sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Festival Nacional de Teatro tem início domingo; entrada é gratuita


Começa neste domingo, 19 de setembro, a sexta edição do Festival Nacional de Teatro. A peça “Pequeno inventário de impropriedades”, da Téspis Cia. de Teatro, de Florianópolis, abrirá o Festival às 19h no Teatro Vitória. O evento, que vai até dia 26 de setembro, contará com 19 espetáculos entre concorrentes e convidados, todos com entrada gratuita; nas categorias adulto, de rua e infantil.


A categoria com infantil é estréia no festival. Na próxima semana, cinco espetáculos direcionados a este público agitarão o Teatro Vitória pela manhã. Outra novidade é a ida à bairros antes não visitados, como Morro Azul, região do Olindo de Lucca e Cecap na categoria de teatro de rua; em parceria com entidades como a Associação dos Trabalhadores Aposentados de Limeira (Atapil) e Colégio Técnico de Limeira (Cotil), onde occorrerá um dos espetáculos.


A premiação atinge R$ 18 mil mais troféus entre 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. O secretário da Cultura Adalberto Mansur está feliz com o crescimento do Festival, que abrange toda a cidade. “A proposta de formação de público foi ampliada. Ao mesmo tempo, aumentamos o número de pontos em Limeira que vão receber iniciativas, democratizando o acesso à cultura", explica.


Já o vereador Farid Zaine, idealizador do Festival, vê de forma positiva as novidades, que atingem ainda mais o público. “O nosso Festival está crescendo cada vez mais, caminhando rumo a um sonho que tenho, que é vê-lo transformar-se em Festival Internacional de Teatro, como já ocorre nas cidades de Londrina e Rio Preto", diz. Farid é também autor do projeto de lei que insere o Festival Nacional de Teatro de Limeira no calendário de eventos do município.

As escolas interessadas em levar seus alunos para assistir aos espetáculos infantis devem entrar em contato com o Teatro Vitória, pelo telefone (19)3451.6679. Também as escolas de ensino médio e faculdades podem ir ao Teatro ver os espetáculos adultos, respeitada a classificação indicativa etária de cada um deles; através de agendamento pelo mesmo telefone.


A programação com horário, classificação indicativa e sinopse de todos os espetáculos do Festival está disponível no blog da Cultura – www.culturalimeira.blogspot.com. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3451.0502.


Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário