sexta-feira, 11 de março de 2011

Dia do Bibliotecário é comemorado neste sábado

Neste sábado, dia 12 de março, comemora-se o Dia do Bibliotecário, data de nascimento do engenheiro, poeta, escritor e bibliotecário Manuel Bastos Tigre. Manoel é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, e trouxe grande contribuição social e cultural para o país. Trabalhou no Museu Nacional do Rio de Janeiro e assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou mesmo depois de aposentado.

O bibliotecário é o profissional que administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar e armazenar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca. Domina ainda tecnologias da computação, e pode gerenciar arquivos digitais ou organizar páginas para a internet. Em algumas instituições, o curso, que tem duração média de quatro anos, é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação. Para atuar como bibliotecário é preciso obter após a graduação o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia, órgão que regulamenta o exercício profissional do Bibliotecário.


A Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz conta com profissionais com formação na área. Além de realizarem procedimentos relativos ao acervo (aquisição de livros e processamento técnico), as bibliotecárias atuam no desenvolvimento de projetos de ação cultural envolvendo o livro e a leitura, e auxiliam na administração e coordenação das atividades dentro da instituição.


Para Lígia Consuelo Araújo, coordenadora das Bibliotecas Municipais, os bibliotecários são “a ponte entre a informação e o usuário, tanto em Bibliotecas quanto em Centros de Documentação e Informação e na web.” Ela explica que o suporte das mídias é variável. “Lidar com os meios eletrônicos de busca é um dos novos atributos deste profissional da informação”, afirma a bibliotecária.


Já Daniele Pedroso, que também é funcionária das Bibliotecas Municipais, acredita que interação é nova marca da profissão. “A imagem estereotipada da pessoa séria, pouco comunicativa e de fisionomia severa já não faz parte da realidade dos bibliotecários”, conta a moça de 26 anos, graduada em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP).


Mais informações:
- Lígia Consuelo Araújo – Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, em Santo André/SP. É coordenadora das Bibliotecas Municipais.
- Daniele Pedroso Fernandes – Graduada em Ciência da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; da Universidade de São Paulo (USP). Funcionária da Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz.
Contato – Bibliotecas Municipais: (19)3442.6539.


Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
Bibliotecas Municipais
(19)3442.6539
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário