quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FestiAFRO de Limeira apresenta classificadas

Dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra, em novembro, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará a 4ª edição do Festival Nacional de Música com temática afro-brasileira, o “FestiAFRO”.

A comissão organizadora recebeu 69 composições inscritas de nove estados brasileiros, sendo que 18 delas participarão do festival. Desse total, 14 são de outras cidades e quatro de Limeira.

O festival ocorrerá no Teatro Vitória. As semifinais acontecem nos dias 20 e 21 de novembro. Já no dia 22, será a final.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, explicou que o festival previa maior número de músicas nas fases finais. “Porém, a comissão organizadora se deparou com uma grande quantidade de festivais musicais nessa época do ano. Dos mais conhecidos, serão quatro, o que gerou uma grande concorrência e dividiu o número de inscritos entre essas competições”, contou Mansur.

Porém, o secretário aponta a alta qualidade dos materiais enviados. “A concorrência ficou mais acirrada. Os artistas poderiam inscrever até três composições. Porém, a maioria optou por apenas uma, de grande qualidade”, disse. As músicas inscritas são inéditas e originais, não podendo ter sido gravadas.

Os intérpretes virão de Estados como Maranhão e Minas Gerais. Há gente conhecida no meio, como Noca da Portela, Zé Alexandre, Tavinho Lima e Márcia Tauil. Já os representantes de Limeira apresentam grande qualidade e experiência em festivais. “A disputa será bastante difícil”, avaliou Mansur.

Ainda há quatro autores de Limeira, cuja contribuição tem sido grande para a cultura local. Haverá premiação de R$ 10 mil para os melhores colocados. Ainda serão distribuídos troféus.

O “FestiAFRO” é um festival destinado a abrir importante espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, para desenvolvimento de temas relativos à cultura afro-brasileira. A história e a cultura do povo afrodescendente e sua importância para a formação do povo brasileiro deve estar nas letras das composições inscritas. A valorização da liberdade e a condenação ao preconceito são temas que se enquadram no objetivo do evento.


Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451-0502
culturalimeira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário