ator que vive o Professor Richard Parker, Campbell Scott, ainda lembrado pelo lacrimogêneo drama de 1991, “Tudo Por Amor” (Dying Young), em que ele fez par com Julia Roberts. Rhys Ifans faz o cientista Connors, que pesquisa e descobre um soro que o transforma num réptil, a partir da conclusão da fórmula criada pelo pai de Peter Parker.

ROUPA NOVA PARA UMA MESMA AVENTURA
“O Espetacular Homem-Aranha”, que estreou na semana passada em centenas de cinemas pelo Brasil, tem tudo para ser o início de uma nova trilogia de sucesso sobre um dos mais queridos e populares herois das histórias em quadrinhos. Dar nova roupagem a aventuras testadas e aprovadas nas telas tem sido um dos recursos mais usados por Hollywood na guerra das bilheterias. Tem dado certo. O público se renova, mas as gerações que já elegeram seus herois preferidos não deixam de acompanhá-los nunca, ao mesmo tempo em que novas plateias são criadas para se envolverem com as mesmas aventuras, vestidas com o figurino de cada época. O “Espetacular Homem-Aranha” é tecnicamente muito bem cuidado, tem ótimo elenco, excelente música do experiente James Horner (autor de trilhas de enorme sucesso como as de Titanic, Avatar e Coração Valente), e a história que todos gostam de ver ou rever. Alguém duvida que vai ser mais um blockbuster a conseguir estratosféricas somas nas bilheterias?

Enquanto “O Espetacular Homem-Aranha” ( The Amazing Spider Man) trilha seu caminho de sucesso nas salas de cinema, vale uma olhada num filme de grande sucesso do diretor Marc Webb, disponível em DVD e Blu-Ray: a comédia romântica “ (500) Dias com Ela”, que agradou muito ao público e conquistou a crítica, recebendo diversos prêmios e chegando a duas indicações para o Globo de Ouro. Veremos que o olhar do diretor sobre as relações humanas permanece nesse seu novo e desafiador trabalho, em que ele precisa conferir humanidade a um adolescente mais do que poderoso. Marc Webb carrega esse fardo com facilidade, como um vôo coreografado do Homem-Aranha entre os arranha-céus de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário