segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Repercussão

Na coluna “Entrelinhas”, da Gazeta de Limeira – Caderno de Lazer – do último sábado, 29 de agosto, os colunistas sociais Ruben & Amauri destacam o trabalho legislativo do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

CULT
O vereador Prof. Farid Zaine deseja que os festivais de música “Canta Limeira” seja realizado no mês de abril. O “Festival de Teatro” em agosto e o “festiAFRO” em novembro, respectivamente...

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Vereadores participam de ação multicultural

Evento em clube celebra a união dos artistas que integram a Acarte

Limeira, 31 de Agosto: Aconteceu no último domingo, 30 de agosto, no Limeira Clube, evento multicultural da Acarte (Associação de Artistas e Técnicos) de Limeira, fundada em 21 de abril de 2009. O vereador professor José Farid Zaine (PDT) esteve acompanhando o evento e participou das apresentações, com uma poesia de sua autoria sendo interpretada por atores e a apresentação do grupo Avena – grupo liderado pelo vereador que já venceu mais de 200 festivais por todo país. O vereador Ronei Martins (PT) também marcou presença.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento que, de acordo com o presidente da Acarte, Marcos Roberto de Lima, ocorrerá outras vezes em espaços diferentes. “O principal objetivo da associação é unir os artistas de Limeira para fortalecer as iniciativas culturais”, explica Lima.

O show cultural reuniu pessoas ligadas aos mais diferentes movimentos artísticos. Foram apresentações circenses, teatro, música erudita, música popular brasileira, teatro de bonecos, hip hop, dança, chorinho, clown e outros.

Estiveram representando a Secretaria Municipal da Cultura, os diretores Carlos Jerônimo Vieira e Juracy Rodrigues Soares Requena. Veja algumas imagens do evento abaixo.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)


Grupo Avena é um dos destaques da noite multicultural e emociona o público.

Público se encanta com as apresentações artísticas.

Evandro Leite e Ariane Oliveira interpretam poesia de José Farid Zaine: "Construir a Vida".


Marcos Roberto de Lima e José Farid Zaine.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Repercussão

O jornalista Alex Contin, no caderno “Variedades”, do Jornal de Limeira (Edição de hoje 26 de agosto), traz na página 7 a notícia: “Música e teatro para o calendário de eventos”. A reportagem – que apresenta fotos do “festiAFRO” e “Canta Limeira” – divulga os três projetos de lei apresentados pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) na última sessão, 24 de agosto, que inclui – no calendário de eventos do município – os festivais de música “festiAFRO” e “Canta Limeira” e o Festival Nacional de Teatro. A matéria aponta citações do vereador e também se baseia em números obtidos em edições anteriores dos eventos, comprovando a aceitação do público. “Os números que estão relacionados aos eventos são grandes”, escreve Contin.
Veja a matéria completa clicando aqui.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Vereadores participam da abertura da Aljoias 2009

A abertura da 8ª edição da Feira Internacional de Joias Folheadas, Brutos, Máquinas, Insumos e Serviços contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) e dos vereadores: Antônio Braz do Nascimento - Piuí, Mário Botion (ambos do PR), Antônio César Cortez (PV), Elza Tank, Nilce Segalla (ambas do PTB), José Farid Zaine, Silvio Brito (ambos do PDT) e Paulo Hadich (PSB).

“A Câmara Municipal parabeniza a Aljoias por este importante evento para a economia da cidade. Esta feira, que já se tornou referência para o setor de jóias, é um estímulo para o turismo de negócios e para a conquista de novos mercados e para a geração de empregos”, destacou Eliseu Daniel.

O Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, também prestigiou a cerimônia. “É difícil encontrar uma cidade tão completa como Limeira. Na Aljoias temos toda a cadeia produtiva da jóia folheada e da bijuteria, um incentivo para os médios e pequenos empresários. Eventos como esta feira são fundamentais para o contexto econômico”.

O presidente da ALJ – Associação Limeirense de Joias, José Simões, ressaltou que neste ano a Rodada Internacional de Negócios, realizada durante a feira terá entre seus compradores clientes de países como: Escócia, Guatemala, Inglaterra, México e Polônia. “O projeto Comprador é outra iniciativa que fomenta as exportações”.

O prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT) e o Presidente de Honra da Aljoias 2009, Deputado Estadual Otoniel de Lima, (PTB) também destacaram a importância do segmento de joias para Limeira e todo país.

A cerimônia ainda teve a presença de outras autoridades e empresários do município e região.

A feira é realizada no Centro Municipal de Eventos, nesta quarta e quinta-feira, das 10 às 20h e na sexta-feira (dia 28) até às 18h.

Carla Pizani

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Limeira

terça-feira, 25 de agosto de 2009

No “Dia do Artista”, vereador da cultura discursa para a classe artística de Limeira

Limeira, 25 de Agosto: A sessão desta segunda-feira, 24 de agosto, também foi marcada por um discurso do vereador professor José Farid Zaine (PDT) em homenagem aos artistas, já que se foi comemorado o “Dia do Artista”.

Após a aprovação – por unanimidade – de uma moção de Aplauso apresentada por Farid à Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, pela realização da Mostra Contemporânea de Arte (Mosca), o professor enalteceu a classe artística de Limeira e disse que a moção foi apresentada para que “o Poder Legislativo pudesse se manifestar a respeito dessa classe tão batalhadora que é a classe artística”.

Em seu discurso (leia partes do discurso abaixo), Farid revelou que – muitas vezes – o profissional das artes nem sempre é assim encarado: “É uma profissão como as outras, e muito sofrida, pois a pessoa que deseja se dedicar às artes e viver das artes sofre muito porque os espaços são poucos e a remuneração é pouca”, disse.

Farid também discursou sobre o prazer de se trabalhar com a arte. “Não há quem não procure música, peça de teatro, cinema e literatura. São necessidades para as nossas vidas”, afirmou o vereador.

Após o seu discurso, a vereadora Elza Tank (PTB) parabenizou Farid pelo “Dia do Artista”: “Quero cumprimentar o grande artista, senhor Farid Zaine, um artista que deu lições nessa cidade. E transmita a todos aqueles artistas que você cuidou - e criou - o nosso abraço”, comentou.

Ao se lembrar de uma poesia que Farid escreveu para ela, em 2005, a vereadora se emocionou: “Você me ofereceu uma poesia tão linda... Que Deus lhe pague por ter me dado aquele prazer”, agradeceu a vereadora.

Leia partes do discurso do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

Fiz essa moção (À Oficina Cultural) e quero cumprimentar ao coordenador da Oficina, Robson Trento, e todos os integrantes da Oficina, pelo trabalho maravilhoso que tem sido realizado na área cultural em Limeira. Além disso, essa moção é para que o Poder Legislativo possa se manifestar a respeito dessa classe tão batalhadora que é a classe do artista, nem sempre compreendida, porque também nem sempre é compreendida como profissão. Muitas vezes o profissional das artes nem é encarado como profissional. As pessoas, às vezes, falam: Estou fazendo teatro. E ouvem: Ah? Está fazendo teatro e trabalhando com alguma coisa? – desconsiderando a arte como profissão. E é uma profissão como as outras e uma profissão muito sofrida, pois a pessoa que deseja se dedicar às artes e viver das artes sofre muito porque os espaços são poucos e a remuneração é pouca...
... Mas é uma profissão gratificante e maravilhosa. E dessa profissão é que surgem tantas coisas boas para as pessoas. Não há quem não procure a música para ouvir. Não há quem não procure ver uma peça de teatro. Não há quem não procure o cinema. Não há quem não procure a literatura. Essas são necessidades para nossas vidas – e necessidades humanas. E hoje, por ser “Dia do Artista”, estamos aqui fazendo essa manifestação para que chegue aos corações dos artistas de Limeira e também para mostrar a disposição que nós temos aqui em participar de todos os movimentos e ajudar a classe artística.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

A maioria aprova que o vereador desloque o seu gabinete até os bairros

Enquete finalizada hoje, 25 de agosto, no blog do vereador professor José Farid Zaine (PDT), questionava: “Você acha apropriado que o vereador desloque o seu gabinete parlamentar até os bairros?”. A opção “sim” recebeu 75% dos votos. A alternativa “tanto faz” ficou com 25%. Nenhuma pessoa escolheu “não” como resposta.

A proposta da enquete se deu após o vereador ter lançado a “Operação Bairro”, que leva o seu gabinete aos bairros de Limeira para buscar as principais solicitações dos moradores, para que sejam estudadas e transformadas em projetos oficiais, como indicação, requerimento ou lei. Clique aqui e saiba mais.

Sobre a enquete, lembramos que o resultado não tem caráter científico, sendo apenas uma pesquisa de opinião pública.

Sem letra ilegível
Farid propôs, na última sessão, 24 de agosto, um projeto que estabelece que os médicos e dentistas deverão digitar ou datilografar as receitas médicas para a população. (Saiba mais clicando aqui).

O blog quer saber: “Você se incomoda com as receitas ou prescrições médicas que são escritas de forma ilegível?”. Os internautas podem votar nas opções: “Sim” ou “Não”. Participe!

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do Farid, (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Farid pretende confirmar festivais de música e de teatro em Limeira através de projetos de lei

Limeira, 25 de Agosto: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou durante a sessão da última segunda-feira, 24 de agosto, quatro projetos de lei sendo que três deles pretendem garantir festivais de música e de teatro na programação cultural de Limeira.

Farid foi, por três mandatos, secretário da Cultura, criando no município diversos eventos que inseriram a cidade no plano nacional de produção artística, incentivando – inclusive – a criação cultural do público local. Por este motivo, o professor deseja que os festivais de música “Canta Limeira” e “festiAFRO” bem como o Festival Nacional de Teatro sejam incluídos no calendário de eventos de Limeira. Ele também propõe datas para a realização desses eventos. O “Canta Limeira” deverá ser realizado em abril; o “festiAFRO” em novembro e o Festival de Teatro em agosto.

As propostas foram encaminhadas para os estudos das comissões da Câmara Municipal. Com grandes expectativas, o autor espera que as propostas sejam levadas ao Plenário: “É também função do Poder Legislativo produzir leis que permitam dar espaço aos talentosos artistas de Limeira, para que o público continue participando ativamente dos eventos culturais desenvolvidos pelo município”, aponta Farid.

“Com a confirmação desses eventos no calendário oficial do Município, fica transparente o desejo de que sejam cumpridas a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, no que concerne a dar à população o acesso à cultura e às artes”, completa o vereador.

Letra Legível
“A intenção desta Lei não é a de punir médicos e dentistas, e sim, facilitar o trabalho de farmacêuticos e garantir segurança à saúde da população”. Com esta frase, Farid justificou a apresentação do projeto de lei que dispõe sobre a elaboração de receitas ou prescrições médicas e odontológicas digitadas e ou datilografadas. A proposta foi também encaminhada às comissões para as devidas análises.

De acordo com o projeto, as receitas, as prescrições, os atestados, os laudos e os exames laboratoriais deverão ser entregues à população digitados e ou datilografados, ficando isentos da lei, os atendimentos emergenciais externos devendo, nestes casos, serem escritos apenas em letras de forma legível.

Mostra Contemporânea de Arte
Defendendo a classe cultural, Farid também propôs uma moção de aplauso à Oficina Cultural Regional Carlos Gomes pela realização da II Mostra Contemporânea de Arte (Mosca) 2009.

Na moção, o vereador destaca o trabalho ousado que tem sido realizado pela Oficina Cultural em Limeira, criando eventos de grande qualidade em espaços alternativos, como a Mosca, que está sendo realizada no Palacete Levy, até o dia 31 de agosto.

“Os representantes do Poder Legislativo se sentem honrados com o trabalho sério e competente desenvolvido pelos talentosos integrantes da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes”, afirma Farid.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Rotatória recebe aplicação “tapa-buraco” após indicação de vereador

Limeira, 21 de Agosto: O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Celso José Gonçalves, encaminhou nesta quinta-feira, 20 de agosto, resposta de uma indicação protocolada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), no início de julho. O documento solicitava que a Prefeitura Municipal aplicasse o “tapa-buraco” na rotatória do cruzamento das Ruas Miguel Bortolan e Antonio Frederico Ozanan, na região do Jardim Nossa Senhora do Amparo.

De acordo com Farid, diversos moradores da região buscaram por ele para que a solicitação pudesse ser atendida: “Algumas pessoas estavam preocupadas com a possibilidade de acidentes, devido ao alto fluxo de automóveis no local indicado”, explica.

“Os moradores da região estão agradecidos pelo trabalho cumprido”, completa o vereador.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

“Ao Serviço Social do Comércio (SESC) pela notícia de que Limeira poderá ter uma de suas disputadas unidades”

Os vereadores aprovaram por unanimidade no último dia 17, a Moção de Apoio ao Sesc, de autoria do vereador José Farid Zaine (PDT). Em suas considerações Farid destaca o papel da entidade que é voltada para o bem-estar social, e que oferece serviços de saúde, educação, lazer, cultura e assistência.

“O SESC é uma referência de trabalho sério, oferecendo uma programação cultural de alto nível, colaborando com a democratização da cultura”, justifica Farid. “Uma unidade do SESC coroaria o momento de desenvolvimento em suas mais diversas áreas que Limeira está vivendo”, finalizou o vereador.
Júnia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

“Ao lançamento do livro “Memória da Varga” de autoria de José Eduardo Heflinger Júnior (Toco) e Estevam Julio Varga”

Vereador José Farid Zaine (PDT) teve aprovada, por unanimidade, durante a Sessão Camarária do último dia 17, a Moção de Aplausos aos escritores do livro “Memória da Varga”.

“O livro foi escrito com grande empenho e dedicação pelos seus autores José Eduardo Heflinger Júnior (Toco) e Estevam Julio Varga, fundador da Industria Varga”, destacou Farid. “Esta obra retrata fatos curiosos do dia-a-dia da industria Varga e também sobre a “Cultura Varga” que levou a indústria ao sucesso internacional no segmento de freios”, completou o vereador.

“A indústria Varga significa muito para a história de Limeira e a idéia do livro coroa essa trajetória de sucesso”, justificou Farid.
Júnia Mariano
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Deputado Otoniel Lima recebe Título de Cidadão Limeirense

Os vereadores da Câmara Municipal de Limeira entregaram na noite desta sexta-feira (dia 14) o Título de Cidadão Limeirense ao Deputado Estadual Otoniel de Lima (veja currículo).

A sessão solene, realizada no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”, contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, Eliseu Daniel dos Santos (PDT) e dos parlamentares: César Cortez (PV), Elza Tank (PTB), José Farid Zaine, Silvio Brito (ambos do PDT), Antônio Braz do Nascimento (Piuí), Mário Botion (ambos do PR).

O prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT) participou desta solenidade acompanhado por sua esposa, Constância Félix. Também estiveram presentes amigos e familiares do homenageado.

A autora da propositura, vereadora Elza Tank, destacou que o agraciado sempre diz em suas falas, seja em Limeira ou em São Paulo que não nasceu limeirense mas que queria ser limeirense. “Com o trabalho que o senhor vem desempenhando em prol de nossa cidade mostra que realmente quer ser limeirense. O trabalho e o esforço do senhor por Limeira tem o seu valor e hoje recebe este título. A sua participação na Assembléia Legislativa é de grande importância para a cidade de Limeira”, justificou Elza Tank.

O presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel explicou a importância do Título Honorário e destacou os atributos do homenageado. “Saibam que Dona Elza concede poucas homenagens e somente a quem ela tem certeza que é merecedor da honraria. Parabéns”, destacou Eliseu Daniel.

Félix destacou também a trajetória do Deputado Otoniel. “Temos grandes desafios e agradeço a parceria, o empenho por nossa Limeira”, citou o prefeito.

“Agradeço esta homenagem e reforço que escolhi Limeira para morar não por minha votação, mas pelo carinho, pelas amizades que conquistei aqui”, agradeceu Deputado Otoniel.

“A minha atuação na Assembléia Legislativa lutando por benefícios para a cidade de Limeira é uma forma de retribuir o carinho e o respeito que o povo dessa cidade teve e tem comigo. Quando cheguei em Limeira, a cidade me acolheu de braços abertos. Dessa forma receber o título de Cidadão Limeirense é motivo de muito orgulho, pois sabemos que somente recebe tal honraria quem um dia lutou e luta por essa cidade. Sou muito grato à população de Limeira , a vereadora Elza Tank pela iniciativa e à Câmara Municipal por me conceder essa homenagem”, disse o Deputado Otoniel Lima.

Currículo

Nascido em Carapicuíba, Otoniel dedicou-se ao serviço militar entre 1988 e 1992, quando entrou para Reserva no posto de Cabo. Sua trajetória engloba mais de uma década de atuação na vida pública, tendo iniciado sua militância junto a organizações populares no interior paulista.

Otoniel tem 40 anos. Foi vereador por dois mandatos consecutivos em Limeira, e elegeu-se Deputado Estadual com 60.358 votos.
Considerado um vereador com grande atuação na história de Limeira, com reconhecimento da população, ocupou no biênio 2002/2003 a mesa da Câmara de Limeira como 2º Secretário, e posteriormente no biênio 2003-2004, como Corregedor do legislativo. Foi agraciado como comendador pela Câmara Brasileira de Cultura em agosto de 2003, e tornou-se Conselheiro da mesma entidade. Já em 2008 recebeu o Prêmio de Destaque Político do Ano, pelo Supremo Conselho Federal de Honrarias e Mérito da OPB-Ordem dos Parlamentares do Brasil, além de ser membro oficial da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU-SP.

Otoniel também se destacou por ser o autor de projetos de lei priorizando as áreas da segurança pública e saúde, além de inúmeras reivindicações em prol do atendimento das necessidades do município.Como Deputado Estadual tem conseguido destaque pelo seu desempenho no Parlamento Paulista, é vice- presidente da Comissão de Economia e Planejamento, membro efetivo das Comissões de Segurança Pública e Assuntos Internacionais.

No Parlamento Paulista, Otoniel não tem medido esforços para lutar por benefícios para a cidade de Limeira. Podemos destacar que é de sua iniciativa a emenda que aumenta o repasse do ICMS - para a Unicamp, a Indicação solicitando instalação do AME-Ambulatório Médico de Especialidades, a Indicação solicitando a construção do Novo Fórum com investimentos na ordem de R$ 9 milhões de reais, a Indicação solicitando melhoria para a Estrada Vicinal Limeira-Artur Nogueira, doação do Museu para o município, Indicação para a construção e reformas de escolas, entre outras.

Otoniel de Lima também é o presidente de Honra da Aljóias 2009. Feira Internacional de Jóias Folheadas, Brutos, Máquinas, Insumos e Serviços, considerada a maior Feira do setor.


Júnia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

Fotos - MOSCA e Vem pro Largo

Seguem imagens da II Mostra Contemporânea de Arte (Mosca), realizada na última sexta-feira, 14 de agosto, pela Oficina Cultural Regional Carlos Gomes. Registro também do vereador na tradicional festa "Vem pro Largo".


Farid participa da tradicional festa "Vem pro Largo". Na foto, o vereador ao lado do grupo Reminiscências.


Farid, Ronald Gonçales, Gilio Miliachi e Robson Trento, nos 12 anos da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, com a abertura da MOSCA.


Os artistas e funcionários da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, Marquinhos e Tati Alves, ao lado de Farid Zaine.


Ronald, Tati e Farid.
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Presença

Na última sexta-feira, 14 de agosto, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) esteve participando da sessão de entrega do Título de Cidadão Limeirense ao Deputado Otoniel de Lima, ocorrida na Câmara Municipal de Limeira.

Ainda na sexta, o vereador da cultura esteve presente na abertura e vernissage da Mostra Contemporânea de Arte (MOSCA) 2009, em comemoração aos 12 anos da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.

Farid também participou da tradicional festa “Vem pro Largo”, em que o grupo “Reminiscências” estava dando um show à parte para o grande público da festa, com muito chorinho.

(Em breve, fotos da Mosca e do “Vem pro Largo”)

No sábado, 15, a assessoria de Farid marcou presença no XII Campeonato Interfábricas de Limeira, na Chácara Antonieta. O vereador recebeu um troféu por sua participação e atuação na área cultural de Limeira, destacando os projetos de festivais de música e de teatro, criados por ele enquanto secretário municipal da Cultura.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Pinheiro Alves, na coluna semanal “Câmara Ação”, da Gazeta de Limeira do último domingo, 16 de agosto, destaca a “Operação Bairro”, desenvolvida pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT):

JÁ QUE O POVO NÃO VAI À CÂMARA...
... Farid vai ao povo. Com essa intenção, o vereador, poeta, músico, compositor e professor Farid Zaine resolveu atuar com a população. A coisa vai funcionar assim: os assessores de Farid vão a um determinado bairro, se reúnem com moradores, ouvem as reclamações e o que é mais necessário, fazem um relatório e entregam ao vereador. Depois, em dia e hora agendados, o próprio vereador se encontra com a população para o acerto final e se possível transformar o pedido em Lei ou cobranças ao Executivo. Pensando cá com meus botões... Farid quer ser diferente em tudo, não acham?

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 1

Milton Pereira de Almeida, na coluna semanal “Os treze pontos da semana”, da Gazeta de Limeira do último domingo, 16 de agosto, destaca o blog do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

VEREADOR

6 - Farid Zaine investiu também no mundo virtual. Criou um blog para que a população possa acompanhar os assuntos de seus projetos e comentar sobre eles. Em seu informativo, Farid afirma que seu blog é atualizado diariamente. Acesse: www.gabfaridzaine.blogspot.com e participem.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

II Mosca


Farid é o presidente da Comissão “Troféu Limeira”

Ontem, 13 de agosto, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Limeira, ocorreu o primeiro encontro da Comissão do “Troféu Limeira”, que consiste em homenagear 14 pessoas que contribuíram com o crescimento cultural do município.

A Comissão é formada pelos vereadores Mario Botion, José Farid Zaine, César Cortez, Ronei Costa Martins e Raul Nilsen. Na reunião ficou decidido que o presidente da Comissão é Farid e o secretário é Mário Botion.

Nas próximas semanas a comissão deverá estar protocolando projeto de decreto legislativo para que as homenagens sejam outorgadas e a solenidade aconteça devidamente no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 4

No caderno “Variedades”, do Jornal de Limeira de hoje, 14 de agosto, há uma reportagem especial sobre o requerimento apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) sobre a possibilidade de ser enviado – semestralmente – um livro de autor nacional aos servidores públicos municipais. A reportagem explica como funciona a ideia e traz relatos do vereador.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT
)

Repercussão 3

O Jornal de Limeira de hoje, 14 de agosto, traz uma reportagem sobre a Comissão de Entretenimento – o vereador professor José Farid Zaine (PDT) é o relator da referida comissão. O título da reportagem é: “Jovens reclamam de abordagem – Adolescentes procuram Câmara para se queixarem de ação policial”.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Andréa Crott, jornalista da Gazeta de Limeira, cita em sua coluna “Bastidores”:

PRESENTE
Vereadores Paulo Hadich (PSB), Mário Botin (PR), Miguel Lombardi (PR), Antonio Braz do Nascimento, Piui (PR), José Farid Zaine (PDT), Silvio Brito (PDT) acompanharam pessoalmente a reunião do comando de greve da Guarda Municipal com o secretários João Bozzi e Siddhartha Carneiro Leão.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 1

As edições de hoje, 14 de agosto, a Gazeta de Limeira e o Jornal de Limeira trazem reportagens especiais sobre os vereadores da terceira idade, que tiveram sessão ontem, na Câmara Municipal de Limeira. Ambos os jornais citam a presença do vereador professor José Farid Zaine (PDT).

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Vereadores da Terceira Idade pedem incentivo para o Turismo

Os vereadores da “Terceira Idade” se reuniram nesta quinta-feira (dia 13) para a primeira sessão, que foi presidida por Jonathas Beduschi (Presidente), Maria Delavo Bogo (Vice-Presidente), Maria Regina Nilson (1ª Secretária ) e Luis Carlos Martins (2º Secretário).

Nesta primeira sessão os Vereadores da Terceira Idade apresentaram seis indicações, cinco requerimentos e quatro Projetos de Lei. Os temas das matérias foram diversos – melhorias em calçadas, mudança de itinerário de ônibus, segurança, lazer, meio ambiente. Todos os itens da pauta foram discutidos e aprovados.

O vereador Silvio Brito (PDT), integrante da Comissão, orientou os vereadores da Terceira Idade nesta sessão, que também teve a presença dos vereadores Paulo Hadich (PSB), Raul Nilsen Filho (PMDB), José Farid Zaine (PDT) e Antonio Braz do Nascimento – Piuí (PR).

“Todo material desta Sessão será encaminhado para o Vereador Padrinho que vai por meio de indicação, requerimento ou projeto encaminhar a matéria para o Executivo”, explicou Silvio Brito. “As matérias apresentadas são interessantes e devem ser apuradas, por exemplo a separação do lixo reciclável, o roteiro para incentivar o turismo na Zona Rural (Fazendas Históricas) e também na cidade (Igrejas)”, destacou o vereador.

Os Vereadores da Terceira Idade participarão de quatro Sessões, que acontecem a cada três meses, a segunda Sessão dos “Vereadores da Terceira Idade” está agendada para o dia 12 de novembro.



Júnia Mariano
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Trabalho do Farid

Acompanhe os documentos apresentados pelo Farid até o momento na Câmara Municipal de Limeira:

58 Indicações.

14 Projetos de Lei.

2 Projetos de Resolução.

15 Moções.

23 Requerimentos.

Mais informações podem ser obtidas no telefone de seu gabinete: (19) 3404 7550

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Comissão de Entretenimento se reúne com representantes da GM e PM

Após ouvir os proprietários de bares e restaurantes, empresários do setor de entretenimentos e também os jovens (consumidores e usuários destes locais) chegou a vez da Comissão de Assuntos Relevantes para tratar das questões do Entretenimento na cidade de Limeira, formada pelos vereadores Silvio Brito – Presidente (PDT), José Farid Zaine (PDT), Carlinhos Silva (PDT), Antonio Braz do Nascimento - Piuí (PR), Nilce Segalla (PTB), para ouvir os representantes da Guarda Municipal e Policia Militar.

Presidente da Comissão, vereador Silvio Brito citou aos representantes da Segurança Pública que em julho, ao ouvir os jovens, houve reclamação sobre as abordagens feitas na região do Centro Acima, próximo ao Shopping Center, e foi sobre este tema que os agentes de segurança falaram.

Diretor Operacional da GM, Ademir Aparecido Soares dos Reis esclarece que a maior aglomeração dos jovens no Centro Acima ocorre as sextas-feiras. “Eles atrapalham o trânsito e ali eles tem a facilidade de adquirir no supermercado bebidas alcoólicas que são consumidas na rua. O nosso trabalho é pela segurança dos jovens mas eles se incomodam com nossa presença”, cita o GM. “O ideal é que seja criado um novo local para estes jovens se divertirem”, sugeriu Reis.

Capitão da PM, Ney Pedreira Santos Junior destacou que as diversas reclamações da população sobre a aglomeração próximo ao Shopping é sobre o consumo de bebidas alcoólicas. “Os motoristas também reclamam da dificuldade de passar com os carros e a policia permanece ali para resguardar a integridade física dos jovens e estes ficam incomodados com a presença da polícia”, explicou.

Capitão da PM, Erico Hammerschmidt Junior ressaltou que os limeirenses terão que aprender a conviver com os jovens em frente ao Shopping. “Enquanto não tiver outro local adequado para eles se divertirem é lá que eles vão se encontrar”, citou o Capitão. Sobre a presença da PM no local o policial destacou que a PM vai manter uma viatura, por medida de segurança preventiva.

Silvio Brito e os demais integrantes da Comissão ficaram satisfeitos com as informações obtidas e anteciparam aos agentes de segurança que uma nova reunião será agendada com todos os interessados para tratar deste assunto.



Júnia Mariano
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

Voz do Povo

Hoje o vereador professor José Farid Zaine (PDT) participa do programa “A Voz do Povo”, com Osvaldo Davoli. O vereador vai falar sobre os seus projetos legislativos e, claro, do trabalho cultural do Município.

O programa vai ao ar pela Rádio Educadora AM (1.020), a partir das 11h, ou pode ser ouvido pelo site: www.educadoraam.com.br .

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Farid solicita “Cartilha do Teatro” para escolas municipais

O vereador José Farid Zaine (PDT) apresentou na última sessão ordinária (dia 10) um requerimento questionando a prefeitura de Limeira sobre a possibilidade de se contratar, via Secretaria Municipal da Educação, profissionais do teatro para elaboração de uma “Cartilha do Teatro”, com o objetivo de orientar o ensino desta atividade nas escolas municipais.

Em outro requerimento, Farid solicitou a elaboração de uma “Cartilha da Música” para também ser utilizada pelas escolas municipais.

“A atuação de profissionais da música e do teatro na elaboração de uma cartilha seria uma contribuição inestimável à aplicação da Lei que institui o ensino da música e do teatro nas escolas, além de valorizar os profissionais da área”, destacou Farid.



Carla Pizani
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tribuna Livre : “Acarte” se apresenta para os vereadores

A convite do Vereador José Farid Zaine (PDT) os senhores Marcos Roberto de Lima e Rosivaldo Menna Peres usaram a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Limeira nesta segunda-feira (dia 10) e falaram sobre a Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE) e o Coral Municipal de Limeira.


Lima apresentou a Acarte, e destacou o compromisso da Associação com a classe artística de Limeira. “Vamos buscar benefícios culturais e profissionais para os nossos artistas que tem como real dever salvar o sonho”, citou Lima.


“A arte é um meio de criação de mudar a visão do mundo. Nós por meio de nossa arte apontamos o caminho que é um meio de libertação da sabedoria, contemplação, conhecimento. A criação artística é vital para a preservação da memória, para o desafio da diversidade dos povos, diálogo, enriquecimento imaginário, aproximação solidária entre as pessoas e entre a natureza, para o equilíbrio da integridade espiritual do planeta”, apontou Lima que defende o diálogo com todas as correntes de pensamento, valorizando o processo criativo existente na sociedade.


A Acarte busca compartilhar sua criatividade com os outros, principalmente com os que tem pouco acesso as atividades culturais. Participar e acompanhar a implementação das políticas culturais, contribuir para a democratização dos meio de comunicação e ampliação do espaço de debate sobre o papel do artista na sociedade.


“Acarte, a partir de hoje, passa a ser um meio pelo qual os artistas lutarão para conquistar o que mais amam fazer, Arte”, apresentou Lima.


Fazendo uso da palavra Rosivaldo Menna falou sobre o Coral Municipal que busca apoio para se manter. “O Coral foi reorganizado em setembro de 1995 por Farid Zaine que na época ocupava a cadeira de Secretário de Cultura. Repertório com musica sacra, erudita, popular. Conta com 35 integrantes de faixa etária diversificada. Apresentou-se diversas vezes em cidades da região e também em Minas Gerais”, informou Menna.


Ao final da explanação o Coral Municipal se apresentou aos vereadores. Os integrantes da Acarte são: Marcos Lima, Presidente; Jaqueline Durans, Vice-Presidente; Elizangela Lima, Secretária; Robson Barbosa, 2º Secretário; Riberto Bastelli, 1º Tesoureiro; Marcelo Nascimento 2º Tesoureiro; Felipe Silva, Diretor de Eventos e Articulação, Carlos Jerônimo, Conselheiro; Farid Zaine, Conselheiro, Rosivaldo Menna , Conselheiro e Maestro; Representantes do Setor de Dança, Artes Plásticas, Musica, Artes Cênicas, dos Técnicos da área artística.


Veja fotos da Tribuna abaixo.


Júnia Mariano
Assessora de Imprensa

Repercussão

No blog GARIMPANDO MÍDIA, de responsabilidade de João Geraldo Lopes Gonçalves (Janjão) é comentado sobre a iniciativa do vereador professor José Farid Zaine (PDT), apresentada na Sessão da Câmara Municipal de Limeira, sobre a possibilidade de ser enviada uma obra literária de artistas brasileiros junto das cestas básicas dos servidores municipais:

"Fantástica a proposta do Vereador Farid Zaine (PDT), apresentada no dia de ontem, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Limeira. Trata-se de incluir na cesta básica de alimentos dos Servidores Municipais, pelo menos um livro de um autor Brasileiro. Sugiro que autores Limeirenses também possam ser considerados"

Para conhecer o blog de Janjão, clique aqui.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Fotos - Tribuna

Na noite desta segunda-feira, 10 de agosto, fizeram o uso da palavra na Tribuna da Câmara Municipal de Limeira o maestro Rosivaldo Mena Peres e o presidente da Associação de Artistas (Acarte), Marcos Lima, a pedido do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Depois das falas, houve apresentações do Coral Municipal que emocionaram os vereadores. Em tempo: a notícia completa sobre o uso da Tribuna sairá em breve pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira, sendo publicada neste blog.

Acompanhe abaixo algumas fotos da Tribuna.

Ronald Gonçales
Créditos Imagens: Fernando Quesada
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)










Vereador sugere que livros integrem as cestas básicas dos servidores públicos municipais

Limeira, 11 de Agosto: Como forma de incluir como necessidade básica a cultura na atualidade, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) protocolou, na sessão desta segunda-feira, 10 de agosto, um requerimento que questiona a Prefeitura sobre a possibilidade de se enviar, semestralmente, junto da cesta básica do servidor público municipal, uma obra literária de escritor brasileiro, de gêneros diversificados.

Em sua justificativa, o professor aponta que o acesso às obras literárias brasileiras despertará o gosto pela leitura e estimulará a aquisição do conhecimento elevando a cultura da população: “Pois não só o alimento ingerido é primordial à vida, o intelectual também é indispensável, criando o hábito de leitura e aquisição de informações de grande valia, além de permitir o acesso de pessoas carentes aos livros”, completa.

Operação Bairro
Na sessão de segunda, Zaine também protocolou indicações da “Operação Bairro”, realizada na região do Jardim Vista Alegre. As indicações apontam algumas melhorias no asfalto daquela região, mato alto e o córrego do Jardim Barão de Limeira.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Internautas aprovam o uso da internet para a divulgação dos trabalhos parlamentares dos vereadores

Encerrou nesta segunda-feira, 10 de agosto, enquete que fazia a seguinte questão: “O que você acha do uso das ferramentas da internet, como o blog e o twitter, para a divulgação dos trabalhos parlamentares dos vereadores?”.

O resultado mostra que os internautas aprovam a ideia: 71% apontaram como resposta: “Ótimo. Pois aproxima os cidadãos do mandato dos vereadores”. Já a opção “É interessante desde que essas ferramentas sejam sempre atualizadas” recebeu 29% dos votos. As alternativas “Bom” e “Ruim” não receberam nenhum voto.

Sobre a enquete, lembramos que o resultado não tem caráter científico, sendo apenas uma pesquisa de opinião pública.

Operação Bairro
O blog do Farid pergunta: “Você acha apropriado que o vereador desloque o seu gabinete parlamentar até os bairros?”. Os interessados em participar, poderão optar entre: “Sim”, “Não” ou “Tanto faz”.

A enquete é referente ao projeto “Operação Bairro”, lançado na última semana. Antes de participar, saiba sobre o projeto clicando aqui.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Na Gazeta de Limeira do último sábado, 8 de agosto, a coluna social “Entrelinhas”, de Ruben & Amaury, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

JOSÉ FARID ZAINE (PDT)

... Apresentou importante projeto de lei, sobre o plantio de árvores por empresas revendedoras de automóveis a cada carro zero quilômetro vendido, depois de devidamente consultada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Zaine comenta que as concessionárias vendem automóveis, que são considerados fontes emissoras de gás carbônico, também conhecido como dióxido de carbono, um dos responsáveis pelo efeito estufa do planeta. As árvores plantadas compensariam em parte a emissão de gases prejudiciais ao ambiente, preservando o meio ambiente.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Integrantes da ACARTE fará uso da Tribuna Livre

Está agendada para a sessão ordinária desta segunda-feira (dia 10) o uso da Tribuna Livre pelos senhores Marcos Roberto de Lima e Rosivaldo Menna Peres. A convite do vereador José Farid Zaine (PDT), os integrantes da Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE) irão discursar sobre a Acarte e o Coral Municipal de Limeira.

Está previsto para após uso da Tribuna, uma apresentação especial do Coral Municipal de Limeira para os vereadores.

A Tribuna Livre acontece durante a Sessão Ordinária, no próximo dia 10 (segunda-feira) às 19h30, no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”. A Câmara Municipal de Limeira fica na Rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália.




Júnia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira
imprensa@camaralimeira.sp.gov.br
(19) 3404-7529

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Farid é o presidente da Comissão do "Troféu Talento Jovem"

Hoje, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Limeira, ocorreu o primeiro encontro da Comissão do “Troféu Talento Jovem”, que consiste em homenagear 14 alunos do ensino fundamental ou médio que se destacaram durante o ano, como reconhecimento do Poder Público pela contribuição do seu talento ao crescimento cultural e educacional da cidade.

A Comissão é formada pelos vereadores Almir Pedro dos Santos, José Farid Zaine, Paulo Cezar Junqueira Hadich, Ronei Costa Martins e Silvio Marcelo Francisco Brito. Na reunião ficou decidido que o presidente da Comissão é Farid e o secretário é Silvio Brito.

Nas próximas semanas a comissão deverá estar protocolando projeto de decreto legislativo para que as homenagens sejam outorgadas e a solenidade aconteça devidamente no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Na edição de hoje, 6 de agosto, em sua coluna diária “Vai & Vem”, a jornalista Nani Camargo, do Jornal de Limeira, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

SANGUE 2
Na mesma linha de Almir, Farid Zaine (PDT) quer que os doadores de sangue também tenham direito a atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e em casas lotéricas.

COMPENSAÇÃO
E Farid também está pensando na natureza. Quer que toda concessionária de veículos de Limeira fiquem obrigadas a plantar uma árvore para cada automóvel zero quilômetro vendido. O projeto de Farid, caso aprovado na Câmara, prevê até multa de R$ 1.6000 para quem infringir a lei.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

“Operação Bairro” vai apontar problemas nos bairros de Limeira

Teve início nesta quarta-feira, 5 de agosto, a “Operação Bairro”, que visa deslocar o gabinete do vereador professor José Farid Zaine (PDT) aos bairros do município de Limeira. A primeira região que recebeu a intervenção foi a do Jardim Vista Alegre.

No projeto, a assessoria do vereador aborda aos moradores da região buscando os principais problemas da localidade. “Cada morador aponta as três maiores dificuldades encontradas nas adjacências de um determinado lugar, vamos estudá-las e transformá-las em documentos oficiais”, explica o vereador.

Essas ideias poderão ser transformadas em indicações, requerimentos e projetos de lei. “A população, sempre que consultada, participa da elaboração de diversos projetos legislativos. Consulta-la é uma ótima opção para que novos objetivos instiguem o nosso mandato”, fala Farid.

As visitas da “Operação Bairro” devem ocorrer mensalmente.

Falta de segurança no córrego
Entre as principais queixas levantadas pelos moradores, está a situação da “Ponte Preta” e do córrego do Jardim Barão de Limeira. Nele, as pessoas reclamam da falta de segurança, com o mato alto, e da reforma das pontes que ligam o bairro ao Alvorada e Presidente Dutra. Do total, são quatro pontes, sendo que duas delas foram reformadas recentemente pela Prefeitura, no entanto, não foi construída escadaria. “Em dias de chuva, não conseguimos usar essas pontes, devido ao barro”, citou uma moradora.

Uma outra pessoa ouvida elogiou o atendimento da Unidade Básica de Saúde do Jardim Vista Alegre, sugerindo que a Prefeitura estude a possibilidade de especialistas de diversas áreas se revezarem para um atendimento mais específico.

Foram constatados também problemas no asfalto da esquina entre as ruas Daniel Batista de Oliveira e Antonio Bortolan, no Jardim Barão de Limeira.

Todas as solicitações serão estudadas pelo vereador Farid para que se transformem em documentos oficiais a serem tramitados na Câmara Municipal de Limeira. “Tenho certeza que o prefeito Silvio Félix se empenhará para que sejam atendidos os pedidos, visitando os locais, como já tem feito”, afirma o professor. Recentemente, a pedido de Farid, o prefeito visitou o Jardim Roseira, sendo considerada a visita bastante produtiva.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete: (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br. O blog do Farid é: http://www.gabfaridzaine.blogspot.com/. Acompanhe o trabalho do Farid no twitter também: faridzaine.

A assessoria do vereador Farid Zaine conversa com os moradores da região que recebeu a "Operação Bairro".

Créditos - Divulgação.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Campanha do Fundo Social pretende estimular amamentação e doação de leite materno

Nesta terça-feira, 4 de agosto, o Fundo Social de Solidariedade de Limeira lançou a Campanha de Amamentação “Deixe a natureza cuidar de seu bebê. Amamente”, promovida em parceria com a Santa Casa. A data foi escolhida em comemoração à 18ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que acontece de 1º a 7 de agosto em 120 países.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Constância Félix, explica que a proposta da campanha de amamentação de Limeira é disseminar informações sobre aleitamento materno, esclarecendo dúvidas e desfazendo mitos. Para isso foi produzido um material informativo que será distribuído em pontos estratégicos, como consultórios médicos, postos de saúde, centros comunitários, comércio, instituições e nos projetos sociais executados pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Um dos projetos do Ceprosom que receberá informações sobre o tema amamentação será o “Vivência”, composto por aproximadamente 2.200 idosos. A coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa de Limeira, Silcia Franco Campos, explica que os idosos têm grande influência na família. São eles que geralmente orientam as filhas e netas e transmitem informações, nem sempre corretas, sobre a amamentação. “Quando se trata de aleitamento materno, as orientações da mãe e da avó contam muito para quem está amamentando, por isso, capacitar a Terceira Idade sempre foi um desejo de nossa equipe e isso foi possível com a parceria do Fundo Social de Solidariedade. Nossa intenção é que os idosos sejam multiplicadores, transmitindo à família orientações corretas sobre esse tema”, relata Silcia.

Mães limeirenses

A Campanha de Amamentação promovida pelo Fundo Social de Solidariedade traz como protagonistas duas mães limeirenses e seus bebês. Constância Félix explica que as personagens locais foram escolhidas para que a população se identifique com a campanha. “Essas mães simbolizam a nossa cidade e a nossa cultura. Queremos, com isso, estimular o aleitamento materno na cidade e a promoção da saúde do bebê”.

Uma das protagonistas da campanha é Nátali Vieira Corrêa, 24 anos, moradora do Jardim Orestes Veroni, com sua filha Louise, agora com dois meses de vida. Nátali comenta que no início teve dificuldades para amamentar, pois sentia muita dor no mamilo. A jovem mãe recebeu orientações no Banco de Leite da Santa Casa e garante que hoje esse é um momento muito especial. “Acho que a mulher deve ter paciência e persistir, porque no começo é mais difícil, até mesmo pela falta de experiência, mas com as orientações corretas, a amamentação é prazerosa”, revela Nátali.

Luciana Fernandes dos Santos, 29, e seu filho Murilo, de quatro meses, moradores do Jardim Ipiranga, também são personagens reais da Campanha de Amamentação. Luciana é funcionária pública e em outubro volta a trabalhar, mas seu desejo é continuar amamentando o filho até mais de um ano de vida. “Até mesmo quando ele começar a comer outros alimentos pretendo continuar dando o leite materno, mesmo que só durante a noite. Tenho certeza de que com isso ele será uma criança forte e saudável”, afirma Luciana.

Doação de leite materno

Uma das propostas da Campanha de Amamentação é estimular na população limeirense a doação de leite materno. Em Limeira, essa doação é feita ao Banco de Leite da Santa Casa, que conta com quatro profissionais responsáveis por atender as mães, esclarecendo as dúvidas sobre aleitamento materno e doação. O leite doado garante a alimentação dos recém-nascidos prematuros que, por alguma dificuldade no parto ou má formação, ficam internados na UTI Neonatal do hospital.

A pequena Eloá, hoje com 53 dias, é um belo exemplo da importância dessa doação. A mãe Jane, de 27 anos, moradora de Iracemápolis, teve algumas complicações e a filha nasceu prematura aos sete meses e meio de gestação, com 1.525 Kg. Durante 25 dias, Eloá ficou internada na UTI Neonatal da Santa Casa, sendo alimentada com o leite materno doado ao Banco de Leite. Ao ter alta, pesava 2.135 Kg e hoje está com 3.150 Kg.

Parceiros na doação

Para viabilizar a doação de leite materno ao Banco de Leite, a Prefeitura de Limeira anunciou uma parceria com a Santa Casa de Limeira. O Fundo Social de Solidariedade é quem mediou essa parceria e a Secretaria da Segurança atuará oferecendo a estrutura da Guarda Municipal, que ficará responsável em recolher o leite da residência da mãe doadora e levá-lo até o hospital. A coleta será feita periodicamente, de acordo com uma relação enviada pelo hospital.

A proposta dessa parceria é ampliar a doação de leite materno ao Banco de Leite, que hoje recebe em média 80 litros de leite ao mês e conta com apenas 30 doadoras em seu cadastro.

Benefícios da amamentação

O leite materno é o primeiro e mais completo alimento. Até os seis meses, esse deve ser o único alimento do bebê, pois possui vitaminas, proteínas, carboidratos, ferro, gordura, água, açúcar e mais de 150 substâncias produzidas na medida ideal para a nutrição da criança. Segundo Silcia, além de sustentar, ele diminui os riscos de diarréia, hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, entre outros.

Para esclarecer dúvidas sobre amamentação e doação, o telefone do Banco de Leite da Santa Casa é 3446-6100, ramal 6336.
Prestigiaram o lançamento da campanha, os vereadores Antônio Braz do Nascimento, José Farid Zaine e Silvio Brito, o presidente do Ceprosom Dionísio Gava Júnior e os secretários municipais Domingos Furgione Filho (Turismo e Eventos), Adalberto Mansur (Cultura) e Siddhartha Carneiro Leão (Segurança Pública).



por Assessoria de Comunicações

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Miss e Mister Limeira 2009 visitam Câmara Municipal

A convite do vereador Silvio Brito (PDT) os representantes da beleza de Limeira Miss e Mister Limeira 2009 se apresentaram para os vereadores durante a sessão camarária desta segunda-feira (dia 3).

O concurso que elegeu estas Misses e Mister foi organizado por Edson Luis Silva e Marcelo Salvador e aconteceu no dia 16 de Julho no Nosso Clube.

O presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) parabenizou a todos os representantes da beleza de Limeira. “Limeira está bem representada por vocês. São moças lindas. Ao Mister, parabéns”, disse Eliseu.

Os vereadores Elza Tank (PTB) e José Farid Zaine (PDT) também desejaram boa sorte as Misses e Mister. “Que vocês tragam muitas vitórias para Limeira”, desejaram os vereadores se referindo aos concursos de beleza que ainda acontecerão este ano e que terá participação destes jovens.

Misses e Mister Limeira 2009

Rosemeire Bazilius – Miss Limeira 2009
Thaisa Benedito – 1ª Sucessora
Karine Vicente – 2ª Sucessora
Alex Alberto – Mister Limeira

Ingrid Costa - Miss Limeira Mirim 2009 e Miss Estudantil 2009
Ana Beatriz Ciaviolin – Miss Limeira Infantil 2009 e Miss Estudantil 2009
Mari Julia Fontana – Miss Limeira Infantil 2009
Andressa Aprígio Bazilius – Miss Limeira Juvenil 2009
Bruna Larissa Toledo – Miss São Paulo Juvenil 2008
Caroline Soares dos Santos – Miss Estudantil 2009 Infanto
Bruna Ciavolin – Miss Estudantil 2009 Juvenil




Créditos Imagem - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira.
Júnia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira
imprensa@camaralimeira.sp.gov.br
(19) 3404-7529

A beleza de Limeira na Câmara

Miss Limeira 2009, vereador professor José Farid Zaine (PDT) e Mister Limeira 2009. A beleza de Limeira visita o Poder Legislativo na sessão da última segunda-feira, 3 de agosto.

Créditos - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Vereador apresenta projeto de lei que visa dar atendimento preferencial aos doadores de sangue

O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou durante a sessão dessa segunda-feira, 3 de agosto, projetos de leis, indicações, moções e requerimentos que entraram em tramitação na Câmara Municipal de Limeira.

Um dos projetos de leis dispõe sobre o plantio de árvores por empresas revendedoras de automóveis a cada carro zero quilômetro vendido, depois de devidamente consultada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“As concessionárias vendem automóveis, que são considerados fontes emissoras de gás carbônico, também conhecido como dióxido de carbono, um dos responsáveis pelo efeito estufa no planeta. As árvores plantadas compensariam a emissão de gases prejudiciais ao ambiente, preservando o meio ambiente“, justifica Zaine.

Outra propositura apresentada pelo professor, dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue em Limeira, em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais, hipermercados e lotéricas. A ideia, de acordo com o vereador, é que isso coopere para que a campanha de doadores de sangue seja ainda mais intensa: “O doador poderá desfrutar de um atendimento mais ágil, além da satisfação de poder estar colaborando para salvar vidas”, completa.

Ambos os projetos foram encaminhados para os devidos estudos das comissões da Câmara.

Cartilhas
Requerimentos apresentados por Farid questionam a Prefeitura Municipal sobre a possibilidade de serem contratados profissionais do teatro e da música para a elaboração de cartilhas para a orientação do ensino aos alunos das escolas municipais.

Segundo o vereador, a atuação de profissionais do teatro e da música na elaboração de uma cartilha seria uma contribuição à aplicação das leis que instituem o ensino dessas modalidades nas escolas municipais de Limeira. “É uma oportunidade do Poder Público valorizar os profissionais dessas áreas”, explica Zaine.

Moções
Farid apresentou duas Moções durante a Sessão. Uma, de Apoio, ao Serviço Social do Comércio (Sesc), pela notícia de que Limeira poderá ter uma de suas disputadas unidades. “Os representantes do Poder Legislativo não medirão esforços para que esse sonho se torne realidade para a população limeirense”, aponta o professor.

Outra Moção é de Aplauso, ao lançamento do livro “Memória da Varga”, de autoria de José Eduardo Heflinger Júnior (Toco) e Estevam Júlio Varga, ocorrida no último dia 16, justificando “que a indústria Varga significa muito para a história de Limeira e a ideia do livro “Memória da Varga” coroa essa trajetória de sucesso”.

Indicações
O pedetista também apresentou diversas indicações ao Poder Executivo de solicitações que chegaram ao seu gabinete parlamentar, entre elas avaliar um terreno na Rua Bento de Barros Franco, no Jd. Ibirapuera; verificar as condições dos bueiros na Rua Alcides Tereza, no Nova Limeira, a manutenção de algumas torneiras localizadas no Horto Florestal, e outras.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador, (19) 3404 7550, no seu endereço eletrônico: www.gabfaridzaine.blogspot.com ou no seu twitter: faridzaine. O e-mail é: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Repercussão

A jornalista Nani Camargo, do Jornal de Limeira, destaca em sua coluna diária “Vai & Vem”, o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT), na edição do último sábado, 1º de agosto:

PARTICIPAÇÃO
Chegou a cartinha do vereador Farid Zaine (PDT). Nela, um resumo dos últimos trabalhos do parlamentar, que tem investido no "mundo virtual". Ele tem blog, Twitter e e-mails para que a população possa participar. Os internautas podem fazer comentários, críticas e sugerir novas ideias para o mandato.

CULTURA
E Farid já anuncia iniciativas para o segundo semestre. Nas próximas semanas, a assessoria do vereador vai visitar comunidades de bairros e igrejas para divulgar projeto que visa oferecer aulas gratuitas de teatro para a população. Farid propõe até o fornecimento de apostilas para os participantes

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Jornal Informativo

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)