terça-feira, 12 de junho de 2012

Sinfônica de Limeira e Coro Contemporâneo de Campinas interpretam, nesta quinta-feira, o “Réquiem” de Gabriel Fauré


Cerimônia fúnebre escrita por compositor francês em 1890 é atração principal no IV Concerto da Temporada 2012


 

Mais que um caráter religioso, o Réquiem escrito pelo francês Gabriel Fauré, em 1890, destaca o potencial refinado e colorido de um dos compositores mais significativos da segunda metade do século 19. É com essas palavras que o regente Fernando Barreto justifica a escolha da peça que será a atração principal do quarto concerto da Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli). A apresentação ocorre nesta quinta-feira, 14 de junho, às 20h30, no Teatro Vitória. Regente assistente da orquestra, Barreto será o maestro do concerto que traz como convidados o Coro Contemporâneo de Campinas, a soprano Laura Duarte, o barítono Kaynan Consoli, a organista Ana Carolina Sacco, além do regente do coro, o doutor e mestre em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ângelo Fernandes.

O programa inédito na história da orquestra e da cidade tem como protagonista uma das inúmeras obras compostas por Fauré que foi produzida durante suas atribuições como mestre de capela da igreja de “La Madeleine”, na França.

De acordo com Barreto, por causa de sua suavidade reticente, o réquiem foi considerado mais um “acalanto” que uma cerimônia fúnebre. Como justificativa, o maestro cita que Fauré, à época, considerou que a morte seria uma “libertação feliz; uma aspiração à felicidade do além e muito mais que uma passagem dolorosa”.

Escrita entre 1887 e 1990, o réquiem foi concluído justamente no período que Fauré encarou o falecimento de seus pais. “A obra foi composta à meias-tintas, com raros momentos onde as vozes e instrumentos soam em total potência”, argumenta Barreto.

No programa, a orquestra também executará outras peças escritas pelo compositor francês, como o “Pavane” e a “Cantique de Jean Racine”. Para a abertura do concerto, a orquestra tocará a “La Nozze de Fígaro”, de W. A. Mozart.

Os ingressos para o concerto já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone 3451-2750 ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, AZ Design Independente, Musical Brasil Instrumentos, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.

VOZES
Convidado para dividir o palco com a orquestra, o Coro Contemporâneo de Campinas foi criado em 2009 pelo seu regente Ângelo Fernandes e por alunos dos cursos de Canto, Instrumento, Regência e Composição e Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O grupo realiza concertos em Campinas e região e também em cidades de Minas Gerais. Além de seu repertório a cappella, o grupo destaca-se por sua atuação em montagem de óperas e cantatas com orquestras.

Em agosto de 2011, o coro participou do VII Festival Internacional de Coros de San Juan, na Argentina. Recentemente, o grupo recebeu o primeiro lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Clube Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos grupos do estado de São Paulo.

Felipe Furlanetti – Assessor de Comunicação
Orquestra Sinfônica de Limeira
(19) 9283-2114 / 3451-2750

Nenhum comentário:

Postar um comentário