sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A ORIGEM DOS GUARDIÕES


Por José Farid Zaine
farid.cultura@uol.com.br
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine



A aproximação do Natal e das férias de verão trazem a tradicional programação destinada às crianças e aos jovens, que enchem os cinemas de fãs das aventuras fantásticas e dos desenhos cada vez mais sofisticados. Dois grandes lançamentos são aguardados para dezembro: o novo filme de Ang Lee, premiado com o Oscar por “O Segredo de Brokeback Mountain, “As aventuras de Pi”, já cotado para receber indicações nas categorias técnicas, principalmente de efeitos visuais. Outra estreia muitíssimo aguardada é “O Hobbit”, de Peter Jackson, prometida para 14 de dezembro. Jackson dirigiu a extremamente bem-sucedida trilogia “O Senhor dos Aneis”, e agora traz neste filme o prelúdio da história. Na lista dos blockbusters figura também o drama histórico “Lincoln”, sobre a vida de um dos mais amados presidentes americanos, dirigido pelo campeão de bilheterias Steven Spielberg. Os três são destinados a grande sucesso de público. O “Lincoln” de Spielberg, claro, não tem nada a ver com “Abraham Lincoln – O Caçador de Vampiros”, recente aventura de terror muito bem feita, dirigida ao público formado principalmente por adolescentes que amam o gênero.



Hoje, em todo o Brasil, é dia de estreia de uma animação também muito esperada, “A Origem dos Guardiões”, que vi numa pré-estreia em Campinas na semana passada. O filme tem todos os elementos para atrair as crianças, porque é movimentado, bonito, tem personagens cativantes e conhecidos como Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes; além de tudo, os pais gostarão da “mensagem” edificante e educativa sobre como manter vivos os sonhos e dominar os medos na infância.

Na história contada no filme, Jack Frost, um “espírito” brincalhão que comanda a neve, é escolhido para se juntar à turma dos “Guardiões”, protetores universais das crianças e que estão às voltas com um grave problema: O Bicho-Papão em pessoa deseja acabar com os sonhos das crianças, transformando-os em pesadelos; para isso ele precisará que os pequenos, em todo o mundo, deixem de acreditar em Papai-Noel, no Coelhinho da Páscoa, na Fada dos Dentes, no Homem-Areia e no próprio Jack Frost, que primeiro deverá conquistar a confiança e a crença delas para depois se firmar como Guardião. Jack precisará conhecer sua própria história para aceitar a tarefa que lhe é confiada.


VIDA PARA A ANIMAÇÃO: MÚSICA E VOZES
“A Origem dos Guardiões” (Rise of The Guardians), dirigido por Peter Ramsey, cumpre bem o papel dos filmes de férias, com efeitos especiais ótimos, edição ágil e boa trilha sonora de Alexandre Desplat, um craque na área, com quatro indicações ao Oscar incluindo “A Rainha” e “O Discurso do Rei”. No Brasil, os principais dubladores foram Thiago Fragoso, fazendo a voz de Jack Frost, e Isabelle Drummond, fazendo a Fada dos Dentes. No original as vozes são de Chris Pine e Isla Fischer, respectivamente.

Guillermo Del Toro foi o produtor do filme, sendo ele um dos responsáveis por boas sacadas, como dar o aspecto nórdico ao Papai-Noel, fazer do Coelhinho da Páscoa um “coelhão australiano” e criar uma imagem interessante da Fada dos Dentes, mistura de ser humano com pássaro. A imagem do “Homem-Areia” (Sandman) responde por bons e belos efeitos dourados, e Jack Frost fixa uma bela estampa de jovem aventureiro e brincalhão, porém responsável. Del Toro tem intimidade com personagens fantásticas, tendo no currículo a direção do aclamado “O Labirinto do Fauno”.

“A Origem dos Guardiões” foi bem nas bilheterias em sua estreia nos cinemas americanos. Outra animação com ótimo desempenho é “Detona Ralph”, que chega ao Brasil somente no dia 4 de janeiro para engrossar a lista dos “filmes de férias”.

O ano de 2012 foi muito bom para as animações e ótimo para os estúdios que arrecadaram fortunas nas bilheterias em todo o mundo. Fica para janeiro o anúncio dos 5 finalistas ao Oscar da categoria. São tantas produções que é feita uma pré-seleção para indicar os semifinalistas, digamos, que são 21. Dentre eles, aposto neste “A Origem dos Guardiões”, em “Detona Ralph”, e no ótimo “Frankenweenie”, de Tim Burton, para a lista dos indicados a serem anunciados no dia 10 de janeiro, havendo ainda grandes chances para entrar nas outras duas vagas o simpático “Valente” e os originais “O Lorax”, “ParaNorman” e “Piratas Pirados”.

Livremo-nos, pelo menos por uma hora e meia, do nosso costumeiro ranço de adultos, para curtirmos sem constrangimentos os heróis de “A Origem dos Guardiões”. Deixemos que eles entrem em nossas mentes, protejam nossos sonhos e afastem nossos pesadelos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário