quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cultura divulga selecionados para o VIII Festival Nacional de Teatro



Com mais de 130 inscrições, o Festival Nacional de Teatro, que chega a sua 8º edição, tem o maior número de inscritos comparado a edições anteriores.  A disputa envolverá teatro infantil, teatro adulto e teatro de rua. O festival acontece de 18 a 26 de agosto, é realizado pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Secretaria da Educação, Centro do Professorado Paulista, (CPP) e Foz do Brasil.

No total foram selecionados 16 espetáculos, sendo eles de vários estados do Brasil; São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Rio Grande do Sul.  Reapresentando o município, o monólogo da Pequena Companhia de Teatro, interpretado por Tatiana Alves, “O Despertador”, que ganhou na Mostra Municipal de Teatro de 2012, completa a participação no festival.

Em coletiva à imprensa, realizada na tarde de hoje, quinta-feira, onde foram anunciados os selecionados para participar do festival, além da imprensa da cidade e região, estiveram presentes, o secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva, a atriz Tatiana Alves, representante do município na competição e o coordenador do festival, Daniel Martins.



O secretário da Cultura comentou sobre suas expectativas para o evento “Esperamos um grande sucesso de público, neste que é o maior evento da Secretaria da Cultura” e concluiu “estamos muito felizes com a qualidade dos grupos selecionados e muito lisonjeados por ser umas das cidades escolhidas para receber a atriz Fernanda Montenegro, que fará abertura desta maratona de apresentações”.

A atriz Tatiana Alves, que representará a cidade com o monólogo “O Despertador”, comentou sobre a importância em participar do festival, “para nós artistas é de extrema importância participar do festival, que é vitrine dos movimentos artísticos que acontecem em todo o país, além de ser um importante espaço para mostrarmos novos trabalhos na área cênica”.

O coordenador do festival comentou como foi a seleção dos inscritos, “foi uma difícil missão, de mais de 130 inscrições selecionar somente 16, foram materiais muito bons”, disse Daniel Martins.  

Para abertura da 8º edição do Festival Nacional de Teatro, no dia 17, às 20h no Teatro Vitória, receberemos o espetáculo “Viver Sem Tempos Mortos”, encenado por uma das maiores estrelas da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, através da Secretaria do Estado da Cultura, por meio do projeto Circuito Cultural Paulista, com o apoio da Prefeitura, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Confira os espetáculos selecionados:
Adulto:
“Deus e o Diabo na Terra do Sol”
Cia. Provisório – Rio de Janeiro (RJ)

“Apareceu a Margarida”
Flores de Jorge Cia. Cênicas – Belo Horizonte (MG)

“O Despertador”
Pequena Companhia de Teatro – Limeira – (SP)

“O Comecim das Coisas”
La Cascata Cia. Cômica – São José dos Campos (SP)

“Leila Baby”
Cemitério de Automóveis – São Paulo (SP)

“Território Banal”
Companhia Azul Celeste – São José do Rio Preto (SP)

“Orlando!”
Fantástica Companhia de Teatro – Rio de Janeiro – (RJ)

“Sobre Anjos e Grilos”
Companhia de Solos & Bem Acompanhados – Porto Alegre – (RS)

Infantil
“Ciranda das Flores”
Cia. Prosa dos Ventos – São Paulo (SP)

“Polenta com Radite”
Cia. Entreato – Rio de Janeiro (RJ)

“A Catadora de Sonhos”
Cia. de Teatro no Terraço – Rio de Janeiro (RJ)

“Pinocchio – Olhos de Madeira”
Cia Arte Móvel – Americana (SP)

Rua
“A Noiva e o Defunto”
Andaime Teatro – Piracicaba (SP)

“Parô Palhaçada!”
Os Profiçççionais – Ribeirão Preto (SP)

“Julia 13 Anos”
Grupo de Teatro Cirquinho Revirado – Criciúma (SC)

“As aventuras do Lobo Mau”
Cia. Teatro Sem Lona – Paraná (PR)

Para o encerramento, dia 26, às 19h no Vitória, teremos a apresentação do Núcleo de Vivência Teatral da cidade de Iracemápolis, que apresentará o espetáculo “A Feiticeira”, com direção de Daniel Martins.

O corpo de jurados é formado por; Moacir Ferraz, Matteus Melo e Mariana Coral, que foi definido em parceria com a Secretaria do Estado, através da Oficina Cultural Carlos Gomes.
Moacir Ferraz é ator, diretor e mestre em Artes pela Unicamp. Integrante da Boa Companhia. Já se apresentou em países como Alemanha, Inglaterra e Portugal. Mariana Coral é atriz, bailarina, diretora e produtora de Teatro.  Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP e especializada em Arte Crítica e Curadoria pela PUC/São Paulo. Participou da formação da Cia Zero Zero de Teatro, de Campinas. Para finalizar o corpo de jurados, Matteus Melo é dramaturgo, diretor e ator, com mestrado em Artes pela Unicamp. Atuou como orientador de Teatro e de Ação Cultural do Projeto Ademar Guerra e como curador do XVIII Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, em 2011.
Como nos anos anteriores, além do júri técnico, o festival conta com o júri estudantil, que é composto por alunos de escolas da cidade. As escolas interessadas em participar, já podem entrar em contato com a Secretaria, pelo telefone, (19) 3451 0502, com Marília.

Lembrando que todas as apresentações concorrentes do festival, bem como os espetáculos convidados são de graça. Os ingressos estarão disponíveis 1hora antes de cada apresentação, exceto nos espetáculos de rua. Para o espetáculo do dia 17, “Viver Sem Tempos Mortos”, que conta com a atriz Fernanda Montenegro, haverá distribuição de ingressos antecipados somente nos dias 14 e 15, das 17h às 20h (ou até que sejam esgotados).

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Cultura, (19) 3451 0502.


Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria Municipal da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário