quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Repercussão 2

A pedido do Jornal de Limeira, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) escreveu artigo sobre o desenvolvimento de Limeira. O texto foi publicado no dia 15 de setembro e os leitores do blog podem ler na íntegra aqui:


EU VOU FICAR POR AQUI

Por José Farid Zaine


Não é preciso ter bola de cristal para afirmar, com segurança, que Limeira, localizada num lugar privilegiado de uma das regiões mais importantes e fortes do Estado, seja a bola da vez. A cidade vem se desenvolvendo num ritmo acelerado nos últimos anos, adquirindo aspectos novos, observados na mudança de seu visual que, a cada dia, revela um elemento novo. Sinais de desenvolvimento claros, acompanhados de mudanças comportamentais inimagináveis há vinte anos. Nesse passado recente, o jovem limeirense que quisesse cursar uma universidade, era praticamente obrigado a deixar a cidade, dada a escassez de cursos superiores oferecidos no município. Agora esse jovem já tem uma quantidade bem significativa de opções para sua formação, e decorrente disso, chances muito grandes de estabelecer-se profissionalmente na própria cidade. O fortalecimento da educação é o termômetro para o desenvolvimento rápido. A cidade hoje tem muitas faculdades, como o Isca, a Unip, a Anhanguera, a Faal, a Einstein, a Facinter, a Unicamp, que já era presente, através do Cotil, do CESET, mas veio completar e fortalecer sua integração ao panorama educacional local, pela implantação do novo campus. Isso só pra falar dos cursos superiores, sem mencionar a alta qualidade dos cursos técnicos de nível médio oferecidos há bastante tempo. Hoje podemos dizer que um jovem recebe formação profissional e pode ficar na cidade. A vinda de grandes empresas, algumas já concretizadas, sinalizam nessa direção. Diferentemente do passado, hoje nossos jovens podem escolher ficar em Limeira, e vemos que outros de todos os cantos do país, estão escolhendo vir para cá. Só para citar um exemplo, em que outro lugar um designer de joias seria melhor aproveitado? Vimos que as atenções, nesse setor, estão definitivamente focadas em Limeira. Na última edição da ALJOIAS isto ficou bem evidente.

Como se prepara uma cidade para seu destino de rápida transformação em metrópole progressista? Com infraestrutura moderna, que inclui malha viária conservada e sempre atualizada, aeroporto funcional, estímulo à vinda de novas empresas e valorização das já existentes, criação de condições para a melhor qualidade de vida possível, coisas que estamos vendo acontecer ou a preparação para que aconteçam em curto espaço de tempo. E Limeira tem conseguido significativos progressos que refletem incontestavelmente sua mudança. Mencionei a área de educação, que é fundamental para a transformação da cidade, e vemos que a velocidade dessa transformação está intimamente ligada a ela. Mas pode uma cidade que deseja que seus jovens cidadãos aqui se formem e aqui permaneçam, não lhes oferecer também acesso a bens culturais? Pois só para falar da minha área de atuação, vejo que investir em Cultura traz retorno rápido. A Orquestra Sinfônica de Limeira, desde 2005 apresentou um crescimento extraordinário, por conta de um convênio com a Prefeitura. Ela hoje atrai jovens de todos os cantos da cidade, que recebem formação musical de primeira qualidade na Escola Livre de Música, além de formar músicos que são aprovados em grandes Orquestras, e podem alçar voos maiores em suas carreiras. A Orquestra ainda carece de parcerias, mas é um exemplo de ação cultural bem-sucedida. Abrir espaços para nossos talentos também fomenta a cultura e estimula a produção local. Em 2005, ao criarmos o Festival Nacional de Teatro, sofremos para achar 3 grupos de teatro atuando, para que fosse possível realizar uma mostra municipal. Em 2010, 9 grupos com produções elogiadas se inscreveram, e em 2009, um grupo limeirense venceu o Festival Nacional. Esse grupo se desenvolveu a partir da existência do Festival. Isso aconteceu também na música, com o Canta Limeira e o FestiAfro. Há um forte movimento para o retorno dos Salões de Artes Plásticas, já em andamento, e na área de dança foi criada a Limeira Companhia de Dança, sem falar nos festivais das Academias e no Ecodança. Um Shopping Center que cresce a cada dia, outro que vem aí, com novas salas de cinema, um novo e bem equipado teatro... são tantos exemplos para mencionar, mas o que vale é lembrar que, qualquer que seja a área de atuação ou preferência de um jovem, se a questão é cultural, ele encontrará terreno fértil na cidade. O turismo de negócios aqui já é uma realidade, que caminha para novas conquistas nessa área, também velozmente. No Museu da Jóia não é mais raro o encontro de grandes estilistas, designers e artistas, cujo trabalho repercute em todo o País, atraindo cada vez mais o interesse de visitantes.
Abandonar a cidade e abandonar o País eram sentimentos comuns há pouco mais de duas décadas, declarados por poetas e compositores. Hoje a situação mudou para o Brasil, e o mesmo se diz em relação a Limeira. Numa das canções do Avena, cujo CD sai em novembro, que fiz em parceria com Joaquim Prado, acho que também pude sintetizar essa nova posição. A música se chama “Alô Geral” e a letra diz:

“Alô Paris, Londres, Berlim:
Algum recado pra mim?
Acho que, desta vez,
Eu vou ficar por aqui!”

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário