segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“Auto de Natal” será apresentado por deficientes

Limeira, 27 de novembro: As histórias que rondam o Natal já são naturalmente mágicas. Elas possuem elementos que comprovam a delicadeza de uma data que celebra o nascimento do Menino Jesus. E se misturarmos essa magia com o teatro, ou trouxermos todo o encanto dessa data tão marcante aos palcos refletidos por luzes coloridas? Com essa ideia o professor José Farid Zaine está engajado em seu projeto, já conhecido na cidade, que é o “Auto de Natal”, uma apresentação teatral com a proposta de narrar o nascimento de Jesus, com poesia, música e muita alegria. E, para 2009, o projeto ganha ainda mais emoção: 33 pessoas com deficiências físicas diversas são as personagens dessa história, com integrantes da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril), Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) e Centro Educacional João Fisher Sobrinho, do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). O “Auto” foi apresentado à imprensa na tarde desta sexta-feira, 27 de novembro, no Teatro Vitória. O apoio é da Secretaria da Cultura, Beat Studio e TRW.

“É uma experiência em que aprendemos muito mais do que ensinamos. O elenco é um exemplo de humor, empenho e dedicação. Poder fazer parte dessa história certamente marcará para sempre a carreira que tenho em produções culturais”, afirmou Zaine.

A dócil Giovana Bertagna da Silva, 6 anos, é a mais jovem do elenco. Cativante, a pequena se orgulha de ter experiência com a arte há algum tempo, já que dança em projetos desenvolvidos pela Aril. Apesar da pouca idade, em sua breve frase, ela dá uma lição à sociedade: “Gosto do teatro, pois faço amigos nele”.

A mãe da menina, Rinalva Bertagna da Silva, 44, elogia a iniciativa, dizendo que a sua filha se sente incluída na sociedade através de projetos dessa natureza.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, professor Joaquim Lazari, que no “Auto” é ator, no início o elenco ficou assustado pela ousadia do projeto, mas, com o tempo, todos foram ficando mais entusiasmados: “É uma atitude louvável”.

Diretor musical, Eduardo Leite, acredita que essa seja uma possibilidade de mostrar a efervescência das artes dentro de cada um que integra a apresentação. “Alguns tinham o maior sonho de participar de uma encenação”, revelou.

A deficiente visual, Jéssica Luzia Peres Pereira, 18, dará vida à mãe de Jesus, Maria, e está encantada com essa chance. “O que há de mais belo na humanidade é a arte. Tem sido uma experiência interessante para todos nós”, confessou.

Estreia
A grande estreia do “Auto de Natal” será no dia 2 de dezembro, às 19h30, na Emeief Professora Maria Apparecida Luca Moore, localizada na Rua Jorge Antonio, s/nº. – Jardim Aeroporto. A apresentação será no encerramento da do projeto “Limeira em busca da inclusão”. Também já está confirmada a apresentação na Catedral N.Sra. das Dores, no dia 12 de dezembro, na missa das 18h30min. Outras informações no telefone (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário