terça-feira, 25 de agosto de 2009

No “Dia do Artista”, vereador da cultura discursa para a classe artística de Limeira

Limeira, 25 de Agosto: A sessão desta segunda-feira, 24 de agosto, também foi marcada por um discurso do vereador professor José Farid Zaine (PDT) em homenagem aos artistas, já que se foi comemorado o “Dia do Artista”.

Após a aprovação – por unanimidade – de uma moção de Aplauso apresentada por Farid à Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, pela realização da Mostra Contemporânea de Arte (Mosca), o professor enalteceu a classe artística de Limeira e disse que a moção foi apresentada para que “o Poder Legislativo pudesse se manifestar a respeito dessa classe tão batalhadora que é a classe artística”.

Em seu discurso (leia partes do discurso abaixo), Farid revelou que – muitas vezes – o profissional das artes nem sempre é assim encarado: “É uma profissão como as outras, e muito sofrida, pois a pessoa que deseja se dedicar às artes e viver das artes sofre muito porque os espaços são poucos e a remuneração é pouca”, disse.

Farid também discursou sobre o prazer de se trabalhar com a arte. “Não há quem não procure música, peça de teatro, cinema e literatura. São necessidades para as nossas vidas”, afirmou o vereador.

Após o seu discurso, a vereadora Elza Tank (PTB) parabenizou Farid pelo “Dia do Artista”: “Quero cumprimentar o grande artista, senhor Farid Zaine, um artista que deu lições nessa cidade. E transmita a todos aqueles artistas que você cuidou - e criou - o nosso abraço”, comentou.

Ao se lembrar de uma poesia que Farid escreveu para ela, em 2005, a vereadora se emocionou: “Você me ofereceu uma poesia tão linda... Que Deus lhe pague por ter me dado aquele prazer”, agradeceu a vereadora.

Leia partes do discurso do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

Fiz essa moção (À Oficina Cultural) e quero cumprimentar ao coordenador da Oficina, Robson Trento, e todos os integrantes da Oficina, pelo trabalho maravilhoso que tem sido realizado na área cultural em Limeira. Além disso, essa moção é para que o Poder Legislativo possa se manifestar a respeito dessa classe tão batalhadora que é a classe do artista, nem sempre compreendida, porque também nem sempre é compreendida como profissão. Muitas vezes o profissional das artes nem é encarado como profissional. As pessoas, às vezes, falam: Estou fazendo teatro. E ouvem: Ah? Está fazendo teatro e trabalhando com alguma coisa? – desconsiderando a arte como profissão. E é uma profissão como as outras e uma profissão muito sofrida, pois a pessoa que deseja se dedicar às artes e viver das artes sofre muito porque os espaços são poucos e a remuneração é pouca...
... Mas é uma profissão gratificante e maravilhosa. E dessa profissão é que surgem tantas coisas boas para as pessoas. Não há quem não procure a música para ouvir. Não há quem não procure ver uma peça de teatro. Não há quem não procure o cinema. Não há quem não procure a literatura. Essas são necessidades para nossas vidas – e necessidades humanas. E hoje, por ser “Dia do Artista”, estamos aqui fazendo essa manifestação para que chegue aos corações dos artistas de Limeira e também para mostrar a disposição que nós temos aqui em participar de todos os movimentos e ajudar a classe artística.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário