segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Presidente do CPP fala sobre novo modelo de escola

A convite do vereador professor José Farid Zaine (PDT), a professora e presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), Doracy Alves da Costa Arcaro fez uso da Tribuna Livre no último dia 23 .

Acompanhada pela professora Dalva Biancchi, Doracy falou sobre a fundação e organização da Escola Cáritas, uma escola particular, sem fins lucrativos.

“Organizamos uma associação de pais, amigos, professores que serão os mantenedores desta escola. Será paga esta escola porque temos que pagar bons salários para os professores, por isso vamos precisar da mensalidade” explicou Doracy.

A maioria das escolas, segundo Doracy, tem preocupação com o conteúdo, com o vestibular e a nova escola pretende fazer do conteúdo um referencial para a criança e não um objetivo. "Serão classes com número reduzido de aluno (15 alunos em cada sala). Não terão apostila e sim vão construir o conhecimento. Vamos fazer com que o aluno aprenda a aprender por si só”, exemplificou Doracy.

Os pais, segundo as educadoras, terão que participar e não fazer pelos filhos as tarefas. “Vamos incentivar a solidariedade e não a competitividade. Vamos incentivar a cooperação, o respeito às diferenças. Esta será uma escolha acolhedora, trabalhando a psicologia do amor. Teremos no corpo profissional nutróloga, que vai orientar os pais e as crianças. Na parte religiosa vamos trabalhar as personalidades, independente das religiões, passando moral cristã e não ensino religioso” citou Doracy.

Os vereadores aprovaram o novo modelo de escola apresentado pelas professoras. “Parabéns por esta escola. Este modelo vai formar pessoas e esta é a verdadeira escola, preparar a pessoa para a vida com a transmissão de valores”, completou Paulo Hadich (PSB).

“Com este novo modelo de escola tenho certeza que as pessoas se transformarão em gente, trabalharão conceitos de solidariedade, amor ao próximo e é isso que queremos, o melhor para a nossa gente”, disse Elza Tank (PTB).

“O aluno terá liberdade para assumir um modelo de educação e desejo que todas as escolas assumam este compromisso que envolve as crianças nesse modelo”, ressaltou Ronei Costa Martins (PT).


26/11/2009

Júnia Mariano - Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário