sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A ORIGEM DOS GUARDIÕES


Por José Farid Zaine
farid.cultura@uol.com.br
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine



A aproximação do Natal e das férias de verão trazem a tradicional programação destinada às crianças e aos jovens, que enchem os cinemas de fãs das aventuras fantásticas e dos desenhos cada vez mais sofisticados. Dois grandes lançamentos são aguardados para dezembro: o novo filme de Ang Lee, premiado com o Oscar por “O Segredo de Brokeback Mountain, “As aventuras de Pi”, já cotado para receber indicações nas categorias técnicas, principalmente de efeitos visuais. Outra estreia muitíssimo aguardada é “O Hobbit”, de Peter Jackson, prometida para 14 de dezembro. Jackson dirigiu a extremamente bem-sucedida trilogia “O Senhor dos Aneis”, e agora traz neste filme o prelúdio da história. Na lista dos blockbusters figura também o drama histórico “Lincoln”, sobre a vida de um dos mais amados presidentes americanos, dirigido pelo campeão de bilheterias Steven Spielberg. Os três são destinados a grande sucesso de público. O “Lincoln” de Spielberg, claro, não tem nada a ver com “Abraham Lincoln – O Caçador de Vampiros”, recente aventura de terror muito bem feita, dirigida ao público formado principalmente por adolescentes que amam o gênero.



Hoje, em todo o Brasil, é dia de estreia de uma animação também muito esperada, “A Origem dos Guardiões”, que vi numa pré-estreia em Campinas na semana passada. O filme tem todos os elementos para atrair as crianças, porque é movimentado, bonito, tem personagens cativantes e conhecidos como Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes; além de tudo, os pais gostarão da “mensagem” edificante e educativa sobre como manter vivos os sonhos e dominar os medos na infância.

Na história contada no filme, Jack Frost, um “espírito” brincalhão que comanda a neve, é escolhido para se juntar à turma dos “Guardiões”, protetores universais das crianças e que estão às voltas com um grave problema: O Bicho-Papão em pessoa deseja acabar com os sonhos das crianças, transformando-os em pesadelos; para isso ele precisará que os pequenos, em todo o mundo, deixem de acreditar em Papai-Noel, no Coelhinho da Páscoa, na Fada dos Dentes, no Homem-Areia e no próprio Jack Frost, que primeiro deverá conquistar a confiança e a crença delas para depois se firmar como Guardião. Jack precisará conhecer sua própria história para aceitar a tarefa que lhe é confiada.


VIDA PARA A ANIMAÇÃO: MÚSICA E VOZES
“A Origem dos Guardiões” (Rise of The Guardians), dirigido por Peter Ramsey, cumpre bem o papel dos filmes de férias, com efeitos especiais ótimos, edição ágil e boa trilha sonora de Alexandre Desplat, um craque na área, com quatro indicações ao Oscar incluindo “A Rainha” e “O Discurso do Rei”. No Brasil, os principais dubladores foram Thiago Fragoso, fazendo a voz de Jack Frost, e Isabelle Drummond, fazendo a Fada dos Dentes. No original as vozes são de Chris Pine e Isla Fischer, respectivamente.

Guillermo Del Toro foi o produtor do filme, sendo ele um dos responsáveis por boas sacadas, como dar o aspecto nórdico ao Papai-Noel, fazer do Coelhinho da Páscoa um “coelhão australiano” e criar uma imagem interessante da Fada dos Dentes, mistura de ser humano com pássaro. A imagem do “Homem-Areia” (Sandman) responde por bons e belos efeitos dourados, e Jack Frost fixa uma bela estampa de jovem aventureiro e brincalhão, porém responsável. Del Toro tem intimidade com personagens fantásticas, tendo no currículo a direção do aclamado “O Labirinto do Fauno”.

“A Origem dos Guardiões” foi bem nas bilheterias em sua estreia nos cinemas americanos. Outra animação com ótimo desempenho é “Detona Ralph”, que chega ao Brasil somente no dia 4 de janeiro para engrossar a lista dos “filmes de férias”.

O ano de 2012 foi muito bom para as animações e ótimo para os estúdios que arrecadaram fortunas nas bilheterias em todo o mundo. Fica para janeiro o anúncio dos 5 finalistas ao Oscar da categoria. São tantas produções que é feita uma pré-seleção para indicar os semifinalistas, digamos, que são 21. Dentre eles, aposto neste “A Origem dos Guardiões”, em “Detona Ralph”, e no ótimo “Frankenweenie”, de Tim Burton, para a lista dos indicados a serem anunciados no dia 10 de janeiro, havendo ainda grandes chances para entrar nas outras duas vagas o simpático “Valente” e os originais “O Lorax”, “ParaNorman” e “Piratas Pirados”.

Livremo-nos, pelo menos por uma hora e meia, do nosso costumeiro ranço de adultos, para curtirmos sem constrangimentos os heróis de “A Origem dos Guardiões”. Deixemos que eles entrem em nossas mentes, protejam nossos sonhos e afastem nossos pesadelos!

ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DE LIMEIRA APRESENTA CONCERTOS DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2012


A Escola Livre de Música dará início no sábado, dia 01 de dezembro aos concertos de encerramento das atividades de 2012, apresentando, ás 20h30 a Orquestra de Viola Caipira e Orquestra Sinfônica Jovem, seguindo no domingo, dia 02 às 11h00, com a apresentação da Orquestra Preparatória e a Orquestra de Sopros e Percussão, e à noite, às 20h00 o Coro da OSLI, Camerata e Orquestra de Cordas.

Ingressos: R$10,00 inteira e R$5,00 meia entrada.

Mais informações podem ser obtidas no site www.sinfonicadelimeira.com ou no e-mail oslimeira@yahoo.com.br.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, AZ Design Independente, Musical Brasil Instrumentos, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.



Sociedade Pró Sinfônica de Limeira (Orquestra Sinfônica de Limeira)
www.sinfonicadelimeira.com
Rua Senador Vergueiro 122 Centro Limeira
Tel: 19- 34510502

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pinhal: Farid solicita manutenção em quadra poliesportiva

Foi requerido ao Poder Executivo pelo vereador José Farid Zaine, do PDT, na Sessão Ordinária realizada no dia 26, que seja feita manutenção na quadra de esportes localizada no Centro Rural do bairro Pinhal e também pede atenção do Poder Executivo com relação ao transporte público da localidade.

‘’Moradores da região pediram para que eu os ajudasse quanto à manutenção da quadra esportiva, que esta abandonada há um bom tempo’’, explicou Farid.

A reforma da quadra poliesportiva visa contribuir com o bem-estar da população limeirense que reside no Pinhal. Além disso, o parlamentar ressalta que os horários dos ônibus desta área muitas vezes divergem com o horário que eles realmente passam, causando problemas aos usuários desse transporte.

Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira / SP

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“Hora do Conto” nesta quinta na Biblioteca

A Biblioteca Municipal Infantil Professora Cecília Quadros prepara nesta quinta feira, 29, às 14h30, mais uma edição da “Hora do conto”. O evento é realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Os objetivos do projeto são os de desenvolver na criança a imaginação, aguçar a sensibilidade e estimular o gosto pela leitura.

“Hora do Conto” acontece toda última quinta-feira do mês. É gratuito e indicado para crianças de 3 a 12 anos. As escolas interessadas podem fazer o agendamento na Biblioteca, (19) 3442 6539.


Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PARECE QUE FOI ONTEM, SEAN


Por José Farid Zaine
farid.cultura@uol.com.br
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine

Lá se vão 50 anos desde que Sean Connery anunciou pela primeira vez quem era ele: “Bond. James Bond”. E que Ursula Andress saiu do mar com seu famigerado biquini branco, que escandalizou até o Vaticano, mas teria hoje pano suficiente para vários fios dentais cariocas...O ano era 1962, e a obra de Ian Fleming, “O Satânico Dr. No”, na qual era criado o mais famoso agente secreto de todos os tempos, chegava aos cinemas no dia 5 de outubro. Começava aí a história de estrondoso sucesso mundial das aventuras do agente 007, sempre a serviço de Sua Majestade, a rainha da Inglaterra. James Bond, encarregado das mais perigosas, complexas e extravagantes tarefas começava, com “Dr.No”, sua agenda de rocambolescas aventuras e incendiários romances. A face definitiva do agente foi dada por Sean Connery. Nenhum ator, depois dele, conseguiu encarnar com tal rigor e perfeição a personagem criada na literatura e que veio para o cinema para se transformar em um ícone indestrutível. Hoje James Bond é defendido com categoria por Daniel Craig, que se deu bem com sua postura, seu físico bem trabalhado, seu olhar glacial e a expressão sempre séria de um sujeito que não está para brincadeiras. Craig chega ao seu terceiro filme, o 23º da série, o ótimo “007 – Operação Skyfall”, em exibição nos cinemas brasileiros. Entretanto, graças à tecnologia, é possível ver, com grande qualidade de imagem e som, todos os filmes de James Bond, disponíveis em DVD e Blu-Ray.



 
Qual seria o melhor 007 de todos os tempos? Cada cinéfilo tem sua lista. Bom mesmo é lembrar as sequências de tirar o fôlego, os efeitos especiais, as antológicas cenas de perseguição, as aberturas, as músicas. Em “Skyfall” chama a atenção a música cantada por Adele na ótima abertura. Mas outras canções marcaram muito a trajetória de James Bond nas telas. Uma delas é “From Russia with Love”, o tema de “Moscou contra 007”, um dos meus favoritos, que fez enorme sucesso na voz de Matt Monro; outra é “Goldfinger” (007 contra Goldfinger), de John Barry, cantada por Shirley Bassey. Carly Simon, Tina Turner e até Sir Paul McCartney cantaram temas de 007. Pesquisa feita em setembro deste ano no Reino Unido escolheu a música de McCartney para “Com 007 Viva e Deixe Morrer” (Live and Let Die) como a melhor dentre todas as que foram temas da série. A música de “Skyfall” é forte candidata a uma vaga para a disputa do Oscar de Melhor Canção, principalmente pela força da interpretação de Adele , cantora onipresente no universo musical em todo o mundo na atualidade. Aliás, o Oscar nunca foi generoso com os filmes de James Bond, tendo ficado apenas na estatueta para “melhores efeitos especiais” em “007 Contra a Chantagem Atômica” (Thunderball) em 1966. Em 2013 pode haver alguma surpresa, primeiro pelas qualidades reais de “Skyfall”, depois pelo significativo aniversário de 50 anos da primeira aventura.

Além de Sean Connery e Daniel Craig, outros quatro atores foram James Bond no cinema: Roger Moore, George Lazenby, Timothy Dalton e Pierce Brosnan. Há notícias no meio cinematográfico de que Daniel Craig ainda fará mais dois filmes da série. Craig declarou, num comunicado oficial, que o agente secreto 007 é uma personagem tão marcante e de tamanho sucesso no cinema, que deverá permanecer, ser interpretada por muitos outros atores e chegar ao centenário, daqui a 50 anos. Eu acredito.



James Bond já esteve no Brasil. Em “007 contra o Foguete da Morte” (Moonraker), o Rio de Janeiro foi palco de movimentadas cenas envolvendo o bondinho do Pão de Açúcar. Uma histórica gafe também aconteceu por conta de uma perseguição que começava na Amazônia e terminava nas Cataratas do Iguaçu, como se ambos os cenários fizessem parte da mesma região.

O novo filme da série, o 23º , “007 – Operação Skyfall”, é um dos melhores, e isso se deve muito à direção de Sam Mendes, premiado com o Oscar de melhor diretor por “Beleza Americana”. Mendes é também diretor do magnífico “Foi Apenas um Sonho” (Revolutionary Road), com Leonardo Di Caprio e Kate Winslet. Com filmes desse porte dramático no currículo, é compreensível a escolha dele para este novo 007, em que assuntos nunca antes abordados tão claramente, fazem a diferença. Em “Skyfall”, M., interpretada pela sempre maravilhosa Judi Dench, é o centro das atenções, por causa de decisões suas que teriam desencadeado sérios problemas à segurança britânica e à própria instituição, o MI6. Fala-se, então, de morte e envelhecimento, da perda da juventude, dos problemas que a idade acaba trazendo ao desempenho físico. Então nem mesmo James Bond é imortal? Sam Mendes trata a questão com muita propriedade, conduzindo um quarteto bem afinado de intérpretes: Daniel Craig, Judi Dench, Javier Bardem (sensacional) e Ralph Fiennes.

Está em exibição a nova e espetacular aventura de 007, e as outras 22 já feitas podem ser curtidas a qualquer momento. Muitas outras vidas e muitas outras faces continuarão colocando James Bond nas telas, para deleite de todas as gerações. Mas o tempo é implacável : “Quando se vê, passaram-se 50 anos”, diz o poema de Mário Quintana, e assim já aconteceu com a estreia de “O Satânico Dr.No”. Parece que foi ontem, Sean.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Câmara abre exposição em homenagem ao mês da Consciência Negra

Desde ontem, 21, no Espaço Cultural “Milton Ferrari” da Câmara Municipal, está aberta a exposição do fotógrafo João Batista Anthero, em comemoração ao mês da Consciência Negra.

Anthero, que é fotógrafo há 15 anos, apresentará 32 fotos em banners que refletem a realidade dos negros na Nigéria e sua estreita ligação histórica com o Brasil, na época do tráfico de escravos, durante os séculos XVI, XVII e XVIII.
As fotografias foram feitas durante sua estadia na Nigéria, entre abril e maio de 2011. Na oportunidade Anthero passou por cidades como Lagos e Badagry, esta última, segundo ele, foi a maior fornecedora de mão de obra escrava para o Brasil. Ele conta que os negros capturados eram mantidos em um barracão chamado Brazilian Baracoom. Os que não eram permutados ou vendidos, embarcavam para o Brasil, com destino a Salvador (BA).

A exposição também retrata o cotidiano dos nigerianos, suas atividades, a pobreza, o tratamento dispensado as mulheres entre outras características.

O evento é aberto ao público.

Andrea Crott
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira / SP

Vereadores prestigiam inauguração do Shopping Center Limeira

Os vereadores Silvio Brito, José Farid Zaine, Aloizio Andrade e Paulo Barbosa participaram hoje da cerimônia de inauguração do Shopping Center Limeira. Brito representou o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos Silva.

Depois de mais de dez anos fechado, o empreendimento volta a gerar emprego , renda e divisas para o município. Na opinião de Silvio Brito, a abertura do shopping é um presente para Limeira. “Isso mostra que tanto o governo quanto a Câmara acertaram ao tomarem uma decisão que permitiu novos investimentos para a cidade e que certamente vai atrair toda a região. Estou muito satisfeito”, declarou.

O vereador Farid ressalta a importância da reconstrução do shopping e destaca o ganho cultural e de lazer para Limeira com a inauguração de cinco salas de cinema, que deverão estrear nos próximos dias.

Já Barbosa lembrou que a cidade passou a ter, às margens da Via Anhanguera, uma das mais importantes rodovias do País, um empreendimento de grande porte mostrando a pujança da cidade. “Voltamos a ter um cartão de visita na entrada da cidade que não é um prédio abandonado e mal conservado. É mais uma conquista para Limeira”.

Para Aloizio Andrade além do aspecto econômico, que tem grande significado para a cidade, o empreendimento é uma outra opção de lazer para a juventude que poderá usufruir das salas de cinemas, da praça de alimentação e de outras atrações que certamente o shopping proporcionará.

De acordo com informações do shopping, mais de 40 lojas já estão em funcionamento e outras serão inauguradas até março de 2013, devido à necessidade de um prazo maior para as conclusões de suas obras.


Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira / SP

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

“FestiAfro” chega ao fim e Antonio Lugão conquista jurados

A sétima edição do “FestiAfro” foi marcada com muito sucesso e belíssimas composições. No total foram selecionadas 10 músicas entre as inscritas, para participarem do “FestiAfro” que fez parte da intensa programação do mês da consciência negra, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.



O festival ocorreu no último sábado, 17, no Teatro Vitória, e premiou com troféu artistas nas categorias de melhor letra, melhor interpretação, melhor arranjo, além dar prêmio em dinheiro para consagração popular, terceiro, segundo e primeiro lugares. O evento tem como objetivo a fomentação de produções musicais e a discussão sobre o preconceito racial através da magia da música. Este ano o evento contou somente com músicas de Limeira, como forma de incentivo às composições locais.

O primeiro lugar foi para a canção “Rosa Negra”, de Antonio Lugão, a canção “Direitos Violados”, com letra de João Lejambre, interpretada por ele e por Opéra do Chão, levou o segundo lugar e também receberam o título de melhor letra. Já o terceiro lugar foi para a canção “Eterno Grito”, de Carlos Aberto Fiore, que foi interpretada por Lucas dos Santos.

A canção “Iá iá entra nessa roda iá iá”, de Carlos Neves e interpretada por Carlos e por Tom Dominante, foi consagrado pelo júri popular. O melhor arranjo foi de Joydson da Terra, com a canção “Cor da Terra” interpretada por Joydson e Leões das Artes. Já Mônica Motta Camargo recebeu o troféu de melhor intérprete com a música “Orolum”

Fizeram parte do corpo de jurados: Cristiane Santos Silva, Cilmara Catto, Martino Mastrorocco, Laerte Pires Sales Anastácio, e Reginaldo Pacheco. A abertura contou com a participação do coral municipal Coral Afro Thulany sob regência de José Donizete do Santos, uma apresentação de esquete com a Cia Cena Livre, com direção de Julio Borgo e nos intervalos houve intervenção de maracatu apresentada por Jorge Martins.


Mais informações podem ser obtidas no telefone da Cultura, (19) 3453 9009.


Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira - /SP
(19) 3453 9009

“Giramundi” traz a magia do circo ao Teatro Vitória

Com personagens engraçados, vindas do universo circense, como malabaristas, trapezistas, acrobatas, o espetáculo “Circo Giramundi” chega à cidade hoje quarta-feira, 21, em única apresentação, às 20h, e traz a magia do circo ao teatro. A realização é da Secretaria do Estado da Cultura, através do Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Prefeitura de Limeira e coprodução da Appa – Associação Paulista dos Amigos da Arte.



A fantasia através da ação da leitura, entre acrobacias, equilibrismo, malabarismo e humor, os artistas circenses apresentam o livro como um objeto especial e mágico, que contém todo conhecimento, mas também brincadeiras capazes de despertar a imaginação e surpreender o público de todas as idades.



O grupo Imã Circo apresenta criações originais em um espetáculo de estética contemporânea que reúne na cena números circenses, coreografias, música e poesia visual. O espetáculo também conta com o incentivo do Prêmio ProCultura de estímulo ao Circo, Dança e Teatro, do Ministério da Cultura, através da Funarte.



O elenco traz Mariano Carneiro, Irene de Paz, Marcelo Junior, Jéssica Gardolin, Victor de Abreu e Cesar Rossi, a trilha sonora assinada por Ary Giordani, cenário e Figurinos, Cristine Conde e equipe de criação, produção: Michelle Porto e Everton Freitag. A classificação indicativa é livre e a duração é de 60 minutos.



A entrada é franca, as senhas de acesso ao teatro serão liberadas a partir das 19h na bilheteria. O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/nº, centro.



Outras informações podem ser obtidas no telefone da Cultura, (19) 3453 9009, ou no blog, www.culturalimeira.blogspot.com.


Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3453 9009
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MONSTRINHOS E HOMENS SARADOS


Por José Farid Zaine


Twitter: Farid Zaine
Facebook: Farid Zaine

O novo filme de Tim  Burton é  “Frankenweenie”, uma animação que combina a modernidade da tecnologia 3D com o look antigo do preto e branco. A fusão resulta num belo trabalho com a marca inconfundível do diretor. Não se deixem enganar: “Frankenweenie”, apesar de ser uma animação e as personagens serem crianças e animais, não tem nada de divertido. É sombrio até nas graças, embora tenha momentos de emoção e encantamento. A história é macabra, o próprio filme sendo um “Frankenstein”, colcha de retalhos de inúmeras citações dos clássicos do terror. Isso funciona muito bem. Menções a “Drácula”, “Gremlims” e, claro, “A Noiva de Frankenstein” surgem com naturalidade. Até a célebre cena de “Os Pássaros”, de Hitchcock, em que Tippi Hedren fica presa numa cabine de telefone e é atacada por gaivotas enfurecidas, aparece aqui homenageada.



“Frankenweenie”, em cartaz nos cinemas desde a semana passada,  conta a história de um menino, Victor Frankenstein,  muito apegado a seu cão, Sparky; quando este morre atropelado, ele usa seus conhecimentos científicos adquiridos nas aulas de um arrojado e estranho professor para trazer de volta à vida o amiguinho, que será retirado de seu túmulo num cemitério de animais.  Cenas belíssimas vem a seguir, remetendo aos clássicos sobre Frankenstein. Claro, nem tudo dará certo nessa louca empreitada, e uma série de acontecimentos colocará a cidade em polvorosa.

Tim Burton é um diretor que não tem medo de ousar, e seus filmes sempre são surpreendentes. A “costura” dos vários elementos presentes nos filmes de terror, a união do preto e branco com a profundidade das 3D, dão ao filme a atmosfera  necessária, construída com perfeição pelos desenhos, pela iluminação, pela trilha sonora e pelos efeitos especiais.

“Frankenweenie” ainda reserva espaço suficiente para que se reflita sobre a amizade verdadeira, os limites da ciência, a morte e seus enigmas, com direito a moinhos gigantes, incêndios, cemitérios assustadores em noites de tempestade, raios, trovões, adultos complicados, crianças boas e más, monstros perigosos e dóceis animais. Juntar tanta coisa assim, dando ao produto final coerência, beleza e profundidade, não é para qualquer um. Para Tim Burton é moleza.

HOMENS COM POUCA ROUPA
Falando em moleza, seria fácil e glamorosa a vida de strippers, homens que se apresentam em clubes para mulheres, tirando a roupa e dançando? A resposta está em “Magic Mike”, que também estreou na semana passada nos cinemas brasileiros. O filme vem fazendo gordas bilheterias, principalmente pelo fato de apresentar homens seminus, atraindo principalmente as plateias femininas. Mas não se trata de um filme pornográfico, nem mesmo erótico. Tem “cenas quentes”, danças sensuais, mas é um filme até muito sério. Dirigido por outro diretor extremamente competente, Steven Soderbergh, “Magic Mike” vai fundo na vida complicada de suas personagens. A principal, Mike,  interpretada com surpreendente categoria por Channing Tatum, vive momentos de decisão para sua vida, quando já vê que os anos dedicados ao show em que se aperfeiçoou já não lhe trazem prazer nem realização. Ao mesmo tempo ele vê que, como se fossem descartáveis, os homens vão envelhecendo, tendo consciência da efemeridade da força e da beleza, enquanto os mais jovens, como The Kid, vivido por Alex Pettyfer, surgem cheios de ilusões para trilhar o mesmo caminho percorrido pelos mais velhos.

“Magic Mike” tem no elenco sua grande força, com destaque para Matthew MacConaughey, como Dallas, o dono do Clube. Com ótimas fotografia e  direção de arte, trilha sonora adequada e edição excelente, o longa de Soderbergh é uma boa opção entre os recentes lançamentos nos cimenas.

Para pais sensíveis, principalmente os que conhecem e amam o cinema, e para filhos inteligentes (maiores de dez anos), “Frankenweenie” é o indicado. Para adultos com bom gosto, mas com disposição para reflexões indigestas, “Magic Mike” pode ser uma ótima escolha. Tim Burton e Soderbergh, inteligentes, criativos e sempre sacando o que irá ao encontro do gosto das mais variadas plateias, estão presentes em nossos cinemas com suas novas travessuras. Caberá ao público optar pelos monstrinhos em preto e branco ou pelas abusadas coreografias de homens quase pelados. Para não haver nenhum dilema, sugiro a todos que vejam os dois!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Artista Plástico limeirense participa de prêmio no Rio de Janeiro


O artista plástico da Secretaria da Cultura, Gilio Mialichi, foi selecionado para o Prêmio Belvedere-Paraty-RJ 2012. O evento anual, que está na sua terceira edição, é organizado pela Galeria Belvedere na cidade de Paraty – (RJ) com objetivo de descobrir novos talentos no circuito brasileiro.



A exposição coletiva faz parte de um grande evento que conta com palestras, performance, residência artística e projeção. A exposição acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Neste mesmo período será divulgado o vencedor da premiação – que além de ganhar uma viagem para Florença, na Itália, ainda terá seu trabalho no catálogo da exposição.



O evento contou com 177 artistas inscritos, de 15 estados. Deste total foram selecionados 30 artistas que reúnem trabalhos bidimensionais, tridimensionais e vídeos. O processo seletivo contou com júri altamente conceituado formado por Regina Silveira, Denise Mattar, Cláudia Saldanha, Luciana Brito e Renata Rosa.



O artista plástico foi selecionado com a fotografia “Da Série Pintura na Paisagem” que tem dimensões de 40 cm de largura x 60 cm de altura e apresenta-se em uma impressão gráfica colorida adesivada sobre placa de PVC, sem moldura. O tema para provocação deste ano foi “A força do fazer”. O trabalho selecionado é atual, impactante, abrangente e reúne as mais marcantes características estéticas, conceituais e poéticas da trajetória de Mialichi.



“Participar de eventos desse perfil cria um vínculo importante entre os envolvidos que acaba gerando um circuito de ações, amigos e oportunidades”, comentou Mialichi que aguarda confiante o dia do evento e conta com apoio da Secretaria da Cultura de Limeira.



Trabalho selecionado

O trabalho de Mialichi discute as atuais formas de atenção do artista contemporâneo para a paisagem. A proposta relaciona ações da natureza e humanas, assumindo em sua poética criativa o universo materno encontrado no cupinzeiro que dá origem ao trabalho.



“Tomo essa poética como processo para criação nas mais diversas condições, utilizando-me sempre da repetição como fator de importância para o processo do trabalho”, disse o artista plástico.



A paisagem escolhida recebe uma pintura com composto branco de cal e água e é então fotografada em suas distintas etapas de tal modo que as formas ovoides brancas repetem-se, interagindo com o elemento natural de terra num volume convexo que abriga vida e com a paisagem.



Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (19) 3451 0502 e confira as obras de Gilio no blog: www.gilioarte.blogspot.com.


Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Festival de MPB com temas relativos à cultura afro acontece neste sábado

“FestiAfro” será neste sábado, 17, com entrada franca. O coral Municipal afro Thulany e o grupo de teatro Cia Cena Livre farão a abertura do evento, além da apresentação com o músico Jorge Martins



Boa música e muita cultura afro. É o que promete a sétima edição do “FestiAfro”, que está incluído na programação do mês da consciência negra – “Negros em Movimento”. Criado para fomentar produções musicais e discutir o preconceito racial através da magia da música, o festival, este ano, apresenta composições somente de artistas nascidos ou residentes em Limeira, devidamente comprovados, como forma de incentivo aos artistas locais.



O festival acontece neste sábado, 17, em única apresentação, às 20h no palco do Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.



Para a sétima edição do festival, foram selecionadas dez músicas, e conheceremos as melhores composições no mesmo dia. Recebem prêmio em dinheiro o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, e a consagração popular (melhor torcida), além disto, haverá troféus para o melhor arranjo, a melhor letra e o melhor intérprete. A abertura do evento ficará a cargo do Coral Municipal Afro Thulany, sob regência de José Donizete dos Santos, e a apresentação de um esquete, “Lutadores de uma Causa”, com a Cia Cena Livre, com texto e direção assinados por Júlio Borgo, e no elenco, Denise Aparecida da Silva, Lucas Rodrigues da Conceição e Suelen Zacharias.



Para a apresentação no intervalo, haverá show com o cantor e compositor Jorge Martins que promete animar o público com suas canções. Nascido em 1965, em Recife - Pernambuco, Martins é filho do celeiro musical chamado Morro da Conceição, comunidade da periferia da zona norte do Recife, onde existem diversas manifestações da cultura popular. Despertou para a música ainda criança, apreciando ritmos e melodias dos folguedos populares.



Na década de 1980, Jorge começou a se envolver mais seriamente como percussionista na “Escola de Samba Galeria do Ritmo do Morro da Conceição” e em 1992 passou a fazer parte de outros projetos sociais na Região Metropolitana do Recife, desenvolvendo trabalhos como educador musical de crianças e adolescentes de comunidades carentes. Já em 1998, iniciou seu próprio projeto: “Corpos Percussivos”, que se transformou em ONG com sede no Recife. Nesse período atendeu às crianças residentes na comunidade do pilar, com as quais trabalha até hoje. Jorge vem disseminando seu trabalho, não só no Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Itália e Dinamarca.



Para avaliar as músicas do festival, o júri é formado por: Cristiane Santos Silva, Cilmara Catto, Martino Mastrorocco, Laerte Pires Sales Anastácio, e Reginaldo Pacheco.





Confira a ordem das apresentações:



“A alma não tem cor” - de Allan Piter, também intérprete.



“Embalo do Samba”- de Maria Elena Maciel Godinho Savassi, e interpretação do Grupo Etnia do Samba.



“Olorum”, de Mônica Motta Camargo, também intérprete.



“Nas veias do País”- de Silvanei Bonfim e interpretação do Grupo Quarta.



“Eterno Grito”- de Carlos Alberto Fiore e Lucas dos Santos, e interpretação Lucas dos Santos.



“Rosa Negra”- de Antônio Lugão, também intérprete.



“Seminua”- de Robson Barboza, também intérprete.



“Cor de Terra”- de Joydson Terra e interpretação – Joydson Terra e Leões das Artes.



“Direitos Violados” - de João Lejambre, e interpretação de João Lejambre e Ópera do Chão.



“Iáiá... entra nessa roda, iáiá...” - de Carlos César Neves, também intérprete.





Lembrando que a sétima edição do “FestiAfro” é de graça e aberto ao público. As senhas de acesso ao teatro serão liberadas a partir das 19h na bilheteria. O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/nº, centro.



Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (19) 3451 0502 ou no blog da Cultura www.culturalimeira.blogspot.com.



Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Farid quer mais cultura nas agências bancárias


Projeto de lei apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) estabelece a obrigatoriedade para as agências bancárias de Limeira que têm TV destinada aos clientes que aguardam atendimento a disponibilizar a programação cultural e de lazer da cidade. A proposta, apresentada na última sessão, 12, passa por estudos das comissões permanentes da Câmara e, caso receba pareceres favoráveis, vai à pauta de votação dos vereadores.

Segundo o documento, pelo menos de uma em uma hora, a TV deverá fornecer as próximas atividades de caráter cultural que ocorrem no município. A divulgação deve ser preferencialmente de eventos realizados gratuitamente, como os festivais de música e de teatro e as mostras, ou outros municipalizados e de grande relevância, como os concertos da Orquestra Sinfônica e as apresentações de grupos e escolas da cidade, além das atividades de lazer. As agências bancárias deverão buscar informações sobre os projetos culturais a serem divulgados diretamente nas secretarias da Cultura e de Turismo e Eventos. A norma impõe multa de até R$1, 844 aos estabelecimentos que não cumprirem as exigências propostas.



Na justificativa, Farid revelou que é um grande desafio conseguir fazer com que os projetos culturais cheguem ao conhecimento de toda a cidade e destacou a ajuda das redes sociais, reconhecendo que, ainda assim, não são suficientes, tornando-se necessário o apoio das agências bancárias de Limeira.

“Tal iniciativa não geraria ônus às agências bancárias, pois as informações sugeridas pelo projeto podem ser transmitidas aos clientes da forma mais simples possível, desde que ocorra e chame a atenção de quem aguarda atendimento”, disse o vereador. “O importante é valorizar as produções artísticas da cidade para que elas possam ser apreciadas por mais pessoas”, completou.

Divulgação
Farid adiantou que tem estudado diversos projetos, inclusive de outras cidades, para que as atividades culturais tenham maior divulgação e possam ser mais acessíveis. “Estamos consultando produtores, artistas e profissionais da área para elaborarmos propostas que fomentem os projetos artísticos de Limeira”, disse.


Ronald Gonçales
Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550 / 8138 6093

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sétimo FestiAfro promete surpreender Limeira com músicas relacionadas à cultura afro

Acontece nesse sábado, 17, o sétimo FestiAFRO, festival destinado a abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, com temas relativos à cultura afro-brasileira.



O festival deste ano, que foi criado para fomentar produções musicais e discutir o preconceito racial através da magia da música, apresenta composições somente de artistas nascidos ou residentes em Limeira, devidamente comprovados.

Além das apresentações, já neste sábado, serão conhecidos e premiados os vencedores, que concorrem a prêmios em dinheiro para o 1º, 2º e 3º lugar, e Consagração Popular, além disto o melhor intérprete, melhor letra e melhor arranjo levam troféus para casa.

A apresentação única, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, acontece a partir das 20h, no Teatro Vitória e terá a seguinte ordem de apresentações.


• A alma não tem cor, de Allan Piter, também intérprete

• Embalo do Samba, de Maria Elena Maciel Godinho Savassi, e interpretação do Grupo Etnia do Samba

• Olorum, de Mônica Motta Camargo, também intérprete

• Nas veias do País, de Silvanei Bonfim e interpretação do Grupo Quarteto Laetare

• Eterno Grito, de Antonio Carlos Fiore e Lucas dos Santos, também intérprete

• Rosa Negra, de Antônio Lugão, também intérprete

• Seminua, de Robson Barboza, também intérprete

• Cor de Terra, de Joydson Terra e interpretação dos Leões das Artes

• Direitos Violados, de João Lejambre, e interpretação de João Lejambre e Ópera do Chão

• Iáiá... entra nessa roda, iáiá..., de Carlos César Neves, também intérprete

Os convites para o espetáculo, que tem entrada franca e a classificação livre, podem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória, uma hora antes do evento. Outras informações podem ser obtidas no telefone da Cultura: (19) 3451 0502 e pelo blog: www.culturalimeira.blogspot.com.



Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

“1º Festival Nacional de Rap” acontece neste sábado no Parque Cidade


Integrando a programação do mês da consciência negra “Negros em Movimento”, amanha, sábado, 10 de novembro, acontece o 1º Festival Nacional de Rap - “Das ruas para o palco”, com o objetivo de fortalecer a cultura Hip Hop.



Foram selecionadas 15 inscrições de todo o Brasil e contará com premiação em dinheiro ao primeiro, segundo e terceiro colocados. O festival contará com a participação dos DJs Morf e Crisão, além do show especial com a banda “Realidade Cruel”.

A realização é da Família Hip Hop nas Quebradas, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. O evento, que acontece no Parque Cidade, tem início às 17h e a entrada é gratuita. Outras informações o telefone é: (19) 3451 0502.



Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
www.culturalimei.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.cm/culturalimeira

O OSCAR GOSTA MUITO DO IRÃ

Por José Farid Zaine
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine

No ano passado o Irã foi notícia no meio cinematográfico pelo Oscar conquistado por “A Separação”, belíssimo filme que ganhou ainda muitos outros prêmios pelo mundo, revelando aspectos do cotidiano naquele país, através de uma história apresentada em um roteiro magnífico, com incríveis interpretações de todo o elenco.



Em 2012 o Irã volta ao foco em “ARGO”, dirigido e estrelado por Ben Affleck, com estreia prevista para hoje nos cinemas brasileiros. A história, baseada em espantosos fatos reais, acontece em 1979, no meio da chamada “crise dos reféns no Irã”: militantes iranianos, a maioria estudantes, invadem a embaixada americana em Teerã e fazem mais de 50 reféns, para uma negociação com o governo americano em que exigiam a extradição do Xá Reza Pahlevi, abrigado nos Estados Unidos. O Irã, comandado pelo aiatolá Khomeini, com o desejo de fazer justiça contra Pahlevi, radicalizou o discurso que culminou na invasão da embaixada. Acontece que seis funcionários conseguiram fugir pelos fundos do prédio e foram abrigados na Embaixada do Canadá. Trazer de volta para casa esses seis americanos exigia um plano especial da CIA. Dentre as malucas e perigosíssimas opções venceu a que parecia a mais desvairada ficção: um agente da CIA (vivido por Affleck) iria a Teerã como se estivesse buscando locações para um filme de ficção científica, estilo “Star Wars”, chamado “Argo”. Um filme de mentira, mas uma operação de verdade.

A condução de uma história dessas, sem o risco de que se tornasse panfletária, unilateral, ou defendesse despudoradamente os EUA, ou demonizasse o Irã, precisava muito de um arrojado e experiente diretor. Ben Affleck provou que esse diretor era ele. O ator, premiado com o Oscar pelo roteiro de “Gênio Indomável” em 1998, amadureceu profundamente após dirigir dois filmes, sendo este terceiro seu melhor trabalho.

“Argo” é feito com qualidade em todos os quesitos: seu roteiro é excelente, o elenco é bastante competente (com destaque para o próprio Affleck e os sempre ótimos John Goodman e Alan Arkin), a fotografia, a direção de arte, os figurinos e a trilha sonora são muito adequados. Não bastasse isso, o filme tem um clima permanente de tensão da primeira à última cena, prendendo o espectador desde a sequência inicial atordoante, a invasão da embaixada americana pelos iranianos, até o desfecho emocionante.

O grande feito de Ben Affleck foi contar uma história conhecida, mas com elementos pouco revelados de um episódio crucial nas relações entre EUA e Irã. A construção do plano que faria a CIA chegar à embaixada canadense em Teerã é perfeita e envolvente.

O clima sufocante de permanente e crescente tensão é amenizado pelas críticas à própria indústria cinematográfica de Hollywood, e nesse aspecto se destacam as presenças marcantes de John Goodman e Alan Arkin.

Numa época em que começam a surgir os prováveis indicados ao Oscar 2013, “Argo” aparece com certa força: ainda há muito por ver até janeiro, mas é pouco provável que o filme não esteja entre os indicados a melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor ator, ator coadjuvante e melhor diretor, havendo grandes possibilidades também para a espetacular edição. Além de tudo, o thriller político de Ben Affleck vai muito bem nas bilheterias, tendo já desbancado blockbusters como “Cloud Atlas” (A Viagem), com Tom Hanks e Halle Berry , em suas primeiras semanas nos cinemas americanos.

A partir de hoje os brasileiros podem conferir o progresso do ator Ben Affleck, firmando-se como um dos melhores de sua geração no drama “Argo”, em que a metalinguagem surge como uma personagem de grande peso.

“Argo” é um filme baseado em fatos reais, mas está longe de ser um documentário. Tem credibilidade, sim, mas foi feito como se fazem os dramas de suspense mais envolventes, acrescentando-se o inegável fascínio exercido pelo Irã e sua conturbada história, tanto sobre os espectadores quanto sobre os membros da Academia. Com certeza, alguma estatueta vai brilhar na estante de Ben Affleck em fevereiro de 2013.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bibliotecas Municipais são contempladas em edital e recebem 2.449 livros novos

As bibliotecas municipais, Prof. João de Souza Ferraz e Prof.ª Cecília Quadros foram contempladas no “Programa de Ampliação e Atualização e Acervos das Bibliotecas Municipais de Acesso ao Público”

A Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz e a Biblioteca Municipal Infantil Prof.ª Cecília Quadros participaram de edital do “Programa de Ampliação e Atualização dos Acervos das Bibliotecas de Acesso Público”, e foram contempladas com 2.449 livros novos. O edital beneficia todas as bibliotecas municipais, estaduais, comunitárias (urbanas e rurais) e os pontos de leitura inscritos no Cadastro Nacional de Bibliotecas, vinculado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

A Fundação Biblioteca Nacional, por meio do edital, prevê a destinação de recursos entre R$ 800,00 e R$15.000,00 para as bibliotecas inscritas. O valor será estabelecido de acordo com critérios objetivos como população do município, modalidade (se é pública estadual/ municipal, comunitária urbana/ rural ou ponto de leitura), número de usuários, tamanho, promoção da leitura e participação nas políticas públicas locais, estadual e/ ou nacional, entre outros.

Os recursos previstos nesse edital devem ser utilizados exclusivamente para a aquisição de livros de baixo preço (que são inscritos pelas editoras, no Portal do Livro FBN). Cada biblioteca indicará sua comissão de seleção (com pelo menos 3 membros) e deverá fazer sua escolha diretamente no Portal do Livro.

De acordo com os recursos destinados, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz foi contemplada com 1.089 exemplares e a Biblioteca Municipal Infantil Prof.ª Cecília Quadros com 1.360 exemplares.

Os livros adquiridos já foram recebidos e estão sendo incluídos no acervo das bibliotecas para serem disponibilizados aos usuários. Todas as instruções são transmitidas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, por meio do Portal do Livro da Fundação Biblioteca Nacional.

Mais informações o telefone da biblioteca é: (19) 3442 6539.


Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira – /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Câmara entrega Prêmio Ecologia e Ambientalismo


A Câmara de Limeira promove, nesta quarta-feira (07), a sessão solene de entrega do troféu e diploma do Prêmio Ecologia e Ambientalismo. A Comissão Organizadora da homenagem é presidida pelo vereador Ronei Martins, e composta pelos vereadores, José Farid Zaine e Iraciara Bassetto Barollo Sagioro.



Confira quem serão os homenageados:



ETEC Trajano Camargo – pelo desenvolvimento de projetos relacionados ao meio ambiente desde 2006, e inauguração, em 2012, do link Escola Consciente, em seu site, disponibilizando artigos e notícias pertinentes à consciência ambiental. Entre os vários projetos desenvolvidos, destaca-se a utilização de garrafas pet para criar óculos; telhas de pet e cinzas do bagaço da cana de açúcar; produção do Bioetanol a partir do bagaço da laranja, além da reutilização de materiais a partir da reciclagem.



Domingos Furgione Filho

Pelos trabalhos desenvolvidos à frente da Secretaria do Meio Ambiente - Formado em Administração de Empresas e atuou em diversas cidades na área da cultura. Atualmente é Secretário de Meio Ambiente de Limeira, Recursos Hídricos e Bio-Atividades.



Sérgio Ricardo Toledo

Formado em Engenharia Química pela UNIMEP – pelo empenho dedicado ao desenvolvimento de sistemas e processos para o tratamento de resíduos e a implantação do Aterro Sanitário de Limeira. Atuou nas empresas Citrosuco e Águas de Limeira, além de ter lecionado no curso técnico do Colégio Procotil. Administra a empresa “Ambiental Resíduos”, que atualmente está trabalhando em dois projetos: implantação de Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos e implantação de Aterro Sanitário. Como integrante do Rotary Club Limeira Norte, esteve a frente de eventos realizados junto a escolas carentes e elaborou um projeto de “papel Reciclado”, sendo apresentado no Rio+20 em junho deste ano.

Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira / SP

terça-feira, 6 de novembro de 2012

FestiAFRO abre inscrições para músicos limeirenses


Criado para fomentar produções musicais e discutir o preconceito racial através da magia da música, o Festival de MPB “FestiAFRO”, com temas relativos à cultura afro brasileira, está com inscrições abertas até às 18h desta quarta-feira, 7 de novembro. Este ano o FestiAfro será somente para compositores e intérpretes residentes em Limeira.

Será entendido como música de Limeira, somente a composição de autoria de compositores nascidos ou residentes em Limeira, devidamente comprovado. No caso de parceria, pelo menos um dos autores deverá ser nascido ou residente em Limeira.

A organização do evento é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas pessoalmente, por correio ou de forma eletrônica. A apresentação é única e acontece no dia 17 de novembro, às 20h, no Teatro Vitória.

Os interessados em participar do VII FestiAFRO deverão inscrever-se junto à Secretaria da Cultura de Limeira ou enviando o material por correio para o endereço: rua Senador Vergueiro, 122 – centro, CEP: 13480 005. As inscrições poderão ser feitas também através do envio do material em e-mail: culturalimeira@yahoo.com.br.

Segundo edital do festival, o material necessário para inscrição é ficha de informações devidamente assinada, gravação das músicas em formato mp3 em CD, três cópias digitadas das composições, três apresentações simples do mapa de palco. As músicas devem ser inéditas – que nunca tenham se apresentado nos festivais realizados no município. Cada músico pode se inscrever com até três composições, mas apenas uma pode ser selecionada pela equipe de triagem. Nenhum intérprete defende mais do que uma canção.

O festival será realizado em duas etapas:

1ª Etapa: A comissão indicará até 15 músicas entre as inscritas. As músicas selecionadas serão divulgadas até o dia 12 de novembro.

2ª Etapa: A apresentação das músicas selecionadas será num único dia, 17 de novembro, às 20h no Teatro Vitória e também a premiação dos vencedores.

Premiação:
Música de Limeira 1º lugar R$ 2.000,00
Música de Limeira 2º lugar R$ 1.500,00
Música de Limeira 3º lugar R$ 1.000,00
Consagração Popular (melhor torcida) R$ 500,00
Troféus para: Melhor Intérprete; Melhor Letra; Melhor Arranjo

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Cultura: (19) 3451 0502 e o regulamento e ficha de inscrição podem ser adquiridos no blog: www.culturaliemira.blogspot.com.

Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

SOBRE MENINAS, DEMÔNIOS E DÓLARES




Por José Farid Zaine
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine

Em 1974 estreava no Brasil aquele que viria a ser o mais espetacular filme de terror de todos os tempos, “O Exorcista”, dirigido por William Friedkin e com roteiro de William Peter Blatty, autor do livro homônimo. Blatty vinha de extraordinário sucesso de vendas do livro no mundo inteiro, daí a enorme expectativa em torno do filme.

O livro já era aterrorizante, conquistou uma legião de fãs que passaram a ser estudiosos do assunto, e imaginar aquele clima na tela deixou multidões ansiosas para conferir em que se transformara o best-seller.



Público e crítica aprovaram o resultado, e o filme, cujo orçamento era de 12 milhões de dólares, arrecadou mais de 440 milhões. Tudo na adaptação cinematográfica cativou e emocionou as plateias, do elenco afinadíssimo encabeçado por Ellen Burstyn ( a mãe) e Linda Blair (a menina possuída), à parte técnica irrepreensível (fotografia, som, direção de arte, efeitos visuais). “O Exorcista” foi um marco do terror explícito e também psicológico, e ainda com excepcional carga de mistério e angústia. Ganhou muitos prêmios, incluindo os Oscars de Roteiro Adaptado e Som.  Depois dele, vieram dezenas de outros subprodutos abordando a possessão demoníaca, mas nenhum conseguiu se igualar ao impacto causado por ele ou à sua inequívoca qualidade. Uma vez ou outra surgiram bons filmes sobre o tema, como “O Exorcismo de Emily Rose”, em 2005, e agora este “Possessão”, de 2012, que estreia hoje em todo o Brasil.

“Possessão” (The Posession), dirigido por Ole Bornedal, coprodução entre EUA e Canadá, mistura com competência algumas das conquistas dos seus similares anteriores. Com um diretor habituado ao gênero, um expert em sustos e climas tensos, Sam Raimi, a produção resulta em um thriller de terror bem aceitável, com produção requintada e efeitos visuais impressionantes, sem o exagero dos terrores sanguinolentos. Como em “O Exorcista”, em “Possessão” a vítima também é uma menina, possuída por um demônio  que fora aprisionado em uma caixa, depois  trancada e com uma inscrição em hebraico avisando que jamais deveria ser aberta. Comprada por um pai para a filha que se encantou com a caixa numa feirinha de antiguidades, roupas e objetos esquisitos, a caixa passa a ser uma obsessão para a menina que, é óbvio, conseguirá abri-la. Com o demônio solto, a vida da família vira um inferno, literalmente.

Os pais da menina são interpretados com eficiência por Jeffrey Dean Morgan e Kyra Sedgwick. O casal está divorciado e tentando levar a nova situação numa boa com as filhas. As coisas ruins que começam a acontecer são creditadas a esta fase vivida pela família, mas logo descobrirão que algo muito pior está por trás das drásticas transformações de temperamento e comportamento da menina, Emily, vivida com intensidade pela jovem atriz Natasha Calis.

Sam Raimi é um diretor muito competente para o gênero terror, como demonstrou nos dois exemplares de The Evil Dead ( Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio). Aliás, The Evil Dead terá remake em 2013, mas sem Sam na direção, e o título brasileiro será apenas “A Morte do Demônio”, a distribuidora tendo optado por suprimir “Uma Noite Alucinante”. Raimi é bom em aventuras também, como provou através do monumental sucesso dos exemplares que dirigiu de “O Homem Aranha”. Além de não pesar demais a mão, ele sempre usa uma dose apropriada de humor, muito presente no ótimo “Arraste-me para o inferno”, ótima pedida para se conferir o seu talento, já que está disponível em DVD e Blu-Ray. Aqui o humor é mais raro, mas pode ser sentido principalmente na sequência em que o pai busca a ajuda de um rabino para sua desesperada luta contra o espírito do mal, neste caso um dybbuk, um espírito que aos poucos domina e devora seu hospedeiro, de nome Abyzou. Em “O Exorcista”, o nome aterrorizante era Pazuzu, aliás bem semelhante.

Não há comparação entre “O Exorcista” (The Exorcist), clássico de 1973, e este “Possessão”, de 2012. Dizem que Sam Raimi quis, na verdade, usar o filme de William  Friedkin como referência, e fazer a ele uma homenagem. Pode ser. Quem gostar de bons sustos e climão sufocante não vai ter do que reclamar, mesmo porque fica claro, ao final, que a caixa que aprisiona o demônio Abyzou ainda vai atormentar muitas famílias. Afinal, meninas possuídas por demônios são ingredientes de incontestável eficiência no tempero dos filmes que miram altas bilheterias.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aprovado projeto que prevê debate sobre educação sexual no município


Preocupado com os números de jovens grávidas e de adolescentes que correm o risco de contraírem doenças sexualmente transmissíveis no município, o vereador José Farid Zaine (PDT) conseguiu aprovar na Câmara Municipal esta semana, projeto de sua autoria que institui o mês de Maio como o “Mês de estudos e debates sobre Educação Sexual, Saúde Sexual e Reprodutiva para jovens e adolescentes de Limeira”.



O objetivo, segundo Farid, é despertar a atenção dos jovens para a importância da prevenção através do uso de métodos contraceptivos. Número apresentados pelo vereador no projeto mostram que, em junho deste ano, Limeira tinha 126 gestantes com idade entre 15 e 19 anos; outras 6 gestantes de 10 a 14 anos; 3 jovens de 15 anos com HIV e 2 com 17 anos.

O vereador avalia que, especialmente no caso das gestações, há uma quantidade elevada, revelando que os jovens e adolescentes não estão se prevenindo como deveria ser feito. “Pode ser falta de informação ou descuido, por isso precisamos intensificar campanhas, promover debates para que haja mais diálogo em torno do tema".

Outro objetivo importante do projeto é debater sobre a diversidade sexual, assunto extremamente atual. “Devemos conscientizar e despertar os jovens sobre temas relacionados ao assunto e derrubar qualquer tipo de atitude que possa alimentar a violência, preconceito e discriminação”, opinou.

O projeto foi encaminhado ao prefeito Orlando Zovico que tem 15 dias para sancioná-lo.


Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira / SP