terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vereadores entregam “Prêmio Ecologia e Ambientalismo”

Os vereadores de Limeira entregaram durante a sessão ordinária desta segunda-feira (dia 13) o “Prêmio Ecologia e Ambientalismo” para instituições que se destacaram em ações a favor do meio ambiente e dos interesses ecológicos de Limeira.


O presidente da Comissão, vereador professor José Farid Zaine (PDT) e o presidente da Câmara Municipal, Eliseu Daniel dos Santos (PDT) entregaram a honraria para o Colégio Técnico de Limeira (COTIL), Associação de Reabilitação Infantil (ARIL) e Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto (veja projetos).


“É uma honra presidir esta Comissão que neste ano escolheu grupos de pessoas que atuam pela preservação do meio ambiente. Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido nesta área em Limeira”, destacou Farid Zaine.


Os vereadores Almir Pedro dos Santos (PSDB) e Ronei Martins (PT) também são integrantes desta Comissão.


Robson Bianchi, presidente da ARIL, Paulo Sérgio Saran, diretor do COTIL, e Júlio César do Amaral da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto receberam o prêmio em nome das instituições.


“Este prêmio simboliza o reconhecimento e a gratidão da cidade de Limeira, aqui representada pelos vereadores desta Câmara, as ações realizadas por estas entidades todos os dias em prol do meio ambiente e da ecologia. A ARIL com seu programa de reciclagem entre outros projetos, a Associação dos Moradores que desenvolveu um importante trabalho em torno do ribeirão Lagoa Nova e o COTIL que através do COTIL Arte deste ano teve como tema a biodiversidade”, agradeceu Paulo Saran em nome dos homenageados.


“Estas entidades realizam um trabalho fundamental para conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente”, disse Eliseu Daniel autor do projeto que criou o “Prêmio Ecologia e Ambientalismo”.


Domingos Furgione Filho, secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, esteve presente e representou o prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT).


Após a entrega a cantora Simone Carvalho fez uma apresentação no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”.


Projetos



“COTIL Arte 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade”.



O evento COTIL Arte é coordenado pela área de Humanas do Colégio Técnico de Limeira (COTIL UNICAMP), desde 1995. O evento envolve 1,5 mil alunos em diversas modalidades, sendo algumas expostas no Campus de Limeira e outras apresentadas no Teatro Municipal de Limeira, tratando de um evento de grande repercussão na cidade e região.



A realização do COTIL Arte vai além do caráter pedagógico, seja no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades artísticas, seja no fomento a pesquisa de temas complementares a formação técnico-acadêmica dos alunos para consolidação dos valores defendidos pela instituição de ensino.



Para 2010 as modalidades escolhidas foram fotografia, esquete, desenho, composição musical, video, coreografia solo, coreografia grupo e suporte. O evento objetiva desenvolver o potencial artístico e intelectual dos alunos, valorizando a arte como instrumento de inserção cultural do cidadão de Limeira e região.



Metas: defesa de valores como ética, vida, tolerância; responsabilidade social e ambiental como forma de incentiva a sustentabilidade social, econômica e do meio ambiente; defesa da vida como direito inalienável de todo ser humano.



Associação de Reabilitação Infantil – ARIL com o Projeto “Reciclando Vida da Aril ”.



O projeto “Reciclando a Vida da ARIL” contribui com a preservação do meio ambiente, auxilia na sustentabilidade da entidade, referência no município e significa oportunidade de renda e aprendizado profissional aos usuários assistidos.



É preciso que cada um faça a sua parte por meio da coleta seletiva, para que a degradação e exploração do meio ambiente possam diminuir. Quanto mais a sociedade recicla menos matéria prima precisa ser extraída da natureza. Na ARIL o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis além de representar uma alternativa de sustentabilidade para a entidade por meio da venda do material devidamente separado e enfardado as empresas da região, também significa oportunidade de aprendizado de trabalho aos aprendizes do Centro de Habilitação e Treinamento Profissional da ARIL. Contribui para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida do nosso planeta.



Atualmente são processados mensalmente cerca de 100 toneladas de materiais recicláveis, os quais deixam de ser enviados ao aterro municipal.



Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto.



Esta Associação tem reconhecidas ações desenvolvidas em defesa do meio ambiente, por exemplo, “em 2006 esta Associação entrou com representação no Ministério Público com o objetivo de apurar a prática de eventual infração ambiental, apontando a existência de poluição em área de preservação permanente (APP) situada no entorno do Ribeirão Lagoa Nova; no mesmo ano solicitou ao CONDEMA para averiguação de empreendimento imobiliário em APP; em 2009 solicitou junto ao MP averiguação sobre o uso indevido do veneno mata-mato dentro das lagoas do Jardim do Lago; solicitou averiguação de impacto ambiental causado por obras de loteamento Residencial São Miguel; fez uso da Tribuna Livre para discorrer sobre meio ambiente no Plenário da Câmara; solicitou averiguação de crime ambiental em área de preservação permanente destinado ao MP; suspensão da atividade de pesca recreativa nas lagoas do Jardim do Lago; Estudantes da Universidade de Paris conhecem Projetos Sociais desenvolvidos pela comunidade em parceria com o SENAC; realização do 6º ECOATividade.”


Carla Pizani
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário