quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Grande defensor dos direitos humanos, Dom Hélder terá vida retratada em auto que leva seu nome

Limeira, 18 de novembro: Nesta quinta-feira, 19 de novembro, a partir das 20h, ocorre no Teatro Vitória o “Troféu Ébano”, organizado pela Paróquia Santa Luzia. O evento, que foi idealizado em 2006, pelo saudoso Padre Maurício Sebastião Ferreira, receberá a atuação do grupo “Personagens” que dará vida ao “Auto de Dom Hélder”, esquete que conta, em poucos minutos, a trajetória do bispo católico Dom Hélder Câmara, grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar, sendo o único brasileiro indicado 4 vezes para o Prêmio Nobel da Paz. O “Auto” tem texto e direção do vereador professor José Farid Zaine, com assistência de Evandro Leite.

No elenco de “Personagens” estão Antônio da Silva (ator que vive Dom Helder no palco), Genésia Souza, João Batista Barbosa, Rosiane da Silva, Estefanie Santos, Marcos Aurélio, Ivan de Souza, Felipe Nascimento, Anna Oliveira, Julinda Oliveira, Bárbara Oliveira, Gabriel Abril, Inês Joana, Dalila Almeida, Janine Siqueira, Fernanda, Crélia e Isabela.

Na Paróquia, o grupo atua sob a orientação do Padre Ismael Vanderlei Avi, agora responsável pelo “Troféu Ébano”, em conjunto com Fátima Nespini e Manoá Xavier dos Santos.

Intérprete de Dom Hélder está emocionado com o papel: “Ele fez toda a diferença em um momento turbulento do nosso país”.

O “Auto” traz passagens do tempo da ditadura e confirma a dedicação de Dom Hélder, até o seu último suspiro, aos oprimidos. Em 2009 se comemora o centenário de nascimento do bispo que também foi arcebispo emérito de Olinda e Recife.

Para Farid, narrar artisticamente a vida de Dom Hélder é uma honra, pois o bispo é um exemplo de dedicação e vida de doação total aos pobres. “Ele deixou um legado de ensinamentos valiosos para as nossas vidas. Ao mergulhar na vida dele, é impossível não se surpreender com o seu amor às pessoas”, confessa.


Créditos Imagem - Divulgação.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário