quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cultura lança 4ª edição do FestiAFRO

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, realizou na manhã desta quarta-feira, 18 de novembro, uma coletiva para o lançamento da 4ª edição do FestiAfro - Festival Nacional de MPB, com temas relativos à cultura afro-brasileira.

A apresentação foi feita no Palacete Levy com a presença de representantes de duas das quatro músicas classificadas de Limeira. O festival integra as comemorações em homenagem ao Dia da Consciência Negra, festejado no dia 20 de novembro, e integra o Mês da Consciência Negra em Limeira.

Durante a coletiva, o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, mostrou a programação do evento e também apresentou as 18 músicas classificadas. Quatro delas são de Limeira. Neste ano, foram inscritas 69 composições de nove Estados do país. Mansur explicou que o festival previa maior número de músicas nas fases finais, mas, devido ao acontecimento de outros festivais no país, a concorrência dividiu o número de inscritos entre as competições.

“Limeira virou modelo com o FestiAFRO, que já nasceu grande e ainda vem ganhando notoriedade”, disse o secretário. Mansur ressaltou a contribuição que estes festivais representam. “O pessoal está copiando a iniciativa, mas agora há mais cidades discutindo a questão da discriminação racial, isso é que é importante”, declarou.

O vereador Farid Zaine (PDT), ex-secretário da Cultura e idealizador do projeto, avaliou que o festival está mantendo o bom nível das outras edições. “Gente de muito peso estará nas competições”, disse ele. Através de um projeto de lei, Farid incluiu o FestiAFRO na agenda cultural de Limeira, devido ao grande sucesso.

Galdino Clemente, diretor do Decadie (Departamento de Cultura Afro-Descendente e Integração Étnica) ressaltou a importância que o musical tem mediante as discussões étnicas. “O FestiAFRO colabora com o encontro de culturas e possibilita a relação com outras etnias”, afirmou ele.

Estavam presentes também os artistas classificados de Limeira Marcos Lima, compositor da música “Afro herói, Quiçá!”; e Emanuel Massari, autor da música de “Canção de Volta ao Lar”, cuja letra é do escritor Otacílio Cesar Monteiro. “O que vale, além da competição, é mostrar o nosso trabalho. Estamos competindo com músicos de alto nível”, contou Emanuel, que irá se apresentar no dia 21.

Já Marcos Lima será o primeiro a se apresentar, no dia 20, com o grupo Toc Percussivo. “A composição de ‘Afro herói, Quiçá! ’ foi feita especialmente para o festival, com inspiração em um livro sobre o Zumbi dos Palmares”, contou ele, que é músico há 32 anos, e compõe letras há oito. Lima já participou de todas as edições do festival e foi 1° lugar no “Canta Limeira” de 2006.

O festival ocorrerá no Teatro Vitória e as semifinais acontecem nos dias 20 e 21 de novembro, a partir da 20h. Já no dia 22, será a final. Os ingressos serão vendidos por R$ 2,00 e haverá premiação de R$ 10 mil para os melhores colocados. Veja a seguir as músicas classificadas.


Prefeitura de Limeira
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451-0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.limeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário