segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Repercussão




Neste sábado, 25 de setembro, na Gazeta de Limeira, a coluna “CineArte” abordou os filmes “O Segredo de Seus Olhos”, “O Filho da Noiva” e “A História Oficial”. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:

PERDENDO PARA A ARGENTINA

Por José Farid Zaine

farid@limeira.com.br

twitter.com/faridzaine



Aposto que muitos já estremeceram ao ler o título desta matéria, já imaginando que tomamos alguma surra no futebol, coisa inadmissível para um brasileiro de verdade. Sejamos francos: sempre torcemos para que os argentinos se dêem mal no futebol, e quando ganhamos – não apenas deles -, queremos que los hermanos saibam de nossa alegria e sofram muito, e quando eles ganham – e que não seja de nós – sempre vamos minimizar a vitória, ainda que agora já não contem com “La mano de Diós”... Mas se o negócio é cinema, vamos ficar bem quietinhos, dar uma disfarçada e...não tem jeito, vamos ter de aplaudir. Se formos falar do Oscar, então, aí a coisa fica bem complicada. Eles já ganharam duas vezes o prêmio de melhor filme estrangeiro, e nós nenhuma. Não venham me falar do Urso de Ouro em Berlim por “Tropa de Elite”, do Padilha, ou há bem mais tempo, de “Eles Não Usam Black-Tie”, do León Hirszman, em Veneza...também não vale a Palma de Ouro de “O Pagador de Promessas”, do Anselmo Duarte, no longínquo 1962, tampouco as 4 indicações ao Oscar de “Cidade de Deus”, do Fernando Meireles., muito menos o quase Oscar de “Central do Brasil”, tirado de nossas mãos pelo italiano Roberto Benigni, de “A Vida é Bela”. Filmes que honram o cinema nacional, mas o que o brasileiro quer é um Oscar, é a vitória, esse gostinho de Copa do Mundo cinematográfica, e isso está ficando cada vez mais difícil. Em 2010 tivemos de engolir nossos vizinhos ganhando pela segunda vez o Oscar de melhor filme estrangeiro, a primeira vez foi em 1985. Neste ano, enquanto Buenos Aires festejava o reconhecimento escancarado ao seu filme, através do Prêmio da Academia, a gente nem conseguia figurar entre os 5 finalistas, por conta da indicação do nosso representante ser aquele fraquíssimo “Salve Geral”. A Argentina brilhou com “O Segredo de Seus Olhos”, cujo DVD eu comprei em Buenos Aires em janeiro, e vi em espanhol mesmo, de tão curioso que estava. O filme chega agora às locadoras, em DVD e Blu-Ray, e é de fato muito bom, tendo sido enorme sucesso de público por lá. Não era meu favorito nessa categoria do Oscar, que eu achava que deveria ter como vencedor o magnífico “A Fita Branca”, da Alemanha. “O Segredo de Seus olhos” é dirigido por Juan José Campanella, o mesmo diretor de outro maravilhoso exemplo do novo cinema argentino, “O Filho da Noiva”, comédia dramática emocionante, com roteiro recheado de diálogos afiados e inteligentes, além de interpretações brilhantes. O galã portenho Ricardo Darín está nos dois. E a grande dama do teatro e do cinema argentino, Norma Aleandro, está em “O Filho da Noiva” e no outro vencedor do Oscar, “A História Oficial”, dirigido por Luis Puenzo. Este último, de conteúdo político, é um mergulho nas sombras da ditadura militar argentina, que deixou profundas cicatrizes na alma do país, e levou ao mundo inteiro o assombro de coragem das mães da Praça de Maio. Norma Aleandro ganhou também a Palma de Ouro de Melhor Atriz, em Cannes.

Esqueçamo-nos por um tempo de Messi e Maradona. Deixemos nossa camisa verde - amarela descansar um pouco na gaveta, e deixemos a Argentina entrar em nossa casa, através desses filmes maravilhosos. Vamos tirar as chuteiras do coração e curtir uma coisa em que eles são muito, muito bons. Já que nós também somos, vamos ver se no próximo ano diminuímos a vantagem deles, e tenhamos em mãos, pela primeira vez, aquela tão cobiçada estatueta. Por enquanto, caros compatriotas, estamos perdendo para a Argentina.





SERVIÇO:

“O Segredo de Seus Olhos” – Drama, dirigido por Juan José Campanella, 2010, 127min – DVD – Blu-Ray.

“O Filho da Noiva” – Comédia Dramática, dirigida por Juan José Campanella, 2001, 124min – DVD.

“A História Oficial” – Drama, dirigido por Luis Puenzo, 1985, 113min – DVD.




Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário