quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Campanha do Fundo Social pretende estimular amamentação e doação de leite materno

Nesta terça-feira, 4 de agosto, o Fundo Social de Solidariedade de Limeira lançou a Campanha de Amamentação “Deixe a natureza cuidar de seu bebê. Amamente”, promovida em parceria com a Santa Casa. A data foi escolhida em comemoração à 18ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que acontece de 1º a 7 de agosto em 120 países.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Constância Félix, explica que a proposta da campanha de amamentação de Limeira é disseminar informações sobre aleitamento materno, esclarecendo dúvidas e desfazendo mitos. Para isso foi produzido um material informativo que será distribuído em pontos estratégicos, como consultórios médicos, postos de saúde, centros comunitários, comércio, instituições e nos projetos sociais executados pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Um dos projetos do Ceprosom que receberá informações sobre o tema amamentação será o “Vivência”, composto por aproximadamente 2.200 idosos. A coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa de Limeira, Silcia Franco Campos, explica que os idosos têm grande influência na família. São eles que geralmente orientam as filhas e netas e transmitem informações, nem sempre corretas, sobre a amamentação. “Quando se trata de aleitamento materno, as orientações da mãe e da avó contam muito para quem está amamentando, por isso, capacitar a Terceira Idade sempre foi um desejo de nossa equipe e isso foi possível com a parceria do Fundo Social de Solidariedade. Nossa intenção é que os idosos sejam multiplicadores, transmitindo à família orientações corretas sobre esse tema”, relata Silcia.

Mães limeirenses

A Campanha de Amamentação promovida pelo Fundo Social de Solidariedade traz como protagonistas duas mães limeirenses e seus bebês. Constância Félix explica que as personagens locais foram escolhidas para que a população se identifique com a campanha. “Essas mães simbolizam a nossa cidade e a nossa cultura. Queremos, com isso, estimular o aleitamento materno na cidade e a promoção da saúde do bebê”.

Uma das protagonistas da campanha é Nátali Vieira Corrêa, 24 anos, moradora do Jardim Orestes Veroni, com sua filha Louise, agora com dois meses de vida. Nátali comenta que no início teve dificuldades para amamentar, pois sentia muita dor no mamilo. A jovem mãe recebeu orientações no Banco de Leite da Santa Casa e garante que hoje esse é um momento muito especial. “Acho que a mulher deve ter paciência e persistir, porque no começo é mais difícil, até mesmo pela falta de experiência, mas com as orientações corretas, a amamentação é prazerosa”, revela Nátali.

Luciana Fernandes dos Santos, 29, e seu filho Murilo, de quatro meses, moradores do Jardim Ipiranga, também são personagens reais da Campanha de Amamentação. Luciana é funcionária pública e em outubro volta a trabalhar, mas seu desejo é continuar amamentando o filho até mais de um ano de vida. “Até mesmo quando ele começar a comer outros alimentos pretendo continuar dando o leite materno, mesmo que só durante a noite. Tenho certeza de que com isso ele será uma criança forte e saudável”, afirma Luciana.

Doação de leite materno

Uma das propostas da Campanha de Amamentação é estimular na população limeirense a doação de leite materno. Em Limeira, essa doação é feita ao Banco de Leite da Santa Casa, que conta com quatro profissionais responsáveis por atender as mães, esclarecendo as dúvidas sobre aleitamento materno e doação. O leite doado garante a alimentação dos recém-nascidos prematuros que, por alguma dificuldade no parto ou má formação, ficam internados na UTI Neonatal do hospital.

A pequena Eloá, hoje com 53 dias, é um belo exemplo da importância dessa doação. A mãe Jane, de 27 anos, moradora de Iracemápolis, teve algumas complicações e a filha nasceu prematura aos sete meses e meio de gestação, com 1.525 Kg. Durante 25 dias, Eloá ficou internada na UTI Neonatal da Santa Casa, sendo alimentada com o leite materno doado ao Banco de Leite. Ao ter alta, pesava 2.135 Kg e hoje está com 3.150 Kg.

Parceiros na doação

Para viabilizar a doação de leite materno ao Banco de Leite, a Prefeitura de Limeira anunciou uma parceria com a Santa Casa de Limeira. O Fundo Social de Solidariedade é quem mediou essa parceria e a Secretaria da Segurança atuará oferecendo a estrutura da Guarda Municipal, que ficará responsável em recolher o leite da residência da mãe doadora e levá-lo até o hospital. A coleta será feita periodicamente, de acordo com uma relação enviada pelo hospital.

A proposta dessa parceria é ampliar a doação de leite materno ao Banco de Leite, que hoje recebe em média 80 litros de leite ao mês e conta com apenas 30 doadoras em seu cadastro.

Benefícios da amamentação

O leite materno é o primeiro e mais completo alimento. Até os seis meses, esse deve ser o único alimento do bebê, pois possui vitaminas, proteínas, carboidratos, ferro, gordura, água, açúcar e mais de 150 substâncias produzidas na medida ideal para a nutrição da criança. Segundo Silcia, além de sustentar, ele diminui os riscos de diarréia, hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, entre outros.

Para esclarecer dúvidas sobre amamentação e doação, o telefone do Banco de Leite da Santa Casa é 3446-6100, ramal 6336.
Prestigiaram o lançamento da campanha, os vereadores Antônio Braz do Nascimento, José Farid Zaine e Silvio Brito, o presidente do Ceprosom Dionísio Gava Júnior e os secretários municipais Domingos Furgione Filho (Turismo e Eventos), Adalberto Mansur (Cultura) e Siddhartha Carneiro Leão (Segurança Pública).



por Assessoria de Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário