sexta-feira, 27 de abril de 2012

Esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO




Em relação às denúncias protocoladas na Câmara, a respeito da Vereadora Nilce Segalla, o vereador professor José Farid Zaine (PDT), como corregedor substituto, assumiu a função de investigá-las já que a parlamentar é pessoa denunciada e não pode exercer sua função de corregedoria. Seguem alguns esclarecimentos:



> Farid retornou à Câmara recentemente, respeitando o período de desincompatibilização do cargo que exercia no Executivo, conforme prevê a Lei Eleitoral.

> No último dia 17, o corregedor substituto recebeu a comunicação da Presidência para dar andamento à análise dos processos. No dia 18, Farid leu todos os processos que chegaram à corregedoria e deu ciência.

> Analisando os processos e estudando o Regimento Interno da Câmara Municipal e o Código de Ética, Farid verificou (Art. 351C § IV – Regimento Interno / Art. 12 § IV – Código de Ética) que as denúncias, feitas por qualquer cidadão, precisam vir acompanhadas da assinatura de um vereador da Câmara. “Como nenhuma das denúncias leva a chancela de pelo menos um vereador, encaminhei consulta à Mesa Diretora, que me responderá o que deve ser feito. Isso deverá ocorrer rapidamente”, explicou.

> Sobre outras denúncias, até hoje, sexta-feira, nada chegou ainda para Farid na Corregedoria. “Espero que as pessoas entendam que não existe blindagem de ninguém, e que os trabalhos prosseguirão, com todo o respeito devido aos cidadãos e às normas regimentais da Câmara de Limeira”, finalizou.



Ronald Gonçales
Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550 / 8138 6093

Pauta dos Vereadores

Ordem do Dia

2 de maio de 2012 – 18h – Câmara de Limeira




I – Redação Final da Proposta a LOM 1/11, de autoria do nobre vereador Paulo Cezar Junqueira Hadich, que inclui o art. 163ª à Lei Orgânica do Município de Limeira.



II – Projeto de Lei Complementar 242/08, de autoria do nobre vereador Almir Pedro dos Santos, que altera o art. 6º da Lei Complementar 244/00, de 26/12/2000, alterada pela Lei Complementar 263, de 17 de dezembro de 2001, que dispõe sobre a regularização de construções, reformas e ampliações edificadas em desobediência à legislação pertinente, ou em desacordo como projeto aprovado.



III – Projeto de Resolução 27/09, de autoria do nobre vereador Paulo Cezar Junqueira Hadich, que acrescenta o parágrafo 5º ao Art. 228, da Resolução 44, de 10 de julho de 1992 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Limeira.



IV – Projeto de Lei 25/11, de autoria do nobre vereador José Farid Zaine, que dispõe sobre emissão de declaração com o tempo de espera e de atendimento nos hospitais públicos e particulares no âmbito do município de Limeira.



V – Projeto de Lei 286/11, de autoria da nobre vereadora Iraciara das Dores Bassetto Barollo Sagioro, que denomina o nome da Senhora Ana Paula Souza à Rua Dezesseis no Jardim São Paulo e dá outras providências.



VI – Projeto de Lei 46/12, de autoria do nobre vereador Silvio Marcelo Francisco Brito, que perpetua o nome de Lindor Breda a Rua Projetada 5 (cinco) do Loteamento Margarida de Holstein, Limeira / SP.



VII – Projeto de Lei 47/12, de autoria do nobre vereador Silvio Marcelo Francisco Brito, que perpetua o nome de Margarida Sthalberg Baptistella a Rua Projetada 3 (três) do Loteamento Margarida de Holsteins, Limeira / SP.



VIII – Projeto de Lei 48/12, de autoria do nobre vereador Antonio Braz do Nascimento, que perpetua o nome de João Cason a Rua 03 (três) do Jardim Residencial Flora no Município de Limeira.



IX – Projeto de Lei 52/12, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, que perpetua o nome do Sr. Pedro Battistella em uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos da cidade de Limeira e dá outras providências.



X – Projeto de Lei 55/12, de autoria do nobre vereador Miguel Lombardi, que denomina o nome de Paschoa Adame Roque à Rua 14 situada no Bairro Jardim Alto dos Laranjais no Município de Limeira.



XI – Projeto de Lei 56/12, de autoria do nobre vereador Miguel Lombardi, que denomina o nome de Pedro Roque à Rua 15 situada no Bairro Jardim Alto dos Laranjais no Município de Limeira.



XII – Projeto de Lei 68/12, de autoria do nobre vereador Mário Celso Botion, que denomina o nome do Senhor Antonio Giusti à Rua Projetada 20 do Bairro do Geada no Município de Limeira.



XIII – Projeto de Lei 76/12, de autoria do nobre vereador Miguel Lombardi, que denomina os nomes das Ruas do Bairro “Terras de São Bento II”, do Município de Limeira.



XIV – Projeto de Lei 79/12, de autoria da nobre vereadora Iraciara das Dores Bassetto Barollo Sagioro, que denomina o nome do Senhor Antonio Padron à Rua Dois no Village Limeira e dá outras providências.



XV – Projeto de Lei 81/12, de autoria do nobre vereador Carlos Eduardo da Silva, que dispõe sobre o oferecimento a toda gestante, mãe de feto anencéfalo, residente no âmbito do município de Limeira, a prioridade de acompanhamento psicológico, extensivo ao genitor naciturno e dá outras providências.



Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)

19 3404 7550

Repercutindo as ideias de Farid

Jornal de Limeira de hoje destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Com o título "'Um Show de Mulher' ganha espaço fixo", a matéria aborda projeto de lei do vereador aprovado na última sessão, 23, na Câmara. Para quem quiser conferir no impresso, está na página 10, referente à editoria "Cultura + Lazer", com imagem da cantora Simone Carvalho.



Gabinete Parlamentar
Vereador Farid Zaine (PDT)

CineART

Abaixo, coluna "CineART", do professor José Farid Zaine (PDT), publicada na Gazeta de Limeira de hoje:


Um brasileiro muito Amado






Por José Farid Zaine

farid.cultura@uol.com.br

Twitter: @faridzaine

Facebook: Farid Zaine



No ano em que comemoramos o centenário de nascimento de Jorge Amado, uma quantidade muito grande de eventos acontece por todo o País, para homenagear um dos autores em língua portuguesa mais lidos em todo o mundo, tendo suas obras traduzidas para dezenas de países. O fascínio exercido pelo texto de Jorge Amado, temperado com a sensualidade e o exotismo próprios dos lugares que descreveu em suas obras, fizeram não apenas que milhões de pessoas se encantassem com suas histórias, suas personagens, a Bahia,suas cores, seus cheiros, suas crenças, sua cultura, mas chamaram sempre a atenção de cineastas e novelistas.



Recentemente, até como parte das comemorações desse centenário, foi lançado nos cinemas e em DVD e Blu-Ray o filme dirigido por sua neta Cecília Amado, “Capitães da Areia”. É um belo filme, sem ser uma obra-prima. Cecília captou o clima da vida dos meninos de rua de Salvador nos anos 30, deu ao seu filme cores e sons apropriados, atores mirins interessantes, personagens adultos bem delineados. Contudo, a grandeza do livro que cativou tantos leitores não está presente. “Capitães da Areia”, o livro, está muito distante do que o filme conseguiu transpor de suas páginas. Mesmo assim vale a pena vê-lo. A aventura dos meninos Pedro Bala, Volta Seca, Sem Pernas, o Professor e outros, além da menina Dora, que se integra ao bando, é emocionante, e quem assistir ao filme primeiro, poderá mergulhar na leitura do livro, só ganhando com isso.



Há uma versão estrangeira de “Capitães da Areia”, datada de 1971, dirigida por Hall Bartlett, mas pouca gente sabe da existência dela, e tendo visto alguns trechos no Youtube, não me animei nem a procurar uma cópia para ver a versão integral. O pouco que vi fala contra o filme.



Até há pouco tempo, antes do sucesso fulminante de “Tropa de Elite 2”, o recordista de bilheteria do cinema brasileiro era “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, com Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça. Uma boa adaptação da obra do mestre baiano que sempre merece ser revista. A montagem teatral que está em cartaz, com Marcelo Farias e Fernanda Vasconcellos, já esteve em Limeira, só que com Carol Castro no papel de Flor, agora trocada por Fernanda. Uma minissérie de sucesso estrelada por Julia Gam também saiu desse livro magnífico, que acabou inspirando um filme peruano gay (Contracorrente).



Outra mulher da galeria invejável de Amado causou furor na TV, na novela “Tieta”, e também no filme de Cacá Diegues, “Tieta do Agreste”. O livro foi outro marco na história de sucessos do escritor baiano.



Nada se compara, contudo, à paixão dos brasileiros pela mais famosa morena da literatura brasileira: Gabriela! Saída da obra-prima “Gabriela, Cravo e Canela”, a personagem feminina mais desejada dentre as mulheres de Amado tomou forma no rosto e no corpo de Sônia Braga, e essa imagem é muito difícil de mudar. Bruno Barreto levou a história para o cinema, trouxe até Marcello Mastroianni para fazer o turco Nacib, mas não deu certo. O filme não rolou. A novela, sim, foi um marco que a Rede Globo tenta reeditar neste ano de comemorações, colocando Juliana Paes para interpretar Gabriela. Veremos o que acontecerá.



Desde muito cedo o cinema namorou as obras de Jorge Amado, mas poucas vezes fez jus à grandiosidade delas. O cinema americano, com sua estúpida mania de refilmar obras originalmente concebidas em língua estrangeira, temperando-as para o gosto do seu público, fez uma adaptação catastrófica de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, chamada “Kiss Me Goodbye”, com Sally Field. Um absurdo, apesar da presença de Sally.



Fiquemos com nosso jeito tropical, baiano, sensual, na busca dos filmes feitos por aqui mesmo para homenagearmos, com nossa atenção e carinho, um brasileiro muito, muito Amado!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Mistério Bufo

Vem aí, na programação cultural de Limeira:

"O Mistério Bufo", com a Academia de Palhaços: workshop e espetáculo. Mais informações, abaixo:





Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

Circuito Sesc de Artes

Chega amanhã, em Limeira, o Circuito Sesc de Artes. Acomapanhe a programação aqui:


Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

"Limeira Cia de Dança" comemora 2 anos de atividades


A Associação Cultural Limeira Cia de Dança comemora 2 anos de atuação com o espetáculo "Ateliê Coreográfico".

O repertório será bem eclético com 22 coreografias de ballet, jazz, sapateado americano e irlandês, contemporâneo e danças urbanas.

“Nesse espetáculo vamos comemorar as conquistas da Limeira Cia de Dança, o trabalho dos nossos bailarinos e professores. Também teremos a apresentação de grupos de São Paulo, Campinas e Rio Claro que apoiaram a Companhia durante esse período”, destacou a presidente da Associação, Gláucia Bilatto.

O ingresso custa R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada) e pode ser adquirido no Teatro Vitória.

Agenda:

“Ateliê Coreográfico” com Limeira Cia de Dança

Dia: 11 de maio (sexta-feira)

Horário: 20h30

Local: Teatro Vitória

Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada)

Conheça a Limeira Compania de Dança

As atividades da Associação Cultural “Limeira Companhia de Dança” começaram em janeiro de 2010 com o objetivo de tornar a dança acessível ao grande público e promover um interesse mais amplo, por meio de espetáculos, programas educativos, de formação de plateias, ações de difusão e preservação da memória desta arte.

Em agosto de 2010 a Cia apresentou o programa: “Contos e danças do Brasil” que teve como finalidade colaborar no processo de ensino e aprendizagem com base no folclore brasileiro.

Em dezembro deste mesmo ano a Limeira Cia de Dança apresentou o ballet “O Quebra Nozes”, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI). A produção contou com a participação de 60 bailarinos, além da formação completa da OSLI sob a regência do maestro Rodrigo Müller.

Em 2011, o espetáculo “Carmen” foi sucesso de público. O ballet, que fez parte do concerto de julho da temporada 2011 da Orquestra Sinfônica de Limeira e da Mostra Municipal de Dança, trouxe ao palco do Teatro Vitória 28 artistas limeirenses, entre bailarinos e atores.

Direção Artística
Gláucia Bilatto - Licenciada em Educação Física pela PUC de Campinas, especializada em Metodologia do Ensino das Artes pela FACINTER de Curitiba. Em 2010 colaborou para a criação da Associação Cultural Limeira Companhia de Dança onde ocupa o cargo de presidente.

Graciela Oliveira – Licenciada em Dança, pela Faculdade de Artes do Paraná em Curitiba, e especializada em Dança – Cênica pela Universidade Estadual de Santa Catarina em Florianópolis. Atualmente integra a Limeira Cia de Dança como professora de dança contemporânea.


Assessoria de Imprensa:
Carla Pizani - MTB: 37479
Cláudia Trento - MTB: 48293
Contato:
Limeira Cia de Dança
(19) 3702-0378/8161-2399/7825-5902 - Gláucia BilattoE-Mail: limeiraciadanca@hotmail.com
Blog: limeiraciadanca.blogspot.com.br
Facebook: Limeira Cia de Dança

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Melhorias em quatro bairros são solicitadas por Farid


Vereador protocola diversas indicações na sessão camarária



Problemas em calçadas, mato alto, falta de cobertura em ponto de transporte público e buracos foram observados pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), na semana passada, durante visitas aos bairros: Vila Glória, Parque Hipólito, Parque das Nações e Centro, que resultaram em diversas indicações protocoladas por ele na sessão desta segunda-feira, 23.



“Como representantes da população, os vereadores buscam, através de visitas aos bairros, ou por meio das pessoas que ligam e vão até os gabinetes, melhorias nos mais diversos problemas apurados, através do mecanismo da indicação”, explicou Farid.



Ele adiantou que recentemente solicitou poda em duas Praças na Vila Piza, ambas atendidas pela Prefeitura.



“Recebi no meu gabinete alguns moradores do bairro que pediram atenção especial quanto ao mato alto nas Praças Adirson Vieira e Medina Lydia Levy, localizadas na região da Escola Pozzi. O Executivo realizou os serviços”, garantiu o professor.


Praça Adirson Vieira (Vila Piza) antes do pedido de Farid...



...A mesma Praça depois do pedido de Farid


De acordo com o Parágrafo 4º, do Artigo 3º, do Regimento Interno da Câmara, é possível sugerir medidas de interesse público ao Executivo, mediante indicações.



Veja principais indicações apresentadas por Farid na sessão do dia 23:


- Que seja feito conserto de diversos pontos da calçada localizada na Rua do Rosário, Vila Glória.

- Que seja feita limpeza e poda do mato alto no piso do passeio público da Avenida Hygino de B. Camargo.

- Que seja providenciada cobertura ao ponto de ônibus localizado na Avenida Hygino de B. Camargo, no Parque Hipólito Expansão 1, na altura do número residencial 821.

- Que sejam retirados os ferros localizados no piso do passeio público da Praça do Museu.

- Que sejam tapados os buracos encontrados no asfalto e na área de pedestres na Rua Doutor Willian Silva, na altura do número 326 – Parque das Nações.




Buracos na Rua Doutor Willian Silva têm incomodado




Ronald Gonçales


Gabinete Parlamentar


Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia Nacional - e Municipal - do Choro conta com participação de Reminiscências

Para comemorar o Dia Nacional do Choro, o Grupo Reminiscências se apresenta no Teatro Vitória nesta quarta, 25, às 20h, com suas canções de “chorinho”.



Durante a apresentação, o público poderá apreciar canções dos tempos áureos desse estilo musical brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro em meados do século XIX e se popularizou nos salões de danças e subúrbio.

 
O Grupo
 
 


Grupo Reminiscências há anos realiza apresentação no Dia Nacional - e Municipal - do Choro

O Grupo Reminiscências foi criado no final da década de 1970 pelo precursor do chorinho em Limeira, Benedito Vaz de Lima, o Ditinho. O grupo conquistou o público tocando variados gêneros musicais como: o próprio choro, sambas tradicionais, xote entre outros. Em 2001, gravou o CD independente “Choro de Meninos”, trabalho realizado com a participação dos alunos do “Mestre Ditinho”.

A entrada é franca. Para mais informações os telefones do Vitória são: (19) 3451 6679 ou 3451 2675.



NOTA DO BLOG DO VEREADOR FARID ZAINE (PDT):
- - - > Farid assinou, juntamente com o então vereador Nelson Caldeiras (PT), a lei que cria o Dia Municipal do Choro em Limeira. O número da Lei é: 3752 do ano de 2004.



Com informações de Paloma Barbosa 
Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
Teatro Vitória
(19) 3451.6679 / 3451.2675

Câmara quer “Um Show de Mulher” todos os anos


Virou lei evento cultural que destaca as cantoras limeirenses



Projeto apresentado na Câmara, com o objetivo de defender a permanência do evento “Um Show de Mulher” na programação cultural de Limeira todos os anos, foi aprovado na sessão desta segunda, 23. Satisfeito com o resultado, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) afirmou que, assim, o Legislativo cobra a execução da apresentação em qualquer governo.




“Uma das áreas mais atingidas pela troca de administradores é a cultura, pois ela é um processo contínuo. Se a agenda deixa a desejar, por exemplo, o público começa a perder o hábito de ir ao teatro para ver as mais diversas apresentações. É por isso que a Câmara não pode se omitir e deve garantir que bons projetos virem leis, para que a cidade possa manter uma programação ativa e de qualidade”, defendeu o parlamentar.



Segundo ele, a edição deste ano do “Um Show de Mulher” foi, além de emocionante, sucesso absoluto, abrindo espaço para novas cantoras que estão surgindo no universo da música na cidade e oferecendo trabalho para aquelas que já estão há anos na estrada. No total, contou com a participação de 13 mulheres.



“Essa mistura garantiu a diversidade das apresentações e a pluralidade dos talentos que existem na música”, completou.



Farid destacou ainda a importância de, ano a ano, novas cantoras participarem do projeto. “Infelizmente, sabemos que não tem como todas participarem, mas a cada ano é importante que novas se apresentem, para que o público possa conhecer as cantoras”.



O secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva, comemorou a aprovação do projeto. “É unindo forças que a gente vai mantendo nossa programação cada vez mais ativa, valorizando os artistas de Limeira”.



Segundo o projeto – que deve ser sancionado pelo Prefeito Orlando José Zovico (PDT) nos próximos dias – “Um Show de Mulher” ocorre no mês de março, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher. A tramitação do documento teve início no último dia 12. Para mais informações, o telefone do gabinete de Farid é (19) 3404 7550.



Nota – Imagem do evento “Um Show de Mulher” 2012. Créditos – Secretaria da Cultura.



Ronald Gonçales

Gabinete Parlamentar

Vereador José Farid Zaine (PDT)

O Elixir

Os amigos Emanuel Massaro e Otacílio Monteiro lançam, neste domingo, o CD "O Elixir", às 19h, no Teatro Vitória. É imperdível! Sucesso a eles, que representam tão bem a cultura limeirense.


Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Solicitação Atendida!

O vereador professor José Farid Zaine solicitou, no último dia 16, a limpeza e a poda do mato - que estava alto - na Praça Adirson Vieira, na Vila Piza. A Prefeitura de Limeira atendeu o pedido do parlamentar e efetuou a poda do mato, dando nova - e melhor - aparência ao local.


Antes

















Depois















Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)


19 3404 7550

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pauta de Discussão dos Vereadores

Internautas:

Vejam, abaixo, a pauta de discussão dos vereadores, ou Ordem do Dia, para a próxima sessão, 23 de abril, a partir das 18h, na Câmara de Limeira (Palácio Tatuibi - Rua Pedro Zacaria, 70 - Jardim Nova Itália). O projeto de lei de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT), que defende a permanência do evento cultural UM SHOW DE MULHER no calendário anual de Limeira, será votado pelos parlamentares e poderá virar Lei!





Ordem do Dia

23 de abril de 2012

Câmara de Limeira



I – Redação Final do Projeto de Lei 319/10, de autoria da nobre vereadora Nilce Segalla, que dispõe sobre a proibição e sanções administrativas aos estabelecimentos comerciais que de qualquer forma expõem e comercializam aparelhos de caça níqueis.



II – Redação Final do Projeto de Lei 2/12, de autoria do nobre vereador Carlos Eduardo Rossler, que dispõe sobre a obrigatoriedade de cobertura de locais destinados ao depósito ou estacionamento de veículos automotores apreendidos em virtude de Lei.



III – Redação Final do Projeto de Lei 23/12, de autoria do nobre vereador Almir Pedro dos Santos, que dispõe sobre vistorias periódicas em marquises e sacadas no município de Limeira.



IV – Projeto de Lei 95/10, de autoria do nobre vereador Carlos Eduardo da Silva, que dispõe sobre a obrigatoriedade do atendimento aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais no primeiro piso das agências bancárias no município de Limeira.



V – Projeto de Lei 103/10, de autoria do nobre vereador Antonio César Cortez, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais manterem guichês de caixas acessíveis às pessoas portadoras de necessidades especiais e dá outras providências.



VI - Projeto de Lei 66/10, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito, que cria a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal.



VII – Projeto de Lei 70/12, de autoria do nobre vereador Antonio Braz do Nascimento, que dispõe sobre afixação de cartaz alertando sobre os males da exposição ao sol aos frequentadores de clubes, piscinas públicas e derivados no âmbito do município de Limeira.



VIII – Projeto de Lei 73/12, de autoria da nobre vereadora Iraciara das Dores Basseto Barollo Sagioro, que institui o Dia do Aposentado no âmbito do município de Limeira e dá outras providências.



IX – Projeto de Lei 74/12, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito, que autoriza a Secretaria de Segurança Pública a criar a “Bandeira da Guarda Civil Municipal”.






XI – 2º Turno de Discussão e Votação da Proposta de Emenda à L.O.M. 1/11, de autoria do nobre vereador Paulo Cezar Junqueira Hadich, que inclui o art. 163ª à Lei Orgânica do Município de Limeira.

Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

Repercurtindo as ideias de Farid

Gazeta de Limeira de hoje (coluna social Ruben & Amauri) destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

CÂMARA APLAUDE VIA-SACRA 2012
Foram mais de 10.000 pessoas em três noites de apresentações e o Legislativo de Limeira, através da Moção de Aplauso apresentada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), homenageou a edição 2012 da Via-Sacra. Segundo Farid, criador do projeto, a Via-Sacra tem se mantido no calendário cultural de Limeira, sobrevivendo há mais de duas décadas. Isso mostra a força do projeto, que mais do que contar a maior história de todos os tempos, une a população de todos os cantos da cidade.

Gabinete do Vereador Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

Repercutindo as ideias de Farid

O Jornal de Limeira de hoje destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PD), na página 14:

CÂMARA APLAUDE VIA-SACRA 2012
Foram mais de 10 mil pessoas em três noites de apresentações e o Legislativo de Limeira. através da Moção de Aplauso apresentada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), homenagou a edição 2012 da Via-Sacra. O documento foi proposto na sessão da última segunda-feira, 16. O documento pede para que o teor da Moção seja levado ao conhecimento de Jonatas Noguel - diretor do espetáculo, Júlio Borgo - assistente de direção, Evandro Leite - secretário da Cultura, e o prefeito Orlando José Zovico (PDT), bem como todos os participantes do projeto.

Gabinete do Vereador Farid Zaine
(19) 3404 7550

Vereadores visitam escolas municipais para conferir a qualidade da merenda servida



Na manhã desta quinta-feira (19/04) os vereadores Silvio Brito (PDT) e José Farid Zaine (PDT) participaram de uma coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Educação no Centro de Formação do Professor.





O presidente em exercício da Câmara Municipal de Limeira, vereador Dr. Raul Nilsen Filho (PMDB), foi representado pela assessora Marina Archangelo.



Na oportunidade a Secretária Municipal de Educação, Araciana Rovai Cardoso Dalfré, falou sobre o trabalho desenvolvido para resolver as questões relacionadas à merenda servida no município de Limeira.



Em seguida os vereadores e profissionais da imprensa presentes, acompanhados da Agente de Desenvolvimento Educacional, Marta Moraes, realizaram visitas as escolas para conhecer a merenda servida.


Os vereadores escolheram duas escolas para realizarem visitas, e durante o horário em que é servida a merenda estiveram na EMEIEF Profª Maria Apparecida de Luca Moore, localizada no Jardim Aeroporto e no CEIEF Profº Arlindo de Salvo, no Jardim das Palmeiras.



“É muito importante realizarmos esta visita para conferir o que está sendo servido na merenda das crianças, e garantir que a qualidade destas refeições sejam mantidas e os possíveis problemas solucionados”, afirmou o vereador Silvio Brito.



“Esta é uma ótima oportunidade para termos contato com as crianças, as professoras, as diretoras e as merendeiras, e conhecermos a opinião delas sobre a merenda servida nas escolas municipais, isto certamente irá contribuir para uma melhor visão sobre o assunto”, disse José Farid Zaine.



Assessoria de Imprensa


imprensa@camaralimeira.sp.gov.br


19 3404.7529
19 3404.7522

No segundo concerto da Temporada 2012, Osli traz ao público obras de Sibelius, Bach e Beethoven


Com repertório inédito, orquestra toca Sinfonia “Pastoral” de Beethoven e Concerto para Oboé e Violino, de Bach



Para o segundo concerto da Temporada 2012, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) selecionou para o seu repertório obras de grandes e conhecidos compositores da música erudita. Passeando pelas criações de Jean Sibelius, Joahann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven, a orquestra pretende proporcionar ao público um momento único e inédito de contato com peças já tocadas por grupos de renome internacional e pela primeira vez em Limeira.



A segunda apresentação da Temporada 2012 ocorre na próxima quinta-feira, dia 26 de abril, às 20h30, no Teatro Vitória. Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) ou pela série de assinaturas 2012, que garante a escolha de uma poltrona para todas as apresentações até o final do ano. O valor da assinatura é de R$ 50 (à vista) ou R$ 60 (2x no cheque), podendo ser feita até o dia 26 deste mês.



Dentre as peças escolhidas para o programa, o maestro Rodrigo Müller destaca a execução da Sinfonia nº 6 de Beethoven, também conhecida como “Pastoral”. A sinfonia é escrita em cinco movimentos e recebe esse nome, pois retrata a vida de pastores, como a chegada ao campo, danças campestres, as tempestades e a ação de graças.



Müller destaca outra curiosidade ao dizer que a mesma sinfonia já serviu de trilha sonora para filmes, incluindo a animação produzida pela Walt Disney em 1940 e protagonizada pelo personagem Mickey Mouse, chamada de “Fantasia”. “Uma música que ficou eternizada não somente nos palcos, mas também em grandes produções cinematográficas”, diz o maestro.



Além de Beethoven, a orquestra abrirá o concerto com a peça “Finlândia”, de Jean Sibelius e dividirá o palco com dois convidados, que executarão o concerto para Oboé e Violino de J S. Bach. Trata-se do oboísta Rodrigo Nagamori e o violinista Edgar Leite, ambos atuais componentes da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.



MASTERCLASS

Além de atuar como solista frente à Orquestra Sinfônica de Limeira durante o segundo concerto da temporada, o violinista Edgar Leite ministrará um master class, ou seja, uma aula/palestra aos alunos de cordas da Escola Livre de Música (ELM). A aula será realizada na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, das 16 às 18h, no Teatro Vitória. Apenas alunos da ELM e músicos da Osli poderão participar deste primeiro encontro.



A intenção, segundo o maestro Rodrigo Müller é de realizar outros encontros entre convidados e alunos da ELM durante a temporada 2012. “Além da troca de informações, os alunos têm a chance de criar novos contatos e conhecer a rotina de um músico profissional”, considera.



Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3451-2750 ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.




NOTA: Foto da orquestra. Crédito: Paulo Pedron.



Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação


Orquestra Sinfônica de Limeira


(19) 9283-2114 / 3451-2750

oslimeira@yahoo.com.br

SEM PAULÍNIA NO CALENDÁRIO



Por José Farid Zaine

farid.cultura@uol.com.br

Twitter: @faridzaine

Facebook: Farid Zaine

"Febre do Rato", de Cláudio de Assis.


Minha primeira matéria no Cineart foi sobre o Festival de Cinema de Paulínia. O título era “O Sonho Mora ao Lado”, numa alusão ao filme de Marilyn Monroe, “O Pecado Mora ao Lado”, em que acontece uma das mais icônicas cenas da história do cinema, aquela em que a maior sex symbol das telas tinha o vestido levantado pelo vento da grade de ventilação do metrô, prendendo-o com as mãos e criando uma imagem singular e jamais inigualada, combinando ingenuidade com erotismo e sensualidade, coisas em que a loura era campeã...isso só pra lembrar que ali, bem pertinho de nós, num teatro deslumbrante, com produção espetacular e de altíssimo custo, acontecia um grandioso festival de Cinema, tornado um dos principais do País em apenas 4 edições...para nós, mesmo vizinhos, era como se a loura platinada estivesse bem perto de nós, mas inatingível...



Como cinéfilo, frequentei o quanto pude o Festival de Cinema de Paulínia, vendo filmes brasileiros incríveis e com aquele prazer inenarrável de acompanhar a primeira exibição pública de muitos deles... Conversei com alguns diretores, produtores, artistas, e reencontrei outros que conheci nas andanças pelos teatros e pelos cursos de interpretação para TV que andei fazendo com dois diretores da Rede Globo. O Festival de Paulínia era tudo de bom, mesmo com Rubens Ewald Filho sendo apresentador...



Agora chega a notícia de que em 2012 o festival não será realizado, por falta de recursos. O Prefeito anunciou o cancelamento alegando que a 5ª edição seria patrocinada por empresas particulares, mas nenhuma teria se interessado. Uma pena. Mas a maior surpresa, para mim, veio com a descoberta do Orçamento do Festival, na casa dos R$ 10 milhões!!! Cifra impressionante para um evento de menos de uma semana de duração, mesmo com tudo de bom que acontece nele, com todo o seu glamour... Difícil imaginar de que forma esse dinheiro é distribuído nas várias demandas do festival, mesmo sabendo que a premiação, talvez a maior do País, tenha chegado, segundo as notícias que li, aos 800 mil reais! E pensar que Orçamento da Cultura em Limeira, no ano passado, foi perto do valor do orçamento do Festival de Paulínia, para manter uma Secretaria e todos os seus departamentos, incluindo Teatro, Orquestra Sinfônica, Escola Livre de Música, Escola Municipal de Cultura e Artes, Decadie, Biblioteca Municipal, continuidade das construções e restaurações do Museu, Palacete Levy, Biblioteca Municipal, reforma e adaptações para acessibilidade total no Teatro Vitória, manutenção das Oficinas culturais no prédio alugado onde funcionava a Escola Einstein, na Senador Vergueiro, parceria com a Secretaria de Estado da Cultura no funcionamento da Oficina Carlos Gomes, no Festival Paulista de Circo, e ainda a compra de um piano de cauda...além de uma programação cultural intensa e diversificada que incluiu Concertos, Festival de MPB Canta Limeira, FestiAfro, Slac- Salão Limeirense de Arte Contemporânea, Mostra Municipal de Dança, Mostra Municipal de Teatro, Festival Nacional de Teatro, Limeira em Blues e Jazz, Um Show de Mulher, Exposições, Shows, Peças teatrais, Projeto Cine Cultura (incluindo o Festival Mix de Cinema da Diversidade Sexual), Natal no Edifício Prada, Serenata de Natal, Festival Viola de Todos os Cantos...e muito mais. Um ano de manutenção da estrutura administrativa da Secretaria da Cultura, com todos os seus funcionários, prédios em construção ou restauração, projetos culturais e formação dada através de cursos dos mais variados, tudo isso é feito com o valor que seria destinado à edição de 2012 do Festival de Cinema de Paulínia.



Segundo o Prefeito de Paulínia, esse recurso, neste ano, precisa ser destinado a outras necessidades do Município. Está correto. Mas não haveria um jeito de manter o Festival, com um orçamento menor, uma premiação menor, menos despesas com convidados , mais economia em todos os eventos do Projeto? Mesmo com cortes radicais nas despesas, o Festival poderia acontecer com brilho, já que ganhou notoriedade em tão pouco tempo. E poderia se adaptar aos tempos de poucos recursos públicos e nenhum interesse da iniciativa privada. Acho que esse será o caminho, para que uma conquista tão preciosa na área cinematográfica não perca seu espaço definitivamente.



Fiquemos, então, na saudade, revendo pelo menos os filmes vencedores das primeiras edições: “Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins (2008), “Olhos Azuis”, de José Joffily (2009), “5 x Favela - Agora por nós mesmos”, de vários jovens diretores (2010)...enquanto aguardamos o lançamento de “Febre do Rato”, de Cláudio de Assis, o vencedor de 2011. Fica um vazio no mês de julho de 2012 no calendário cultural do País.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Concerto no Parque retorna no último domingo de abril com a Osli Jovem

Com repertório baseado nos grandes clássicos do rock internacional, Orquestra Jovem faz sua estreia no palco do Parque Cidade

Com o repertório baseado nos grandes clássicos do Rock Internacional, a Orquestra Sinfônica de Limeira Jovem faz sua estreia no palco do Parque Cidade no último domingo de abril, dia 29, ao lado do Museu da Joia. A apresentação terá início às 11h e deve ser fixado no calendário cultural da cidade, podendo contar com mais edições até o final do ano. A entrada é gratuita.

Com arranjos de músicas de bandas conhecidas do público, como Led Zeppelin, Metállica e Beatles, o grupo tem como proposta de sempre fazer repertórios baseados em peças populares, incluindo a Música Popular Brasileira (MPB). “A intenção será sempre de montar repertórios com músicas do gênero popular, porém, adaptadas para a formação de orquestra”, afirma o maestro Rodrigo Müller.



Com cerca de 50 músicos, a Orquestra Jovem é um dos grupos mantidos pela Escola Livre de Música (ELM) e que serve de ensino prático para os alunos de nível mais avançado da escola. Com a característica de uma orquestra sinfônica, ela abrange a formação completa de instrumentos, como cordas, madeiras, metais e percussão.

Ganhando destaque e reconhecimento, o grupo tem se apresentado em diversas ocasiões importantes de Limeira e região. No ano passado, a convite da prefeitura de Mococa, a orquestra se apresentou no teatro da cidade e contou com casa cheia durante o espetáculo. “Trata-se de um grupo bem formado e que precisa levar seu conhecimento ao público. Queremos fazer do Parque Cidade um desses ambientes”, destaca Müller.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira no Programa de Concerto no Parque são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio das Secretarias da Cultura e Turismo e Eventos, Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira e Museu da Joia. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, AZ Design, Fotógrafo Paulo Pedron, Musical Brasil, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.


Mais informações pelo telefone 3451-2750 ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.


NOTA: Foto da Osli Jovem. Crédito: Felipe Furlanetti


Felipe Furlanetti
Assessor de Comunicação
Orquestra Sinfônica de Limeira
(19) 9283-2114 / 3451-2750
oslimeira@yahoo.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

Farid apresenta indicações de limeirenses que pedem melhorias em bairros

Acompanhe as indicações que foram protocoladas pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) na última sessão camarária, realizada no dia 16, atendendo os bairros: Vila Castelar, Egisto Ragazzo, Vila Cavinato, Jardim Vista Alegre, Parque Hipólito, Vila Piza e Jardim Planalto. O vereador aguarda, agora, posicionamento da Prefeitura:




1) Que seja vistoriado o terreno localizado em frente à residência da Rua Ibicaba, 306 – Vila Castelar, para providências quanto ao mato alto do local. Em caso de o terreno ser particular, notificar o (a) proprietário.




Terreno localizado na Rua Ibicaba está com mato alto, o que provoca reclamações por parte de quem mora pela região


2) Que seja realizado serviço de poda do mato que invade a calçada da Rua Miguel Guidotti – esquina com Avenida Laranjeiras, no Egisto Ragazzo. Em caso de o terreno ser particular, notificar o (a) proprietário.


3) Que seja tapado o buraco existente na Rua Nestor Martins Lino, na altura do número 622, na Vila Cavinato.


4) Que sejam tomadas providências em relação ao buraco localizado no Anel Viário sentido ao Labak.



Vereador indica que seja tampado o buraco localizado na calçada do Anel Viário (sentido Labak)



5) Que seja feita limpeza na Praça localizada entre as Ruas Professor Luis Chaine e Ângelo Alegre, no Jardim Vista Alegre.





6) Que seja feita limpeza e realizada poda do mato na Praça na Rua Presidente Washington Luiz, no Parque Hipólito.





7) Que seja feita poda do mato no terreno da Praça Adirson Vieira, entre as Ruas Estudante Mário Roland e Luiz Tank, na Vila Piza.




Neste terreno, mato já ultrapassa altura da mesa disponível ao lazer da população da Vila Piza



8) Que seja feita poda do mato e limpeza na Praça Medina Lydia Levy, localizada na Rua Cesarino Ferreira, na Vila Piza.




9) Que seja feita poda do mato, limpeza e seja tapado buraco encontrado no pátio do Posto de Saúde localizado na Rua Professor Hely de Almeida Campos, em frente ao número 1075 – Jardim Planalto.





Todas as indicações enviadas aos setores competentes da municipalidade foram acompanhadas de imagens dos locais indicados.





Ronald Gonçales
Gabinete Parlamentar
Vereador José Farid Zaine (PDT)

Câmara aplaude Via-Sacra 2012

Foram mais de 10 mil pessoas em três noites de apresentações e o Legislativo de Limeira, através da Moção de Aplauso apresentada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), homenageou a edição 2012 da Via-Sacra. O documento foi proposto na sessão desta segunda-feira, 16.



Segundo Farid, que é criador do projeto, a Via-Sacra tem se mantido no calendário cultural de Limeira, sobrevivendo há mais de duas décadas. “Isso mostra a força do projeto que mais do que contar a maior história de todos os tempos, une a população de todos os cantos da cidade”, disse.





Para ele, em 2012, a Via-Sacra foi ainda mais ousada e contou com artistas que deram conta do recado e emocionaram o grande público que assistiu às apresentações. “A direção do projeto é assinada por Jonatas Noguel, que marca sempre por sua criatividade”, completou o parlamentar.

Desde janeiro deste ano, o elenco, os organizadores e a direção da Via-Saca se encontraram para que as apresentações, ocorridas nos últimos dias 5, 6 e 7, no Parque Cidade, acontecessem da melhor forma possível. “A Câmara precisa valorizar esses artistas, por isso, apresentei a propositura”, finalizou Farid.




O documento pede para que o teor da Moção seja levado ao conhecimento de Noguel, Júlio Borgo – assistente de direção -, Evandro Leite – secretário da Cultura -, Prefeito Orlando José Zovico, bem como todos os participantes do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete de Farid, (19) 3404 7550.

Nota – Imagens da encenação. Créditos – Wagner Morente.

Ronald Gonçales
Gabinete Parlamentar
Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 16 de abril de 2012


Projeto garante “Um Show de Mulher” anualmente

Apresentação que destaca cantoras limeirenses está nos trâmites do Legislativo para integrar calendário de eventos

Uma proposta na Câmara, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT), defende a permanência do evento cultural “Um Show de Mulher” na programação anual da Prefeitura, com a participação de cantoras da cidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O projeto de lei foi apresentado na sessão desta segunda, 16, e será analisado pelas comissões permanentes, podendo ir à Ordem do Dia para a discussão de todos os vereadores.




Criado em 2008, também por Farid (na época atuando como secretário da Cultura), o projeto sempre teve grande aceitação popular e na edição de 2012 – que aconteceu no dia 8 de março, no Teatro Vitória – teve a participação de 13 cantoras da cidade: Lorayne Rachel, Raquel Rochia, Juliana Guerrero, Sueli Bobice, Milena Massaro, Patrícia Rafaldini, Melina Cabral, Marina Oehlmeyer, Cecília Schulz, Andreia Sichiero, Lú Dias, Simone Carvalho e Raquel Pavanelli. Destas, quatro participaram pela primeira vez do evento.

Segundo Farid, esse trabalho não pode acabar e o legislativo deve, através de suas leis, defendê-lo, pois tornando o evento “Um Show de Mulher” norma, os vereadores poderão cobrar o executivo nos anos seguintes para que aconteça da melhor forma possível e continue valorizando os talentos da nossa cidade. “A lei visa proteger essa ideia, que valoriza tanto as nossas cantoras”.




Farid é autor das leis que defendem o Festival Nacional de Teatro, o Canta Limeira, o FestiAFRO, o Natal no Edifício Prada e a Serenata de Natal, todos realizados regularmente em 2011. “Os eventos tornando-se leis facilita que cobremos a execução deles”, completou o vereador.

Para outras informações, o telefone do gabinete de Farid é (19) 3404 7550, e o e-mail é: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Nota – Imagens do evento “Um Show de Mulher” 2012. Créditos – Secretaria da Cultura.

Ronald Gonçales
Gabinete Parlamentar
Vereador José Farid Zaine (PDT)

Gazeta de Limeira de ontem (15/04) destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT), na coluna de Osvaldo Davoli:


CULTURA DA CÂMARA

Ele tem história, e como tem. Compositor, cantor, vereador e um vasto currículo em sua caminhada cultural. Farid Zaine, na foto um pouco mais jovem, mas como os olhos sempre postados no futuro e na cultura de sua terra. Farid voltou à Câmara Municipal na semana passada e se prepara mais uma vez para se reeleger ao Legislativo de Limeira, mas tenho certeza de que quer for prefeito eleito em outubro lembrará do nome do Farid para ser secretário. Farid é cidadão obrigatório na cultura limeirense.


Gabinete Parlamentar
Vereador Farid Zaine (PDT)


Ordem do Dia de Hoje:

I – Redação Final doProjeto de Lei nº20/12, de autoria do nobre Vereador Carlos Eduardo da Silva, que dispõe sobre a afixação de cartazes nos restaurantes com sistema de self-service no âmbito do município de Limeira, e dá outras providências.

II – Projeto de Lei nº2/12, de autoria do nobre Vereador Carlos Eduardo Rossler, que dispõe sobre a obrigatoriedade de cobertura de locais destinados ao depósito ou estacionamento de veículos automotores apreendidos em virtude de Lei e dá outras providências.

III – Projeto de Lei nº23/12, de autoria do nobre Vereador Almir Pedro dos Santos, que dispõe sobre vistorias periódicas em marquises e sacadas no Município de Limeira e dá outras providências.

IV – Projeto de Lei Complementar nº8/12, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, que altera a redação da Lei Complementar n° 178 de 14 de agosto de 1997, alterada pela Lei Complementar n° 378 de 16 de janeiro de 2007, pela Lei Complementar n° 406 de 20 de dezembro de 2007, pela Lei Complementar n° 466 de 26 de junho de 2009, pela Lei Complementar n° 535 de 19 de julho de 2010, pela Lei Complementar n° 536 de 19 de julho de 2010, pela Lei Complementar n° 563 de 29 de dezembro de 2010, pela Lei Complementar n° 574, de 23 de fevereiro de 2011, pela Lei Complementar n° 586, de 07 de junho de 2011, pela Lei Complementar n° 595, de 11 de julho de 2011 e pela Lei Complementar n° 610, de 05 de dezembro de 2011 e dá outras providências.

V – Projeto de Lei nº59/12, de autoria da nobre Vereadora Iraciara das Dores Bassetto Barollo Sagioro, que institui a Hora do Planeta no âmbito do Município de Limeira, a ser comemorada anualmente no último sábado do mês de março e dá outras providências.

VI – Projeto de Lei nº63/12, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a revisão geral anual dos subsídios dos agentes políticos integrantes do Poder Executivo e dos proventos e pensões correspondentes, nos termos do inciso X, do art. 37 c/c art. 29, VI, da Constituição Federal de 1988, e dá outras providências.

VII – Projeto de Lei Complementar nº14/12, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos servidores camarários integrantes do Poder Legislativo e dos proventos e pensões correspondentes nos termos do inciso X, do artigo 37 c/c artigo 29, V, da Constituição Federal de 1988, e dá outras providências.

VIII – Projeto de Resolução nº2/12, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a revisão geral anual dos subsídios dos agentes políticos integrantes do Poder Legislativo e dos Proventos e Pensões correspondentes nos termos do inciso X, do art. 37 c/c art. 29, VI, da Constituição Federal de 1988, e dá outras providências.

IX – Projeto de Lei nº62/12, de autoria da nobre Vereadora Nilce Segalla, que dispõe sobre a implantação do Programa de Orientação, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes Referentes a Idosos, no âmbito do Município de Limeira.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jornal Cidade de hoje destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Com o título "Farid cobra cumprimento de lei que viabiliza reciclagem nos supermercados", a matéria aborda requerimento do vereador que solicita informações sobre a Lei 4.459/09, de sua autoria, que amplia os coletores de recicláveis na cidade.


Gabinete Parlamentar
Vereador Farid Zaine (PDT)
Nani Camargo, na coluna “Vai & Vem” de hoje, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT):


LEI EM VIGOR

Em sua primeira semana na Câmara, Farid Zaine (PDT) fez um requerimento ao prefeito Orlando Zovico (PDT). Cobrou a execução de uma lei de sua autoria, de 2009, que obriga a disponibilização de áreas adequadas, nos supermercados, para o depósito de plástico, metal e outros. Isso para que seja feita nesses estabelecimentos a reciclagem de todos materiais usados.


Gabinete Parlamentar
Vereador Farid Zaine (PDT)
QUEM TEM MEDO DE JULIA ROBERTS?



Por José Farid Zaine
farid.cultura@uol.com.br
Twitter @faridzaine
Facebook: Farid Zaine




No filme “Espelho, Espelho Meu” (Mirror, Mirror), em cartaz nos cinemas, Julia Roberts é a rainha má, a que se transforma em bruxa!!! Dá para acreditar? Pois ela é a melhor coisa dessa bobagem dirigida pelo indiano Tarsem Singh, que já fez “A Cela”, aquele filme esquisitíssimo com Jennifer Lopez,e o recente épico “Imortais”, um dos piores do gênero. De um diretor pouco dado a sutilezas, não era de se esperar grande coisa. Em “Espelho, Espelho Meu” ele vem com uma versão de uma das mais consagradas histórias infantis dos Irmãos Grimm, “Branca de Neve e os Sete Anões”, conhecidíssima e amada, principalmente pelo desenho de 1937, que até hoje permanece como um dos mais vistos. A parte do filme que mais funciona é justamente a que é vivida por Julia Roberts. No papel da rainha má, que precisa se livrar da rival Branca de Neve e se casar com o Príncipe, principalmente porque o reino vai mal das finanças, ela se sai bem. Com sua beleza clássica, a famosa boca, ela dá o tom perfeito para a personagem. Lily Collins, jovem e bonitinha, faz uma “Branca” sonsa, que nunca convence em seus lances de mulher moderna, feminista, longe dos padrões da princesinha, às voltas com seus protegidos e protetores, 7 anões grosseiros e ladrões e, o pior de tudo, sem graça. Na pele de um príncipe abobalhado, o alto e bonitão Armie Hammer é um dos poucos que se sai bem, garantindo os raros momentos de humor do filme.

“Espelho, Espelho Meu” tem atraído bom público, mas é Julia Roberts a causa desse relativo sucesso popular. Ela é sempre uma garantia de boas bilheterias, razão pela qual se tornou um dos mais altos salários de Hollywood.

Quem quiser conferir a atuação dela no filme que está em cartaz nos cinemas, se desprezar a cota de mau gosto do diretor, poderá até se divertir, principalmente curtindo o que o filme tem de melhor, que é sua presença.

Julia Roiberts tem uma filmografia invejável, pela quantidade de filmes que fez. Alguns marcaram profundamente a história do cinema moderno, principalmente o megassucesso “Uma Linda mulher” (Pretty Woman), que ela fez com Richard Gere em 1990, dirigido por Garry Marshall. Esse par encantou as plateias do mundo inteiro, ao abordar, na forma de uma comédia romântica açucarada e embalada por tema musical que “gruda” nos ouvidos, o envolvimento de um executivo bem sucedido com uma garota de programa, dessas que precisariam ser educadas para frequentar lugares finos. Sem outra pretensão que não seja divertir e provocar suspiros, o filme cumpriu tão bem seu papel que é até hoje uma referência entre as comédias do gênero, continuando firme na programação das TVs abertas e por assinatura.

Outro sucesso marcante, que também pode ser revisto para uma análise da evolução de Julia Roberts, é “Flores de Aço”(Steel Magnolias), de Herbert Ross, de 1989, pelo qual foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante e vencedora do Globo de Ouro nessa categoria, frequentador assíduo das chamadas “semanas da mulher” que acontecem todo ano, no mês de março, já que no dia 8 desse mês se comemora do Dia Internacional da Mulher.

Uma linda mulher como Julia, claro, precisava de um veículo para demonstrar ao mundo seu talento de atriz. Na verdade, ela é bem talentosa, e sua composição como a destemida “Erin Brockovich”, personagem do filme homônimo de 2000, dirigido por Steven Soderbergh, deu-lhe o Oscar de Melhor Atriz. Vale a pena uma revisão dessa obra bastante interessante, carregada pelo charme e pela força de Julia.

Mais um grande momento de Julia é o filme “Closer – Perto Demais”, de 2004, dirigido por Mike Nichols. Longe de ser uma bruxa ou uma rainha má, ela demonstra porque é capaz de despertar tórridas paixões.

No cinema, no atual sucesso “Espelho, Espelho Meu”, ou em dezenas de DVDs ou Blu-Rays, Julia Roberts nos espera com aquele seu ar sempre convidativo. Alguém resistirá a dar uma mordida numa maçã que venha oferecida por tal bruxa?

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ProAC Editais Secretaria de Estado da Cultura divulga calendário temático


Programa de Ação Cultural mantido pelo Governo do Estado de São Paulo tem R$ 25 milhões para apoiar projetos artísticos ao longo de 2012


A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo começa a partir deste mês a publicação dos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC). Com orçamento inicial de R$ 25 milhões para 2012, o ProAC Editais apóia a produção cultural independente, premiando artistas e produtores culturais com recursos financeiros para viabilizar a realização de projetos promissores, em várias linguagens artísticas.


Os primeiros editais publicados vão contemplar os temas teatro, dança e festivais de arte, ainda em abril. Em maio, serão publicados os editais de artes cênicas para crianças, circo, literatura e inclusão cultural. Em junho, será a vez dos editais de artes visuais, cinema e audiovisual, patrimônio cultural e museus. Em julho, completando o calendário do semestre, serão publicados os editais de música.


O intuito do programa é contemplar, principalmente, linguagens artísticas de pouca visibilidade no mercado cultural. Por isso, ao longo do ano serão publicados editais específicos para apoio a projetos de culturas tradicionais, Hip Hop e temática LGBT, além de histórias em quadrinhos, para citar alguns exemplos.


Os editais funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Para de cada edital, uma comissão de avaliação analisa e escolhe os projetos vencedores, que então recebem um valor – também pré-determinado no edital – que deve ser utilizado exclusivamente na realização do projeto.


A publicação e abertura de prazos de inscrição são divulgados no site da Secretaria: www.cultura.sp.gov.br


Calendário ProAC Editais – 1º semestre

ABRIL – Teatro, dança e festivais de artes

MAIO – Artes cênicas para crianças, circo, literatura, inclusão cultural

JUNHO – Artes visuais, cinema/audiovisual, patrimônio cultural, museus

JULHO – Música


Fonte: Assessoria de imprensa

SECData: 09/04/2012