quarta-feira, 4 de abril de 2012


Evandro Leite é o novo secretário da Cultura


Informamos que, a partir de hoje, 4 de abril, assume a Secretaria da Cultura, Evandro Leite da Silva, 27 anos. José Farid Zaine sai do Executivo para voltar a atuar no Legislativo nos próximos dias. A exoneração e a nomeação foram publicadas na edição de hoje do Jornal Oficial do Município.



Farid estava atuando na Secretaria desde março de 2011, quando ocupou pela quarta vez o cargo. Além de dar continuidade aos seus projetos culturais, como os festivais de música Canta Limeira e FestiAFRO, o Festival Nacional de Teatro (que no ano passado atingiu a marca de 10,3 mil espectadores), Mostra de Teatro, Via-Sacra e Serenata de Natal, Farid trouxe de volta à programação cultural do município o Salão Limeirense de Arte Contemporânea (Slac), o Um Show de Mulher, o Bloco da Cultura e o Limeira em Blues & Jazz. Inseriu – novamente – Limeira no projeto MAPA CULTURAL PAULISTA, da Secretaria de Estado da Cultura. Trouxe o Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade Sexual a cidade e criou o “Cine Cultura” – com alternativa de exibição de filmes fora do circuito comercial -, e criou a Mostra Municipal de Dança – que recebeu a São Paulo Companhia de Dança na sua abertura em 2011. O secretário reconquistou o projeto Circuito Cultural Paulista e ajudou na estrutura do Conselho Municipal da Cultura, que está recebendo inscrições de conselheiros interessados. Farid comandou o agendamento de grandes espetáculos para o Teatro Vitória, hoje um dos mais requisitados do interior, com total acessibilidade e agora com um piano de cauda.



Ligado à Orquestra Sinfônica, que ele criou há 17 anos, Farid viu com felicidade o sucesso da Orquestra em 2011, com os concertos oficiais, os concertos didáticos por toda a cidade e os concertos no Parque Cidade.

“Apesar de certas limitações, sobretudo com as reformas dos nossos prédios, conseguimos dar andamento a uma agenda bastante diversificada, atraindo diferentes públicos. Conseguimos fazer um bom trabalho”, disse Farid que também agradeceu sua equipe que o ajudou na condução dos trabalhos na Cultura. “Fiz parte de uma equipe apaixonada por cultura e arte, que se dedicou muito para que a cultura fosse fomentada”.

Sobre Silva, Farid comentou que foi uma escolha coerente do Prefeito Orlando José Zovico. “Ele atua na área cultural há muitos anos e é bastante engajado com as produções culturais da cidade, além de desenvolver um projeto muito interessante nas áreas de descentralização da cultura”.

O novo secretário garantiu que dará continuidade aos projetos culturais desenvolvidos em Limeira. “E estou à disposição para ouvir novas ideias e estruturá-las para a nossa realidade”.

“É uma responsabilidade grande ocupar um cargo como este. Quero fazer um bom trabalho e colaborar com o fortalecimento da nossa cultura”, completou.

Currículo de Evandro Leite da Silva


Com ampla experiência no teatro, Evandro Leite da Silva, 27 anos, realizou seu primeiro trabalho artístico em 2001, quando participou do Grupo Interescolar de Teatro (Grite), formado por alunos de diversas escolas de Limeira. Trabalha com produções culturais desde o ano de 2002.

Participou de duas montagens de espetáculos como: Sol Adolescente e Pluft – O Fantasminha, e muitos autos religiosos, entre eles: Auto de Natal, Auto da Paixão, Auto do Corpo de Cristo, Auto do Padre, Auto de Santa Luzia, Auto de Anchieta, além de diversas oficinas de artes cênicas.

Coordena os grupos teatrais das comunidades de Santa Eulália, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo, Comunidade São Francisco de Assis, Paróquia de Santa Rita, Paróquia de Santa Luzia, e outras. Trata-se do projeto de descentralização de cultura, que oferece aulas de teatro gratuitas à população que reside em lugares descentralizados.

Atuou também na assistência de direção do “Auto de Natal”, feito com deficientes físicos da Ainda, Aril e João Fisher, em 2009.

Silva é coordenador dos projetos culturais desenvolvidos no município, como: FestiAFRO, Mapa Cultural Paulista, Salão Limeirense de Arte Contemporânea, Salão Belas Artes de Limeira, Cine Cultura, Limeira em Blues & Jazz, Festival Nacional de Teatro, Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade, Mostra de Dança, Mostra de Teatro, Canta Limeira, Verso & Voz, Circuito Sesc de Artes, Viola de Todos os Cantos, Via-Sacra, Circuito Cultural Paulista, Viagem Literária, Serenata de Natal, e outros.

É pós-graduado em logística pela Faculdade Anhanguera de Limeira. Casado com Ariane de Freitas Oliveira Leite da Silva.

Nota – Imagens de Evandro Leite da Silva. Créditos – Divulgação.
Luane Tenório
Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário