quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Festival de MPB com temas relativos à cultura afro acontece neste sábado

“FestiAfro” será neste sábado, 17, com entrada franca. O coral Municipal afro Thulany e o grupo de teatro Cia Cena Livre farão a abertura do evento, além da apresentação com o músico Jorge Martins



Boa música e muita cultura afro. É o que promete a sétima edição do “FestiAfro”, que está incluído na programação do mês da consciência negra – “Negros em Movimento”. Criado para fomentar produções musicais e discutir o preconceito racial através da magia da música, o festival, este ano, apresenta composições somente de artistas nascidos ou residentes em Limeira, devidamente comprovados, como forma de incentivo aos artistas locais.



O festival acontece neste sábado, 17, em única apresentação, às 20h no palco do Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.



Para a sétima edição do festival, foram selecionadas dez músicas, e conheceremos as melhores composições no mesmo dia. Recebem prêmio em dinheiro o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, e a consagração popular (melhor torcida), além disto, haverá troféus para o melhor arranjo, a melhor letra e o melhor intérprete. A abertura do evento ficará a cargo do Coral Municipal Afro Thulany, sob regência de José Donizete dos Santos, e a apresentação de um esquete, “Lutadores de uma Causa”, com a Cia Cena Livre, com texto e direção assinados por Júlio Borgo, e no elenco, Denise Aparecida da Silva, Lucas Rodrigues da Conceição e Suelen Zacharias.



Para a apresentação no intervalo, haverá show com o cantor e compositor Jorge Martins que promete animar o público com suas canções. Nascido em 1965, em Recife - Pernambuco, Martins é filho do celeiro musical chamado Morro da Conceição, comunidade da periferia da zona norte do Recife, onde existem diversas manifestações da cultura popular. Despertou para a música ainda criança, apreciando ritmos e melodias dos folguedos populares.



Na década de 1980, Jorge começou a se envolver mais seriamente como percussionista na “Escola de Samba Galeria do Ritmo do Morro da Conceição” e em 1992 passou a fazer parte de outros projetos sociais na Região Metropolitana do Recife, desenvolvendo trabalhos como educador musical de crianças e adolescentes de comunidades carentes. Já em 1998, iniciou seu próprio projeto: “Corpos Percussivos”, que se transformou em ONG com sede no Recife. Nesse período atendeu às crianças residentes na comunidade do pilar, com as quais trabalha até hoje. Jorge vem disseminando seu trabalho, não só no Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Itália e Dinamarca.



Para avaliar as músicas do festival, o júri é formado por: Cristiane Santos Silva, Cilmara Catto, Martino Mastrorocco, Laerte Pires Sales Anastácio, e Reginaldo Pacheco.





Confira a ordem das apresentações:



“A alma não tem cor” - de Allan Piter, também intérprete.



“Embalo do Samba”- de Maria Elena Maciel Godinho Savassi, e interpretação do Grupo Etnia do Samba.



“Olorum”, de Mônica Motta Camargo, também intérprete.



“Nas veias do País”- de Silvanei Bonfim e interpretação do Grupo Quarta.



“Eterno Grito”- de Carlos Alberto Fiore e Lucas dos Santos, e interpretação Lucas dos Santos.



“Rosa Negra”- de Antônio Lugão, também intérprete.



“Seminua”- de Robson Barboza, também intérprete.



“Cor de Terra”- de Joydson Terra e interpretação – Joydson Terra e Leões das Artes.



“Direitos Violados” - de João Lejambre, e interpretação de João Lejambre e Ópera do Chão.



“Iáiá... entra nessa roda, iáiá...” - de Carlos César Neves, também intérprete.





Lembrando que a sétima edição do “FestiAfro” é de graça e aberto ao público. As senhas de acesso ao teatro serão liberadas a partir das 19h na bilheteria. O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/nº, centro.



Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (19) 3451 0502 ou no blog da Cultura www.culturalimeira.blogspot.com.



Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.facebook.com/culturalimeira
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário