sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Câmara Municipal aprova os projetos de lei dos festivais “Canta Limeira” e “FestiAFRO”

Vereador Farid Zaine (PDT) é autor dos projetos de lei que pretendem incluir os festivais nacionais de música popular brasileira “Canta Limeira” e “FestiAFRO” no calendário de eventos do município – parlamentares aprovaram a ideia

Limeira, 18 de Setembro: Na última sessão, 16 de setembro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou dois projetos de lei, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT), que incluem no calendário de eventos da cidade os festivais nacionais de música popular brasileira “Canta Limeira” e “FestiAFRO”. Os projetos seguem para serem sancionados pelo prefeito Sílvio Félix para, então, tornarem-se leis.

A última edição do “Canta Limeira” aconteceu em 2008. O “FestiAFRO” ocorreu três vezes, nos anos de 2005 a 2007.

Farid é criador dos festivais. Para ele, a permanência desses eventos no calendário municipal é “importante para que seja oferecida à população cultura popular de grande nível e de fácil acesso”.

Secretário da Cultura, Adalberto Mansur, acredita que ambos os festivais mostram a efervescência da produção cultural na área da música.

“No caso do FestiAFRO, a integração étnica, um desejo da sociedade, é exercitada por meio das composições. No Canta Limeira, as composições de várias temáticas ganham força pela qualidade dos trabalhos apresentados”, explica Mansur.

Representatividade
Farid lembra da representatividade nacional que os festivais têm em todo país: “A premiação oferecida não era extraordinária, como em algumas outras cidades e, mesmo assim, conseguíamos reunir os maiores nomes da música popular brasileira aqui. Isso mostra a tradição dos festivais realizados em Limeira e muito aguardados no circuito de todo o Brasil, elogiados sempre pela organização, estrutura e transparência”, afirma.

Em 2008, o “Canta Limeira” registrou 478 inscrições, de 15 estados, entre eles Roraima, Goiás, Bahia e Maranhão. São Paulo e Rio de Janeiro foram as capitais que mais disputaram vagas no festival tendo, respectivamente, 233 e 122 músicas enviadas. Só de Limeira foram registradas 66 inscrições. O evento, em todos os anos de realização, sempre contou com a parceria do Centro do Professorado Paulista (CPP).

Foram oferecidos R$11.400,00 em premiações. Cada participante residente fora de Limeira recebia ajuda de custo de acordo com a distância de suas cidades.

“Os festivais de música são a resistência da música popular brasileira que nem sempre, infelizmente, tem o espaço que merece”, defende Zaine.




O cantor Beto Santos é conhecido em Limeira por inovar na música e usar a sua luva como parte integrante da sua apresentação.



Apresentação de grupo musical no FestiAFRO.





Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário