terça-feira, 22 de março de 2011

De volta: Farid reassume Secretaria da Cultura

É a quarta vez que o secretário comanda pasta cultural

Idealizador e produtor de diversos eventos ligados à área artística, como o “Canta Limeira”, “FestiAFRO”, “Festival Nacional de Teatro de Limeira”, “Salão de Belas Artes de Limeira - Sbal”, “Via-Sacra”, “Um Show de Mulher”, “Violimeira”, “Limeira em MPB, Choro, Blues e Jazz”, e diversos outros, o professor José Farid Zaine volta a ocupar a Secretaria da Cultura. A portaria foi publicada no Jornal Oficial do Município desta terça-feira, 22. Assim, automaticamente, ele se licencia do cargo eletivo de vereador que ocupava na Câmara.

Ao comentar sobre o seu retorno, entusiasmado, Farid acredita que será desafiador. “Nossos espaços culturais estão todos em reforma, para melhor atender a população. Tenho ideias de espaços alternativos que já estou estudando, para não prejudicar o andamento da agenda cultural da cidade”.

O secretário pretende manter os eventos que já existem, dando características novas a eles, e idealizar novas ações, principalmente àquelas que fomentem a cultura nos bairros. “Esse trabalho já acontece e queremos que seja intensificado, para garantir cultura de qualidade para todos”.

“Entro já com três projetos em andamento, que merecem a atenção extrema de toda nossa equipe, como o ‘Festival Paulista de Circo’, a ‘Via-Sacra’ e o ‘Viola de Todos os Cantos’”, completou Farid. Em 2005, assim que retornou à Secretaria da Cultura, ele trouxe o “Viola de Todos os Cantos” para Limeira. O evento registrou recorde histórico na edição de 2006, quando 20 mil pessoas assistiram ao show que celebra a música regional.

Rediscutir políticas públicas para o segmento cultural também é meta do “novo” secretário. “Como vereador, cobrei a implantação do Conselho de Cultura. Os produtores precisam que isso aconteça, para que bons projetos se instalem no município. Vou batalhar pelo Conselho, sempre buscando o apoio da população”.

Ações em prol da cultura são características de Farid. Seus últimos projetos na Câmara foram ao encontro das necessidades desse setor, como a oficialização dos eventos musicais “Canta Limeira” e “FestiAFRO”, além do “Festival Nacional de Teatro” e a realização do “Vira Virou – A Virada Cultural Limeirense”. Mesmo fora do Executivo, novas ideias foram sugeridas por ele através de requerimentos e indicações.

Últimos anos
* Janeiro de 2005: Farid é o primeiro suplente na Câmara e convidado pelo Prefeito Silvio Félix para ser secretário da Cultura.

* Abril de 2008: Farid deixa a Cultura e disputa as eleições municipais.

* Outubro de 2008: Farid é eleito com votação recorde, após aprovação de seus projetos culturais: 2.428 votos.

* Janeiro de 2009: Mesmo com especulações de retorno à Cultura, Farid assume cadeira no Legislativo.

* Março de 2011: A convite do Prefeito, Farid reassume Secretaria da Cultura.

* Foram 207 Indicações, 47 Projetos de Lei e 88 Requerimentos apresentados por Farid durante a sua permanência na Câmara, além de Decretos, Resoluções, Moções e Emendas.


Ronald Gonçales
Assessoria de José Farid Zaine
(19) 8138 6093

Nenhum comentário:

Postar um comentário