terça-feira, 3 de julho de 2012

Projeto que cria “Banco do Livro” é enviado pelo Prefeito à Câmara


Sugestão foi de Farid, com aprovação da biblioteca municipal

Projeto com o objetivo de dar mais autonomia à Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz foi enviado à Câmara nesta segunda-feira, 2, após requerimento de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que sugeriu a criação do “Banco do Livro”, apresentado no dia 14 de maio. Agora, o projeto, assinado pelo Prefeito Orlando José Zovico (PDT), passa pelas comissões permanentes do Legislativo e caso tenha pareces favoráveis vai à votação em plenário.

A finalidade do “Banco do Livro” é receber doações de livros, revistas, jornais e material multimídia, e redistribuí-los de acordo com análise feita pela biblioteca. “Trata-se de uma forma de o espaço cultural, após análise criteriosa, ter autonomia para dar o destino mais adequado ao material doado pela população, além de fomentar o hábito da leitura em outros lugares, como escolas, associações e bibliotecas comunitárias, já que diversos livros poderão ser doados para esses lugares”, justificou Farid. O vereador disse já ter consultado os funcionários da biblioteca, sendo aprovada a ideia do “Banco do Livro”. A bibliotecária Lígia Consuelo Araújo foi uma das defensoras do projeto, o que motivou Farid a apresentar o requerimento.

O projeto dá liberdade, após análise de acervo, de livros serem doados às bibliotecas comunitárias, escolares e de associações estabelecidas e em funcionamento no município. Já os livros, as revistas, os jornais e o material multimídia que não estiverem conservados para serem incorporados ao acervo do próprio espaço cultural ou das demais instituições aptas a receberem as doações, serão encaminhados para reciclagem e o valor arrecadado será revertido na compra de novos materiais para uso e manutenção da biblioteca municipal. Ainda, segundo a norma, serão consideradas obras não conservadas aquelas que se apresentarem rasuradas, faltando páginas, rabiscadas, com folhas soltas, infectadas por fungos ou insetos e de conteúdo desatualizado.

Ronald Gonçales
Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

Nenhum comentário:

Postar um comentário