segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Presidente do CPP fala sobre novo modelo de escola

A convite do vereador professor José Farid Zaine (PDT), a professora e presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), Doracy Alves da Costa Arcaro fez uso da Tribuna Livre no último dia 23 .

Acompanhada pela professora Dalva Biancchi, Doracy falou sobre a fundação e organização da Escola Cáritas, uma escola particular, sem fins lucrativos.

“Organizamos uma associação de pais, amigos, professores que serão os mantenedores desta escola. Será paga esta escola porque temos que pagar bons salários para os professores, por isso vamos precisar da mensalidade” explicou Doracy.

A maioria das escolas, segundo Doracy, tem preocupação com o conteúdo, com o vestibular e a nova escola pretende fazer do conteúdo um referencial para a criança e não um objetivo. "Serão classes com número reduzido de aluno (15 alunos em cada sala). Não terão apostila e sim vão construir o conhecimento. Vamos fazer com que o aluno aprenda a aprender por si só”, exemplificou Doracy.

Os pais, segundo as educadoras, terão que participar e não fazer pelos filhos as tarefas. “Vamos incentivar a solidariedade e não a competitividade. Vamos incentivar a cooperação, o respeito às diferenças. Esta será uma escolha acolhedora, trabalhando a psicologia do amor. Teremos no corpo profissional nutróloga, que vai orientar os pais e as crianças. Na parte religiosa vamos trabalhar as personalidades, independente das religiões, passando moral cristã e não ensino religioso” citou Doracy.

Os vereadores aprovaram o novo modelo de escola apresentado pelas professoras. “Parabéns por esta escola. Este modelo vai formar pessoas e esta é a verdadeira escola, preparar a pessoa para a vida com a transmissão de valores”, completou Paulo Hadich (PSB).

“Com este novo modelo de escola tenho certeza que as pessoas se transformarão em gente, trabalharão conceitos de solidariedade, amor ao próximo e é isso que queremos, o melhor para a nossa gente”, disse Elza Tank (PTB).

“O aluno terá liberdade para assumir um modelo de educação e desejo que todas as escolas assumam este compromisso que envolve as crianças nesse modelo”, ressaltou Ronei Costa Martins (PT).


26/11/2009

Júnia Mariano - Assessora de Imprensa

Repercussão 4

Pinheiro Alves, na coluna “Câmara...Ação” do último domingo, 29 de novembro, divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID ZAINE fez projeto de lei destinando o mês de abril para estudos dos nomes de ruas da cidade. Na década de 80, o escriba aqui, fez idêntico projeto como vereador que era na época e o mesmo foi aprovado. Nunca foi colocado em prática. Quem sabe Farid tenha melhor sorte. Ele merece.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 3

A Gazeta de Limeira do último sábado, 28 de novembro, divulgou o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT) com o “Auto de Natal”, formado por deficientes físicos da Ainda, Aril e João Fisher. O título da reportagem é “Deficientes serão a voz do Natal em Auto” que também foi destaque na primeira página do jornal.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

No caderno “Proibido para Maiores”, do Jornal de Limeira do último domingo, 29 de novembro, teve uma matéria com o título “Talentos Jovens são homenageados na Câmara de Limeira”, divulgando a solenidade do “Troféu Talento Jovem” – resolução criada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) para homenagear estudantes do ensino fundamental e ou médio que se destacaram durante o ano.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Na Gazeta de Limeira de domingo, 29 de novembro, a jornalista Érica Samara da Silva trouxe uma reportagem com o título “Farid quer mês de estudo de nomes de ruas”, que explica o projeto de lei de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que estabelece abril como o mês de estudos dos nomes das ruas de Limeira. O projeto será votado na pauta de hoje, 30 de novembro.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Voluntários são homenageados na Câmara de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira realizou nesta sexta-feira (dia 27) a Sessão Solene para a entrega do Prêmio “Câmara Solidária Padre Maurício Sebastião Ferreira” – uma homenagem concedida a pessoas e entidades que prestam relevantes serviços na comunidade. (veja lista abaixo).

“Esta honraria foi primeiramente concedida, em 2006, pela vereadora Elza Tank (PTB). É uma forma de homenagearmos as pessoas que trabalham em benefício do próximo. Sintam-se valorizados ao receber este prêmio”, destacou o vereador Carlinhos Silva (PDT), presidente da Comissão que organizou a solenidade.

A comissão também é composta pelos vereadores, Paulo Hadich (PSB) e pela vereadora Nilce Segalla (PTB).

Ao discursar em nome dos homenageados, Constância Berbert Dutra da Silva – Presidente do Fundo Social de Solidariedade, ressaltou a importância do trabalho de todos os homenageados. “Nossa cidade tem muitas entidades, muitas pessoas que atuam para ajudar os mais necessitados. Parabéns pelas ações voluntárias desenvolvidas em nosso município”.

Durante a solenidade a vereadora Elza Tank também falou sobre a importância do voluntariado em Limeira. “Todas estas pessoas fazem um trabalho fundamental para a população carente”.

“Vocês são merecedores desta honraria. As entidades assistenciais e os voluntários fazem um trabalho de grande relevância em Limeira”, concluiu o presidente da Câmara, Eliseu Daniel dos Santos (PDT).

O prefeito Silvio Felix (PDT) e o padre Ismael Avi, da paróquia Santa Luzia participaram da cerimônia.

Também estavam presentes a esta solenidade os vereadores: Antonio Braz do Nascimento – Piuí, Dr. César Cortez (PV), Nilce Segalla (PTB), Mário Botion (PR), Raul Nilsen (PMDB) e Silvio Brito (PDT).

Os vereadores Almir Pedro dos Santos (PSDB), Miguel Lombardi (PR), Paulo Hadich, e Ronei Martins (PT) justificaram as ausências.


Currículo homenageados

FÁTIMA MARIA DA SILVA.

Iniciou seus trabalhos pastorais na Comunidade Menino Jesus em 1993, no Grupo de Oração. Passou pelo projeto Fé e Luz. Participou da Pastoral Vocacional, foi líder na Pastoral da Criança e voluntária na Casa da Vovó. Até os dias de hoje faz parte do Grupo de Oração e participa do Grupo de Rua.


fraternidade de aliança toca de assis.
É uma fraternidade Católica que se inspirou nos ensinamentos de São Francisco de Assis. Hoje há casas em quase todo Brasil e também na Colômbia, Portugal e Equador. Em Limeira foi fundada em 29 de junho de 2003, recebeu o nome de Chácara Fraterna Nossa Senhora Mãe dos Pobres. A casa tem capacidade para receber dez acolhidas.


IRMÃ SILVÉRIA MARIA GOMES.
É da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, trabalhou por vários anos na paróquia de Santa Luzia, na Pastoral da Misericórdia, foi assessora da legião de Maria, apostolado da Oração e Vicentinos, como catequista catequizou adultos em suas casas. Atualmente faz parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Pastoral da Esperança.

CASA DA CRIANÇA SANTA TEREZINHA
A associação atende crianças e adolescentes em todas as suas necessidades. Sobrevive de verbas do Poder Público e de doações. Está presente em Limeira desde 1927. A Casa da Criança preza por realizar seu trabalho seguindo o Estatuto da Criança e Adolescentes, garantindo a seus assistidos os seus direitos.


CONSTÂNCIA BERBERT DUTRA DA SILVA – Presidente do Fundo Social de Solidariedade.

É formada em Economia. Tem uma larga experiência em ações sociais. Como presidente do Ceprosom trouxe melhorias para Limeira, como a criação da Escola do Trabalho, Restaurante do Trabalhador, Centro de Referência Saúde e Lazer do Idoso, Academia Popular, entre outros. No Fundo Social desenvolve campanhas sócio-educativas e projetos com foco na mulher, criança e idoso.


CARMEM HELENA PINTO FRASNELLI.

Trabalha há 10 anos com dependentes químicos. Atua, como voluntária, em diferentes áreas de assistencialismo no bairro Cecap, incluindo visitas a doentes. Realiza ações voltadas aos deficientes físicos, integrando-os a sociedade. Trabalha com amor e leva alegria aos corações dos mais necessitados.


DISPENSÁRIO ASSISTENCIAL SANTA ISABEL

O dispensário foi fundado em 1996. É de utilidade pública municipal, estadual e federal. Atende a 46 famílias devidamente cadastradas e acompanhadas pelo Ceprosom, bem como em média 100 cestas mensais, incluindo a doação de alimentos, visitas domiciliares, empréstimos de cadeiras de rodas, andadores, muletas e camas hospitalares.


Mensageiros da Noite

A Pastoral atua em Limeira há oito anos e leva a palavra de Deus para os moradores de rua e andarilhos da cidade. Atende a travestis e prostitutas. Esta pastoral tem a missão de evangelizar estas pessoas que são desamparadas pela sociedade. Mensageiros da noite faz encaminhamento de pessoas a casas de recuperação. A pastoral Mensageiros da Noite é vinculada a Paróquia de Santa Luzia.


ASSOCIAÇÃO CASA DE APOIO ROMEIROS DE NOSSA SENHORA APARECIDA – CARA.

Foi fundada em 2003. A princípio o trabalho prestado era de emprestar material de auxilio de locomoção, doação de roupas, alimentos, medicamentos. A CARA cresceu e hoje faz um trabalho com transparência de caráter social e cultural, voltados para a promoção social e assistencial da população menos favorecida.


Doutora SOLANGE DANTAS FERRARI.

É psicóloga atuante em programas e projetos da Secretaria de Saúde de Limeira. Coordena os grupos que criou Alegria Interior (Dançaterapia), Esperança (Depressão, drogas e álcool), MADOC (mulheres que amam demais obsessivas e compulsivas), Revendo a Vida (Hepatite), De mãos dadas (Câncer de mama), Cantando a Vida (Cantoterapia) e A/COR/DAR (Teatroterapia).


JAIR FERRARI.

Iniciou suas atividades na Comunidade do Senhor Bom Jesus aos 24 anos. Dedica boa parte do seu tempo a vida da comunidade, faz parte da coordenação do grupo de jovens. Está há 33 anos envolvido nas atividades da comunidade.


27/11/2009Carla Pizani - Assessora de Imprensa

“Auto de Natal” será apresentado por deficientes

Limeira, 27 de novembro: As histórias que rondam o Natal já são naturalmente mágicas. Elas possuem elementos que comprovam a delicadeza de uma data que celebra o nascimento do Menino Jesus. E se misturarmos essa magia com o teatro, ou trouxermos todo o encanto dessa data tão marcante aos palcos refletidos por luzes coloridas? Com essa ideia o professor José Farid Zaine está engajado em seu projeto, já conhecido na cidade, que é o “Auto de Natal”, uma apresentação teatral com a proposta de narrar o nascimento de Jesus, com poesia, música e muita alegria. E, para 2009, o projeto ganha ainda mais emoção: 33 pessoas com deficiências físicas diversas são as personagens dessa história, com integrantes da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril), Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) e Centro Educacional João Fisher Sobrinho, do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). O “Auto” foi apresentado à imprensa na tarde desta sexta-feira, 27 de novembro, no Teatro Vitória. O apoio é da Secretaria da Cultura, Beat Studio e TRW.

“É uma experiência em que aprendemos muito mais do que ensinamos. O elenco é um exemplo de humor, empenho e dedicação. Poder fazer parte dessa história certamente marcará para sempre a carreira que tenho em produções culturais”, afirmou Zaine.

A dócil Giovana Bertagna da Silva, 6 anos, é a mais jovem do elenco. Cativante, a pequena se orgulha de ter experiência com a arte há algum tempo, já que dança em projetos desenvolvidos pela Aril. Apesar da pouca idade, em sua breve frase, ela dá uma lição à sociedade: “Gosto do teatro, pois faço amigos nele”.

A mãe da menina, Rinalva Bertagna da Silva, 44, elogia a iniciativa, dizendo que a sua filha se sente incluída na sociedade através de projetos dessa natureza.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, professor Joaquim Lazari, que no “Auto” é ator, no início o elenco ficou assustado pela ousadia do projeto, mas, com o tempo, todos foram ficando mais entusiasmados: “É uma atitude louvável”.

Diretor musical, Eduardo Leite, acredita que essa seja uma possibilidade de mostrar a efervescência das artes dentro de cada um que integra a apresentação. “Alguns tinham o maior sonho de participar de uma encenação”, revelou.

A deficiente visual, Jéssica Luzia Peres Pereira, 18, dará vida à mãe de Jesus, Maria, e está encantada com essa chance. “O que há de mais belo na humanidade é a arte. Tem sido uma experiência interessante para todos nós”, confessou.

Estreia
A grande estreia do “Auto de Natal” será no dia 2 de dezembro, às 19h30, na Emeief Professora Maria Apparecida Luca Moore, localizada na Rua Jorge Antonio, s/nº. – Jardim Aeroporto. A apresentação será no encerramento da do projeto “Limeira em busca da inclusão”. Também já está confirmada a apresentação na Catedral N.Sra. das Dores, no dia 12 de dezembro, na missa das 18h30min. Outras informações no telefone (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Farid participa do FestiAFRO

Apesar de ter idealizado o festival nacional de MPB com temas relativos à cultura afro-brasileira, FestiAFRO, em 2005, enquanto secretário da Cultura, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) participou como espectador na edição deste ano, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Teatro Vitória. O palco virou a vitrine de grandes talentos da música de todo o país.

“Os festivais são a resistência da MPB”, defende o vereador, que se mostrou impressionado com a qualidade dos participantes. “São músicos talentosíssimos que garantem o alto nível desses projetos”, completa.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Na coluna “Câmara... Ação”, de Pinheiro Alves, da Gazeta de Limeira do último domingo, 22 de novembro, se é divulgado o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID QUER ABRIGOS E BANCOS
Vereador Farid, respeitado graças a seus dotes culturais, foi chamado por uma amiga que prestava exames para tirar carta de motorista em frente do Cemitério Parque e, lá chegando, caiu um toró! Todos os alunos que estavam no local correram para se abrigar nas dependências do cemitério”. Foi chuva de mais de meia hora! Isso aconteceu na semana passada e o “mestre da cultura” não deixou por menos. Elaborou um requerimento pedindo cobertura e bancos para o local, que foi aprovado por todos na sessão de segunda-feira. Pois e Farid... é vivendo os dramas da cidade que o político chega junto, não é assim que funciona?

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

O Jornal da Cidade desta semana traz duas notícias divulgando o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Os títulos são: “Farid quer o Mês de estudos dos nomes das ruas de Limeira” e “Vereador sugere mudança da Escola Livre de Música (ELM) para o Parque Cidade”.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Imagens Troféu Talento Jovem

Veja, abaixo, imagens da solenidade de entrega do "Troféu Talento Jovem" que ocorreu na quinta-feira, 12 de novembro, na Câmara Municipal de Limeira:









Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cultura lança 4ª edição do FestiAFRO

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, realizou na manhã desta quarta-feira, 18 de novembro, uma coletiva para o lançamento da 4ª edição do FestiAfro - Festival Nacional de MPB, com temas relativos à cultura afro-brasileira.

A apresentação foi feita no Palacete Levy com a presença de representantes de duas das quatro músicas classificadas de Limeira. O festival integra as comemorações em homenagem ao Dia da Consciência Negra, festejado no dia 20 de novembro, e integra o Mês da Consciência Negra em Limeira.

Durante a coletiva, o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, mostrou a programação do evento e também apresentou as 18 músicas classificadas. Quatro delas são de Limeira. Neste ano, foram inscritas 69 composições de nove Estados do país. Mansur explicou que o festival previa maior número de músicas nas fases finais, mas, devido ao acontecimento de outros festivais no país, a concorrência dividiu o número de inscritos entre as competições.

“Limeira virou modelo com o FestiAFRO, que já nasceu grande e ainda vem ganhando notoriedade”, disse o secretário. Mansur ressaltou a contribuição que estes festivais representam. “O pessoal está copiando a iniciativa, mas agora há mais cidades discutindo a questão da discriminação racial, isso é que é importante”, declarou.

O vereador Farid Zaine (PDT), ex-secretário da Cultura e idealizador do projeto, avaliou que o festival está mantendo o bom nível das outras edições. “Gente de muito peso estará nas competições”, disse ele. Através de um projeto de lei, Farid incluiu o FestiAFRO na agenda cultural de Limeira, devido ao grande sucesso.

Galdino Clemente, diretor do Decadie (Departamento de Cultura Afro-Descendente e Integração Étnica) ressaltou a importância que o musical tem mediante as discussões étnicas. “O FestiAFRO colabora com o encontro de culturas e possibilita a relação com outras etnias”, afirmou ele.

Estavam presentes também os artistas classificados de Limeira Marcos Lima, compositor da música “Afro herói, Quiçá!”; e Emanuel Massari, autor da música de “Canção de Volta ao Lar”, cuja letra é do escritor Otacílio Cesar Monteiro. “O que vale, além da competição, é mostrar o nosso trabalho. Estamos competindo com músicos de alto nível”, contou Emanuel, que irá se apresentar no dia 21.

Já Marcos Lima será o primeiro a se apresentar, no dia 20, com o grupo Toc Percussivo. “A composição de ‘Afro herói, Quiçá! ’ foi feita especialmente para o festival, com inspiração em um livro sobre o Zumbi dos Palmares”, contou ele, que é músico há 32 anos, e compõe letras há oito. Lima já participou de todas as edições do festival e foi 1° lugar no “Canta Limeira” de 2006.

O festival ocorrerá no Teatro Vitória e as semifinais acontecem nos dias 20 e 21 de novembro, a partir da 20h. Já no dia 22, será a final. Os ingressos serão vendidos por R$ 2,00 e haverá premiação de R$ 10 mil para os melhores colocados. Veja a seguir as músicas classificadas.


Prefeitura de Limeira
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451-0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.limeira.sp.gov.br

Repercussão 2

A Gazeta de Limeira, edição de hoje, 18 de novembro, traz uma reportagem, na seção “Política”, com o título “Projeto de lei pode dar desconto de 10% na conta de água para quem economizar”. A jornalista Bruna Lencioni escreve sobre o projeto de lei apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) na última segunda-feira, 16 de novembro. A notícia também ganhou destaque na capa do jornal:

Município pode dar desconto de 10% a quem economizar água

A população poderá ter desconto na conta de água, se aprovado projeto de lei protocolado pelo vereador José Farid Zaine (PD), na Câmara Municipal esta semana. A proposta consiste em incentivar a economia de água em Limeira e, consequentemente, conceder desconto de 10% sobre a economia atingida. Titulares de unidades consumidoras de água, sejam residenciais, comerciais ou industriais, que reduzirem o consumo de água teriam direito ao bônus.

Veja a matéria completa clicando aqui.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

O Jornal de Limeira, edição de hoje, 18 de novembro, traz uma reportagem na seção “Educação”, com o título “Farid propõe estudos dos nomes de ruas”. O jornal divulga o projeto de lei do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que institui o mês de abril como o “Mês de estudos dos nomes das ruas de Limeira” apresentado na última sessão, 16 de novembro.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Grande defensor dos direitos humanos, Dom Hélder terá vida retratada em auto que leva seu nome

Limeira, 18 de novembro: Nesta quinta-feira, 19 de novembro, a partir das 20h, ocorre no Teatro Vitória o “Troféu Ébano”, organizado pela Paróquia Santa Luzia. O evento, que foi idealizado em 2006, pelo saudoso Padre Maurício Sebastião Ferreira, receberá a atuação do grupo “Personagens” que dará vida ao “Auto de Dom Hélder”, esquete que conta, em poucos minutos, a trajetória do bispo católico Dom Hélder Câmara, grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar, sendo o único brasileiro indicado 4 vezes para o Prêmio Nobel da Paz. O “Auto” tem texto e direção do vereador professor José Farid Zaine, com assistência de Evandro Leite.

No elenco de “Personagens” estão Antônio da Silva (ator que vive Dom Helder no palco), Genésia Souza, João Batista Barbosa, Rosiane da Silva, Estefanie Santos, Marcos Aurélio, Ivan de Souza, Felipe Nascimento, Anna Oliveira, Julinda Oliveira, Bárbara Oliveira, Gabriel Abril, Inês Joana, Dalila Almeida, Janine Siqueira, Fernanda, Crélia e Isabela.

Na Paróquia, o grupo atua sob a orientação do Padre Ismael Vanderlei Avi, agora responsável pelo “Troféu Ébano”, em conjunto com Fátima Nespini e Manoá Xavier dos Santos.

Intérprete de Dom Hélder está emocionado com o papel: “Ele fez toda a diferença em um momento turbulento do nosso país”.

O “Auto” traz passagens do tempo da ditadura e confirma a dedicação de Dom Hélder, até o seu último suspiro, aos oprimidos. Em 2009 se comemora o centenário de nascimento do bispo que também foi arcebispo emérito de Olinda e Recife.

Para Farid, narrar artisticamente a vida de Dom Hélder é uma honra, pois o bispo é um exemplo de dedicação e vida de doação total aos pobres. “Ele deixou um legado de ensinamentos valiosos para as nossas vidas. Ao mergulhar na vida dele, é impossível não se surpreender com o seu amor às pessoas”, confessa.


Créditos Imagem - Divulgação.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Parlamentar quer incentivar redução do consumo de água em Limeira

Limeira, 17 de novembro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na sessão desta segunda-feira, 16 de novembro, projeto de lei que dispõe sobre o incentivo à redução do consumo de água em Limeira. A proposta segue para ser analisada pelas comissões da Câmara.

Através do projeto, todos os titulares de unidades consumidoras de água, sejam residenciais, comerciais ou industriais, que reduzirem o consumo de água terão direito a um bônus desconto de 10% sobre a economia atingida.

Se a medida for acatada, a concessionária de água fará constar na fatura mensal de todos os consumidores do município a seguinte mensagem: “O consumidor que reduzir o consumo de água em relação ao mesmo mês do ano anterior terá direito a um bônus desconto de 10% sobre a economia efetivamente realizada”.

Farid explica que á água é um recurso natural não renovável, de importância indiscutível para a sobrevivência de todos os seres vivos e, nos últimos tempos, há a preocupação em relação à sua escassez. “Com o intuito de colaborar para a preservação da água e também estimular a redução do consumo, fomentando a utilização consciente da água, é que apresento esse projeto”, diz o vereador.

Entenda como funcionará a medida se aprovada:

O consumidor que utilizou 300m³ (trezentos metros cúbicos) em julho de 2008 e, em julho de 2009, consumir 200m³, terá direito a um desconto de 10% sobre o valor dos 100m³ economizados.

Em julho de 2008, um consumidor gastou R$ 200,00 de conta de água e, em julho de 2009, economizou R$ 100,00. A sua conta de água será de R$ 90,00, pois, além da economia que teve naturalmente (R$ 100,00), o consumidor terá direito a 10% de desconto sobre o dinheiro economizado.

Mais informações no telefone do gabinete do vereador Farid, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br. Acompanhe a atuação parlamentar do vereador através do blog: www.gabfaridzaine.blogspot.com.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Osvaldo Davoli, na coluna “Panorama”, da edição de hoje da Gazeta de Limeira, 17 de novembro, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FIQUEI
Contente em saber que existe uma possibilidade de Farid Zaine ser o presidente da Câmara Municipal. Nosso Legislativo estaria entregue em boas mãos.

A HISTÓRIA
De Farid em Limeira é rica em conteúdo, principalmente no setor de cultura.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Na coluna Vai & Vem, da edição do Jornal de Limeira de hoje, 17 de novembro, é destacado o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

MELHORIAS
Por meio de um requerimento, o vereador Farid Zaine (PDT) solicitou à prefeitura que estude a colocação de bancos com abrigos na Rua Evaristo Olivatto Filho, onde são realizados os exames para obtenção da carteira de habilitação. A prefeitura tem até 30 dias para enviar resposta ao vereador.

PROBLEMAS
De acordo com Zaine, é comum haver grande número de pessoas aguardando, sob sol e chuva, para a realização dos exames de habilitação. “A colocação de bancos, com abrigos, traria a proteção necessária aos munícipes”, justifica ele, por meio de sua assessoria.

QUE DEMORA
E quando é que a Prefeitura vai atender outro pedido feito por Farid, para que o Jornal Oficial do Município seja disponibilizado na Internet, como já ocorre com o Diário do Estado?

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Farid sugere que os cursos da Escola Livre de Música (ELM) sejam transferidos para o Parque Cidade

Atualmente cursos ligados à música erudita são ministrados no Palacete Levy, prédio onde funcionam também a administração da Secretaria da Cultura, Departamento de Cultura Afro-Descendente e Integração Étnica (Decadie) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, do estado de São Paulo

Limeira, 17 de novembro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na sessão desta segunda-feira, 16 de novembro, requerimento solicitando que a Prefeitura transfira os cursos da Escola Livre de Música (ELM) para o Centro de Formação do Professor, localizado no Parque Cidade. Os cursos são oferecidos em parceria pelo Poder Público e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira para, aproximadamente, 400 pessoas.

Segundo o parlamentar a medida também já foi avaliada e aprovada pelo regente da Orquestra Sinfônica, Rodrigo Muller, que acredita no aperfeiçoamento dos cursos com o novo espaço.

Para Farid, o espaço atual disponível para o ensino dos cursos, Palacete Levy, não possui mais condições de permanecer como sede dessas aulas, visto que o crescimento da ELM tem sido intenso nos últimos anos.

“A presença da ELM no Parque Cidade viria a se transformar em mais um atrativo para o local, pela possibilidade de apresentações dos alunos nos diversos espaços apropriados que lá existem”, justifica o vereador.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Farid quer o “Mês de estudos dos nomes das ruas de Limeira”

Limeira, 17 de novembro: Na última segunda-feira, 16 de novembro, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou projeto de lei que institui o mês de abril como o “Mês de estudos dos nomes das ruas de Limeira”.

Com o projeto, o mês de abril poderá ser desenvolvido através de atividades de pesquisas e ou concursos de natureza artística, cultural e educativa, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Segundo Zaine, conhecer o nome da rua em que se vive é também conhecer a história da cidade, de personalidades que marcaram seu desenvolvimento e de pessoas que contribuíram para seu crescimento.

A proposta segue para ser analisada pelas comissões da Câmara.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

4ª Mostra de Arte e Talento apresenta exposições artísticas produzidas nos Centros Comunitários

O Teatro Vitória receberá, de 17 a 25 de novembro, as exposições “Pop Arte” e “Almah” realizadas pelo Núcleo de Cultura do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). A primeira estará exposta na galeria e traz diversas instalações artísticas, além de 22 quadros criados durante as oficinas de artes visuais, ministradas nos 18 Centros Comunitários do município.
A exposição Pop Arte conta com a participação de aproximadamente 600 crianças, de 6 a 14 anos, que integram, em período oposto à aula, as atividades oferecidas pelo Núcleo de Cultura do Ceprosom nas áreas culturais, pedagógicas e esportivas.
Para Flávia Pozzobon, artista plástica e professora do Núcleo de Cultura, o movimento Pop Arte aproxima a arte das comunicações instantâneas do mundo moderno, como publicidade, marketing, internet, além de trabalhar com os valores do consumismo, tão divulgado em comercias de TV. “A possibilidade dos alunos expressarem esses símbolos em forma de telas é uma maneira de compartilhar a visão deles em relação ao consumo”, ressalta Flávia.
Almah
A mostra “Almah”, desenvolvida pelos professores do Núcleo de Cultura acontece simultaneamente e estará exposta no hall de entrada. “A exposição da obra dos professores, juntamente com a dos alunos, é um excelente referencial e uma valorização à obra dos jovens aprendizes”, afirma Flávia Pozzobon.
Segundo Vagner Fernandes, coordenador do Núcleo de Cultura, as novas tecnologias para a arte contemporânea são meios que exigem do espectador um olhar que pensa. “Na arte contemporânea, a qualidade e a precisão para expressar uma ideia são baseadas em ampla bagagem cultural, determinada por vivência e informação do artista”, finaliza.
As exposições poderão ser vistas até o dia 25 de novembro, no Teatro Vitória, de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Interessados em agendar visita monitorada, podem entrar em contato com o Núcleo de Cultura, pelo telefone 3446-8310, de segunda à sexta–feira, das 9h às 15h, com Heloisa.
Abertura
Nesta segunda-feira, 16 de novembro, o Ceprosom reuniu autoridades, imprensa e os artistas para a abertura das exposições. Prestigiaram a abertura, o presidente do Ceprosom Dionísio Gava Junior e os vereadores José Farid Zaine e Silvio Brito.



Tracy Ellen Caetano
Estagiária de Comunicação
Fundo Social de Solidariedade e CeprosomPrefeitura de Limeira/SP(19) 3495-4440 / 3444-4244www.limeira.sp.gov.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Repercussão 3

Pinheiro Alves, da Gazeta de Limeira, em sua coluna dominical “Câmara... Ação” deste domingo, 15 de novembro, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID NA PRESIDÊNCIA?Na sessão de segunda-feira, por volta de 19h30, Eliseu Daniel saiu da mesa diretora dos trabalhos e, juntamente com dr. César Cortez se dirigiu à sala de reuniões. Dizem que presidente e vice-presidente foram... “acertar os ponteiros” sobre uma possível inimizade entre ambos, que são pré-candidatos a deputado federal. Mas olha... a conversa foi lonnnga! O poeta, Farid Zaine, primeiro secretário, esquentou o “panario” naquela bendita cadeira de presidente, tão longa foi a conversa entre o “galã” e o médico! E Farid conduziu-se magistralmente na condução dos trabalhos, a tal ponto que chego à conclusão clara, óbvia e definitiva de quem em 2010, lá pelo mês de dezembro quando haverá eleições para a nova mesa, Farid esteja entre os presidenciáveis... ele merece tudo de bom na política. Ele é digno!


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Cláudio Bontorim, da Gazeta de Limeira, destaca frase do vereador professor José Farid Zaine (PDT), em sua coluna “Texto & Contexto” do último sábado, 14 de novembro:

Frase da Semana - “A Câmara deve ter os ouvidos para o povo e por isso ser também sua voz”. Do primeiro secretário da Câmara, José Farid Zaine (PDT) sobre os 11 mil atendimentos realizados pelo Legislativo Municipal, de janeiro a outubro deste ano. Quinta-feira, na Gazeta.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Na última sexta-feira, 13 de novembro, a jornalista Nani Camargo, do Jornal de Limeira, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT) em sua coluna “Vai & Vem”:

INCLUSÃO - Vereador Farid Zaine (PDT) se prepara para coordenar uma grande apresentação de Natal em que o elenco será composto por pessoas com deficiência.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Sessão Solene: “Talentos Jovens” são homenageados na Câmara de Limeira

Os vereadores de Limeira participaram nesta quinta-feira (dia 12) da Sessão Solene para a entrega do “Troféu Talento Jovem” – uma homenagem aos estudantes (veja lista abaixo) que se destacaram em suas atuações em prol do crescimento cultural de suas escolas, na Câmara Municipal de Limeira.

“Foi por presenciar muitos talentos jovens, que tem amor à cultura, que representam tantas ações boas no cotidiano de suas escolas, é que tive a ideia de apresentar esse projeto de homenagear vocês, jovens estudantes”, justificou o vereador professor José Farid Zaine, que foi o presidente da Comissão que organizou a solenidade. A comissão também é composta pelos vereadores Sílvio Brito (PDT), Paulo Hadich (PSB), Almir Pedro dos Santos (PSDB) e Ronei Martins (PT).

“Esta honraria será carregada para sempre nas lembranças de cada homenageado, este troféu é um estímulo do Poder Público aos seus valiosos atos”, destacou Farid.

Ao discursar em nome dos homenageados o estudante Murilo Saldanha da Silva, da EE Professor Gabriel Pozzi, ressaltou a importância dos estudantes terem se tornado “Talento Jovem”. “Somos privilegiados, não apenas por receber esta homenagem mas por ter a chance de acesso a educação, já que muitos não têm essa oportunidade. Nós, com todas as dificuldades temos estamos alimentando a nossa cabeça de perspectivas e objetivos que cooperam com o nosso crescimento. Podemos fazer a diferença, afinal, seremos lideranças que estarão à frente da nossa sociedade, seja em qual carreira for. E por que esperar até lá para poder fazer a diferença?” destacou Murilo.

O presidente da Câmara, Eliseu Daniel dos Santos, apontou a força que os jovens têm na sociedade. “Continuem sempre buscando o conhecimento, dando o melhor de si mesmo, assim serão eternos jovens talentos”, aconselhou. “Não foi ao acaso que vocês foram selecionados para receber esta homenagem, saibam que vocês são merecedores desta honraria”, destacou Eliseu Daniel.

Também estavam presentes a esta solenidade os vereadores Almir Pedro dos Santos, Ronei Costa Martins, Sílvio Brito, Nilce Segalla e Elza Tank (ambas do PTB), Carlinhos Silva (PDT), Raul Nilsen (PMDB) e Mário Botion (PR).O Secretário de Turismo e Eventos, Domingos Furgione Filho representou o prefeito Silvio Felix (PDT). Os vereadores Dr. César Cortez (PV), Antonio Braz do Nascimento – Piuí e Miguel Lombardi (ambos do PR), Paulo Hadich, justificaram as ausências.

Currículo homenageados

MURILO SALDANHA DA SILVA.
MURILO tem 17 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi, a noite. Durante o dia é estagiário no Departamento de Compras do Hospital UNIMED Limeira. Na escola é participativo das atividades culturais, e atua como coordenador da biblioteca. Em 2007 foi indicado para receber o Troféu Fumagalli.

airine beliti pisseli.
AIRINE tem 15 anos. É estudante da Escola Castello Branco e atriz. Já atuou em diversos espetáculos teatrais, entre eles, “Pluft o fantasminha camarada”; “Videotape”, “Via Sacra”. Entre as atividades que pratica está a participação na Banda ANAGRAMa (Voz e Violão), além das constantes atividades artísticas escolares. Participou recentemente do Projeto “Cidade do Livro”.

ANNA CAROLINA BERNARDO RAMOS.
ANNA CAROLINA tem 12 anos. É Filha de Isabel e Marcos Vinícius. Estuda na Organização Einstein de Ensino onde cursa o 7º ano do Ensino Fundamental. Dedica parte de seu tempo a aulas de inglês e método kumon de ensino de matemática, que já lhe rendeu prêmio de aluna adiantada. Nas atividades físicas dedica seu tempo aos jogos de vôlei com as amigas de classe.

MARIANA CHAGAS DE CAMARGO.
MARIANA é filha de Sebastião e Luciana Chagas. Estudante da Escola Estadual Brasil, moradora do Ernesto Kühl a estudante aos 10 anos, além de cumprir com suas tarefas escolares dedicava seu tempo com atividades de atriz e atleta, com muito talento. Mariana é um exemplo de jovem e o orgulho para sua família.

ISRAEL BENTO.
ISRAEL tem 17 anos. É filho de Antonio e Sueli Bento. Aos 7 anos começou a praticar natação e futebol no Centro Comunitário do CECAP. Por vários anos participou de competições em Natação pelo Nosso Clube e conquistou 75 medalhas. Hoje tem uma banda de rock e faz shows em Limeira e região. Estuda na Escola Wiliam Silva e em julho deste ano formou-se em Eletrônica pela Escola Trajano Camargo.

JÉSSICA CAROLINE DOS SANTOS BARBOSA.
JÉSSICA tem 17 anos, é filha de Luis Cláudio e Suzana. Atualmente cursa o 2º ano colegial na Escola Antonio Perches Lordello e no período da tarde cursa o 2º ciclo de química na escola Trajano Camargo. Jéssica sempre se destacou como aluna recebendo notas excelentes. É ativa e participa sempre de torneios e olimpíadas escolares.

FILIPE SOFFIATTI RUBERTO.
FILIPE tem 16 anos é aluno do Colégio Portinari onde cursa atualmente o 2º ano do Ensino Fundamental. Se destaca nas atividades, é participativo, sabe aproveitar as oportunidades e dedica-se a trabalhos voluntários, como por exemplo, campeonato de basquete; organização das macarronadas beneficentes; participação em desfiles; campanhas do agasalho, de natal, entre outras.

LUCAS TASCA LIMA.
LUCAS tem 13 anos, é filho de Marli e Carlos Alberto Lima. Lucas é estudante do Colégio Da Vinci e contam os professores que tem ótimo rendimento escolar é participativo, solidário com os amigos, tem bom relacionamento na escola e com a família, merece receber esta homenagem.


EDUARDO DE SOUZA MARINS FREIRE.
EDUARDO tem 15 anos. É filho de Lucia e Alberto Freire. Cursa o 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Arlindo Silvestre. Este ano ingressou no projeto Menino Patrulheiro este ano e se destaca em suas atividades por seu desempenho. Tem ótimo relacionamento interpessoal, é comprometido com as responsabilidades que assume.


JUSLEI REGINA VILA REAL.
JUSLEI REGINA tem 13 anos, estudante da escola Cônego Manuel Alves é moradora do Morro Azul e filha de Zalmir e Vera. Participa de diversos grupos artísticos de Limeira - ballet, teatro, jazz e se destaca pelas áreas que atua. Integrante do Coral de Crianças de Limeira, Juslei atuou em três edições da Serenata de Natal.

LUANY CRISTINA DE ARAUJO.
LUANY tem 14 anos, é estudante na Escola Leontina Silva Busch onde é participativa. Já foi a diretora de imprensa em uma chapa do Grêmio Estudantil, participa de campanhas, é voluntária e ensina vários tipos de dança para os alunos no Agita Galera. É esforçada e solidária e participativa também nas sessões de vereadores juniores.

GABRIEL GRANZOTTO.
GABRIEL tem 16 anos. Estuda na Escola Estadual Professor Antonio Perches Lordello. Gabriel é um aluno educado, participativo e solidário. Seu apelido é “rato de biblioteca”, por ser um leitor assíduo. Este ano recebeu o títuto de Aluno Destaque por ter se destacando durante o bimestre. Também é finalista da Olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas em São Paulo, e finalista do concurso Gazeta de Limeira de Literatura.

MURILO GELLY GUARNIERI.
MURILO tem 12 anos. É filho de Luana e Aveni. Cursa o 7º ano do Colégio Objetivo de Limeira e no ano passado recebeu medalha de ouro na olimpíada paulista de física. Sendo esta a melhor nota do Estado de São Paulo. Murilo é merecedor deste Troféu Talento Jovem.

ALYSON AKIRA MIYAMOTO.
ALYSON tem 16 anos, é filho de Neto e Isabel. Cursa a 2ª série do Ensino Médio Noturno no Colégio Barão de Limeira, onde a cada bimestre se destaca como aluno responsável, interessado nos estudos, aplicado nas tarefas. É estagiário na empresa Galle Folheados, faz curso de Espanhol e é instrutor voluntário de matemática no SENAI.


Júnia Mariano Depto. Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Farid pede colocação de abrigos no local onde são realizados exames para habilitação

Limeira, 12 de novembro: Por meio de um requerimento, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicitou à Prefeitura para que estude a colocação de bancos com abrigos na Rua Evaristo Olivatto Filho, onde são realizados os exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A Prefeitura tem 15 dias para protocolar resposta ao vereador.

De acordo com Zaine, é comum haver grande número de pessoas aguardando, sob sol e chuva, para a realização dos exames de habilitação. “A colocação de bancos, com abrigos, traria a proteção necessária aos munícipes”, justifica.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FestiAFRO de Limeira apresenta classificadas

Dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra, em novembro, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará a 4ª edição do Festival Nacional de Música com temática afro-brasileira, o “FestiAFRO”.

A comissão organizadora recebeu 69 composições inscritas de nove estados brasileiros, sendo que 18 delas participarão do festival. Desse total, 14 são de outras cidades e quatro de Limeira.

O festival ocorrerá no Teatro Vitória. As semifinais acontecem nos dias 20 e 21 de novembro. Já no dia 22, será a final.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, explicou que o festival previa maior número de músicas nas fases finais. “Porém, a comissão organizadora se deparou com uma grande quantidade de festivais musicais nessa época do ano. Dos mais conhecidos, serão quatro, o que gerou uma grande concorrência e dividiu o número de inscritos entre essas competições”, contou Mansur.

Porém, o secretário aponta a alta qualidade dos materiais enviados. “A concorrência ficou mais acirrada. Os artistas poderiam inscrever até três composições. Porém, a maioria optou por apenas uma, de grande qualidade”, disse. As músicas inscritas são inéditas e originais, não podendo ter sido gravadas.

Os intérpretes virão de Estados como Maranhão e Minas Gerais. Há gente conhecida no meio, como Noca da Portela, Zé Alexandre, Tavinho Lima e Márcia Tauil. Já os representantes de Limeira apresentam grande qualidade e experiência em festivais. “A disputa será bastante difícil”, avaliou Mansur.

Ainda há quatro autores de Limeira, cuja contribuição tem sido grande para a cultura local. Haverá premiação de R$ 10 mil para os melhores colocados. Ainda serão distribuídos troféus.

O “FestiAFRO” é um festival destinado a abrir importante espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, para desenvolvimento de temas relativos à cultura afro-brasileira. A história e a cultura do povo afrodescendente e sua importância para a formação do povo brasileiro deve estar nas letras das composições inscritas. A valorização da liberdade e a condenação ao preconceito são temas que se enquadram no objetivo do evento.


Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451-0502
culturalimeira@yahoo.com.br

Autos que retratam a fé humana levam cultura e iniciação teatral a pólos da cidade

Projetos que descentralizam oficinas teatrais em comunidades existem há seis anos e, para este final de ano, ao menos quatro montagens distintas estão sendo elaboradas para apresentações em Limeira; uma delas traz o “Auto de Natal” com pessoas com deficiências auditiva, intelectual, visual, física e múltipla.

Limeira, 11 de novembro: Conhecido pelos seus trabalhos referentes à área cultural do município de Limeira, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) está em ritmo acelerado levando cultura e iniciação teatral para três núcleos de teatro, com os seus tradicionais autos. O “Auto de Natal”, que retrata o nascimento do menino Jesus, com muita música, alegria e poesia, está sendo elaborado pelo grupo Nascente, da Igreja São Francisco de Assis, no bairro dos Frades; outra montagem inédita do mesmo auto ocorre com integrantes da Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda), Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril) e Centro Educacional João Fisher Sobrinho, com elenco formado com pessoas com deficiências auditiva, intelectual, visual, física e múltipla. “Auto de Dom Hélder” também está nascendo com o grupo de jovens da Paróquia Santa Luzia, narrando a emocionante história de Dom Hélder Câmara.

De acordo com Zaine, essa ideia – de levar cultura, através da iniciação teatral – teve início em 2003, quando estava em seu segundo mandato parlamentar. Bairros como o Santa Eulália e Nossa Senhora de Fátima receberam, por anos, oficinas de artes cênicas e os grupos já confirmaram diversas apresentações teatrais na agenda cultural da cidade. Assim que assumiu a Secretaria da Cultura, em 2005, Farid implantou projetos mais ousados de descentralização da cultura. “Levamos, inclusive, grandes espetáculos de rua às periferias de Limeira, tendo grande aceitação popular”, completa.

De volta à Câmara, em 2009, o vereador não deixou de lado esses projetos e já prepara a gravação das vozes dos elencos. “A concepção das apresentações dos autos é para lugares grandes, como igrejas e comunidades, sendo necessária a gravação das vozes para que todo o público possa ouvir detalhadamente o que é interpretado pelos atores”, explica o professor.

Além dos citados, “Auto de Natal” terá também uma versão ao vivo, apresentado pelo núcleo de teatro fixo dirigido por Farid: “Neste caso, até as músicas e o som dos instrumentos são feitos ao vivo”, garante.

Novo desafio
Pela primeira vez, a convite do professor Joaquim Lazari, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Farid aceitou o desafio de montar o “Auto de Natal” com pessoas com deficiência. Segundo ele, esse trabalho tem dado provas de que todos nós possuímos as nossas próprias limitações: “Tem sido um aprendizado trabalhar com essas pessoas que tratam a vida com tanto humor e leveza”, diz.

A primeira apresentação com esse grupo deve ocorrer no próximo dia 2, na Emeief Maria Apparecida de Luca Moore, no Jardim Aeroporto, com horário a ser definido, no fechamento do projeto “Limeira em busca da inclusão”. As canções serão interpretadas pelo coral Vida Iluminada, formado por deficientes visuais do João Fisher, com regência de Eduardo Leite.

Para solicitar uma apresentação dos autos, o telefone para contato é (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Comissão sobre o Entretenimento encerra os trabalhos

Nesta terça-feira (dia 10) foi realizada a última reunião da Comissão de Assuntos Relevantes para tratar das questões do entretenimento em Limeira.

Os trabalhos da Comissão, formada pelos vereadores: Silvio Brito (PDT) - Presidente, Carlinhos Silva, José Farid Zaine (ambos do PDT), Nilce Segalla (PTB) e Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR), começaram em abril.

“Procuramos ouvir vários profissionais da área de entretenimento para saber as necessidades do setor e as expectativas do público jovem. O próximo passo será a apresentação do relatório com propostas para melhorar as opções de lazer em nossa cidade”, explicou Silvio Brito.

O relatório será feito pelo vereador Farid Zaine. “O trabalho da Comissão foi excelente, verificamos os anseios da população e também alguns projetos na área de eventos que já estão em andamento”.

Piuí também destacou a importância deste trabalho para o desenvolvimento da cidade. “É fundamental oferecer cada vez mais atividades de esporte e lazer para toda a população”.

Carlinhos Silva também parabenizou os integrantes da Comissão pela iniciativa. “O saldo deste trabalho é positivo, ouvimos pessoas de vários segmentos, fomos a campo e agora vamos propor alternativas para intensificar o entretenimento no município”.

“Uma das sugestões que vamos apresentar ao Executivo é a área da antiga estação ferroviária. O local já está sendo reestruturado e pode receber mais incentivos para a instalação de bares e restaurantes”, completou Silvio Brito.


Fotos: Adilson Silveira
Carla Pizani Depto. Assessoria de Imprensa

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sessão Solene: Troféu Talento Jovem será entregue nesta quinta-feira

Os Vereadores de Limeira farão nesta quinta-feira (dia 13) a Sessão Solene para a entrega do Troféu “Talento Jovem” aos alunos de ensino fundamental ou médio do Município de Limeira que se destacaram no município.

Esta honraria é, segundo o presidente da Comissão, vereador professor José Farid Zaine (PDT), o reconhecimento do Poder Público pela contribuição do jovem com o seu talento ao crescimento cultural e educacional da cidade.

A Comissão organizadora deste evento tem como integrantes os vereadores Almir Pedro dos Santos (PSDB), Paulo Hadich (PSB), Ronei Costa Martins (PT) e Silvio Brito (PDT).


Homenageados
Airine Beliti Pisseli
Alyson Akira Miyamoto
Anna Carolina Bernardo Ramos
Eduardo de Souza Marins Freire
Filipe Soffiatti Ruberto
Gabriel Granzotto
Israel Bento
Jéssica Caroline dos Santos
Jusley Regina Vila Real
Luany Cristina de Araújo
Lucas Tasca Lima
Mariana Chagas de Camargo
Murilo Celly Guarnieri
Murilo Saldanha da Silva


Agenda
Evento – Troféu “Talento Jovem”
Data – 12 de novembro (quinta-feira)
Horário – 19h30
Local – Plenário “Vereador Vitório Bortolan”


09/11/2009
Júnia Mariano - Assessora de Imprensa

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Repercussão 2

No domingo, 8 de novembro, a Gazeta de Limeira destacou o projeto de lei assinado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) que inclui no calendário de eventos do município o “Prêmio Gazeta de Literatura”, a ser comemorado anualmente no mês de outubro. A matéria tem o título “Prêmio Gazeta pode entrar no calendário municipal”, e traz observações do idealizador do projeto, Roberto Lucato, que acredita que tal medida reforçará a importância do evento na cidade.

Veja a matéria completa da Gazeta clicando aqui.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Osvaldo Davoli, na edição do último sábado, 7 de novembro, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT) em sua coluna PANORAMA:

FARID ZAINE
Deve entrar com projeto polêmico na próxima segunda-feira na Câmara Municipal. Deverá beneficiar mais de 50 mil lares de nossa cidade.

O VEREADOR
Não fala do teor do assunto, por enquanto, mesmo porque o projeto vai ser analisado antes pela Comissão de Constituição e Justiça para depois ser levado ao plenário.

A COLUNA
Teve acesso à parte do projeto e pode garantir que é constitucional da qual a população vai gostar muito.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Amul agradece moção de aplauso de autoria do Farid

A Associação Mulher Unimed Limeira (Amul), através da sua presidente Vera Lúcia Salomão Turazzi, enviou hoje (6/11) um ofício de agradecimento à Câmara Municipal de Limeira pela moção de aplauso apresentada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT):

"A Amul vem agradecer imensamente aos digníssimos vereadores, a Moção de Aplauso, que tão lindamente foi redigida pelo nobre vereador José Farid Zaine.

São homenagens como esta que tanto incentivam nossa atuação solidária e fraterna com ações voltadas à responsabilidade social.

Atenciosamente,

Vera Lúcia Salomão Turazzi – Presidente da Amul".

Veja a moção de aplauso apresentada por Farid:

MOÇÃO DE APLAUSO: 124 / 09
(De autoria do Vereador José Farid Zaine - PDT)

Ao coral Vida Iluminada pelo evento “Vida Iluminada Entre Amigos”.

CONSIDERANDO que no dia 23 de setembro, no Teatro Vitória, ocorreu a 4ª edição do evento “Vida Iluminada Entre Amigos”;

CONSIDERANDO que o evento tem como principais objetivos divulgar o coral Vida Iluminada, formado por deficientes visuais, e chamar a atenção da sociedade para as dificuldades encontradas pelos deficientes visuais no dia-a-dia;

CONSIDERANDO que o coral Vida Iluminada é formado por usuários do Centro Educacional João Fisher Sobrinho – Área Visual – do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom);

CONSIDERANDO que numa parceria com o Colégio Portinari, paralelamente ao evento ocorreu a exposição “Pintura a Quatro Mãos”, com telas pintadas por 10 duplas formadas por alunos do Portinari e usuários do João Fisher;

CONSIDERANDO que a Associação Mulher Unimed-Limeira (Amul), capitaneada pela dinâmica presidenta, Vera Turazzi, é grande incentivadora desse projeto;

CONSIDERANDO que, além de diversas apresentações do coral Vida Iluminada, o evento trouxe a beleza de outros corais de Limeira e região, e um show especial da sensacional banda Chapéu da Máfia que, além de emprestar o dom artístico ao evento, arrebatando o público, também colabora com toda a estrutura de som das apresentações;

CONSIDERANDO que a ideia do “Vida Iluminada Entre Amigos” nasceu em 2006, trazendo a “Sala dos Sentidos” – uma sala escura e cheia de obstáculos, em que os convidados eram guiados por deficientes visuais, com vendas nos olhos;

CONSIDERANDO que a primeira dama do município, senhora Constância Félix, e o prefeito de Limeira, senhor Silvio Félix, têm grande carinho e apreço pelo coral Vida Iluminada, dando seu apoio total ao evento;

CONSIDERANDO que o maestro do coral Vida Iluminada, senhor Eduardo Leite, é um grande batalhador, destacando-se por sua atuação na área cultural, sendo responsável pelo aprimoramento técnico do coral;

CONSIDERANDO que, em 2009, participaram do evento os corais Univozes, Thulany, Portinari, Mãos que Encantam, Adevirp, da Amu de Ribeirão Preto e o coral da Amu Baixa Mogiana, de Mogi-Mirim;

CONSIDERANDO que o evento contou com uma coreografia inicial com alunas da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), assinada pelo professor de dança, senhor Alex Contin;

A Câmara Municipal de Limeira, de acordo com suas normas regimentais, propõe “Moção de Aplauso” aos integrantes do coral Vida Iluminada, e aos participantes do projeto “Vida Iluminada Entre Amigos”, como reconhecimento do Poder Legislativo pelo trabalho dedicado e de extrema qualidade desenvolvido nessas apresentações, e que seja dado conhecimento do teor da presente Moção às diretoras do Colégio Portinari, senhoras Marli Aparecida Billato de Oliveira e Margareth Cristina Cheque Soffiatti Ruberto, para que chegue aos estudantes do Colégio Portinari - participantes da exposição “Pintura a Quatro Mãos”; coordenadora do Centro Educacional João Fisher Sobrinho – Área Visual – senhora Adriana Casimiro Mastrelo; presidente da Associação Mulher Unimed-Limeira (Amul), senhora Vera Lúcia Turazzi, líder da banda Chapéu da Máfia, senhor José Paulo Peliçari, para que chegue aos demais integrantes da banda e técnicos, secretário municipal da Cultura, senhor Adalberto Pedro Mansur, maestro do coral Vida Iluminada, senhor Eduardo Leite, para que chegue aos integrantes do coral bem como aos participantes da edição de 2009 do evento, primeira dama de Limeira e presidente do Fundo Social de Solidariedade, senhora Constância Félix e a sua Excelência o senhor prefeito Silvio Félix da Silva.

Plenário Vereador Vitório Bortolan, aos vinte e quatro dias do mês de setembro de dois mil e nove.



José Farid Zaine
Vereador

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Audiência Pública: População não participa das discussões sobre o orçamento do município para 2010

Durante toda a quinta-feira (dia 5) os integrantes da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Vereador Professor José Farid Zaine (PDT) – Presidente da Comissão e Vereador Mário Botion (PR) estiveram presentes no Plenário “Vereador Vitório Bortolan” na audiência pública sobre o Projeto de Lei 334/09, de autoria do Prefeito Municipal, que estima a receita e fixa a despesa do município para o ano de 2010.

Foram cinco momentos para discutir com os respectivos representantes do Executivo os projetos e planejamentos para utilização do orçamento para 2010 nas áreas de Educação e Cultura; Saúde e Saneamento; Assitência e Previdência; Habitação, Planejamento e Urbanismo; Transportes.

EDUCAÇÃO E CULTURA
Dirceu José de Freitas, Diretor Financeiro, falou sobre a Secretaria de Educação. Representante da ACARTE, Marcos Lima indagou sobre a previsão do orçamento para programas culturais.
Secretário da Cultura, Adalberto Mansur informou que parte do orçamento será direcionado para o Palacete Levi e também as bibliotecas Municipais, bandas, escolas municipais para formação de artistas e jovens músicos, respondendo aos questionamentos feitos pelo presidente da Câmara, Vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) que acompanhou a Audiência juntamente com o vereador Miguel Lombardi (PR) e Ronei Costa Martins (PT).

SAÚDE – SANEAMENTO
Representante da Secretaria da Saúde, Rodolfo Davi Campos informou sobre os cinco programas previstos a serem colocados em prática em 2010 pela secretaria da Saúde, atendendo as diretrizes impostas pelo Ministério da Saúde.
“A redução dos atuais 12 programas para cinco programas em 2010 vai desburocratizar”, destacou Campos. Entre as ações previstas para o próximo ano está, segundo Campos, a implantação de mais equipes no Programa de Saúde da Família (PSF), construção do Centro Médico de Atendimento a Mulher e implantação do SAMU, entre outras medidas.
Na questão do Saneamento o representante do SAAE, Armando Geraldo Cecato destacou algumas obras (galerias e águas pluviais) de maneira a evitar os alagamentos e enchentes. Na oportunidade Eliseu Daniel questionou sobre obras de melhoria na região da Vila Cláudia, planos de manutenção para galerias, para evitar os afundamentos no asfalto. E sobre este tema Lombardi apresentou questionamentos sobre a região da Vila Glória, São Luiz e Regina Bastelli.

ASSISTENCIA – PREVIDÊNCIA
Representante do Ceprosom, Mário Donizetti de Jesus respondeu os questionamentos feitos pelo senhor Wesley sobre a quantidade de cestas básicas distribuídas mensalmente pelo Ceprosom a população carente. Vereador Botion questionou sobre os recursos destinados as entidades assistenciais do município e Lombardi sobre os gastos de manutenção básica das famílias carentes. Sobre Previdência os questionamentos foram direcionados para o senhor Vivaldo Möller.


HABITAÇÃO – PLANEJAMENTO E URBANISMO
Secretário Antônio Custodio de Oliveira falou sobre o orçamento a ser utilizado em 2010. O orçamento será dividido em administração geral e habitação e interesse social, alguns projetos em andamento e também para a construção de uma nova olaria ecológica no Bairro Geada, próximo ao Abílio Pedro.
Mário Botion fez questionamentos sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”, além da disponibilização de áreas para a implantação do Programa. Todas as indagações foram esclarecidas.
Representante da Prefeitura, do Departamento de Planejamento Orçamentário, André Basso informou aos vereadores que na área de urbanismo para 2010 estão previstas obras de recapeamento, recuperação das vias, continuidade da duplicação do Anel Viário.


TRANSPORTES
Sobre o Transporte, Basso informou aos vereadores sobre os programas que serão desenvolvidos no Departamento de Transportes no ano de 2010. “Serão R$ 9.996.000,00 (nove milhões, novecentos e noventa e seis mil reais) divididos em dois programas: transportes coletivos (construção do terminal de transporte coletivo, alteração do sistema de transporte coletivo e a ampliação e conservação da cobertura de pontos de ônibus com parceria do Governo Federal).
Programa Sinal Verde Trânsito Racional implantação do estacionamento vertical, sinalização vertical e horizontal, pesquisa e fiscalização do sistema de área do município, operação da praça de pedágio”, destacou Basso.

Mário Botion lamentou a ausência de um representante da Secretaria de Transporte, do Secretário de Planejamento e Urbanismo. “Não é obrigatório a presença mas um convite que seria importante ter a participação de um representante destas secretarias” disse Botion.

Miguel Lombardi e Farid também lamentaram a ausência da população. “É importante a presença da população que poderia acrescentar muito participando da Audiência Pública apresentando aos vereadores sugestões de como gostariam de acompanhar o planejamento orçamentário”, disseram.

Ronei Martins fez questionamentos sobre a verba específica para a construção do terminal.

Vereador Raul Nilsen Filho (PMDB), integrante da comissão, justificou sua ausência a esta Audiência Pública.



05/11/2009

Júnia Mariano

Assessora de Imprensa

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Homenagem - Dia Municipal do Escoteiro é aprovado

Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (dia 03), o Projeto de Lei n° 353/09, de autoria de José Farid Zaine (PDT), que institui em Limeira o Dia Municipal do Escoteiro.

De acordo com o Projeto, a comemoração será anualmente, no dia 23 de abril. “Desde 1992, Limeira possui uma extensa história com o Movimento Escoteiro, que contribui para o desenvolvimento dos jovens, especialmente do caráter”, explicou Farid.

O vereador ainda ressaltou que a proposta tem como objetivo incentivar a realização de atividades educativas para a formação dos cidadãos. “A finalidade é desenvolver ações nas escolas”.

A Lei entra em vigor na data da sua publicação.


Carla Pizani
Depto. Assessoria de Imprensa

“Operação Bairro” pede iluminação em Praça do Parque Hipólito

Segurança é tema mais discutido na 5ª rota da “Operação Bairro” – solicitações de moradores viram documentos oficiais na Câmara Municipal de Limeira.

Limeira, 4 de novembro: Na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, a “Operação Bairro” esteve percorrendo as ruas do Parque Hipólito. Foi a 5ª rota do projeto, idealizado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), tendo como objetivo deslocar o atendimento do seu gabinete às ruas do município, buscando problemas.

No Parque Hipólito, os moradores consultados pela “Operação” pedem iluminação na Praça Doutor Sebastião José da Silva, localizada entre as ruas Governador Pedro de Toledo e Doutor José R. Ferreira, além de rondas mais constantes da Guarda Municipal no mesmo local. Outras pessoas questionaram sobre a possibilidade de ser implantada uma base policial no bairro.

Para Farid, esse trabalho é importante para aproximar os cidadãos dos vereadores, mostrando que a participação popular deve ser a base dos mandatos parlamentares. “Sempre que obtemos o retorno das indicações e requerimentos apresentados a pedidos da população, entramos em contato, dando uma satisfação do andamento das solicitações”.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador Farid: (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Proposta de Farid inclui no calendário de eventos do município o Prêmio Gazeta de Literatura

Limeira, 4 de novembro: Nesta última sessão, 3 de novembro, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou projeto de lei que inclui no calendário de eventos do município o Prêmio Gazeta de Literatura, realizado pela Fundação Waldemar Lucato, em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Limeira e com a Secretaria Municipal da Educação. Em 2009 ocorreu a 19ª edição do evento, descobrindo e valorizando talentos da literatura do ensino fundamental e médio das escolas de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho.

Farid, que é admirador do Prêmio Gazeta de Literatura, acredita que esta é “uma forma de o Poder Legislativo mostrar o seu apreço e o seu carinho pelas atividades que contribuem com o crescimento educacional e cultural da cidade”.

De acordo com o projeto, o evento deverá acontecer anualmente no mês de outubro.

Segundo o site da Gazeta de Limeira, neste ano, foram 45 estudantes vencedores que escreveram redações com o tema “Lições de uma Epidemia”. Foram recebidas 811 inscrições, vindas de 88 escolas. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 27, no Teatro Vitória.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Jornal Oficial do Município online tem aprovação unânime dos internautas

Enquete encerrada no último sábado, 31 de outubro, no blog do vereador professor José Farid Zaine (PDT) questionava o público: “Você aprova que seja disponibilizada uma versão virtual do Jornal Oficial do Município no site da Prefeitura?”. 100% dos participantes escolheram a opção “Sim”.
(Para saber mais sobre esta proposta clique aqui)

Sobre a enquete lembramos que a mesma não possui caráter científico, sendo apenas uma pesquisa de opinião pública.

Aguarde por uma nova enquete em breve.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Na coluna “Bastidores”, da Gazeta de Limeira, edição do dia 30 de outubro, a jornalista Andréa Crott destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

DISK-ENTREGA
O vereador Farid Zaine (PDT) deixou um pouco a Cultura de lado e resolveu se dedicar a problemas na área da saúde. Ele está pedindo à Secretaria da Saúde que disponibilize serviço de entrega de remédio para pessoas com idade a partir de 65 anos, aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Câmara Itinerante: 200 pessoas acompanham a sessão no ISCA Faculdades

A sessão do Projeto “Câmara Itinerante”, reuniu nesta terça-feira (dia 27) um público formado por professores e estudantes, reunindo 200 pessoas no anfiteatro do Instituto de Ciências Aplicadas de Limeira (ISCA Faculdades).

A reunião foi coordenada pelo Presidente da Câmara Municipal de Limeira, Vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT). Estavam presentes os vereadores Dr. César Cortez (PV), José Farid Zaine (PDT), Mário Botion (PR), Nilce Segalla (PTB), Ronei Costa Martins (PT), Silvio Brito (PDT).

Os vereadores responderam a muitas perguntas voltadas principalmente sobre os temas: CPI, aquisição de computadores e carros, preocupação com projetos ambientais, política, candidatura a deputado, MST, segurança pública, diferenciando esta sessão das demais, onde geralmente os temas são voltados para problemas de bairro.

“Americana, Rio Claro, Piracicaba são cidades próximas que tem deputados Estadual e Federal. Precisamos eleger um deputado da cidade, que conheça as nossas necessidade, que possa brigar por verbas para melhorar por exemplo a questão da saúde, incentivar a construção do aeroporto, entre outros”, disse Eliseu Daniel.

“Muitos Deputados que receberam votos de eleitores de Limeira não sabem a localização de nossa cidade. É preciso que haja uma consciência eleitoral por parte da população por exemplo elegendo um candidato da cidade”, enfatizou Dr. César Cortez.

“Esta discussão é importante demais e não podemos reduzir a figura do deputado em trazer verbas para o município. O deputado Estadual vai propor modelo educacional, reforma agrária, que são anteriores a verbas

O presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel agradeceu a diretor do ISCA, Professora Rosely Berwerth Pereira pela cessão do espaço. “Esta sessão do Câmara Itinerante foi positiva, reuniu 50% do Legislativo e teve grande participação do público, correspondeu com as nossas expectativas de aproximar os vereadores da população”, destacou Eliseu Daniel.

Os vereadores Almir Pedro dos Santos (PSDB), Antonio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), Elza Tank (PTB), Miguel Lombardi (PR), Paulo Hadich (PSB), Raul Nilsen Filho (PMDB) justificaram ausência.

A próxima sessão do “Câmara Itinerante” está agendada para o dia 24 de novembro em local ainda a ser definido.


29/10/2009Júnia Mariano - Assessora de Imprensa